Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Eu quero saber - Faça suas perguntas aqui!

M

Mauricio

Visitante
Abri esse tópico para que vocês coloquem perguntas sobre o que querem saber sobre cultivo em geral.

Então as perguntas, ainda não discutidas, serão analisadas e faremos um resumo para postar aqui:
https://teonanacatl.org/threads/reiniciando-o-início.4869/#post-83545

Com o progresso teremos o tópico, do link acima, com todas as questões, assim é fácil apontá-lo para um membro novato que tiver as mesmas dúvidas.

A vantagem é não congestionar o forúm com perguntas repetidas, que quase sempre têem o caminho da lixeira.

Dúvidas ?
 
Olá pessoal, to estudando sobre isolamento/clonagem em agar.
E me surgiu uma dúvida sobre o assunto.
Eu particularmente adoro os cogumelos em formato de sino que ocorrem em strains como Cambodian, Jhon Allen, Thai Pink Buffalo entre outros.
Existe a possibilidade de clonar um fruto com chapéu em formato de sino com a finalidade de fazer todos os frutos nascerem com essa característica ?

Por exemplo, digamos que meu bolo pinou 10 cogumelos, desses 10, 2 tem o chapéu de sino, eu clono 1 deles.
Pego micélio clonado e utilizo ele para 1 novo bolo, esse novo bolo gera 10 cogumelos, dos 10 cogumelos, 5 tem chapéu de sino.

E assim suscetivamente até atingir os 100%.

Isso é possível ? Alguém já tentou algo parecido ? Existe algum lugar que fale especificamente sobre isso ?
:idea::ler:
 
Amigos, me ajudem por favor. Estou tendo problemas com cultivos ultimamente (estou sem condições de montar uma glovebox) e confeccionei uma seringa de um carimbo que já obtive sucesso anteriormente, porém é a minha primeira vez usando Milho e achei um pouco estranho o micélio... Eu creio que não sequei bem o milho, com a alta umidade dentro do copo, ele inchou demais e a "casca" se partiu, e ai desse rompimento começou a sair o que eu espero que seja o micélio (o desenvolvimento foi bem lento, aprox 7 dias até os primeiros sinais, mas a temperatura estava em torno de 24 graus) e ele ficava meio "espetado" no inicio. Bom, segue as fotos:
Visualizar item de mídia 2899Visualizar item de mídia 2898Visualizar item de mídia 2897
 
Amigos, me ajudem por favor.

Micélio de quê?
Poxa, camaradinha, acho que isso não é micélio de Psilocibe Cubensis (se é isso que você inoculou).
Pelo visto não desenvolveu, e dificilmente se desenvolverá após esses dias já passados.
Estou no meio de cultivo com millho em que isso também aconteceu na maioria dos copos. Esperei mais de vinte dias, e descartei.
 
Amigos, boa noite, gostaria de saber de algumas opiniões sobre meu bolo PFTEK, como devo proceder com ele, pois o mesmo se encontra amarelado. Estava lendo alguma coisa sobre respeito desse amarelado, e ouvi dizer que pode ser pelo excesso de calor, tenho um problema de calor com minha incubadora, horários mais quentes ela anda chegando a 32º. Se puderem ajudar comentando, agradeço!
PFtek. FAI + Vermiculita + Água
Incubados desde 23/08 (24 dias)
:blackalien:
 

Anexos

  • IMG_2925.JPG
    IMG_2925.JPG
    62.4 KB · Visualizações: 33
Amigos, boa noite, gostaria de saber de algumas opiniões sobre meu bolo PFTEK, como devo proceder com ele, pois o mesmo se encontra amarelado. Estava lendo alguma coisa sobre respeito desse amarelado, e ouvi dizer que pode ser pelo excesso de calor, tenho um problema de calor com minha incubadora, horários mais quentes ela anda chegando a 32º. Se puderem ajudar comentando, agradeço!
PFtek. FAI + Vermiculita + Água
Incubados desde 23/08 (24 dias)
:blackalien:

Isso ai é bactéria, aconteceu comigo também, descarte ou enterre. Você deixou o arroz de molho antes de prosseguir com os processos de montagem/esterilização do substrato ?
 
pois o mesmo se encontra amarelado.

Conforme o @Hs.Krause disse, é sinal de competição com bactéria. O micélio excreta substâncias com provável ação antibiótica, e fica assim, amarelado.

Mas no seu caso parece que o micélio de cubensis ganhou. Eu arriscaria colocá-lo no terrário, após um roll, ou dunk&roll. Se piorar você segue o conselho do Hs.Krause.
 
@Hs.Krause, então sobre o processo de esterilização eu não deixei eles de molho não, apenas fiz o processo de esterilização no vapor(panela de pressão por 60min). Infelizmente, tenho outro bolo que aparenta um pequeno sinal de amarelo também. Mais não se alastrou iguai esse, está bem estável, acha que devo descartar ele também ou espero e mantenho ele incubado?

@Ecuador agradecido pela informação irmão! Irei seguir as dicas, quem sabe não rola bons frutos, como disse pro HS.Krause tem um outro bolo com um pequeno ponto amarelo, mais já faz uns dias e não se alastrou, irei seguir com o mesmo incubado também!
Valeu! Paz!
 
Última edição por um moderador:
@Hs.Krause, então sobre o processo de esterilização eu não deixei eles de molho não, apenas fiz o processo de esterilização no vapor(panela de pressão por 60min). Infelizmente, tenho outro bolo que aparenta um pequeno sinal de amarelo também. Mais não se alastrou iguai esse, está bem estável, acha que devo descartar ele também ou espero e mantenho ele incubado?

@Ecuador agradecido pela informação irmão! Irei seguir as dicas, quem sabe não rola bons frutos, como disse pro HS.Krause tem um outro bolo com um pequeno ponto amarelo, mais já faz uns dias e não se alastrou, irei seguir com o mesmo incubado também!
Valeu! Paz!
Eu li em um tópico antigo que diz que é bom deixar o arroz de molho 24h na agua pra germinar possiveis bacterias e endo-esporos, ai no processo de esterilização eles são mortos, coisa que pode não acontecer se não deixar de molho antes. No meu proximo cultivo vou deixar o grão de molho antes de esterilizar.
 
Conforme o @Hs.Krause disse, é sinal de competição com bactéria. O micélio excreta substâncias com provável ação antibiótica, e fica assim, amarelado.

Mas no seu caso parece que o micélio de cubensis ganhou. Eu arriscaria colocá-lo no terrário, após um roll, ou dunk&roll. Se piorar você segue o conselho do Hs.Krause.

Como saber a diferença desse amarelo pro da simples excreção? São iguais visualmente? Parecem...
 
Como saber a diferença desse amarelo pro da simples excreção? São iguais visualmente? Parecem...

Não tem diferença. Se não ficou claro são a mesma coisa.
 
não sabia dessa informação do arroz de molho por 24 horas não, realmente tem sentido,

Os contaminantes presentes no arroz são facilmente eliminados na esterilização na panela de pressão. É um grão de fácil esterilização.

É uma etapa desnecessária deixar o arroz de molho, na minha opinião.
 
Os contaminantes presentes no arroz são facilmente eliminados na esterilização na panela de pressão. É um grão de fácil esterilização.

É uma etapa desnecessária deixar o arroz de molho, na minha opinião.
Como dizem os antigos "O seguro morreu de velho." Eu vou adicionar esse método do molho aos meus cultivos e analisar se mesmo assim continua o aparecimento de bactérias. Se constatado que mesmo deixando de molho as bactérias ainda conseguem se proliferar, descarto esse trabalho extra.
 
Eu li em um tópico antigo que diz que é bom deixar o arroz de molho 24h na agua pra germinar possiveis bacterias e endo-esporos, ai no processo de esterilização eles são mortos, coisa que pode não acontecer se não deixar de molho antes.

Leu em um tópico? Poderia apontar em qual tópico por favor? Acho você está confundindo com milho, não? Nunca vi esse tipo de recomendação por aqui.
 
Eu vou adicionar esse método do molho aos meus cultivos e analisar se mesmo assim continua o aparecimento de bactérias. Se constatado que mesmo deixando de molho as bactérias ainda conseguem se proliferar, descarto esse trabalho extra.

Pode ser que as bactérias não estejam vindo do substrato.

Talvez seja melhor investir em práticas de assepsia do ambiente mais rigorosas, e também em caprichar mais na assepsia quando for fazer as seringas.

As soluções de esporos das seringas são uma importante fonte de contaminação. E o pior é que pode vir do carimbo.
 
Bom dia, gostaria de saber as formas alternativas de como é feito o Dunk/Cold Shock de um casing feito em uma marmita.
Posso submete-lo a imersão na água?

Paz e luz.
 
Back
Top