Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Eu quero saber - Faça suas perguntas aqui!

M

Mauricio

Visitante
Abri esse tópico para que vocês coloquem perguntas sobre o que querem saber sobre cultivo em geral.

Então as perguntas, ainda não discutidas, serão analisadas e faremos um resumo para postar aqui:
https://teonanacatl.org/threads/reiniciando-o-início.4869/#post-83545

Com o progresso teremos o tópico, do link acima, com todas as questões, assim é fácil apontá-lo para um membro novato que tiver as mesmas dúvidas.

A vantagem é não congestionar o forúm com perguntas repetidas, que quase sempre têem o caminho da lixeira.

Dúvidas ?
 
Eu quero saber:

1 - Tanto faz
2 - Até ela esfriar, de verdade. E conforme a água que usar você nem precisará ferver. Consulte as técnicas de confecção de seringas aqui mesmo no fórum.
3 - Como assim será necessário acrescentar água no fundo? Você descreveu um processo de sanitização da argila, mas a água no fundo serve para gerar umidade. Como você nem fez a seringa ainda tem bastante tempo para ler os guias básicos daqui. O quanto você precisa colocar ou não de água no fundo do terrário está nos mesmos.
4 - Aquela água oxigenada cremosa? Não sei se faz o mesmo efeito. Nem o que fazem para prepará-la cremosa. Simplifique e compre um vidrinho baratinho da água oxigenada comum em uma farmácia.
 
Nenhum guia que li sobre terrário em garrafa pet explica se precisa ou não adicionar água no fundo da pet.
O melhor guia que li sobre terrario em pet diz para encharcar a perlita com água oxigenada 3% e por a perlita no fundo da pet, mas não diz se é preciso adicionar água ao fundo da mesma. Não tem perlita na minha cidade, só argila expandida. A argila expandida encharca como a perlita ? Se eu "afogar" a argila expandida na água oxigenada não será necessário adicionar água na pet ?
 
A argila expandida encharca como a perlita ? Se eu "afogar" a argila expandida na água oxigenada não será necessário adicionar água na pet ?

A argila expandida não é tão boa para manter a umidade quanto a perlita. E não encharca tão bem como a mesma.

Se você colocar no fundo uma camada de grãos de argila expandida terá de colocar um pouco de água, que fique na altura de 1/3 a metade dos grãos.

E já que não achou nos guias algo específico sobre isso sugiro que procure simplesmente 'terrário garrafa pet' e leia os vários esquemas que o pessoal usou.
 
4 - Aquela água oxigenada cremosa? Não sei se faz o mesmo efeito. Nem o que fazem para prepará-la cremosa. Simplifique e compre um vidrinho baratinho da água oxigenada comum em uma farmácia.
Água oxigenada cremosa funciona sim, já usei para combater cobweb em bolos.

Mas faz sujeira, porque é claro, fica tudo cremoso... E obviamente, precisa ser diluída. Melhor comprar na farmácia mesmo.
 
Olá.
Moro em Curitiba e estou com dificuldades em reduzir a umidade da minha incubadora, meu higrômetro está marcando 85% de umidade no ambiente e 95% umidade da incubadora, vi em algumas pesquisas no fórum que não é bom para o desenvolvimento taxas acima de 70%.
Minha incubadora é uma caixa de isopor e está com um termostato em uma garrafa de aguá aberta, mantendo a temperatura em 29°C.
Já sequei as paredes e os potes, mas não ajudou.
Perguntas: Existe alguma forma de reduzir a umidade na incubadora? Caso não haja, não terei problemas na colonização com esses valores?
 
Olá.
Moro em Curitiba e estou com dificuldades em reduzir a umidade da minha incubadora, meu higrômetro está marcando 85% de umidade no ambiente e 95% umidade da incubadora, vi em algumas pesquisas no fórum que não é bom para o desenvolvimento taxas acima de 70%.
Minha incubadora é uma caixa de isopor e está com um termostato em uma garrafa de aguá aberta, mantendo a temperatura em 29°C.
Já sequei as paredes e os potes, mas não ajudou.
Perguntas: Existe alguma forma de reduzir a umidade na incubadora? Caso não haja, não terei problemas na colonização com esses valores?

Faz um furo na tampa da garrafa, corta o fio do aquecedor, passa o fio pela tampa, veda com cola quente ou algum outro material, emenda o fio e fecha a garrafa. 0 de umidade na incubadora. Não precisa de umidade na incubadora se os potes não estão em contato com o ambiente da mesma, o que não é recomendado.

Você está falando de incubadora né?? E não terrário??
 
Eu estava pensando em comprar duas formas de assar bolo para por uma sobreposta a outra dentro da panela de pressão para evitar queimar panos na hora de esterelizar o substrato.

Eu faria o seguinte, uma das formas ficaria virada com a "boca" para baixo, e a outra com a "boca" virada para cima, e eu colocaria os copos dentro da forma virada para cima.

O que eu quero saber é se nesse esquema devido a pressão da panela e da água em ebolição não irá fazer as formas deslizarem uma sobre a outra fazendo os copos tombarem.

Alguém já testou ? Pode funcionar ? Serão usados 4 copos de 310ml dentro da forma.

Seriam duas dessas, uma pra baixo e uma pra cima, a virada pra cima apoiarei os copos:
forma_reta_10_cm.jpg
 
Eu estava pensando em comprar duas formas de assar bolo para por uma sobreposta a outra dentro da panela de pressão para evitar queimar panos na hora de esterelizar o substrato.

Eu faria o seguinte, uma das formas ficaria virada com a "boca" para baixo, e a outra com a "boca" virada para cima, e eu colocaria os copos dentro da forma virada para cima.

O que eu quero saber é se nesse esquema devido a pressão da panela e da água em ebolição não irá fazer as formas deslizarem uma sobre a outra fazendo os copos tombarem.

Alguém já testou ? Pode funcionar ? Serão usados 4 copos de 310ml dentro da forma.

Seriam duas dessas, uma pra baixo e uma pra cima, a virada pra cima apoiarei os copos:
View attachment 82282
Você pode usar copos de requeijão (Plástico PP), eles boiam. Não precisa de pano nem nada. Simplesmente bote um do lado do outro, eles mesmos ficam se empurrando dentro da panela, fazezndo pressão para não tombar.
 
Alguém comprou carimbo da ProFungos recentemente ? Me disseram que virou uma E-shop e que eu deveria procurar numa rede social.
Então confiando na palavra de pessoas antigas aqui do forum, e confiando no profissionalismo do responsável por propagar o nome da ProFungos numa rede social, comprei um carimbo da Strain B+ por 20,00 reais.
Acabei de receber o que era pra ser um carimbo da Strain B+


Estou me sentindo enganado!
(n)(n)(n)(n)(n)(n)(n)(n)(n)



Olhem o que recebi:

Você não foi enganado Krouse, provalmente houve algum engano por parte do dono do Profungos na hora de despachar o produto. O certo é você entrar em contato com ele e tentar resolver o engano, até porque os moderadores do fórum não tem vínculo algum com E-shop em questão.
 
1-Após limpar o interior da glovebox com álcool 70%, quanto tempo devo esperar para que fique seguro ascender um isqueiro lá dentro?
2-Usando um copo de agua mineral com micropore também se faz necessário o uso da chama na agulha?
3-E colocando a proteção da agulha na mesma com ela ainda vermelha pode ocorrer algum problema?
4- Posso raspar o carimbo com uma colher de chá limpa com papel toalha embebido em álcool 70% ?


Ps: A seringa e a agulha que eu adquiri já vem esterilizada de fábrica e só irei abrir a embalagem dentro da glovebox.
 
1-Após limpar o interior da glovebox com álcool 70%, quanto tempo devo esperar para que fique seguro ascender um isqueiro lá dentro?
2-Usando um copo de agua mineral com micropore também se faz necessário o uso da chama na agulha?
3-E colocando a proteção da agulha na mesma com ela ainda vermelha pode ocorrer algum problema?
4- Posso raspar o carimbo com uma colher de chá limpa com papel toalha embebido em álcool 70% ?


Ps: A seringa e a agulha que eu adquiri já vem esterilizada de fábrica e só irei abrir a embalagem dentro da glovebox.
1 - Se você não enxarcar de alcool acredito que alguns poucos minutos, espera uns 5 que deve ser suficiente.
2 - O pessoal usa chama na agulha pra evitar contaminação de um bolo pra outro, eu já vi gente que enfiava a agulha quente no bolo esperava esfriar com ela espetada e só depois injetava a solução de esporos.
3 - Acredito que sim pois a agulha quente pode pegar no plástico e derretê-lo
4 - Melhor raspar com a própria agulha que já vem esterelizada, só essa limpeza com alcool não garante total segurança.
 
Olá pessoal, sou novo no cultivo e estou com problemas. Fiz a colonização em farinha de arroz com vermiculita e foi tudo bem. Coloquei no terrario ( maior problema) feito de um pote de plástico e vermiculita umida no fundo, separando com um suporte mais alto os bolos. A umidade ficou sempre alta e nao controlei a temperatura, mas ficou em tornk de 27°C. Pensei ir tudo bem, mas já se passaram quase 2 semana do primeiro e 1 do segundo e nada aconteceu. Os bolos ficaram um pouco azuis e pensei estarem estragados, mas depois vi que foi onde havia tocado. Gostaria de ajuda , se possível, com os bolos e com o terrario.
Não encontrei argila expandida e por isso usei vermiculita .
 
Não encontrei argila expandida e por isso usei vermiculita .

Aonde você viu que vermiculita é substituto para argila expandida??? :confused: Se foi alguém que lhe recomendou, essa pessoa merece um puxão de orelha. Tire essa vermiculita do terrário imediatamente, ela é inútil para essa função.

O azulamento provavelmente é sinal que a umidade está baixa. Fotos nos ajudariam verificar melhor.
 
Ola pessoal, sou ovo no cultivo e gostaria de uma ajuda com um terreiro

@vinicius, por favor não abra um novo tópico quando você já está com um aberto e interagindo com as pessoas, ou tentando.

E também não poste mensagens seguidas sem que haja respostas entre elas. Edite a última e acrescente o texto lá.
 
Olá galera. Estou prestes a começar meu primeiro cultivo (Bolo PF de MDK) mas antes disso gostaria de esclarecer, se possível, alguns conceitos que não ficaram muito claros para mim em um tutorial ou que em diversos tutoriais foram citados de maneiras contraditórias ou diferentes.

  1. Na hora da esterilização do substrato dentro da panela de pressão:
  • Alguns tutoriais falam sobre realizar furos no papel alumínio para que os vapores do copo de substrato possa evaporar e dessa forma não ocorra do copo explodir por causa da pressão. Em seguida, assim que abrir a panela, devo colocar outro outro papel alumínio (devidamente limpo com lysol)?
  • Outros tutoriais não citam nada sobre realizar furos nos copos nessa etapa. Como devo proceder afinal?
2. Na hora de inocular os copos:
  • Uma vez que os copos foram inoculados, eu devo cobrir os buracos de inoculação com outro papel alumínio (de forma que o copo fique completamente tampado), com fita micróporo ou simplesmente deixa-los abertos (me refiro aos buracos de inoculação)?
3. Na realização do "Dunk&Roll" , uma semana depois da colonização completa do micélio:
  • Como o micélio esta 100% colonizado, eu ainda devo ter medo de contaminações?
  • Posso manusear os bolos com a mão, numa área não esterilizada e ate mesmo usar uma água mineral para o dunk?
  • A vermiculita do roll deve ser pasteurizada/esterilizada?
Obrigado galera e desculpe qualquer coisa. Eu realmente estou com essas duvidas e como eu disse, já pesquisei bastante sobre o assuntos mas muitas vezes vejo informações contraditórias a respeito disso em diversas fontes. Estou tentando ser minucioso antes de começar!
 
Back
Top