Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo O meu 1º Cultivo: Mexican Dutch King @ PF-Tek

Diário de cultivo completo.
Olá!

Há já algum tempo que procurava algum tipo de cerimónia xamânica com cogumelos - sobretudo para poder consumir com supervisão de alguém experiente e em ambiente controlado.
Nunca encontrei por onde moro, resolvi então começar a pesquisar um pouco mais sobre o assunto na Internet e foi aí que descobri este e outros fóruns/sites e me comecei a aperceber que havia "muita" gente a fazer cultivo em casa.
Ao fim de bastante tempo entre leituras e vídeos (diria que os vídeos originais do método PF-Tek é que me convenceram!) resolvi começar a organizar o material necessário, encomendar esporos, etc.

Segue-se então o meu processo, tentarei ser o mais detalhado possível para que possam dar-me sugestões do que faço bem ou mal - o que agradeço desde já!

Encomenda de carimbos + Recolha de Material:
Há umas semanas atrás chegaram os carimbos da FRSE. Inicialmente planeava utilizar a raça Mazatapec (por ter lido que estavam de alguma forma ligados a Maria Sabina que conheci no livro do Albert Hoffman) mas como os carimbos estavam esgotados escolhi como alternativa, mais ou menos por acaso, os Mexican Dutch King. Não comecei logo a produção porque ainda me faltava material, principalmente os copos/frascos apropriados (sem aba) que tive de encomendar online.
Fui recolhendo o resto do material, criei a glovebox, comprei o aquecedor de aquário e caixas organizadoras para fazer a incubadora, etc.
Há três dias chegaram finalmente os copos.
Fotos de material:
86887-ee5575ce61f553b2db4343b569126fcf.jpg87083-39c367f5aa56ee4a37a8a6226d6bf1f1.jpg

Inicio a 6 Janeiro - Receita PF Tek + Esterilização:

Com os copos pude finalmente começar o processo.
Fiz a mistura da receita PF-TEK da vermiculita com a farinha de arroz e água num alguidar limpo e depois enchi 7 copos (6 de 280ml e 1 de 565ml) com a mistura, limpando depois os rebordos e adicionando uma pequena camada de vermiculita seca no topo. Depois coloquei a tampa dos frascos de plástico fechada a 3/4 e cobri com folha de alumínio dobrada em 2, cada um deles.
87088-61a0a02e5cc4c377ff91e063606b863d.jpg

Meti no fundo da panela de pressão uma base que se usa para poder por os tachos quentes nas mesas para que os frascos não estivessem em contacto directo com o fundo da panela.
87089-d6ebc6890e56c226a3b22338be4f6787.jpg

Lá dentro pus os que couberam (apenas 4, hoje esterilizei os restantes 3 que estão na panela a arrefecer para inocular amanhã) para esterilizar com água que chegasse até cerca de 1cm do fundo do copo.
Deixei por 1h ao lume depois de começar a sair o vapor com pressão alta e depois de desligar o lume deixei por 48h sem abrir a panela - era para ser só uma noite mas não tive tempo antes.

Nesse mesmo dia em que comecei o processo com a esterilização dos copos, fiz também o inicio da seringa: Fervi água por alguns minutos e puxei essa água para a seringa umas 4 vezes, deitando a água sugada fora. Deixei água ainda bem quente a encher a seringa, esterilizei a agulha com fogo de isqueiro e guardei colocando a tampa novamente e enrolando numa quantidade decente de folha de alumínio para alimentos até ao dia seguinte.

Seringa de Esporos:
No dia seguinte (7 Janeiro) à esterilização arranjei um bocado de tempo e fiz o resto da minha seringa de esporos com o carimbo que tinha guardado.
87086-94113c0c707c7d13ebcf847179cb9993.jpg
Reparei que não tinha uma espátula portanto utilizei uma colher de café expresso pequena e uma chávena correspondente para misturar os esporos, tendo lavado primeiro bem com detergente da loiça depois passado álcool e colocado no lume (a colher) durante algum tempo para deixar o mais limpo possível.
Pus o material dentro da glovebox (toalha papel, álcool, chávena + colher, carimbo fechado no zip lock de origem e a seringa esterilizada novamente com fogo e álcool). Limpei bem a chávena com a toalha e álcool e depois de secar alguns 10 segundos, abri o carimbo e raspei 1/3 (sei que é mais que o recomendado mas calhou por "distração" e inexperiência). Coloquei cerca de metade da água da seringa também na chávena para misturar com os esporos e suguei novamente tudo para a seringa algumas vezes até que restassem poucos esporos na chávena (impossível coletar todos).
Ainda dentro da glovebox voltei a fechar o carimbo de esporos e coloquei no zip lock de origem. Depois disso tudo voltei a esterilizar e guardar a seringa que ficou em repouso 24H para hidratar os esporos (sei que basta 12h mas não tinha disponibilidade antes).

Inoculação - 8 Janeiro:

Finalmente, há algumas horas atrás, tive tempo para tirar os frascos da panela de pressão para inocular. Limpei a glovebox com água sanitária (lixívia pura) e água, também limpei a mesa onde trabalhei com essa solução. Transferi da panela para a glovebox os copos e a seringa.
87092-1dc19a69607f244a24628a2ba3055030.jpg

Tirei o alumínio dos copos e fechei o resto da tampa que tinha deixado minimamente "aberta" como recomendado pelo facto dos frascos serem herméticas.
Peguei na seringa então esterilizada com chama de isqueiro fora da caixa e iniciei o processo de injeção dos esporos nos frascos.
Estes frascos têm um filtro na tampa que furei com a seringa para inocular, mas em alguns (devido ao facto do buraco do filtro ser a meio) não consegui chegar exatamente às "paredes" do frasco - noutros consegui. No final, após ter os 4 frascos inoculados, voltei a cobri-los com o alumínio e deixei-os na glovebox juntamente com a seringa até amanhã, que os transferirei para a incubadora e inocularei os restantes 3 frascos.

Deixei também já pronta para amanhã a incubadora que consiste em 2 caixas organizadores de 50 litros, uma dentro de outra apoiada em copos. Na caixa de cima ficarão, amanhã, os frascos e tem um termómetro de aquário para controlo da temperatura (que planeio deixar por volta dos 27º).
Na caixa de baixo está fixado com ventosas um aquecedor de aquário de 150W e enchi com água até submergir os copos que fazem de apoio e tocar o fundo da caixa de cima onde ficaram os frascos. Depois coloquei um saco de plástico grande e preto a cobrir tudo para conservar o calor e tapar a luz.
87094-34175ada837e7bd5b913102f56aa07dd.jpg 87095-5a575687a4c6809506267620aa1d4067.jpg

Aqui apercebi-me que as coisas não iam funcionar exatamente como imaginei: supostamente a caixa dos frascos (a de cima) ficaria coberta, por fora, até meio com água da caixa de baixo. Acontece que ela fica a flutuar um pouco a não ser que tenha um grande peso em cima, o que faz com que apenas 1 ou 2 cms das paredes estejam em contacto com a água aquecida... Mesmo assim acho que será possível manter a temperatura ideal.


E é isto para já!
Estou a aguardar que os últimos 3 frascos arrefeçam com a panela de pressão para os inocular amanhã e colocar tudo na incubadora.
Apercebi-me que, apesar de ser algo simples se seguir-mos os passos, há sempre algo que pode correr "mal" ou não ser tão simples quanto parece - sobretudo a nível de limpezas e esterilizações. Espero que tenha um desenvolvimento saudável pois fiz os possíveis para evitar contaminações.

Sugestões, dicas, etc são bem vindas! :)
 
Última edição:
Bom, parece que hoje o fórum voltou a estar online ao fim de uns 5 dias... :)

Então os acontecimentos dos últimos dias:

O primeiro bolo (no sentido de ser o mais evoluído) ficou acabou por expelir esporos em quase todos os cogumelos pois não tinha muita noção de quando devia fazer a colheita - sei que é quando o véu se rasga mas esta raça, MDK, pelo menos no meu cultivo, deixou o véu para trás (tipo saia) bem antes dos cogumelos estarem prontos para mandar os esporos.

Dia 16 de Março:
Fiz a colheita dos primeiros cogumelos desse bolo mais evoluído:
20160316_151809.jpg

Já tinham largado esporos, como se pode ver, por exemplo, neste cogumelo:
20160316_162326.jpg

E também colhi o segundo mais evoluído que ainda não tinha começado a "cuspir" esporos - os mais pequenos esperei umas 5 ou 6 horas para que crescessem um bocado:
20160316_153326.jpg

Estes dois bolos no primeiro flush deram-me cerca de 89 gramas (frescos) - não fiquei desiludido:
Pesagem 1 Flush 2 Bolos.png

Improvisei então uma maneira de os secar ao vento (temperatura ambiente do quarto de 21 a 22ºC) durante umas 12 horas a uma velocidade elevada na ventoinha:
20160316_171839.jpg
Quem se estiver a interrogar, aquilo é o topo (tampa) de uma caixa de 100 DVDs que furei bastante com um garfo quente (aquecido na chama do fogão) de forma a fazer o ar sair pelos orifícios. Fiz também dois buracos na outra ponta para passar dois arames que prendem na grelha da ventoinha.
Não ficou bonito pois, sinceramente, fiz sem cuidado mas funciona bem :)

Pus então 4 bolos de molho (dunk) depois do jantar, 2 que NUNCA deram cogumelos + os 2 primeiros a dar cogumelos.

Dia 17 de Março:
Na manhã seguinte foram secar para a caixa de sílica gel que construi:
20160317_091333.jpg 20160317_091431.jpg
É uma caixa de plástico do supermercado com uma grelha (rede metálica) dobrada de forma "rectangular-com-os-cantos-arredondados" como se pode perceber numa das fotografias. Dentro tem 1KG de sílica gel.

Ao final da tarde tirei os 4 bolos dá água e fiz um novo roll com vermiculita e voltei a colocá-los no terrário na esperança que desenvolvam um novo flush (e, já agora, que os 2 bolos que não deram cogumelos se resolvam a desenvolver):
20160317_203307.jpg

Dia 18 de Março:
O terceiro, dos cinco bolos, estava pronto para a colheita logo ao acordar, pelas 9h da manhã. Rendeu 35,56 gramas - fiquei contente pois dois dias antes os pinos estavam pequenos (mas algo grossos) e não tinha aspecto de vir a produzir cogumelos que se vissem:
20160318_093206-1.jpg

Foram, em seguida, colocados a secar na ventoinha utilizando o mesmo método citado em cima, onde permaneceram por cerca de 11 horas até que eu chegasse a casa. Ao chegar a casa abri a caixa de plástico da rede/sílica e meti-os a secar lá dentro onde ainda deixei os dos dois primeiros bolos, apesar de estarem absolutamente secos (crack dry).

Ao final da tarde fui comprar uma bomba de ar externa para aquários pois era um upgrade que queria fazer:
20160318_223124.jpg

Juntamente comprei 2 metros e tal de mangueira (não tinham menor) e uma pedra porosa de tamanho médio.
Já foi colocada no terrário, submergida na água da argila expandida.

Resumindo, até agora:
1 flush de 3 bolos deu-me 124,9 gramas de cogumelos frescos.
Para primeiro cultivo, fiquei contente embora não perceba porque motivo os outros 2 bolos não deram nada.

Esperemos pelos próximos flushes :D
 
Última edição:
Belo cultivo, muito cuidadoso e criativo! Está indo muito bem, parabéns.
pelo menos no meu cultivo, deixou o véu para trás (tipo saia) bem antes dos cogumelos estarem prontos para mandar os esporos
Mas é assim mesmo. Primeiro o véu se rompe para o píleo poder se abrir e então liberar esporos.
 
Depois de 100% secos, 9.62 gramas:
20160320_204756.jpg

Cerca de 7,8% do peso fresco quando colhidos.

Quando houver mais novidades atualizo o post. Obrigado pelas dicas e comentários :)
 
Última edição:
Pelo que eu sei, é sinal de troca gasosa insuficiente, ou seja, alta concentração de CO
Ja fiz esse experimento, ocorre mesmo com boa troca gasosa, desde que a umidade esteja acima do necessario.
WP_20151210_020.jpg

Oi Arcturus. Não entendi, o que ocorre após o Dunk?
Conversão abaixo dos 10%, ou seja alto teor de umidade nos cogumelos frescos, mas isso não é um problema.
 
Boas Mindfullness, bom diário vou seguir. Também comecei agora a cultivar e aqui em Portugal só resolvi o problema da temperatura no terrário com uma caixa de esferovite, com a caixa de arrumação nunca consegui ter 23Cº pode ser uma boa opção.
 
Boas Mindfullness, bom diário vou seguir. Também comecei agora a cultivar e aqui em Portugal só resolvi o problema da temperatura no terrário com uma caixa de esferovite, com a caixa de arrumação nunca consegui ter 23Cº pode ser uma boa opção.
Boas vizinho (pelo menos de país hehe)

No meu tenho à volta dos 24 a 25 graus utilizando um aquecedor de aquário numa caixa de arrumação com água e pondo a do terrário dentro dessa.

Comecei agora portanto não sou nenhum especialista mas se precisares de alguma dica ou tiveres dificuldades em encontrar algum material avisa

Conversão abaixo dos 10%, ou seja alto teor de umidade nos cogumelos frescos, mas isso não é um problema.

Não havia pensado nisso, boa :)

Agora uma dúvida para o pessoal:
Dois dos meus bolos não estão a dar frutos, nunca deram desde o aniversário (que foi ao mesmo tempo dos outros três).
Já foram ao segundo Dunk (juntamente com os que foram colhidos) e mesmo assim nem sinal de alguma coisa.

Há alguma coisa que possa fazer?
 
Última edição por um moderador:
Um dos cakes está com uns cogumelos com aparência um bocado estranha, como se pode ver nas 3 fotografias que anexo a este post e que são dos mesmos cogumelos em questão:
IMG_0024.JPG IMG_0027.JPG IMG_0030.JPG

O que acho estranho:
- Junto ao bolo, como se pode ver nas duas fotos mais próximas, está meio "peludo"/"algodoado" - é normal?
- O cogumelo maior ficou com uma parte do chapéu presa a meio
- Os mais pequenos também têm chapéus meio estranhos/deformados e o de baixo praticamente nem tem "talo" (corpo/pé)
- Os pequenos (serão aquilo a que se chama de abortos?) estão a ficar pretos nquilo que viria a ser o chapéu se se desenvolverem.

Estou a pensar em descartar estes, sinceramente :oque:
 
Junto ao bolo, como se pode ver nas duas fotos mais próximas, está meio "peludo"/"algodoado" - é normal?
De novo você com essa história de algodoado :LOL:. Está normal. Existe uma coisa que chamam de 'fuzzy feet', que é um mal sinal, mas é quando está REALMENTE algodoado, como nesta foto: https://teonanacatl.org/attachments/20151119_223310-jpg.85929/
Essa penugem do seu é completamente normal.
- O cogumelo maior ficou com uma parte do chapéu presa a meio
- Os mais pequenos também têm chapéus meio estranhos/deformados e o de baixo praticamente nem tem "talo" (corpo/pé)
São cogumelos mutantes. Pode ser genética, contaminantes ou produtos químicos com o qual o micélio teve contato. Difícil determinar.
- Os pequenos (serão aquilo a que se chama de abortos?) estão a ficar pretos nquilo que viria a ser o chapéu se se desenvolverem.
Se o cogumelo não desenvolveu nada de um dia pro outro ele é um aborto. Quando o cogumelo aborta ele logo fica com o chapéu preto e depois começa a se decompor. Remova os abortos.
 
Hahahaa é verdade, sou um bocado "esquisito" com essas coisas que têm texturas diferentes. Os primeiros não eram assim.
Aliás, acabei descartando esses cogumelos da fotografia há pouco, e um deles seria talvez o maior que o cultivo rendeu:
20160326_233628.jpg

Pouco mais de 5,5cm
Não gostei do aspecto, fazia-me confusão e sei que me ia fazer ainda mais na altura de comer - pior ainda, depois de seco talvez nem diferenciasse dos restantes e ficaria a pensar qual seria hahaa. Sou esquisito com essas coisas.

Entretanto fiz a limpeza em dois bolos de pins "antigos" (serão os tais abortos, certo?). Aqui estão eles:
20160327_000355.jpg

Posso secar e guardar juntamente com os anteriores para comer sem problemas?
Pergunto porque a minha imagem de cogumelos mágicos para comer são os grandes "inteiros" :)
 
Entretanto já os sequei ao vento. Desta vez, por serem (muito) poucos para secar, inventei outro método para evitar usar a gigantesca ventoinha de pé.
Encontrei aqui em casa um saco feito de algum tipo de tecido bastante permeável e com um atilho para fechar, coloquei então os "abortos" lá dentro e prendi-o em dois pontos por cima da ventoinha extratora superior do meu computador. Lembrei-me que a fan tem um botão que funciona como "turbo" que aumenta em muito a velocidade e, claro, o fluxo de vento.
Nunca tinha usado pois fica bem mais barulhento, mas desta vez foi útil:
20160327_030328.jpg

Nessa velocidade o saco era bastante "empurrado" para cima devido ao pouquíssimo peso dos cogumelos (abortos) então prendi uma caneta ao saco para fazer peso (não aparece na foto pois só me lembrei de fazer isso depois de a tirar). Ficaram nesse fluxo de ar por 24h

Neste momento estão na caixa de silica a secar por outras 24h e depois armazeno junto aos restantes. Depois de secarem por completo coloco aqui quanto rendeu mas certamente será um valor ridiculamente baixo, tipo 0,2 gramas ahhaa - melhor que deitar fora!


EDIT: Ah, entretanto comecei outro cultivo. Quem quiser seguir fica o endereço para o tópico:
https://teonanacatl.org/threads/o-meu-3º-cultivo-b-akm-pf-tek.12391/
 
Encontrei aqui em casa um saco feito de algum tipo de tecido bastante permeável e com um atilho para fechar, coloquei então os "abortos" lá dentro e prendi-o em dois pontos por cima da ventoinha extratora superior do meu computador. Lembrei-me que a fan tem um botão que funciona como "turbo" que aumenta em muito a velocidade e, claro, o fluxo de vento.
Nunca tinha usado pois fica bem mais barulhento, mas desta vez foi útil:
Acho que ficou parecido com meu método de secagem... Mas ao contrario de uma ventoinha de computador eu uso um ventilador mesmo....
IMG_2573.JPG
 
Uau esses cogumelos têm excelente aspecto.
Bem parecido o método, eu utilizei a do computador porque eram umas 3 gramas de abortos apenas, para cogumelos maiores uso também uma grande.

Os tais abortos já totalmente secos renderam 0,36 gramas (fortuna! ahhaa):
20160330_170732.jpg

E colhi mais alguns que estão agora a secar ao vento e depois vão para a sílica:
20160330_171629.jpg

Este segundo flush deu cogumelos mais baixos e largos que o anterior
 
Última edição:
Hoje fui novamente fazer uma pequena colheita.

Fiquei com algumas dúvidas nestas fotografias:
20160401_002143.jpg
1- Assinalei a vermelho os que tinham a cabeça já muito escura. Esses ainda não bons para consumo?
2- Assinalei a amarelo os que estão a ficar mais escuros, esses estão no ponto de ser colhido?
---

20160401_004342.jpg
3- Estes estão próprios para consumo a julgar pelo aspeto? Cheiro desagradável não tem.
---

20160401_002019.jpg
Neste bolo os cogumelos começaram a crescer pela parte de baixo (fotografia virada ao contrário). Quase todos estão escuros também... Descarto ou estão ainda bons?
Obrigado :)
 
Back
Top