Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo Mexican - Bolo PF - 1º Cultivo

Diário de cultivo completo.
Estou iniciando meu primeiro cultivo com um carimbo Mexican 01/13 (ProFungos).
Irei utilizar a técnica do bolo PF pois ser mais recomendada a iniciantes, após a colonização (otimismo), ainda não defini se vou fazer um casing dentro do balde, ou se vou fazer numa garrafa pet, ou até mesmo em alguma organizadora... Pretendo no decorrer deste diário definir isso com a ajuda de vocês, se possível.

Dia 12/04- Preparação da siringa - materiais:
seringa 10 ml
pote de coleta de exames
luvas cirúrgicas, máscara
água de copinho
micropore
produtos de limpeza e assepsia (pinho sol, lysol e alcool 70º)
caixa organizadora
papel alumínio
Fiz o processo de confecção da seringa dentro de um banheiro, porta e janela fechada, passei pinho sol no chão e nas paredes, deixei agir por 10min. Limpei a caixa com alcool 70º e coloquei os materiais de confecção dentro dela (seringa, carimbo, potinho de coleta, micropore). Utilizei a caixa deitada com a entrada virada para mim, pois n tenho glove box. Borrifei todo o ambiente com lysol e deixei agir por uns 5 minutos...
Passei alcool na tampa do copo, colei 2 camadas de micropore e furei para sugar 10ml. Joguei a água no copo, raspei o carimbo (que parece ser pequeno em comparação a alguns que ja vi aqui no forum). Suguei a agua com os esporos do potinho e joguei de volta umas 5 vezes. Enrolei a seringa em papel alumínio e guardei na gaveta da geladeira.

Dia 13/04- Preparação do Substrato e Inoculação dos bolos:
Ás 12 horas comecei o preparo do substrato (1/2 vermiculita bem fina, 1/4 FAI, 1/4 agua). Primeiro misturo a vermiculita à agua, num recipiente de alumínio. Notei que estava muito molhado, e por equívoco (quando botei a FAI o substrato ficou mais seco), acabei adicionando meio copo de vermiculita a mais, mas acho que isso não interferiu muito...

Preparei 4 copos americanos de 300ml cada, deixando aproximadamente 1,5 cm sem o substrato, adicionei um pouco mais de vermiculita seca. Passei um papel toalha com alcool 70º nas bordas do copo e tampei com papel alumínio.

Coloquei um pano no fundo da panela, água até metade da altura dos copos, e botei no fogo (aproximadamente umas 13 horas). A panela ficou no fogo até as 14h30m. Deixei ela esfriar durante a tarde, para agora fazer a inoculação. To fazendo pensamento positivo para dar tudo certo e não deixar o nervosismo atrapalhar em alguma coisa.

Vou inocular 2 ml em cada copo, acho que vou fazer 4 furos em cada um e tampar com micropore, depois vou deixá-los dentro de um isopor com um aquecedor de 10w que está dentro de uma garrafinha 600ml. A temperatura aqui no RS está em torno de 20º, o que está me preocupando...

Bem, vou indo lá preparar o local de trabalho.
Um abraço a todos que ja me ajudaram de diversas maneiras, vindo falar comigo, e também àqueles que escrevem seus diários aqui, compartilhando seus conhecimentos. Espero que acompanhem.
 
E tah ajudando mesmo Jacktequila! Eu tb to acompanhando o diário, e assim como o irmão DiscordSeed, só preciso do carimbo pra começar mesmo! Vc detalhou bem o diario, e vai me ajudar pra caramba quando eu começar! Bons frutos!
 
Muito bom então Jack! Acho que a lampada dicroica pode ser pouca, mas já que vc ta usando uma florescente pra auxiliar com certeza ta tendo luz suficiente. =) Ta tudo certinho, só aguardar que logo logo chegará o dia da colheita! Parabéns mesmo meu amigo! :musica:
É sempre importante nos alimentar com fotos kkkkkk :fotos: :fome: :eba: :ROFLMAO:
 
Última edição:
Muito bom então Jack! Acho que a lampada dicroica pode ser pouca, mas já que vc ta usando uma florescente pra auxiliar com certeza ta tendo luz suficiente. =) Ta tudo certinho, só aguardar que logo logo chegará o dia da colheita! Parabéns mesmo meu amigo! :musica:
É sempre importante nos alimentar com fotos kkkkkk :fotos: :fome: :eba: :ROFLMAO:
qualquer fonte de luz serve. até uma janela que deixa luz do dia entrar .
 
Mais uma espiada hj de manhã... que coisa linda!!! É impressionante a rapidez do desenvolvimento nessa fase!:eek:h: Tem uns que pelo olhômetro já tem uns 3cm (sim é grande se comparado aos pins de alguns milímetros... ok?hehehe)

A colheita está chegando, e acho que vai ser das boas! Hj já vou providenciar a silica, só n sei em que tipo de loja encontrar... No ML acho que vai demorar demais...
 
Você encontra sílicagel em lojas de produtos químicos e de limpeza doméstica. Senão, tem também opção de comprar pela internet, fácil pesquisar comprar e receber a encomenda. SUCESSO AÍ!
 
Mais uma espiada hj de manhã... que coisa linda!!! É impressionante a rapidez do desenvolvimento nessa fase!:eek:h: Tem uns que pelo olhômetro já tem uns 3cm (sim é grande se comparado aos pins de alguns milímetros... ok?hehehe)

A colheita está chegando, e acho que vai ser das boas! Hj já vou providenciar a silica, só n sei em que tipo de loja encontrar... No ML acho que vai demorar demais...

qualquer supermercado grande tem o "quiseco", ou "antimofo", veja na embalagem é o cloreto de cálcio, tem que ser o inodoro. Funciona igual a silica gel. Veja como usar aqui pelo forum, já vai entender como funciona.
 
A colheita está chegando, e acho que vai ser das boas! Hj já vou providenciar a silica, só n sei em que tipo de loja encontrar... No ML acho que vai demorar demais...
qualquer supermercado grande tem o "quiseco", ou "antimofo", veja na embalagem é o cloreto de cálcio, tem que ser o inodoro. Funciona igual a silica gel. Veja como usar aqui pelo forum, já vai entender como funciona.

Concordo plenamente com o tupy, mas acredito que seria muito bom você fazer um túnel de vento, e só depois colocar na silica gel, ou no "antimofo", porque esses produtos são um pouco caros, e se você for secar os seus filhotes apenas com esses produtos, vai acabar gastando mt grana. Se você secar antes no túnel de vento, e depois colocar na sílica, é capas até de conseguir um Cracker Dry, com pouca silica/antimofo. : )
 
Pode crerr tupy, já vi ali sua aula de como usar o cloreto de cálcio, bem legal essa técnica. Acho a sílica um melhor investimento, por ser reutilizável, mas como no momento to tentando "baratear" o cultivo essa sua técnica vai cair muito bem!

Vitox, vou colocar no ventilador dentro da touca cirúrgica pra fazer essa pré secagem. Depois colocar em um saco ziplok juntamente com o cloreto de cálcio, obtendo um Crack and Dry :D (conforme técnica do tupy https://teonanacatl.org/threads/simples-e-eficiente-crack-and-dry-100-garantido.8024/)
 
Então, esse técnica do tupy é quase perfeita. Mas com um túnel de vento, você teria uma melhor performance, pq parte do ar que sai do ventilador encontraria os cogumelos dentro da touca como um obstaculo e grande parte do ar iria deviar pelas laterais da touca, invés de atravessalos. Funciona, mas talvez um pouco mais lentamente. Se você fizer um túnel de vento, todo o ar é obrigado a passar pelos cogumelos, renovanto todo o ar que está em contato com os cogumelos por consequencia.

Aqui tem um projeto bem massa: https://teonanacatl.org/threads/secagem-qualidade-mantida-para-a-eternidade.10/

Mano, de qualquer qualquer jeito vai funcionar bem pra caramba! É só eu e a minha mania de perfeccionismo mesmo... hahaaha
 
É muita psilocibina heheh:ROFLMAO: , bela pinagem senhor Jacktequila
é impressão minha ou tão nascendo uns gêmeos siameses ali???

48698-e0397b3261149ea296bded7e2230b504.jpg
 
Jack meu amigo! Que flush hein?! Realmente aparenta que vai ter até uns Nelson Ned ai... hehehe
Já ta preparando o setting? =) Parabéns meu irmão! Em breve conhecerás a magia! :geek::fome::alien::espiao::sleep:
 
está lindo de ver jack, parabéns! vão vir grandes e fortões. eu secava o meu antigo cultivo com ventilador + cloreto de cálcio, deixava 2~3 dias no ventilador e dps passava pra um zip com o cloreto, ficava perfeito, crackdry. agora é só alegria hehe
 
Jack meu amigo! Que flush hein?! Realmente aparenta que vai ter até uns Nelson Ned ai... hehehe
Já ta preparando o setting? =) Parabéns meu irmão! Em breve conhecerás a magia! :geek::fome::alien::espiao::sleep:


Pois é mann, to pensando o que posso fazer para corrigir esses que estão vindo defeituosos... Será q a umidade ta muito alta? Por outro lado, percebo pelas laterais do casing, que parece estar um pouco seco. O casing fica um poco afastado do balde, entao percebo ali naquela frestinha que está um pouco seco. Será q devo injetar água no casing? Ou deixo pro 2º flush só?

Tem um que tá mt engraçado, um estipe bem grosso e forte, daí uma mini cabeça hehehe
 
Pois é mann, to pensando o que posso fazer para corrigir esses que estão vindo defeituosos... Será q a umidade ta muito alta? Por outro lado, percebo pelas laterais do casing, que parece estar um pouco seco. O casing fica um poco afastado do balde, entao percebo ali naquela frestinha que está um pouco seco. Será q devo injetar água no casing? Ou deixo pro 2º flush só?

Tem um que tá mt engraçado, um estipe bem grosso e forte, daí uma mini cabeça hehehe
nao tem nada a corrigir. pinou = quer dizer que está otimo o processo.
Tenha paciencia.
 
Concordo com o Mortandello... agora só resta esperar e manter as boas condições para frutificação. :)
 
Enfim... (tamboress....) A COLHEITA:
SAM_2661.JPGSAM_2658.JPGSAM_2656.JPGSAM_2653.JPGSAM_2652.JPGSAM_2647.JPGSAM_2643.JPGSAM_2641.JPGSAM_2638.JPGSAM_2637.JPG

A colheita foi feita ao meio dia de hoje. Estão secando desde aquela hora, pendurados no ventilador. Amanhã ao meio dia vou dar uma olhada pra ver a situação, depois vão pro Cloreto de Cálcio.

Hoje acho que vou conseguir comprar uma balança daí veremos o peso deles quando secar.

Infelizmente vários foram muitoo pequenos, achei que iam desenvolver mais, mas n sei o que aconteceu, talvez tenha secado muito o casing... Mas taí, nem tão bonitos, nem tão grandes, mas são eles... os pequenos cubensis que tanto esperei! :love:

*Aquele pequeninho não resisti e provei assim que colhi. Achei muito saboroso! Semana que vem vou degustar bastanteee hehehe
 
Back
Top