Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo Mexican - Bolo PF - 1º Cultivo

Diário de cultivo completo.
Estou iniciando meu primeiro cultivo com um carimbo Mexican 01/13 (ProFungos).
Irei utilizar a técnica do bolo PF pois ser mais recomendada a iniciantes, após a colonização (otimismo), ainda não defini se vou fazer um casing dentro do balde, ou se vou fazer numa garrafa pet, ou até mesmo em alguma organizadora... Pretendo no decorrer deste diário definir isso com a ajuda de vocês, se possível.

Dia 12/04- Preparação da siringa - materiais:
seringa 10 ml
pote de coleta de exames
luvas cirúrgicas, máscara
água de copinho
micropore
produtos de limpeza e assepsia (pinho sol, lysol e alcool 70º)
caixa organizadora
papel alumínio
Fiz o processo de confecção da seringa dentro de um banheiro, porta e janela fechada, passei pinho sol no chão e nas paredes, deixei agir por 10min. Limpei a caixa com alcool 70º e coloquei os materiais de confecção dentro dela (seringa, carimbo, potinho de coleta, micropore). Utilizei a caixa deitada com a entrada virada para mim, pois n tenho glove box. Borrifei todo o ambiente com lysol e deixei agir por uns 5 minutos...
Passei alcool na tampa do copo, colei 2 camadas de micropore e furei para sugar 10ml. Joguei a água no copo, raspei o carimbo (que parece ser pequeno em comparação a alguns que ja vi aqui no forum). Suguei a agua com os esporos do potinho e joguei de volta umas 5 vezes. Enrolei a seringa em papel alumínio e guardei na gaveta da geladeira.

Dia 13/04- Preparação do Substrato e Inoculação dos bolos:
Ás 12 horas comecei o preparo do substrato (1/2 vermiculita bem fina, 1/4 FAI, 1/4 agua). Primeiro misturo a vermiculita à agua, num recipiente de alumínio. Notei que estava muito molhado, e por equívoco (quando botei a FAI o substrato ficou mais seco), acabei adicionando meio copo de vermiculita a mais, mas acho que isso não interferiu muito...

Preparei 4 copos americanos de 300ml cada, deixando aproximadamente 1,5 cm sem o substrato, adicionei um pouco mais de vermiculita seca. Passei um papel toalha com alcool 70º nas bordas do copo e tampei com papel alumínio.

Coloquei um pano no fundo da panela, água até metade da altura dos copos, e botei no fogo (aproximadamente umas 13 horas). A panela ficou no fogo até as 14h30m. Deixei ela esfriar durante a tarde, para agora fazer a inoculação. To fazendo pensamento positivo para dar tudo certo e não deixar o nervosismo atrapalhar em alguma coisa.

Vou inocular 2 ml em cada copo, acho que vou fazer 4 furos em cada um e tampar com micropore, depois vou deixá-los dentro de um isopor com um aquecedor de 10w que está dentro de uma garrafinha 600ml. A temperatura aqui no RS está em torno de 20º, o que está me preocupando...

Bem, vou indo lá preparar o local de trabalho.
Um abraço a todos que ja me ajudaram de diversas maneiras, vindo falar comigo, e também àqueles que escrevem seus diários aqui, compartilhando seus conhecimentos. Espero que acompanhem.
 
ou mais, depende de uma série de fatores. Isso é um ensinamento dos Professores mágicos. Com eles aprendi que temos que ter Paciência para nos adequarmos à ação da Mater Natura, e Colaboraração no que estiver ao nosso alcance para que os cultivos prosperem, frutifiquem e se multipliquem.

Eu, ao menos, aprendi que é preciso controlar nossa Ansiedade pelos frutos, pois ela é um dos principais fatores de contaminação no cultivo dos divinos. Agora, se perceber qualquer contaminação por fungos e bolores exógenos, o melhor é descartar o material contaminado, combater os focos de contaminação adequadamente, fazer uma assepsia total nos cultivos, equipamentos e no laboratório. Ontem mesmo adquiri uma tinta antifúngica pra pintar as paredes do meu lab, que estão contaminadas em alguns pontos por um mofo verde-acinzentado, foco da contaminação de alguns bolos, bulks e casings.

É isso aí, estamos aí na luta. Amanhã mesmo vou dar aquela pintada fundamental pra salvar os cultivos que ainda me restam, que estão livres de contaminação. Desejo-lhe SUCESSO, mano, ele virá em breve. NAMASTE
 
Também estou cultivando o Mexican, mano. Tenho 5 pfs incubando. Que micélio louco, né?

Depois da desinfecção no lab, eu vou abrir um novo diário de cultivo que vai se chamar "Mexican do Micélio Louco". Quero acompanhar esses Mexican da inoculação ao carimbo, como estou fazendo com os GTs. Um dos pfs tem um ponto esverdeado que acho que está sendo vencido pelo micélio doidão, mas está isolado em observação. Mas os outros 4 estão sadios e o micélio louco do Mexican está colonizando bem.

As fotos são pra você ver e comparar com os seus!
2013-05-24 11.56.11.jpg2013-05-24 11.56.28.jpg2013-05-24 11.56.45.jpg2013-05-24 11.57.01.jpg

GOOD LUCK BROW!
 
AshtarSherry que bom q vc tbm tá cultivando, vou acompanhar, manda o link quando abrir o diário! :D
Cara esse micélio é bem doidão mesmo, no início ele coloniza bem rápido, daí da metade pra frente ele se arrasta. Tive que fazer uns furos pra troca gasosa, caso contrário ele empaca.

Pelo o que pude notar, também tem os 2 tipos de micélio no copo né? Um bem rizo e em volta aquele bob esponja. Só não notei o ponto esverdeado o_O

Aproveitando sua presença, e mudando de assunto... no terrário pros bolos q vou aniversariar amanha, é melhor por a ponta de pedra porosa na água da argila mesmo, ou em outro recipiente cheio de agua?
 
Eu ponho a pedra porosa em uma garrafa pet cortada em 3/4, um pouco mais da metade com H2O. Tem resolvido bem tanto a questão da umidificação quanto da aeração. Pela experiência que tive, essa argila expandida só serve pra fazer volume e atrair contaminação.
 
Eu ponho a pedra porosa em uma garrafa pet cortada em 3/4, um pouco mais da metade com H2O. Tem resolvido bem tanto a questão da umidificação quanto da aeração. Pela experiência que tive, essa argila expandida só serve pra fazer volume e atrair contaminação.


Po brother, to dando uma boa desinfectada nela. Ela ta de molho em água de torneira, com um pouco de água sanitária, ta lá a umas 48 h já eu acho...
Quando for passar elas pro terrário vou colocar uma gotinha de água sanitaria tbm, acho que vi o tupy dando essa dica por aí...
Tomara que não me decepcione, acho q sem ela a umidade fica prejudicada. N tenho umidificador... A perlita é difícil de achar...
 
Também estou cultivando o Mexican, mano. Tenho 5 pfs incubando. Que micélio louco, né?

Depois da desinfecção no lab, eu vou abrir um novo diário de cultivo que vai se chamar "Mexican do Micélio Louco". Quero acompanhar esses Mexican da inoculação ao carimbo, como estou fazendo com os GTs. Um dos pfs tem um ponto esverdeado que acho que está sendo vencido pelo micélio doidão, mas está isolado em observação. Mas os outros 4 estão sadios e o micélio louco do Mexican está colonizando bem.

As fotos são pra você ver e comparar com os seus!
View attachment 48311View attachment 48312View attachment 48313View attachment 48314

GOOD LUCK BROW!


Bom saber que você esta cultivando Mexican ai.
 
o melhor tipo de terrario definitivamente é o forrado por perlita, em segundo lugar é o PELADO.
eu nao gosto de argila expandida em meio a cultivo de cubensis.
 
O micélio tem escutado que tipo de músicas? Eles adoram as clássicas... pinam rapidinho. :whistle:

Paciência meu amigo! Você vai ser recompensado! Abraços! :)
 
Qual a vazão da sua bomba de aquário? A oxigenação depende dela!
 
GALERAAAAA, TÁ PINANDOO!!! (28/05) (CASING)
Nossa, que alegria ver aqueles pinsinhos minúsculos. É claro que não ia deixar de tirar umas fotoss para registrar esse momento mágico! Alegria muito grande mesmo... dedico toda essa alegria a vcs que tem acompanhado e ajudado por aqui. Sinceramente, MUITO OBRIGADO CM.

Mandando umas boas vibrações pros cultivos dos amigos! Um abraço.
SAM_2615.JPGSAM_2614.JPGSAM_2613.JPGSAM_2612.JPGSAM_2611.JPGSAM_2610.JPGSAM_2609.JPGSAM_2608.JPG
 
Parabéns Jack!! Já estou ansioso por seu relato! hehehe

Deixe te perguntar... como você está fazendo os banhos de luz:question:

Reparei nas ultimas fotos que tem uns pins que estão bem gordinhos e achatados, isso pode ser carência de luz... ela orienta a direção de crescimento.

Outra coisa que reparei é que tem varios pontinhos amarelinhos... por acaso são primórdias/pins? Não consegui distinguir bem.

Muita luz e paz!! :)
 
Última edição:
Parabéns Jack!! Já estou ansioso por seu relato! hehehe

Deixe te perguntar... como você está fazendo os banhos de luz:?:

Reparei nas ultimas fotos que tem uns pins que estão bem gordinhos e achatados, isso pode ser carência de luz... ela orienta a direção de crescimento.

Outra coisa que reparei é que tem varios pontinhos amarelinhos... por acaso são primórdias/pins? Não consegui distinguir bem.

Muita luz e paz!! :)


Éé meu irmão... tá chegando a hora!

Poisé cara, também percebi aquele gorduchinho depois que tirei a foto... hehehe Hoje de manhã dei uma espiada sem remover o filme e acho que ele entrou pra academia hj de madrugada :cool: Mas os banhos de luz tão corretos, 12h on/12h off. Ficam 2 luzes ligadas, uma delas fica bem em cima do balde, é daquelas que ficam pra dentro do gesso, umas lampadas que esquentam bastante sabe? tipo essas:
aencrypted_tbn2_gstatic_com_images_92a30ab6db1fba23eb34e2b97a555adc._.jpg

A luz que estimula o cogu pra frutificar não precisa necessariamente ser super forte né? Digo forte na questão de iluminar muuuito... A outra luz q não é bem em cima do balde é dessas normais fluorescentes. deixo essa ligada tbm pois a iluminação dessa lampada aí em cima não é tão forte, apesar de esquentar muito.

Sobre os pontinhos amarelados, creio que quase todos sejam primórdias, mas tem uns ligares amarelados que parece secreção micelial :eca: hehehehe

Hoje os pequeninos já cresceram mais um pouco... Alguém aí chuta pra quando é a colheita? Pro fim de semana seria ótimooo :rollees:
 
Li o diário do começo ao fim! Me animou bastante! Só estou esperando chegar meus carimbos para iniciar o cultivo!
Parabéns pelo sucesso!
 
Li o diário do começo ao fim! Me animou bastante! Só estou esperando chegar meus carimbos para iniciar o cultivo!
Parabéns pelo sucesso!


Legal saber que mesmo eu estando descobrindo e desbravando esse mundo tão belo dos cogus, já posso ta ajudando quem tá iniciando também! Boto fé meu irmão, toca fichaa!
 
Back
Top