Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

• Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo Mexican - Bolo PF - 1º Cultivo

Diário de cultivo completo.
Estou iniciando meu primeiro cultivo com um carimbo Mexican 01/13 (ProFungos).
Irei utilizar a técnica do bolo PF pois ser mais recomendada a iniciantes, após a colonização (otimismo), ainda não defini se vou fazer um casing dentro do balde, ou se vou fazer numa garrafa pet, ou até mesmo em alguma organizadora... Pretendo no decorrer deste diário definir isso com a ajuda de vocês, se possível.

Dia 12/04- Preparação da siringa - materiais:
seringa 10 ml
pote de coleta de exames
luvas cirúrgicas, máscara
água de copinho
micropore
produtos de limpeza e assepsia (pinho sol, lysol e alcool 70º)
caixa organizadora
papel alumínio
Fiz o processo de confecção da seringa dentro de um banheiro, porta e janela fechada, passei pinho sol no chão e nas paredes, deixei agir por 10min. Limpei a caixa com alcool 70º e coloquei os materiais de confecção dentro dela (seringa, carimbo, potinho de coleta, micropore). Utilizei a caixa deitada com a entrada virada para mim, pois n tenho glove box. Borrifei todo o ambiente com lysol e deixei agir por uns 5 minutos...
Passei alcool na tampa do copo, colei 2 camadas de micropore e furei para sugar 10ml. Joguei a água no copo, raspei o carimbo (que parece ser pequeno em comparação a alguns que ja vi aqui no forum). Suguei a agua com os esporos do potinho e joguei de volta umas 5 vezes. Enrolei a seringa em papel alumínio e guardei na gaveta da geladeira.

Dia 13/04- Preparação do Substrato e Inoculação dos bolos:
Ás 12 horas comecei o preparo do substrato (1/2 vermiculita bem fina, 1/4 FAI, 1/4 agua). Primeiro misturo a vermiculita à agua, num recipiente de alumínio. Notei que estava muito molhado, e por equívoco (quando botei a FAI o substrato ficou mais seco), acabei adicionando meio copo de vermiculita a mais, mas acho que isso não interferiu muito...

Preparei 4 copos americanos de 300ml cada, deixando aproximadamente 1,5 cm sem o substrato, adicionei um pouco mais de vermiculita seca. Passei um papel toalha com alcool 70º nas bordas do copo e tampei com papel alumínio.

Coloquei um pano no fundo da panela, água até metade da altura dos copos, e botei no fogo (aproximadamente umas 13 horas). A panela ficou no fogo até as 14h30m. Deixei ela esfriar durante a tarde, para agora fazer a inoculação. To fazendo pensamento positivo para dar tudo certo e não deixar o nervosismo atrapalhar em alguma coisa.

Vou inocular 2 ml em cada copo, acho que vou fazer 4 furos em cada um e tampar com micropore, depois vou deixá-los dentro de um isopor com um aquecedor de 10w que está dentro de uma garrafinha 600ml. A temperatura aqui no RS está em torno de 20º, o que está me preocupando...

Bem, vou indo lá preparar o local de trabalho.
Um abraço a todos que ja me ajudaram de diversas maneiras, vindo falar comigo, e também àqueles que escrevem seus diários aqui, compartilhando seus conhecimentos. Espero que acompanhem.

Primeira viagem já ta garantida hein!! =) Não se esqueça de pesar bem a dosagem! Good trip! :musica:

SECAGEM: Primeiramente ficaram umas 30h no ventilador. Depois passei para o saquinho com cloreto de cálcio, estão lá a umas 30h tbm.
Curioso que essas horas que eles ficaram no cloreto parece que umedeceram mais... n sei o q eu posso ter feito de errado. Fiz uns furos ali no filtro do pote para ver se acelera o processo...

SAM_2671.JPGSAM_2669.JPGSAM_2666.JPGSAM_2665.JPGSAM_2663.JPGSAM_2662.JPG

Por que ficaram pretos? Os meus cogumelos eu seco por 12hrs no ventilador e coloco na sílica. Fica branco azulado, não preto.

Curioso que essas horas que eles ficaram no cloreto parece que umedeceram mais... n sei o q eu posso ter feito de errado. Fiz uns furos ali no filtro do pote para ver se acelera o processo...

Provavelmente pouco cloreto de cálcio para muito cogumelo. Eles devem ter umedecido de volta.

1- Cogumelos preto demais nao é bom sinal de secagem tambem, oxidaçao excessiva de psilocibina e outras substancias.

2-Se o cogumelo ficou humedo demais ao coloca-lo no dissecante você provavelmente nao o secou direito no ventilador, o que me impressiona pelas 30 horas que deixou. Certifique-se de estar secando-os na frente do ventilador.

3- Certifique-se tambem da proporcao de cloreto/cogumelos. Nao sei exatamente a proporcao mas sempre ponho cloreto em
exesso pra me certificar da secagem completa mais rapida possivel.

Aquele pote está novinho, nao achei uma proporção determinada, se alguem souber poste aqui por favor.

Deixei eles no ventilador desde ontem a noite, já melhoraram bastante na textura, pelo menos ao toque percebo q está mais seco. Insider, sim ficaram na frente do ventilador dentro de uma toquinha cirurgica... Só pode ser o excesso de cogu pro cloreto entao... O que é estranho pois o tupy nem citou proporção alguma ensinando a técnica. Hoje vou comprar outro pote pra deixar junto, daí meio dia boto eles de novo no cloreto

Outro pote pode ajudar sim. Talvez eles tenham ficado pretos por causa das 30 horas na frente do ventilador, é muito tempo, vai acabar perdendo algum princípio ativo. Eu amarro a sacolinha de frente para o ventilador, forro a parte de baixo com papel toalha e encho de cogumelos lá, deixo por 12 horas apenas, depois vai para a sílica. Fica lindo e crack dry.

Ba to muito de cara galera, nao acredito que perdi meus preciosos frutos para a degradação.............. :mad: Achei que fosse funcionar a técnica, acho q fiz tudo certo. O curioso é que parece que o cloreto nem "agiu", pois nada dele se transformou em líquido... daqui a poquinho qnd der um tempo aqui no trampo vou no super comprar outro pote desta m**** para tentar salvar o q restou de psilocibina, se é que retou. :mad:
malz aí o desabafo.

Fica tranquilo Jacktequila, se os frutos não ficaram podres eles ainda tem principio ativo, é difícil degradar tudo. relaxa que eles ainda vão lhe trazer alegria.;)

Ba to muito de cara galera, nao acredito que perdi meus preciosos frutos para a degradação.............. :mad: Achei que fosse funcionar a técnica, acho q fiz tudo certo. O curioso é que parece que o cloreto nem "agiu", pois nada dele se transformou em líquido... daqui a poquinho qnd der um tempo aqui no trampo vou no super comprar outro pote desta m**** para tentar salvar o q restou de psilocibina, se é que retou. :mad:
malz aí o desabafo.

Como ja disseram ai, se nao estiverem PODRES eles estao comestiveis e ativos ainda, só que menos psilocibina provavelmente.

Alem domais o cloreto nao se transforma em liquido somente em 1 usagem.

Os primeiros sinal de que o cloreto foi usado é o empelotamento das pedrinhas de cloreto, liquido mesmo só fica depois de bastante tempo de uso.

Eu mesmo nunca cheguei a usar cloreto até chegar no estado liquido. Comforme o cloreto é usado ele perde pouco a pouco o poder de hidrofilia.

Porisso sempre troquei o cloreto depois de estar praticamente todo em pelotado.

Jacktequila, poste fotos recentes e descreva como estão os cogus, dai fica mais fácil de te ajudar.

https://teonanacatl.org/threads/mexican-bolo-pf-1º-cultivo.8757/page-8#post-129720

As fotos deste post são da situação atual. A aparência deles ta igual a essas fotos aí, bem escuros. Tem foto com flash e sem flash ali tbm pra poder ver bem a cor e tal. A única diferença é na textura, agora com mais 12h de vento e com o dissecante novo, a textura ficou bem melhor na parte externa, está bem seco ao toque.
O cheiro deles é farináceo (n tenho certeza se é o termo correto), lembra uma massa de pão crua...

Tenho impressão de que não está podre, o cheiro não é horrível. Nem perto disso. O cheiro é apenas desagradável, bem diferente de quando colhidos.

Espero alguma ajuda aí, pretendia consumir eles no fim de semana :(

Jack meu amigo, eles estão moles? apresenta alguma umidade aparente, alguma parte desmanchando? quando colheu ou pós pra secar... tem chance de terem ficado apertados? ou amassou eles?
Bom, acho que expos a psilocibina... parecem viáveis.

Back