Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

• Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo Meu segundo cultivo - Ianomâmi e Xapuri (PF)

Diário de cultivo completo.
Este diário fica como registro do meu aprendizado e feitos na Ciência da Micologia, nos esforços para cultivar preciosos espécimes pertencentes a este maravilhoso Reino Fungi. Estou iniciando o cultivo hoje, começando com uma rigorosa assepsia do laboratório e equipamentos. Primeiro, vou descartar o que restou de uma tentativa frustrada de cultivo, que foi mortalmente contaminada por outro fungo chamado Cobweb. Trata-se de um micélio branco em forma de teia de aranha, formando algo semelhante a um algodão. Esta praga se estabeleceu no substrato e acabou com o micélio de um Psilocibe Cubensis Guararemensis colhido no Pasto X de Guararema – SP.

2013-03-03 08.40.20.jpg Após o descarte, vou lavar o laboratório e o equipamento, esterilizar tudo da melhor maneira possível para deixar tudo absolutamente esterilizado. Assim, vou providenciar o equipamento que me falta para proceder à inoculação de duas raças de Cubensis a saber: 1) Psilocibe Cubensis Ianomâmi e2) Psilocibe Cubensis Xapuri. Recebi os carimbos de esporos através da PróFungos (http://profungos.com.br/) e é 99,9% de certeza que os esporos estão perfeitos e livres de contaminantes. Vou inoculá-los em placas de petri de vidro neutro com PDA – Potatoe Dextrose Agar, conforme a formulação proposta no livro “PSILOCIBYN – Magic Mushroom Grower’s Guide. MMGG.jpg

Eu fiz aberturas para aeração sim, cobertas com fita micropore. Talvez tenha me precipitado sim, mas fiquei receoso que ele desenvolvesse contaminações junto aos copos sadios e tomei esta decisão arriscada mas plausível. Vamos ver o que acontece, talvez tenha que jogar tudo fora, mas talvez o micélio retome o desenvolvimento. Garanto que não vou ignorar o guia básico, ao contrário, vou segui-lo à risca. Valeu!

Se dcontaminação fosse dentro dos copos seria mais seguro que se ela se desenvolver nos cases...

Não mano, casing não era a única alternativa! Você poderia ter postado umas fotos para nós, que nós lhe daríamos uns conselhos...

Quem sabe não poderia ter feito PF mesmo?

É sempre bom pedir uns conselhos antes de algo, Ashtar.
Como o Ecuador disse, talvez eu tenha me precipitado. Desta vez nem pensei em perguntar, fui logo à solução (ou não) que me pareceu mais adequada. Veremos o que acontece. Grato pela força!

Se dcontaminação fosse dentro dos copos seria mais seguro que se ela se desenvolver nos cases...
As quentinhas estão isoladas dentro de um terrário, sem chances de contaminação dos copos que estão incubando. Não quero perder esses PFs de jeito nenhum!

O micélio dos copos está show de bola.

Eu não sei o que dizer quanto aos casings, me parecem um tanto problemáticos mesmo.

Vamos ver o que ocorre. Como não há muito micélio, fica fácil contaminar, como já foi dito.

As quentinhas estão isoladas dentro de um terrário, sem chances de contaminação dos copos que estão incubando. Não quero perder esses PFs de jeito nenhum!

Ainda assim uma contaminação dentro do copo é mais segura, já que os contaminante não conseguem espalhar os seus esporos. Dessa forma você consegue fazer o descarte bem longe do seu local de cultivo.

Mesmo isolando os cases, se ocorrer uma contaminação você vai ter que fazer uma nova limpeza em todo o ambiente, pois a circulação de ar é maior. Só o fato de você abrir o terrário já vai fazer com que os esporos contaminantes voem longe.

Eu já cheguei a ferver copos contaminados na pressão para matar os contaminantes antes de descartar os bolos...

Abraço!

Valeu o toque, manto, mas sou teimoso por natureza, e esta me diz que é bem possível que aquelas quentinhas onde piquei o conteúdo daquele pote estagnado, e cobri com FAI, ainda frutifiquem . Tive o cuidado de remover e descartar algumas partes mais algodoadas do bolo, usando apenas as partes de micélio mais rizomórfico. Espero que vinguem... é o que veremos em breve. Tá valendo a experiência e aprendizado, mano. ;)

Valeu o toque, manto, mas sou teimoso por natureza, e esta me diz que é bem possível que aquelas quentinhas onde piquei o conteúdo daquele pote estagnado, e cobri com FAI, ainda frutifiquem . Tive o cuidado de remover e descartar algumas partes mais algodoadas do bolo, usando apenas as partes de micélio mais rizomórfico. Espero que vinguem... é o que veremos em breve. Tá valendo a experiência e aprendizado, mano. ;)

Esse copo com substrato todo compactado dificilmente iria para a frente mesmo. Já os outros copos parecem bem.

Mas de qualquer modo você usou muito material para pouco micélio no casing. Não vejo sentido em descartar o micélio algodoado, mas é bom que você tenha descartado o substrato não colonizado. Esse sim é sujeito à contaminação.

Atualizando o estado da colonização dos meus copos PETeks:
Aqui os 4 copos

Aqui o estado do micélio em cada um dos copos:
2013-04-09 09.52.54.jpg 2013-04-09 09.52.30.jpg 2013-04-09 09.51.58.jpg 2013-04-09 09.51.37.jpg
O primeiro copo não está apresentando desenvolvimento tão acentuado quanto os demais, e o micélio parece relativamente mais fraco e com aspecto mais algodoado em comparação com o rizomorfismo evidente nos outros três potes. O que vocês acham? Grato.2013-04-09 10.02.14.jpg

O primeiro copo não está apresentando desenvolvimento tão acentuado quanto os demais, e o micélio parece relativamente mais fraco e com aspecto mais algodoado em comparação com o rizomorfismo evidente nos outros três potes. O que vocês acham? Grato.
eu acho que além de estar tudo normal, está LINDO.
o anormal ae é a velocidade estupenda dos copos da direita.

O primeiro copo não está apresentando desenvolvimento tão acentuado quanto os demais, e o micélio parece relativamente mais fraco e com aspecto mais algodoado em comparação com o rizomorfismo evidente nos outros três potes. O que vocês acham? Grato.

Parece tudo bem.

É só esperar. Inclusive no caso do primeiro copo.

Sim, parece que desta vez eu acertei na fórmula do substrato, e o micélio adorou e está colonizando bem rápido mesmo, menos o pote da esquerda que está meio tímido.
Parece tudo bem.

É só esperar. Inclusive no caso do primeiro copo.
Beleza, Ec, também estou achando que quando esse micélio tímido resolver se soltar, vai colonizar tudo. Agora, com a orientação de vocês, estou me sentindo bastante seguro no sucesso. Valeu!

Concordo com o post do Mortandello. Ta feroz esse micélio.
Lindíssimo. Só aniversariar que não tem erro. Pelo amor dos deuses de todos os cogumelos mágicos, não tire-os do copo antes da colonização completa, não adianta!. O micélio em todos os copos está bonito, se continuar desta forma, pode ficar tranquilo. Só estranhe se aparecer qualquer cor que não seja branca, e mesmo assim, antes de tomar qualquer decisão, peça ajuda da comunidade. Dessa vez vai!

Pelo amor dos deuses de todos os cogumelos mágicos, não tire-os do copo antes da colonização completa, não adianta! Só estranhe se aparecer qualquer cor que não seja branca, e mesmo assim, antes de tomar qualquer decisão, peça ajuda da comunidade. Dessa vez vai!
Valeu, Anão, pode ficar tranquilo que eu não vou tirar os bolos antes de estarem 100% colonizados. Também estou me contendo na verificação dos potes, sem ficar conferindo toda hora, pra evitar ao máximo as possibilidades de contaminação. Com certeza, se eu tiver qualquer dúvida, antes de agir vou perguntar para vocês. Grato pela força!

Valeu, Anão, pode ficar tranquilo que eu não vou tirar os bolos antes de estarem 100% colonizados. Também estou me contendo na verificação dos potes, sem ficar conferindo toda hora, pra evitar ao máximo as possibilidades de contaminação. Com certeza, se eu tiver qualquer dúvida, antes de agir vou perguntar para vocês. Grato pela força!
pode ser que o micélio urine literalmente.
uma excreçao amarelo-dourada parecendo urina mesmo.
nao se preocupe, é normal.
AH e é normal o micelio suar as paredes com a sua respiraçao (do lado de dentro).
e o melhor a se fazer agora é deixar isso fechado pelo menos 5 dias SEM MEXER, SEM ABRIR E SEM OLHAR>
pra concentrar mais a magia.

pode ser que o micélio urine literalmente.
uma excreçao amarelo-dourada parecendo urina mesmo.
nao se preocupe, é normal.
AH e é normal o micelio suar as paredes com a sua respiraçao (do lado de dentro).
e o melhor a se fazer agora é deixar isso fechado pelo menos 5 dias SEM MEXER, SEM ABRIR E SEM OLHAR>
pra concentrar mais a magia.
Valeu o toque, mortan, vou seguir à risca! :blackalien:

Eis o estado dos PFs hoje: 2013-04-14 16.29.57.jpg O copo da esquerda parece ter estacionado, mas nos outros três, os micélios estão se desenvolvendo muito bem, creio que na próxima semana já estarão 100% colonizados, prontos para dunk e terrário de frutificação.

2013-04-14 16.30.45.jpg Estes são os copos que inoculei há três dias com GT, mas o desenvolvimento destes fica para outro diário de cultivo que futuramente estarei criando. Grato a todos os professores da CM!

O copo da esquerda parece ter estacionado, mas nos outros três, os micélios estão se desenvolvendo muito bem,

Perdas fazem parte dos cultivos. Prossiga com os três que estão colonizando bem.

Atualizando... Eis os PFs em incubação:
2013-04-17 08.20.10.jpg 2013-04-17 08.20.44.jpg 2013-04-17 08.20.59.jpg 2013-04-17 08.21.12.jpg
Será que os bolos já podem ir para frutificar no terrário, qual é vossa opinião e recomendação?

Estes são os potes recentemente inoculados com GT (só pra constar)
2013-04-17 08.31.43.jpg

Aqui, dois potes com spawn no milho de pipoca e um de CL:
2013-04-17 08.32.11.jpg

Quaisquer comentários e orientações são bem vindos. Grato.

Back