Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo Mexican - Bolo PF - 1º Cultivo

Diário de cultivo completo.
Estou iniciando meu primeiro cultivo com um carimbo Mexican 01/13 (ProFungos).
Irei utilizar a técnica do bolo PF pois ser mais recomendada a iniciantes, após a colonização (otimismo), ainda não defini se vou fazer um casing dentro do balde, ou se vou fazer numa garrafa pet, ou até mesmo em alguma organizadora... Pretendo no decorrer deste diário definir isso com a ajuda de vocês, se possível.

Dia 12/04- Preparação da siringa - materiais:
seringa 10 ml
pote de coleta de exames
luvas cirúrgicas, máscara
água de copinho
micropore
produtos de limpeza e assepsia (pinho sol, lysol e alcool 70º)
caixa organizadora
papel alumínio
Fiz o processo de confecção da seringa dentro de um banheiro, porta e janela fechada, passei pinho sol no chão e nas paredes, deixei agir por 10min. Limpei a caixa com alcool 70º e coloquei os materiais de confecção dentro dela (seringa, carimbo, potinho de coleta, micropore). Utilizei a caixa deitada com a entrada virada para mim, pois n tenho glove box. Borrifei todo o ambiente com lysol e deixei agir por uns 5 minutos...
Passei alcool na tampa do copo, colei 2 camadas de micropore e furei para sugar 10ml. Joguei a água no copo, raspei o carimbo (que parece ser pequeno em comparação a alguns que ja vi aqui no forum). Suguei a agua com os esporos do potinho e joguei de volta umas 5 vezes. Enrolei a seringa em papel alumínio e guardei na gaveta da geladeira.

Dia 13/04- Preparação do Substrato e Inoculação dos bolos:
Ás 12 horas comecei o preparo do substrato (1/2 vermiculita bem fina, 1/4 FAI, 1/4 agua). Primeiro misturo a vermiculita à agua, num recipiente de alumínio. Notei que estava muito molhado, e por equívoco (quando botei a FAI o substrato ficou mais seco), acabei adicionando meio copo de vermiculita a mais, mas acho que isso não interferiu muito...

Preparei 4 copos americanos de 300ml cada, deixando aproximadamente 1,5 cm sem o substrato, adicionei um pouco mais de vermiculita seca. Passei um papel toalha com alcool 70º nas bordas do copo e tampei com papel alumínio.

Coloquei um pano no fundo da panela, água até metade da altura dos copos, e botei no fogo (aproximadamente umas 13 horas). A panela ficou no fogo até as 14h30m. Deixei ela esfriar durante a tarde, para agora fazer a inoculação. To fazendo pensamento positivo para dar tudo certo e não deixar o nervosismo atrapalhar em alguma coisa.

Vou inocular 2 ml em cada copo, acho que vou fazer 4 furos em cada um e tampar com micropore, depois vou deixá-los dentro de um isopor com um aquecedor de 10w que está dentro de uma garrafinha 600ml. A temperatura aqui no RS está em torno de 20º, o que está me preocupando...

Bem, vou indo lá preparar o local de trabalho.
Um abraço a todos que ja me ajudaram de diversas maneiras, vindo falar comigo, e também àqueles que escrevem seus diários aqui, compartilhando seus conhecimentos. Espero que acompanhem.
 
Para o ROLL eu sempre usei a vermiculita seca sem esterelizar sem nada deopis das 12 horas de dunk.

Use de preferencia vermiculita de tamanho pequeno. Se tiver somente de grossa, esmigalhe-a um pouco para pregar bem na superficie do bolo.

Blz Insider, minha vermiculita é bem fina mesmo :)

Cara, vc n tem nenhum link pra me mandar sobre os processos de dunk, roll, cold shock? Queria aprender mais, mas n achei nada q explicasse, queria saber para que serve o cold shock, como deve ser feito e etc...

Vc recomenda fazer dunk nos bolos que serão feitos casing?
 
Blz Insider, minha vermiculita é bem fina mesmo :)

Cara, vc n tem nenhum link pra me mandar sobre os processos de dunk, roll, cold shock? Queria aprender mais, mas n achei nada q explicasse, queria saber para que serve o cold shock, como deve ser feito e etc...

Cara da uma olhada na bibioteca/glossário que com certeza tem algo por lá... basta 3 min de busca...

Vc recomenda fazer dunk nos bolos que serão feitos casing?

Dunk sim, roll nao.

O roll só vai servir pra proteger o bolo quando aniversarioado como pf. Se tratando de casing a camada do mesmo ja cumpre este papel.
 
Fui comprar um balde agora, no caminho vim pensando como farei para deixar o balde numa temperatura boa de frutificação, pq aqui no Sul ta começando a esfriar.
Eis a ideia: deixar o balde dentro de uma bacia com água; dentro da água da bacia, um aquecedor de 5w sem termostato. Para fazer isso, acho que os furos que farei no balde vao ter que subir uns 4cm a mais do que deveria. Isso não é um grande problema né?

Sobre os bolos (do dia 13/04): micélio ainda se rastejando (minha culpa :() , mais devagar que uma tartaruga hehehe Apesar disso, onde tem micélio está bem vigoroso e denso. Faltam uns 2 cm de cada copo para colonizar 100%. Por dentro tenho certeza que colonizou pois n vi escorrer a agua na hora da inoculação, portanto veio de dentro pra fora. Hoje vou dunkar os 3 bolos que farei casing. O bolo 4 que atrasou muitooo, irei frutificar no bolo mesmo, em uma caixa organizadora pequena. Mais um detalhe: os bolos que fiz na semana passada estão indo MUITO BEM, talvez poderei aniversariar junto com o bolo 4 do mês passado.
 
Eis a ideia: deixar o balde dentro de uma bacia com água; dentro da água da bacia, um aquecedor de 5w sem termostato. Para fazer isso, acho que os furos que farei no balde vao ter que subir uns 4cm a mais do que deveria. Isso não é um grande problema né?


Deve funcionar legal, seria como um tube in tube no final das contas. Mas agora versao BALDE IN BALDE. :)

E sim, tente fazer os furos mais encima pra evitar estress com agua do segundo balde entrando no balde-terrario e cagando a cultura.
 
Balde in balde! curti hehehe

_______________________________________________________________

Montei ontem de noite (15/05) o casing no balde. Mas sei não pessoal... não levei muita fé :( Esse micélio ta realmente muito debilitado, n sei se vai conseguir frutificar, n sei nem se vai colonizar a camada de cima, julgando pela velocidade q tava colonizando o copo, que na teoria é mais "fácil" pra ele né?... :unsure:

Hoje de tarde eu posto algumas imagens. A camada de casing não ficou muito úmida, nos primeiros 5 minutos da pasteurização no microondas tinha ficado úmida demais, então nao botei mais água para os próximos 5 minutos, daí acabou ficando seco demais... :facepalm:

Ah, o aquecedor de 5w n fez nem cócegas na água da bacia, vou ver se consigo trocar por um de 10w hj...

Hoje de manhã fazendo 5º... que frioooo
 
Última edição:
IMAGENS DO BALDE:
SAM_2564.JPGSAM_2566.JPGSAM_2567.JPGSAM_2569.JPG
1ª Foto: Bolos esmagados no zip lock
2ª foto: Pote utilizado para a pasteurização da camada casing (50% pó de fibra de côco 50% vermiculita e 1 colher de pó de casca de ovo).
3ª foto: Camada de substrato colonizado, já por cima da 1ª camada de casing.
4º foto: Camada final de casing.
Está me parecendo que coloquei casing demais em cima :(

Micélio bem complicadinho de trabalhar, grudava nas luvas as vezes e n consegui despedaçar tão bem pra deixar o mais plano possível... Mas ta aí né, vamo ve o que vai da :D

Ah, antes que perguntem, ja fiz 4 furos equidistantes, devidamente tampados com filtro de café e preso com micropore. Acabou a bateria daí n tirei a foto do balde pronto, mas amanhã acho que posto mais uma imagem de tudo pronto.
 
Última edição:
nao intendi direito essas fotos Jack, voce passou o substrasto do casing pro balde?

Nao eram pra ser 2 baldes?
 
Me parece que o casing esta com a espessura correta. Mantenha úmido e espere a corrida micelial.

Boa sorte!
 
Agora entendi, ta dahora isso ai !!

E vai usar o segundo balde com agua pra aquecer?
 
E isso ai meu amigo!! Sinto que o micélio está vencedor ultimamente! Acredite que em breve você terá diversos chapeludos nesse balde!! Show de bola!
 
E isso ai meu amigo!! Sinto que o micélio está vencedor ultimamente! Acredite que em breve você terá diversos chapeludos nesse balde!! Show de bola!

Valeu meu amigo! Espero em breve estar colhendo belos frutos como os seus! :D

Amanha posto imagem de como está o esquema todo, coisa mais linda com cobertor em cima hehehee
 
AGORA VAI!

Esse termostato ta bem submerso na agua Jack? nao sei se nao estou vendo direito mas acho q da pra colocar um pouquinho mais de agua dentro do primeiro balde nao?
 
AGORA VAI!

Esse termostato ta bem submerso na agua Jack? nao sei se nao estou vendo direito mas acho q da pra colocar um pouquinho mais de agua dentro do primeiro balde nao?

Sim, está todo submerso, na horizontal. A pouca quantidade de água é pra ver se consigo fazer ela ficar mais quente, por ter menos volume...

Hoje abri o balde pra dar uma espiada... fiquei um pouco preocupado, tinha alguns pontos mais algodoados, tomara que não seja cobweb!!!! Sai pra lááá zica! Já pensando na terrível hipótese de ser cob, será q é por causa da coberta que está em cima? Estaria ela deixando muito CO2 dentro do balde? Não sei... A umidade ali dentro ta bem alta, tudo umido visivelmente. Não pude tirar foto agora, mas tomara que seja um micélio se preparando prar frutificar! :sneaky:
 
Que bom então pessoal. É que eu achei que o micélio devia crescer mais rizo, como vi em outros cultivos...

Este micélio está com aparência de espuma... Mas vamos seguindo pra ver no que vai dar!

Um detalhe de quando eu tiro a coberta, é que está tudo bem úmido, tanto a parte externa do balde, como também os próprios filtros estão aparentemente úmidos, entre os papeis de alumínio tbm está úmido e também no papel filme. Se isso realmente não for contaminação, já vale como aviso para pelo menos 2 vezes por dia tirar a coberta de cima do balde para dar uma arejada no esquema, espantando o cobweb.
 
Back
Top