Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Eu quero saber - Faça suas perguntas aqui!

M

Mauricio

Visitante
Abri esse tópico para que vocês coloquem perguntas sobre o que querem saber sobre cultivo em geral.

Então as perguntas, ainda não discutidas, serão analisadas e faremos um resumo para postar aqui:
https://teonanacatl.org/threads/reiniciando-o-início.4869/#post-83545

Com o progresso teremos o tópico, do link acima, com todas as questões, assim é fácil apontá-lo para um membro novato que tiver as mesmas dúvidas.

A vantagem é não congestionar o forúm com perguntas repetidas, que quase sempre têem o caminho da lixeira.

Dúvidas ?
 
Eu tinha dois bolos que ficaram alguns dias com pouca umidade,daí eles começaram a ficar azuis, daí pensei que estariam contaminados . Troquei o terrario improvisado por um melhor. Comprei um umidificador , caixa organizadora e dois suportes para os bolos. Coloquei uma lâmpada ao lado que deixo ligado 24 hrs . Em um dia os bolos começaram a ficar com sua cor branca normal . Só uso o umidificador que é muito melhor para a limpeza, já que não suja .
Então, será que está tudo certo com os bolos? Há perigo de contamina dos mesmo após a colonização dos bolos? Melhor fazer ciclos normais de luz?
 
Eu tinha dois bolos que ficaram alguns dias com pouca umidade,daí eles começaram a ficar azuis, daí pensei que estariam contaminados . Troquei o terrario improvisado por um melhor. Comprei um umidificador , caixa organizadora e dois suportes para os bolos. Coloquei uma lâmpada ao lado que deixo ligado 24 hrs . Em um dia os bolos começaram a ficar com sua cor branca normal . Só uso o umidificador que é muito melhor para a limpeza, já que não suja .
Então, será que está tudo certo com os bolos? Há perigo de contamina dos mesmo após a colonização dos bolos? Melhor fazer ciclos normais de luz?
Pelo que você descreveu (baixa umidade = bolo azul -> aumento de umidade = bolos normais), provavelmente esteja tudo normal sim. Cuidado com o jato que sai do umidificador, caso esteja em contato direto com os bolos (temperatura e não deixar os bolos encharcados). Quanto a luz, creio que 24hrs não é bom, recomendo 12/12, pois estaríamos proximo do que acontece na natureza.
 
Bom, estava meio inseguro pra postar alguma coisa, por que não sabia se daria certo, certa vez vi diversas pessoas desaconselhando o uso de técnicas novas para iniciantes, porém, meu cultivo está dando muito certo, formou o micélio primário muito rápido (4 dias de incubação) e sem contaminações, então vim aqui tirar umas dúvidas. Quando eu for observar os copos novamente vu tirar umas fotos e descrever o que usei no cultivo aqui. (medo de contaminar se abrir a incubadora)

1º: Quanto tempo leva nos cultivos em geral para que os micélios primários (algodoados) se fundam formando o micélio secundário (rizomorfo)?

2º:Alguém tem alguma fonte segura (artigo, livros...) sobre a relação entre a quantidade de luz que o micélio recebe durante a frutificação e a concentração de psilocina e psilocibina? Ou algo sobre qual espectro de luz (boatos de que seja o azul) faz o micélio produzir mais desses alcalóides?

3º alguem que já tenha testado as duas formas: terrário todo transparente e terrário com paredes escuras e luz apenas por cima. Podem me dizer quais foram os resultados? (boatos de que com paredes escuras as estipes esticam mais em busca da luz)
 
Olá irmãos
Procurei no mas não encontrei nada sobre como saber quando os bolos param de produzem cogumelos. Serei grato se alguém puder me ajudar

Não sou perito para dizer, mas creio que dependa muito da strain que você está cultivando, condições do seu microclima, substrato que foi usado, etc.
Já vi gente que teve 4 flushs e parou por ai, mas vi um cultivo do Mortandelo que teve 12 flushes :eek:

Entre os flushes é recomendável fazer um Dunk para hidratar o micélio, afinal 90% + ou - do cogumelo é água.
Então se você fez um dunk, e após uns 15 dias não teve nenhuma formação de primórdia creio que é recomendável enterrar seu bolo, quem sabe a mãe natureza ainda lhe de algum presente. ;)
 
Olá irmãos
Procurei no mas não encontrei nada sobre como saber quando os bolos param de produzem cogumelos. Serei grato se alguém puder me ajudar

Então, o normal é ficar na média de uns 6 flushes, pelo que li. Mas fatores podem influir - só não sei quais :LOL:
 
Olá irmãos
Procurei no mas não encontrei nada sobre como saber quando os bolos param de produzem cogumelos. Serei grato se alguém puder me ajudar
Me parece que quando eles param de produzir, não aparecem mais cogumelos. :troll:

Se depois de algum tempo mantendo as condições de pinagem não aparecem novos pins nem contamina, experimente lavar o bolo em água corrente. Se ele começar a se desmanchar, é porque está exaurido.
 
Sábado vou preparar a seringa de esporos pro meu primeiro cultivo, domingo vou inocular.
Comprei uma caixa organizadora de 50L que vai ser minha glovebox.
Antes de iniciar o processo de confeção da seringa vou limpar a caixa com um papel toalha embebido em álcool 70% e terminado isso vou por a tampa pra fexar, passado um tempo vou abrir a caixa e por todos os objetos dentro e borrifar lisol e fechar a tampa novamente. To com medo de na hora de flambar a agulha ocorra uma explosão ou labaredas ou algo do tipo. Isso pode acontecer? Como evitar algo do tipo? Tem algum relato de alguém do fórum que sofreu com isso? Vocês costumam flambar sempre a agulha dentro da glovebox anteriormente limpa com álcool?
 
Minha glovebox, acabei de fazer :X3:
To tão feliz :love::love:

Gostaram da minha glove galera ?
E ai vou explodir ela quando flambar a agulha ? :unhas::facepalm::deolho:
 

Anexos

  • DSCN0346.JPG
    DSCN0346.JPG
    217.8 KB · Visualizações: 22
  • DSCN0348.JPG
    DSCN0348.JPG
    219.2 KB · Visualizações: 20
  • DSCN0347.JPG
    DSCN0347.JPG
    223.7 KB · Visualizações: 23
  • DSCN0345.JPG
    DSCN0345.JPG
    224.5 KB · Visualizações: 22
Minha glovebox, acabei de fazer :X3:
To tão feliz :love::love:

Gostaram da minha glove galera ?
E ai vou explodir ela quando flambar a agulha ? :unhas::facepalm::deolho:

Ficou boa, mas com essa tampa em cima você não vai enxergar nada. Eu trocaria a tampa por um plástico filme, na hora em que for usar, você vai entender o que eu quero dizer.
Há controvérsias, mas eu nunca usei o método de flambar a agulha, na minha opinião é desnecessário. Agulhas são estéreis quando compradas na farmácia. Se você está passando contaminantes de um copo para o outro na hora de inocular é porque fez um trabalho mal feito.
 
Ola galera do CM, eu tenho uma duvida/preocupaçao eu aniversariei meus bolos quarta-feira(12/08) e um deles ja pinou e os cogs estão crescendo lindos mas os outros nao pinaram e os micélios começaram a crescer algodoado eu nao acredito que seja contaminaçao(ou rezo pra nao ser).
Queria saber se eu estou errando de alguma forma ou se é normal, segue as fotos anexadas:

E obrigado desde já :)
 

Anexos

  • image.jpg
    image.jpg
    69.3 KB · Visualizações: 22
  • image.jpg
    image.jpg
    78.9 KB · Visualizações: 24
  • image.jpg
    image.jpg
    124.8 KB · Visualizações: 23
  • image.jpg
    image.jpg
    74.6 KB · Visualizações: 24
  • image.jpg
    image.jpg
    77.5 KB · Visualizações: 26
  • image.jpg
    image.jpg
    97 KB · Visualizações: 25
Ola galera do CM, eu tenho uma duvida/preocupaçao eu aniversariei meus bolos quarta-feira(12/08) e um deles ja pinou e os cogs estão crescendo lindos mas os outros nao pinaram eir os micélios começaram a crescer algodoado eu nao acredito que seja contaminaçao(ou rezo pra nao ser).
Queria saber se eu estou errando de alguma forma ou se é normal, segue as fotos anexadas:

E obrigado desde já :)
Oi, tudo bem? Olha só, com a qualidade das fotos não dá pra ter muita certeza, mas aparentemente tem um bolo ali com uma massa crescendo em uma lateral meio anormal mesmo. Pode abrir o terrário pra tirar fotos não tem problema.
 
:confused: Realmente @tupy eu devia ter aberto o terrario pra tirar as fotos, então...
devo me preocupar?:unhas:
 

Anexos

  • image.jpg
    image.jpg
    145.9 KB · Visualizações: 36
  • image.jpg
    image.jpg
    118.5 KB · Visualizações: 26
  • image.jpg
    image.jpg
    126.1 KB · Visualizações: 30
  • image.jpg
    image.jpg
    86.2 KB · Visualizações: 28
Última edição:
Aonde você viu que vermiculita é substituto para argila expandida???
Passei em duas casas de produto agrícola e elas só vendiam vermiculita e não perlita. Em ambas as lojas foi sugerido que eu comprasse vermiculita porque são praticamente a mesma coisa, mas acabei comprando um pouco de argila expandida. Por que você diz que vermiculita não serve? Ela absorve água do mesmo jeito, até no tutorial do Tupy ele usou vermiculita num terrário PET. Eu também estou fazendo terrário em PET e estou considerando usar vermiculita, o que acham?
 
Passei em duas casas de produto agrícola e elas só vendiam vermiculita e não perlita. Em ambas as lojas foi sugerido que eu comprasse vermiculita porque são praticamente a mesma coisa, mas acabei comprando um pouco de argila expandida. Por que você diz que vermiculita não serve? Ela absorve água do mesmo jeito, até no tutorial do Tupy ele usou vermiculita num terrário PET. Eu também estou fazendo terrário em PET e estou considerando usar vermiculita, o que acham?

A perlita e a argila expandida tem uma estrutura porosa que retem a umidade e a dissipa no ar gradativamente, a vermiculita não cumpre a mesma função.
Vermiculita é boa pra fazer o roll nos bolos, pra prover umidade extra no bolo, porém não serve pra prover umidade de microclima, que é o queremos criar na garrafa pet, use a argila expandida, não coloque mais que 1/3 de água cobrindo a argila.
 
Estou estudando sobre bulks e estou com a seguinte dúvida:
Tenho acesso a humus de minhoca, vermiculita, fibra de coco e CAL. Preciso fazer um bulk e estou na duvida na dosagem para montar o substrato para depois pasteurizar.

O nutriente (humus) do substrato tem que estar em maior quantidade ou 30% está de bom tamanho?

Essa mistura para substrato bulk está correta:
50% verm 20% fibra de coco 30% humus de minhoca e CAL (4% do total)

Se alguém tiver alguma experiência com humus de minhoca e puder compartilhar, seria ótimo.

Satisfação, pessoal!
 
Back
Top