Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo Meu cultivo baseado no C.M.

Diário de cultivo completo.
Olá,
Decidi criar um diário de cultivo por que realmente faz a diferença registrar os processos de cultivo.
Sou como todos aqui, apaixonado de alma e coração pelo universo fúngico, então como uma colaboração e com imensa alegria posto este diário.
Não tenho certeza do triunfo, mas estou aberto a todas críticas e sugestões dos hermanos experientes.
- Comecei fervendo em água filtrada por 20 minutos uma seringa, depois enchi ela umas 4 vezes com água fervente e esvaziei em outro recipiente, após este procedimento para limpar a seringa enrolei ela num papel alumínio previamente limpo com álcool. Coloquei na geladeira para esfriar.
- Fervi por 20 minutos grãos de milho de pipoca com uma colher de água sanitária (tive a ideia na hora).
- Escoei, limpei bem, pois a água ficou bem suja, depois com os grãos limpinhos fervi mais dez minutos, escoei bem e coloquei nos frascos previamente limpos.
- Para vedar os copos usei uma tecnica daqui do forúm com filtro de café e aluminio.
- Esterilizei por 1hora na pressão.
- Como sobrou um pouco de grãos e não tinha outra panela aproveitei e fiz uma nova experiencia para ver no que dá, coloquei na marmitinha e no forno a 250º por 1:30h numa forma com água, já tenho uma seringa pronta só para este caso.
- Enquanto estava na pressão já liimpei a glovebox, esterilizei um copinho, e fiz uma seringa de 10ml de esporos Thai, embrulhei de novo em aluminio e guardei na geladeira dentro de um pote fechado.
segue fotos:
IMG_0829.jpgIMG_0831.jpgIMG_0832.jpgIMG_0834.jpgIMG_0835.jpgIMG_0836.jpgIMG_0838.jpgIMG_0839.jpgIMG_0841.jpgIMG_0843.jpgIMG_0844.jpg
 
Parabens, grande flush!
Depois que fez o Dunk, quantos dias para surgirem os pins nesse 2° Flush ?
Você abriu as valas da técnica Casing Edging depois que retirou o 1° flush ?
 
Parabens, grande flush!
Depois que fez o Dunk, quantos dias para surgirem os pins nesse 2° Flush ?
Você abriu as valas da tecnica depois que retirou o 1° flush ?
por incrível que pareça no dia seguinte já tinha pins!!!
e antes do dunk tinha retirado todos os abortos minuciosamente, eles vieram com tudo mesmo! Ao contrário do 1º flush esse cresceu muito rápido! Creio que o Dunk e a Técnica usada deram esse grande impulso no micélio!
 
Uma grande dúvida que tenho, qual o melhor momento para colher os cogumelos, e qual seria o momento de retirar uns cogus para fazer os carimbos, juro que procurei por aqui pelo fórum mas não achei. Sobre os carimbos estou estudando e farei depois postarei fotos.

Obrigado
 
Para colher: Logo que rompe o veu, ou até antes um pouco.
Para carimbar: Logo depois que ele romper o veu vc deixa ele abrir mais um pouco a chapeleta.
01.jpg
 
Última edição:
Uma grande dúvida que tenho, qual o melhor momento para colher os cogumelos, e qual seria o momento de retirar uns cogus para fazer os carimbos, juro que procurei por aqui pelo fórum mas não achei. Sobre os carimbos estou estudando e farei depois postarei fotos.

Obrigado
Quando o chapéu ainda não rompeu o véu, ou seja, ele ainda está mais arredondado do que plano, este é um ponto bom para colher quando se trata de potência.
Quando o chapéu já abriu bem, já ficando mais horizontal do que arredondado ai as lamelas estão livres para dispersar os esporos, neste ponto se colhe para carimbar.
Outro detalhe são os talos, se aproveita tudo!
abraço!:)
 
Atualização do 3º Flush: Casing e PF

Em desenvolvimento:IMG_1951.jpg IMG_1943.jpg

Véu recém aberto: IMG_1950.jpg IMG_1944.jpg IMG_1945.jpg IMG_1946.jpg

Grandão do PF: IMG_1949.jpg IMG_1948.jpg IMG_1947.jpg

Gratidão... :)
 
Última edição por um moderador:
Fotos de hoje!
Uma das coisas que mais admiro em um cogumelo é seu desenho, o anel bem definido, etc... gostei muito desta Strain V. Chopim pois os frutos são muito bonitos!
IMG_1969.jpg IMG_1971.jpg IMG_1972.jpg IMG_1960.jpg IMG_1961.jpg IMG_1962.jpg IMG_1964.jpg IMG_1966.jpg IMG_1967.jpg
 
@F.J.P. tudo bem ? muito interessante seu cultivo, parabéns! A sua estufa não tem borbulhador? como faz as trocas de ar?
 
@F.J.P. tudo bem ? muito interessante seu cultivo, parabéns! A sua estufa não tem borbulhador? como faz as trocas de ar?
tu apareceu por aqui maluko :eek:
... eu não estou usando borbulhador, tem umas 4 janelas no meu terrário com um tecido chamado TNT, por enquanto parece estar dando tudo certo com relação a trocas de ar! abraço! nos vemos ai!
 
tu apareceu por aqui maluko :eek:
... eu não estou usando borbulhador, tem umas 4 janelas no meu terrário com um tecido chamado TNT, por enquanto parece estar dando tudo certo com relação a trocas de ar! abraço! nos vemos ai!
só vim dar uma olhada
foi você que disse que cogumelo não tem pulmão!?
quando postar outro diário me avise!
 
só vim dar uma olhada
foi você que disse que cogumelo não tem pulmão!?
quando postar outro diário me avise!
é, cogumelo não tem pulmão, mas precisa de O² !
logo abro um diário novo dos PESA dai te dou um toque! valeu:) agora é hora do café :coffee:
 
Flush numero 4: Vieram poucos e mirrados, deve ser por que refiz a cobertura (vermiculita + pó de coco) e o micélio dedicou sua força para avançar no material ao invés de formar frutos grandes... essa é minha opinião, posso estar enganado, espero que dê outros flush com exemplares maiores...
IMG_2052.jpg IMG_2053.jpg IMG_2057.jpg IMG_2046.jpg IMG_2047.jpg IMG_2048.jpg IMG_2049.jpg IMG_2050.jpg
 
Última edição por um moderador:
...Os frutos se desenvolveram muito bem e ficaram bem encorpados.

Como fiquei mais de 1 ano sem cultivar não tenho muito bem a recordação do número de flush que atingia antigamente, mas suspeito que eram 4 a 6 flush, alguém poderia me dizer qual é o máximo já registrado aqui no fórum (quantidade de flush)?

Segue as fotos mais recentes:
IMG_2073.jpg IMG_2074.jpg IMG_2062.jpg IMG_2063.jpg IMG_2065.jpg IMG_2066.jpg IMG_2069.jpg IMG_2070.jpg IMG_2071.jpg IMG_2072.jpg
 
Back
Top