Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

• Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Eu quero saber - Faça suas perguntas aqui!

M

Mauricio

Visitante
Abri esse tópico para que vocês coloquem perguntas sobre o que querem saber sobre cultivo em geral.

Então as perguntas, ainda não discutidas, serão analisadas e faremos um resumo para postar aqui:
https://teonanacatl.org/threads/reiniciando-o-início.4869/#post-83545

Com o progresso teremos o tópico, do link acima, com todas as questões, assim é fácil apontá-lo para um membro novato que tiver as mesmas dúvidas.

A vantagem é não congestionar o forúm com perguntas repetidas, que quase sempre têem o caminho da lixeira.

Dúvidas ?

Ecudor, desculpa ser insistente, acredito que pra usar no casing seja tranquilo, esqueci de dizer se teria problema de usar nos bolos, se não ficaria muito compactado e atrazar a colonização.
No caso vai ser a super fina mesmo.

esqueci de dizer se teria problema de usar nos bolos, se não ficaria muito compactado e atrazar a colonização.

Não tem problema usar nos bolos.

O que provoca compactação do substrato é o cultivador comprimir o meio quando coloca nos copos. O tipo de vermiculita tem pouca influência nisso.

Essa mistura para substrato bulk está correta:
50% verm 20% fibra de coco 30% humus de minhoca e CAL (4% do total)
Não sou expert em bulks, mas eu usaria:

1 parte vermiculita / 1 parte fibra de coco / 1 parte húmus / 1 parte spawn de milho (ou seja 25% de cada)

e a % de cal depende da cal que você tem aí (virgem ou hidratada). Da cal hidratada eu usaria 4%, e da virgem 2%, por peso ou então 20 gramas para cada 5 litros de substrato.

Boa tarde,

Gostaria de saber qual destas duas especieis de cogumelos comestíveis apresenta a maior quantidade de proteinas e qual é mais fácil de ser cultivado: Shimeji ou Champignon?

Não sei se este é o local correto, mas não achei alguma informação deste aspecto aqui na comunidade, obrigado pela atenção!

Então, queria saber: quais são as técnicas de cultivo que dispensam o uso de terrário?

Até o momento, só soube do cultivo in vitro, com frutificação in vitro, que não precisa de terrário.

P.S.: seria interessante resumir essa informação no artigo sobre Terrário da Biblioteca: "O terrário é dispensado em tais e tais métodos de cultivo".

Então, queria saber: quais são as técnicas de cultivo que dispensam o uso de terrário?

Até o momento, só soube do cultivo in vitro, com frutificação in vitro, que não precisa de terrário.

P.S.: seria interessante resumir essa informação no artigo sobre Terrário da Biblioteca: "O terrário é dispensado em tais e tais métodos de cultivo".

Creio que apenas o InVitro e Outdoor. Porque balde e garrafa pet já conta como terrário.

Monotub só precisa de um armário limpo.

Bulk em balde pode ser frutificado dentro do próprio balde.

O terrário é dispensado quando você não precisa de um ambiente externo ao substrato para manter as condições que o terrário ofereceria (umidade, temperatura e proteção contra contaminação, principalmente).

Sou Iniciante, a técnica de cultivo que pretendo usar e PF Tek. E o cogumelo a ser cultivado e o: Psilocybe cubensis. Eu tenho este material disponível sem uso. O único que tem uma função definida ate o momento e a caixa de isopor. Que vou usar para a colonização dos bolos. Pretendo no primeiro cultivo fazer 02 ou 04 bolos. Usando copos de 300 ou 250ml de plástico PP. Queria usar o balde ou galão de água para o terrário. Eu to com duvida na quantidade de bolos que posso colocar no balde ou galão para frutificar sem problema quanto ao espaço.

83303-fb005b97f55938535cb81a504d7b2431.jpg

Anexos

• IMG_20150828_092426.jpg
    IMG_20150828_092426.jpg
    145.3 KB · Visualizações: 28
Eu to com duvida na quantidade de bolos que posso colocar no balde ou galão para frutificar sem problema quanto ao espaço.

Vai depender da relação largura x altura dos bolos. Lembrando que boa parte, se não a maioria dos cultivadores, prefere bolos com altura mais ou menos igual à base.

Eu já cultivei em usando galão de 20 litros de água como terrário, e costumava colocar no mesmo 4 bolos de 220/250 ml, tipo de copo de requeijão, ou mesmo um pouco mais largos. Ou 3 bolos de 500 ml com o formato desses potes de polipropileno, com altura mais ou menos igual ao diâmetro da base, comumente vendidos em lojas de descartáveis.

Não sei se poderia criar um tópico só pra discutir isso, então na dúvida resolvi perguntar aqui mesmo.... É que já sequei cogumelos que ficaram com os talos azulados, escurecidos depois de secos, em outras vezes eles ficaram praticamente com a cor normal.
Quero saber se esse azulamento é um sinal de oxidação do princípio ativo, e se isso os faz perder potência. E quando estão frescos, se eu machucar demais o fruto e esse se azular demais, estarei perdendo psilocibina?

Estou com esporos de Psilocybe cubensis, alguma dica para cultiva-los no calor de Manaus?
Quando eu cultivar vai ser minha primeira trip com cogumelos, quero fazer tudo certo.

Recomendo um cultivo básico, como o descrito pelo @tupy no seu guia: https://teonanacatl.org/threads/cultivo-básico-e-simples-ilustrado.8227/

Para controlar a temperatura há várias opções, desde ar condicionado até garrafas de gelo. Veja no sub-fórum https://teonanacatl.org/forums/terrário.12/

E por favor procure se familiarizar com as diferentes seções do fórum para escrever no lugar adequado.

Eu gostaria de saber mais sobre o terrário usado em kits de cultivo, parece ser um casing cujo terrário de frutificação é um saco plástico. Esta técnica tem nome? Onde posso achar mais informação a respeito? Como não vejo ninguém usando, não é um tipo de terrário muito recomendável?

Eu gostaria de saber mais sobre o terrário usado em kits de cultivo, parece ser um casing cujo terrário de frutificação é um saco plástico. Esta técnica tem nome? Onde posso achar mais informação a respeito? Como não vejo ninguém usando, não é um tipo de terrário muito recomendável?

Então, primeiro, não debatemos kits de cultivo. :)

No entanto, essa resposta não existe. Os terrários dos kits são até mesmo registrados, cada site acho que faz de um jeito. Não podem copiar um do outro. Então, não há resposta.

Pra mim, todos parecem alguma variação de casing ou casing direto.

Mas, eu sou muito novato pra realmente dar uma opinião válida só de ver as fotos deles.

Olá amigos da comunidade, bom dentre alguns meses venho lendo bastante os tópicos e biblioteca aprendendo bastante sobre esse maravilhoso reino fungi, e graças a comunidade comecei meu primeiro cultivo! Por falta de tempo infelizmente não consegui abrir um diário, pois não ia conseguir estar atualizando, devido a minha jornada de tempo relacionado a estudo/trabalho .
Gostaria de saber o que acham se devo aniversariar o bolo? Foi o único que sobrou de 3 que tentei fazer! kkkkkk
Data de inoculação: 07 Agosto (29 dias incubados)
Strain: B+
Ele já esta com esse aspecto uns 5 dias.
Gostaria de saber da opinião devido ser meu primeiro cultivo. Como é meu único bolo restante gostaria de tentar fazer ele dar bons frutos! rsrs

Anexos

• IMG_2911.JPG
    IMG_2911.JPG
    61.2 KB · Visualizações: 24
  • IMG_2910.JPG
    IMG_2910.JPG
    66.8 KB · Visualizações: 22
Eu gostaria de saber mais sobre o terrário usado em kits de cultivo, parece ser um casing cujo terrário de frutificação é um saco plástico. Esta técnica tem nome?

Não sei se tem nome, @Genio_Lampada, mas é utilizada muitas vezes com sucesso. E o saco reutilizado, claro.

No fundo é mesmo um terrário de frutificação em um saco plástico.

Ele já esta com esse aspecto uns 5 dias.

Pode esperar mais alguns poucos dias para realmente fechar tudo e ter certeza que colonizou o interior do substrato.

Então faça um dunk de 12 a 24 horas, um roll e um double casing.

Boa sorte.

Última edição:
Outra duvida que eu tenho e quanto o produto de desinfecção. Pesquisando aqui no fórum e na net vejo muito relatos de uso de hipoclorito, água sanitária, álcool 70% e os exemplos práticos do seu uso. E quanto ao Lysoform ele tem alguma restrição de uso?

Então, primeiro, não debatemos kits de cultivo.
Que bom né, porque eu não estou debatendo kits de cultivo!!! :D

Me parece que esses terrários de saco plástico são para o casing o que as garrafas PET são para os bolos PF-TEK, mas pelo visto parece que quem opta pelo casing acaba saindo da categoria very desperate poor man e investe num terrário melhor. Eu gostei da ideia do saco plástico porque ela poderia adicionar mais um casing no cultivo aproveitando espaços pequenos. Já imaginou? Um casing de caixa de leite com um saco plástico ocupa muito pouco espaço, além de ser barato.

E quanto ao Lysoform ele tem alguma restrição de uso?
O lysoform serve principalmente para a desinfecção do ar, o álcool para as superfícies que podem entrar em contato com os fungos como as suas mãos e a ponta da seringa e água sanitária para as demais superfícies e até no ar da glovebox também. Acho que você está meio perdido @nebuladex , se for o caso, algo que me ajudou a entender melhor as coisas no começo foi assistir em vídeo o processo do cultivo, existe um vídeo tutorial gostoso de assistir sobre cultivo de cogumelos, contém alguns erros mas nada muito sério.

Back