Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo Primeiro Cultivo- PC Australian

Diário de cultivo completo.
Oi pessoal, tudo certo?

Já faz um par de semanas que eu recebi o meu primeiro print da ProFungos, o PC Australian.
Como eu tive alguns finais de semana agitados, com trabalho e depois tive que viajar a trabalho também, só hoje eu tive tempo de começar o meu cultivo.
Eu já venho acompanhando o fórum faz um par de meses, lendo vários diários de cultivo, entre outros tópicos. Já tinha comprado todo o material necessário, também. Venho dizer que, mesmo com muita teoria na cabeça, na hora de fazer na prática, não é tão fácil assim.

Hoje decidi fazer as seringas. Não foi fácil, na hora eu acabei me atrapalhando mais do que eu pensava.
Improvisei um glove box com a mesma caixa organizadora a qual penso usar mais tarde para a frutificação. Na verdade não fiz um glove box e tals como deveria de ser, mas usei a caixa como "casinha" para evitar correntezas de ar e manter o ambiente mais fechado.
Primeiro passei uma agua sanitária diluída com agua na caixa, ao mesmo tempo espirrei lysol no ambiente e dentro da caixa também. Depois passei álcool em gel dentro da caixa, assim como em cada instrumento que fosse precisar e fui deixando dentro da caixa.
Usei máscara, touca e luvas cirúrgicas.
Como recipiente para fazer a mistura dos esporos, usei pote de coleta (assim como alguém indicou no forum em algum tópico).
Usei água injetável que comprei na farmácia para misturar os esporos, dessa forma eu já evitei o trabalho de ficar fervendo a água.
A primeira seringa, foi uma de 20ml. Li no forum que era o tamanho mais recomendável, porém, acabei de atrapalhando um pouco com ela, pois ela é grande e eu não tive muito jeito na hora de ficar puxando o liquido, entrava muito ar.
Confesso que não confiei muito na "esterilização" do pote de coleta, então passei um álcool dentro. Depois cortei um pedaço do carimbo com uma tesoura esterilizada em álcool e com a pazinha do pote de coleta raspei pra dentro do potinho. Eu só não percebi que muitos dos esporos ficaram grudados na pazinha, então se perderam pois na ansiedade da primeira vez, acabei não percebendo na hora. Fiquei misturando várias vezes a solução com os esporos, puxando com a seringa e eu acabei me atrapalhando pois toda hora puxava muito ar. Confesso que não boto muita fé nessa seringa. Ela também não ficou com uma cor muito escura.
Devido à primeira tentativa, que não achei que fiz muito certo, decidi usar o resto do carimbo e fazer outra seringa, mas esta vez de 10ml. Voltei a passar lysol dentro da caixa organizadora e álcool em tudo para repetir o procedimento e usei um novo pote de coleta. Do mesmo jeito, nessa segunda tentativa, também usei aquela água para injeção de 10ml.
Acho que essa segunda seringa ficou melhor, pelo menos achei mais fácil usar uma seringa menor e não me atrapalhei tanto quanto a primeira vez.

Coloquei as duas seringas dentro de ziplock e na geladeira.

Agora é torcer para que nenhuma das seringas tenha contaminado... não foi fácil. O carimbo de PC Australian já era, mas hoje, felizmente recebi a minha cartinha da FSRE com um carimbo de Orissa. Então ainda tenho outra oportunidade para fazer certo caso eu tenha pisado na bola dessa vez.

É isso pessoal. Amanhã vou fazer a mistura de vermiculita e arroz integral para o meu PF TEK e inocular. Tenho 6 potinhos de vidro de 250ml, então estou pensando inocular metade com uma seringa e a outra metade com a segunda, caso tenha dado alguma merda.

Mandem boas vibes para que tudo possa dar certo!!! Qualquer comentário, sugestão, bronca, são bem vindos. Eu estou aqui para aprender.
Abraços e Buenas vibras!
 
cara, seu bolo ta lindao e eu nao vejo contaminacao ai!

Nao nessa foto pelomenos... eu vejo mais um foco amarelado de excremento do proprio micelio que contaminacao.

Se estiver 100% colonizado eu simplesmente retiraria os pins c/ uma pinsa e montaria o bulk com os 4 bolos
 
@Champis os outro copos pinaram ou so este duvidoso?

Pode ser :atrapalhado:paranoia minha mas em alguns casos de contaminação bacteriana o micélio por defesa corre contra o tempo para frutificar.

Não jogue o bolo fora mas também não coloque o resto do cultivo em risco, na duvida melhor não arriscar
 
Se estiver 100% colonizado eu simplesmente retiraria os pins c/ uma pinsa e montaria o bulk com os 4 bolos

Isso. Principalmente porque se realmente for contaminação, o micélio de cubes já demonstrou que é mais forte e está super saudável. Agora, pensa bem, imagina adicionando 3 bolos saudáveis a mais no bulk. É morte absoluta desse "contaminante".

Faz o seguinte, prossiga com a confecção normal do bulk e deixe para abrir esse copo por último. Ao abri-lo, caso sinta um cheiro desagradável, basta descartá-lo. Pronto.

Vamos ser mais otimistas... Menos neuroses e mais sorrisos! O Universo tem o seu curso e sabe o que faz. Amém! :contente:
 
Oi pessoal, tudo certo?

Compartilho umas fotos dos bolos Australian que fiz a partir da CL e que estão neste momento frutificando no terrário. Este é apenas o 1ro flush.
Estes bolos gostam de dar frutos um pouco menores, mas em famílias mais numerosas.

Foto-Australian CL.JPG

DSC_3334.JPG
Um close up.

DSC_3336.JPG

Tem um terceiro bolo que está um pouco preguiçoso, mas daqui a pouco dá uma acordada.
____________
BULK

Atualizando. Com aqueles bolos que estavam nos copos de requeijão (spawn) eu fiz um bulk no sábado da seguinte maneira:

SPAWN
- 4 copos FAI colonizados

SUBSTRATO
- 2 copos de Humus de minhoca
- 2 copos de vermiculita
- agua mineral

A proporção do bulk foi de 1:1. O novo substrato foi feito com 50% humus de minhoca e 50% vermiculita.
Misturei a vermiculita e o humus antes, adicionei água na proporção certa, sem encharcar mas apenas umedecer o substrato.

Fiz a técnica de pasteurização que o Cosmik me passou (banho maria). Precisei de:

- 1 panela grande (usei uma panela de pressão- sem a tampa)
- 1 panela pequena (usei uma cuscuseira)
- 1 saco plástico de supermercado
- termômetro para cozinhar tipo espeto.

A panela grande eu enchi de água e dentro coloquei a panela pequena.
Coloquei o humus + vermiculita dentro do saco plástico e soquei dentro da panela pequena, para que o substrato ficasse bem compactado na panela. Depois enfiei o termômetro dentro do saco, no meio do substrato, sem que ele encostasse no fundo da panela.

IMG_20140124_211753.jpg
A técnica do Cosmik falava para eu manter a temperatura média de 70 C por 2 horas ou 2 horas e meia, ligando e desligando o fogo (baixo) repetidamente quando se atingisse essa temperatura. Mas eu acabei entendendo outra coisa e fiz uma pasteurização de quase 4 horas.:cabecada:

Depois da pasteurização, deixei o substrato esfriar.
Peguei um recipiente de plástico (antes ia usar um pirex de vidro mas mudei de idéia), e coloquei uma camada fina de vermiculita esterilizada embaixo.
Depois fui quebrando os bolos e colocando por cima, colocando um pouco de húmus de minhoca entre os bolos. Finalmente coloquei uma última camada de humus de minhoca cobrindo os bolos. Cobri o recipiente com plástico filme e fiz alguns furos neles.
Coloquei o bulk para colonizar dentro de uma caixa organizadora de plástico coberta com papel alumínio.
IMG_20140125_133208.jpg

É isso pessoal, mandem boas vibrações para que o meu bulk dê certo. :)
 
Última edição:
O procedimento parece tudo certinho @Champis , poderia só ter colocado um neutralizador de PH do tipo gipsita, ou calcário... pra ajudar a prevenir contaminações.

Boa sorte.
 
poderia só ter colocado um neutralizador de PH do tipo gipsita, ou calcário... pra ajudar a prevenir contaminações.

No caso do húmus não é necessário. Principalmente porque o húmus tem propriedade tamponadora (buffering). E segundo este tópico do @Mauricio, o pH do húmus é por volta de 7,9.

PS: Garimpei bastante pelo Google, mas não consegui obter informações atualizadas sobre o pH do húmus. :unsure:
 
Meus parabéns, @Champis , você está se tornando a Princesa dos Bolos da CM, belo trabalho, bons resultados e ótimas colheitas. :homenvelho
Valeu Ashtar, tô ainda na aprendizagem do PF TEK. A intenção é ir melhorando o processo e aprendendo novas técnicas aos poucos, sem pressa e sem pressão.
 
Pessoal, tudo certo?

Aqueles primeiros bolos estão agora no terceiro flush. Dois deles já deram o terceiro flush, o qual foi mais ou menos. O número de cogumelos foi fraco então eu considerei prudente descartar. Bom, não necessariamente descartar, mas improvisar um outdoor (bulk) com eles. Como eu moro num apê sem varanda e o canteiro do prédio já comprovou não ser um lugar muito legal para fazer outdoor, então preenchi 4 vasos pequenos com terra, humus de minhoca e no meio quebrei os bolos. Logo, cobri com mais terra e humus de minhoca. Coloquei os vasos do lado de fora da janela da area de serviço, então digamos que é um "outdoor" improvisado e urbano. ;) É apenas uma experiência para ver no que dá. Se frutificar algo, então está tudo certo!

O meu bulk contaminou com cobweb logo no início da semana.
IMG_20140126_191735.jpg IMG_20140128_071641.jpg
No começo não estava com certeza se era cobweb ou não, mas considerando o calor desses dias, mais o plástico filme, o bulk devia estar bem abafado e sem suficiente troca de ar. Foi explicação mais lógica para o aparecimento daquele micélio acinzentado. Depois de muita pesquisa em sites gringos e na web, decidi arriscar e tentar salva-lo borrifando água oxigenada e remexendo um pouco a parte superior do bulk. Claro que com isso o micélio ficou estressado em certa forma a colonização foi interrompida, mas era isso ou perder o bulk para o cobweb.
Arrisquei, borrifei bastante água oxigenada, dei uma remexida na camada superior do bulk e continuei borrifando. O cobweb eu vi como começou a se desintegrar, mas o micélio continuou lá.

IMG_20140130_000927.jpg Assim ficou o bulk depois da minha intervenção com agua oxigenada.

Não parei por aí, 12 horas e 24 depois borrifei novamente so pra garantir que o maldito não voltará. Também troquei o esquema do plástico filme. Improvisei uma tampa com um escorredor com furos bem pequenos, e não estou fechando totalmente a caixa onde está o bulk. Estou deixando uma parte aberta para que haja uma troca de ar.

IMG_20140129_064349.jpg Tampa improvisada com escorredor.

Felizmente, hoje de manhã, não tinha sinais do cobweb e hoje quando cheguei do trabalho também não. Agora não estou mais borrifando agua oxigenada.
O micélio está se recuperando e voltando a colonizar a camada superior. Perdi alguns dias de colonização, mas até agora parece que está dando certo.

IMG_20140130_230606.jpg Assim está o bulk hoje (tirei a foto alguns minutos atrás)

Como este final de semana vou viajar e volto só no domingo a noite, estou considerando amanhã colocar uma camada de vermiculita úmida esterilizada e deixar o bulk no terrário. É muito cedo ou vocês acham que o timing está certo?

Mandem boas vibrações pro meu bulk!
 
então preenchi 4 vasos pequenos com terra, humus de minhoca e no meio quebrei os bolos. Logo, cobri com mais terra e humus de minhoca.

Não precisava ter quebrado. Nesses estágios finais, o micélio dificilmente irá recolonizar o substrato novamente. O ideal é enterrá-los inteiros. :)

Como este final de semana vou viajar e volto só no domingo a noite, estou considerando amanhã colocar uma camada de vermiculita úmida esterilizada e deixar o bulk no terrário. É muito cedo ou vocês acham que o timing está certo?

Acho que ainda é cedo. Sem a colonização completa o meio irá contaminar em pouco tempo. Pois o micélio mudará da fase vegetativa para reprodutiva (frutificação).

(Mushroom Biolog: Concise Basics and Current Developments - p. 98) disse:
Environmental Engineering

Growth and development of a cultivated mushroom in compost involve two distinct phases - vegetative and reproductive. The environmental conditions of temperature, light, aeration, and humidit for these two stages in mushroom production ma var, and the grower needs to control these environmental conditions either manuall or b mechanical and electronic devices. Some generalizations that can be made about these environmental factors are that:
  1. the optimum temperature for fruiting is lower than the optimum temperature for vegetative growth,
  2. an increase in ambient CO2 concentration ma improve vegetative growth but it also ma inhibit fruiting bod initiation and normal development,
  3. light in some species ma inhibit vegetative growth and in some species ma be necessar for production of fruiting bod primordia and/or various development phases of mushroom formation,
  4. there is a greater nitrogen requirement for fruiting than for vegetative growth,
  5. the moisture content in the compost and the humidit of the atmosphere of the growing house are of critical importance in both vegetative growth and development.
 
Não precisava ter quebrado. Nesses estágios finais, o micélio dificilmente irá recolonizar o substrato novamente. O ideal é enterrá-los inteiros. :)

Eita... não tinha pensado nisso. Achei que quando o pessoal enterrava para fazer outdoor acabava quebrando o bolo. Mas é bom saber, da próxima vez já estarei ligada. ;) Bom, se vier algo, estou no lucro! :D

Acho que ainda é cedo. Sem a colonização completa o meio irá contaminar em pouco tempo. Pois o micélio mudará da fase vegetativa para reprodutiva (frutificação).

Pode crer, @Cosmik, pensei que até hoje o micélio já teria colonizado mais o substrato e acabei fazendo planos pra não me atrapalhar na hora de viajar.:rollees: Mas então, beleza, melhor assim pois ainda ganho alguns dias para reorganizar o terrário e os outros bolos. :)
Referente à camada de vermiculita, vale a pena colocar agora ou melhor quando eu voltar de viagem?

Valeu!!
 
Oi pessoal, bom dia!

Dando uma passada aqui para atualizar a situação do meu bulk e dos bolos.
O bulk eu aniversariei na segunda-feira (03/02), pois já estava começando a pinar. Coloquei a camada de vermiculita úmida esterilizada.
Segue foto:
IMG_20140206_071816.jpg

Estou feliz porque o bulk está dando certo.:) Porém, confesso que achei que fosse pinar bem mais, pelo tamanho do recipiente e tals, mas pode ser que devido à minha intervenção para combater o cobweb, a pinagem esteja demorando mais. Quem sabe no segundo flush ele dá melhores resultados.
Por outro lado, um dos bolos de CL está pinando lindamente.. :love: esse aí tem atitude!
IMG_20140206_071838.jpg

Os outros dois bolos de CL estão bem devagar, um deles pinou um aborto e o outro nada até agora. Fico me perguntando porque um bolo pina muito bem e o outro quase nada, se são da mesma leva e eles estão nas mesmas condições? Alguém tem alguma explicação?

Valeu pessoal, continuem enviando boas vibrações pro meu cultivo! :D
 
Estou feliz porque o bulk está dando certo.:) Porém, confesso que achei que fosse pinar bem mais, pelo tamanho do recipiente e tals, mas pode ser que devido à minha intervenção para combater o cobweb, a pinagem esteja demorando mais. Quem sabe no segundo flush ele dá melhores resultados.

Às vezes acontece do primeiro flush ser meio "fraquinhos", mas o segundo ou terceiro podem vir mais frutos e/ou maiores. Vide aquele meu cultivo de Brazilians. Achei que iam vir mirradinhos, mas acabaram me surpreendendo. :)
 
Oi galera, depois de um tempo chego aqui pra dar novidades!

Com o meu bulk, tudo está indo super bem. Não vou atualizar muito sobre os bolos, pois o segundo flush daqueles bolos de CL foi algo fraco (com exceção de um), ao contrário do primeiro flush.
IMG_20140208_111547.jpg

Falando do bulk, o primeiro flush foi mais ou menos, esperava mais frutos, mas de qualquer maneira fiquei feliz com o resultado.
IMG_20140207_174208.jpg
Já no segundo flush, após 24 horas de dunk, os cogumelos começaram a aparecer muito rápido, eu nem esperava que de um dia pro outro já estivessem nascendo pins. Na minha experiência com os bolos, depois do dunk, ainda demorava uns 4 dias para aparecerem os pins, mas com o bulk foi tudo imediato. Fiz o dunk no final de semana passado e coloquei para frutificar no domingo a noite. Na segunda feira já haviam vários pins.
Hoje, sexta-feira, vejam os resultados.

IMG_20140214_182316.jpg IMG_20140214_182710.jpg IMG_20140214_182411.jpgclose up wnb.jpg

A única coisa que atrapalhou o segundo flush foi que ontem ficamos sem energia aqui em casa por conta da chuva (foram umas 20hs sem energia). Logo em seguida, eu já percebi que todos os pins que ainda estavam crescendo começaram a abortar; eles são muito sensíveis à falta de oxigenação constante. Foi algo imediato. Mesmo abanando e borrifando água, pois sem energia não há compressor de ar, não foi suficiente para salvar os pins, então vou colher esses cogumelos bonitões, vou retirar todos os abortos (que são muitos) com pinças, e vou proceder com outro dunk.

A minha conclusão após esta experiência: agora bulk & spawn é a minha técnica favorita, acho que vou deixar os bolos de lado. :D

Abs!
 
Última edição:
Back
Top