Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

• Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo Meu segundo cultivo - Ianomâmi e Xapuri (PF)

Diário de cultivo completo.
Este diário fica como registro do meu aprendizado e feitos na Ciência da Micologia, nos esforços para cultivar preciosos espécimes pertencentes a este maravilhoso Reino Fungi. Estou iniciando o cultivo hoje, começando com uma rigorosa assepsia do laboratório e equipamentos. Primeiro, vou descartar o que restou de uma tentativa frustrada de cultivo, que foi mortalmente contaminada por outro fungo chamado Cobweb. Trata-se de um micélio branco em forma de teia de aranha, formando algo semelhante a um algodão. Esta praga se estabeleceu no substrato e acabou com o micélio de um Psilocibe Cubensis Guararemensis colhido no Pasto X de Guararema – SP.

2013-03-03 08.40.20.jpg Após o descarte, vou lavar o laboratório e o equipamento, esterilizar tudo da melhor maneira possível para deixar tudo absolutamente esterilizado. Assim, vou providenciar o equipamento que me falta para proceder à inoculação de duas raças de Cubensis a saber: 1) Psilocibe Cubensis Ianomâmi e2) Psilocibe Cubensis Xapuri. Recebi os carimbos de esporos através da PróFungos (http://profungos.com.br/) e é 99,9% de certeza que os esporos estão perfeitos e livres de contaminantes. Vou inoculá-los em placas de petri de vidro neutro com PDA – Potatoe Dextrose Agar, conforme a formulação proposta no livro “PSILOCIBYN – Magic Mushroom Grower’s Guide. MMGG.jpg

Isso ae Asthar, ta na hora de cantar parabéns! Tô querendo ver esses bolos frutificando em breve hein! Parabéns!

Estimados amigos e amigas da cm, tenho a honra e o prazer de convidá-los para a festa de aniversário dos meus 3 bolinhos primogênitos, 2 de Xapuri e 1 de Ianomâmi. Estou um tanto apreensivo agora, pois a água do batismo congelou, e os bolos ficaram imersos em água superfria... espero que não tenha afetado a vitalidade do micélio divino. Agora eles estão no terrário, se refazendo da festa envermiculitados, com 98% de umidade e 23-24 graus Cetígrados. Veja...
2013-04-21 11.20.17.jpg 2013-04-21 11.19.50.jpg
Torçam comigo pela farta frutificação desses bolinhos!

Agora é aguardar e confiar na Santa Mãe Natureza, que tudo provê. Na próxima Lua Cheia pretendo aniversariar outros 5 bolinhos, só que desta vez de PC GT, que agora estão na situação que segue:

2013-04-21 11.21.07.jpg 2013-04-21 11.21.20.jpg 2013-04-21 11.21.33.jpg 2013-04-21 11.21.43.jpg 2013-04-21 11.21.55.jpg

Com estes também vai ter festa de aniversário em breve! Aí vem os divinos!
2013-04-21 08.25.09.jpg

A água do dunk congelou? Como foi isso?
@Equador, foi que eu regulei mal a potência da geladeira em que deixei os bolos em dunk, e pela manhã, quando fui transferi-los para o terrário, a água tinha congelado numa fina camada. Os bolos ficaram na água líquida por dentro de uma casquinha de gelo, compreende, a quase 0 graus. Não sei se essa baixa temperatura destrói o micélio, quero crer que não, que ele apenas permaneça vivo em suspensão. O que você acha?

nao tem problema nenhum, chance de sucesso 100%
Grato pelo toque e pela força. Eu também acho, acho até que o micélio virá com mais força depois dessa fria! :ROFLMAO:

Aí vai... hoje estive esfriando a cabeça, dando um rolê coma minha BlackSilver no adorado Instituto de Física da USP. Passei a manhã estudando técnicas de microbiologia, e encostei na velha e boa mangueira que vi crescer aos pés do Péletron, o acelerador de partículas, relembrando os bons momentos.
Dá uma olhada no Péletron ao fundo, minha valente BS e a mangueira!

Esta é a vista do outro lado, direção Nordeste, com o Pico do Jaraguá ao fundo. Será que isto também faz parte dos cultivos de xapuris, ianomâmis e outr@s? Essas nuvens me lembram muito um tal micélio... Vai saber...

Atualizando meus cultivos.

Tenho alguns potes em observação, não sei se vão ou se não.
2013-04-22 14.40.14.jpg
Tenho um cultivo-segredo, que se funfar vai ser GT pra dar e vender!
2013-04-22 14.40.38.jpg
Tenho 5 copos pftecks com GT do melhor pedigri!
2013-04-22 14.41.00.jpg
E a esses 5 que estão à beira do aniversário, juntaram-se hoje mais 4 potes com vermiculita, FAI (metade com casca e metade sem), 2% de Calcário Dolomítico e 2% de Cremogema. São os que estão no fundo desta foto.
Só quero que os GTs sintam firmeza e adorem esse substrato. Aposto 10 por 1 que o micélio divino vai amar, desenvolver e frutificar muitão!
2013-04-22 19.08.45.jpg
Flankspowerplanks!
2013-04-22 15.41.20.jpg2013-04-22 15.40.46.jpg2013-04-22 14.45.35.jpg

Eu também estou curioso, mano nem estou abrindo pra ver se funfa ou funica... kkk. Mas você Slade, que é cogumelo maduro, pode saber do que se trata. Trata-se de um pote de 5l com 2/3 contendo substrato de vermiculita, pó de fibra de coco, FAI grossa, calcário dolomítico e um pouco de Cremogema. Na parte de cima, inoculei em dois pontos com um contagotas cheio inóculo multiesporos de PCXapuri, em baixo duas inoculações equidistantes de PCIanomâmi. Estou deixando umas duas semanas incubando, antes de ver o que está acontecendo lá dentro. Se der tudo certo, teremos bons fushes aí! ;)

Corrigindo: na postagem das fotos eu disse que teríamos GT etc., mas na verdade é que teremos PC Xapuri e Ianomâmi pra saborear. Erro desfeito.

Valeu a torcida, jack e amigos. Eis o estado dos meus terrários hoje. Lembrando que os três bolinhos são de Ianomâmi (1) e Xapuri (2), e os outro cinco, que aniversariei hoje, são GTs. Que o Grande Cogumelo nos abençoe.

2013-04-23 19.29.47.jpg 2013-04-23 19.30.07.jpg 2013-04-23 19.30.21.jpg

2013-04-23 19.28.01.jpg
2013-04-23 19.26.41.jpg

Rain, não uso perlita porque não encontrei para comprar com facilidade, e a bomba de aquário está dando conta de arejar e umidificar o terrário da forma conveniente. Na foto acima, ainda não tinha colocado a garrafa de água com a bomba de aquáfio dentro, mas depois eu coloquei.

Pode me dizer quantos dias a partir do aniversário, em condições ideais, devem surgir os primeiros pins? Grato!

Rain, não uso perlita porque não encontrei para comprar com facilidade, e a bomba de aquário está dando conta de arejar e umidificar o terrário da forma conveniente. Na foto acima, ainda não tinha colocado a garrafa de água com a bomba de aquáfio dentro, mas depois eu coloquei.

Pode me dizer quantos dias a partir do aniversário, em condições ideais, devem surgir os primeiros pins? Grato!

Vermiculita é uma coisa meio complicada para se deixar no fundo do terrário, por causa de contaminações. Tudo bem que ela é um material inorgânico, mas eu creio que os esporos com certeza encontram um lugar para ficarem "escondidos". Além disso, ela dificulta bastante a limpeza do terrário.

Quanto aos pins, depende... da troca de ar, da temperatura, de diversos fatores.

Mas dentro de uma semana, (no período da mesma) já deve surgir alguma atividade.

No primeiro terrário, eu fiz uma base de papel alumínio e coloquei uma camada relativamente fina de vermiculita para servir de base para os bolos. No segundo terrário, para formar a base simplesmente coloquei os bolos sobre pedaços de papel alumínio com um pouco de vermiculita. Espero que os bolos se desenvolvam com saúde! Valeu o toque sobre o tempo de pinagem, creio que em breve teremos boas novas.

Eu também estou curioso, mano nem estou abrindo pra ver se funfa ou funica... kkk. Mas você Slade, que é cogumelo maduro, pode saber do que se trata. Trata-se de um pote de 5l com 2/3 contendo substrato de vermiculita, pó de fibra de coco, FAI grossa, calcário dolomítico e um pouco de Cremogema. Na parte de cima, inoculei em dois pontos com um contagotas cheio inóculo multiesporos de PCXapuri, em baixo duas inoculações equidistantes de PCIanomâmi. Estou deixando umas duas semanas incubando, antes de ver o que está acontecendo lá dentro. Se der tudo certo, teremos bons fushes aí! ;)

Corrigindo: na postagem das fotos eu disse que teríamos GT etc., mas na verdade é que teremos PC Xapuri e Ianomâmi pra saborear. Erro desfeito.

fiquei empolgado com esse potão. Adoro essas coisas pouco formais rsrsrs
Como você inoculou na parte de baixo do pote? Fez um furo no pote?

Hmm, só que você cometeu um erro grave. Inocular duas strain diferentes no mesmo substrato. Vai rolar uma disputa por substrato que irá enfraquecer as duas strain, além de facilitar o caminho pra contaminações.

No mais, good Vibes. To na torcida

SladeAbdala, houve aí uma falha de expressão de minha parte. Na verdade, não inoculei em cima e em baixo do pote, mas sim 2 inoculações numa metade, e outras 2 na outra metade, ambas feitas por cima mesmo. Espero que essa possível disputa não prejudique os resultados, e sobretudo que não contamine. Vamos aguardar. Valeu pela torcida e good vibes!

Parabéns Amigo Ashtar!!! Logo você poderá acompanhar todo o desenvolvimento de seus filhotes, desde as primórdias até a ingestão, rsrsrs!!!

Vamo que vamo!! PAz e Luz!!

Fotos por favor ashtar, de hoje!
Estimado Mortandello, vou postar fotos sim, mas não hoje. Estou deixando os bolinhos sossegados por enquanto, só monitorando o desenrolar do processo. Agora há pouco eu dei uma conferida, e eu acho que vi umas primórdias. Amanhã de manhã vou verificar de novo e fotografar, é capaz de já ter alguns pins. Aguardemos! :whistle:

Back