Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Eu quero saber - Faça suas perguntas aqui!

M

Mauricio

Visitante
Abri esse tópico para que vocês coloquem perguntas sobre o que querem saber sobre cultivo em geral.

Então as perguntas, ainda não discutidas, serão analisadas e faremos um resumo para postar aqui:
https://teonanacatl.org/threads/reiniciando-o-início.4869/#post-83545

Com o progresso teremos o tópico, do link acima, com todas as questões, assim é fácil apontá-lo para um membro novato que tiver as mesmas dúvidas.

A vantagem é não congestionar o forúm com perguntas repetidas, que quase sempre têem o caminho da lixeira.

Dúvidas ?
 
Alguém sabe onde encontro tutorial completo para cultivo outdoor?
Gostaria de tentar um cultivo em vasos de plantas, em jardim de inverno.
 
Alguém sabe onde encontro tutorial completo para cultivo outdoor?
Gostaria de tentar um cultivo em vasos de plantas, em jardim de inverno.
Na seção de guias :teo_seta_direita: https://teonanacatl.org/link-forums/guias-de-cultivo.174/
Dentre os diários :teo_seta_direita: https://teonanacatl.org/forums/diário-de-cultivo.23/
Ou na caixa de pesquisa :teo_seta_direita: https://teonanacatl.org/search/7947150/?q=outdoor&o=date&c[title_only]=1&c[node]=23
E você vai achar na Biblioteca :teo_seta_direita: https://teonanacatl.org/threads/cultivo-outdoor-de-psilocybe-cubensis.120/
 
Em um bulk após o primeiro flush eu devo raspar a camada de cima correto? Esta camada a ser retirada seria de quantos centímetros por exemplo?

Infundado, de onde você tirou essa informação? Se foi baseado no tal deep scratch, o RR já disse que é um método inútil.

Deep scratching after a healthy first flush is BAD INFORMATION. Pins for your first and second flush are produced during the initial intiation. If you deep scratch after harvesting the first flush, you kill all the pins for the second flush. This deep scratching at this point does two things, it prolongs the time between the first and second flush, and more importantly, it will spread any contamination that might be presently contained.
Some species of mushrooms actually benefit from deep scratching prior to the first flush, but cubensis is not one of them.
 
To pensando em inocular uma cl com um grão colonizado.
Uma dúvida que eu tenho e não consegui uma resposta definitiva:
Como retirar a cl já colonizada do pote pra inocular um substrato? ( no caso um copo com tampa de papel alumínio)
 
Muito obrigado:), perdão pelo vacilo.

Equador, acho que eu não fui claro com minha dúvida.
Eu sei que se usa uma seringa, o que eu não sei é o melhor metodo pra retirar com a seringa.
Se eu só ergo a tampa de alumínio, ou se eu faço um furo nela, ou algum outro metodo.
 
Última edição por um moderador:
To pensando em inocular uma cl com um grão colonizado.
Uma dúvida que eu tenho e não consegui uma resposta definitiva:
Como retirar a cl já colonizada do pote pra inocular um substrato? ( no caso um copo com tampa de papel alumínio)

Muito obrigado:), perdão pelo vacilo.

Se eu só ergo a tampa de alumínio, ou se eu faço um furo nela, ou algum outro metodo.

Voce preparou uma soluçao de dextrose estéril e inoculou com graos colonizados.
Depois de algum tempo o micélio cresceu e agora pode utilizar essa CL para inocular outros graos esterilizados.
Use uma seringa sem agulha para puxar o micélio, em seguida coloque a agulha, chacoalhe por algum tempo antes de aplicar no substrato.
 
Última edição por um moderador:
Eu sei que se usa uma seringa, o que eu não sei é o melhor metodo pra retirar com a seringa.
Se eu só ergo a tampa de alumínio, ou se eu faço um furo nela, ou algum outro metodo.

Faça do jeito que achar mais conveniente.

Mas faça em uma glovebox ou em algum lugar bem limpo, para evitar contaminações.
 
Boa tarde.
Gostaria de saber se o micelio sobrevive a um ano na geladeira.
Eu abri recentemente um spaw de milho pra fazer g2g, e ainda apresentava o cheiro característico do cubensis.
Alguém já Inoculou um spaw tão antigo e obteve sucesso?
 
Pode sobreviver, sim. Eu já tive micélio de quase 1 ano fora da geladeira, transferido de um pote para outro por G2G, e colonizou normalmente.

Quando o micélio morre, seca e fica amarelo. Se estava branquinho, muito provavelmente estava vivo.
 
Muito obrigado.
Alguns copos fiz o g2g e em outros a sopa de micelio como vi em um post do @Mauricio .
Fui conferir e está colonizando :) vou esperar mais uns dias pra ter certeza que não é contaminação.
Outra dúvida : posso por o milho pra frutificar como se fosse um bolo pf? (não quero fazer casing pq esse micelio tem quase um ano e alguns copos estavam fora da geladeira, e gostaria de ver se ainda frutifica)
Eu usei um pouco de vermiculita no copo e ele ficou bem "firme" como se fosse um bolo.
 
Outra dúvida : posso por o milho pra frutificar como se fosse um bolo pf? (não quero fazer casing pq esse micelio tem quase um ano e alguns copos estavam fora da geladeira, e gostaria de ver se ainda frutifica)

Você pode arriscar se quiser, mas a probabilidade de contaminar vai aumentar bastante, porque mesmo que o bolo fique bem colonizado, muitos grãos ficarão expostos ao ar livre, sendo assim um atrativo para qualquer contaminante.

É por isso que sempre recomendamos que em cultivo bulk ou casing não se deve deixar grãos expostos na camada superior.
 
Outra dúvida : posso por o milho pra frutificar como se fosse um bolo pf? (não quero fazer casing pq esse micelio tem quase um ano e alguns copos estavam fora da geladeira, e gostaria de ver se ainda frutifica)

Você pode arriscar se quiser, mas a probabilidade de contaminar vai aumentar bastante, porque mesmo que o bolo fique bem colonizado, muitos grãos ficarão expostos ao ar livre, sendo assim um atrativo para qualquer contaminante.


Fora que grãos, sem vermiculita ou com pouca vermiculita, tendem a frutificar mal. Ou mesmo nem frutificar.

Por milho e outros grãos quase que obrigatoriamente pedem casing ou bulk para o cultivo ir adiante.
 
Boa noite irmãos, esse é o inicio do segundo flush desses bolos, percebi um aparecimento de uma ''teia'', me parece cobweb, porém os bolos estão pinando normalmente. Alguém poderia confirmar se é cobweb? Desde já agradeço!
 

Anexos

  • IMG_0218.JPG
    IMG_0218.JPG
    107.7 KB · Visualizações: 26
  • IMG_0219.JPG
    IMG_0219.JPG
    129.8 KB · Visualizações: 26
  • IMG_0220.JPG
    IMG_0220.JPG
    116.4 KB · Visualizações: 29
  • IMG_0224.JPG
    IMG_0224.JPG
    59.1 KB · Visualizações: 28
[EDITADO - ECUADOR - Leia as Regras do Fórum]

Eu to pesquisando já a uns 2 dias aqui no fórum sobre carimbos selvagens, teve algumas pessoas que conseguiram domesticar.
Eu sei que já é dificil cultivar sem contaminação com um bom carimbo de cultivo indoor na primeira tentativa, fica ainda mais dificil cultivar sem contaminação com um carimbo selvagem, até mesmo para cultivadores experientes.
Mas como quero muito cultivar vou tentar domesticar, já que a ProFungos ta off.
[EDITADO - ECUADOR - Leia as Regras do Fórum]

Mas também quero saber qual a melhor maneira de coletar um carimbo selvagem ?
E qual melhor método pra domesticar, primeiro CL ou direto PFTek seguindo o manual ilustrado do tópico do Tupy ?

Eu pensei em proceder da seguinte forma:
Coloco o chapéu num papel toalha umidecido com alcool 70%, guardo em um pote e deixo lá por umas 3h, retiro o cogumelo do pote e ponho no papel aluminio previamente cortado e limpo com alcool 70% para retirar o carimbo.
Penso que dessa forma, nessas 3h no papel toalha, os esporos contaminados vão ficar no papel toalha, e os próximos que vão ficar no papel aluminio tem menos chances de estarem contaminados.

Isso procede ?
Alguém tem uma idéia melhor ?
 
Última edição por um moderador:
Eu quero saber:

1- Qual melhor água para confeccionar as seringas de esporos ? Mineral ou Destilada ?
2- Depois de ferver a água quanto tempo preciso esperar para puxar a água para dentro da seringa para iniciar o processo de confecção da seringa de esporos ?
3- Usando a garrafa pet de 3L como terrário vou acrescentar argila expandida no fundo, vou antes de por a argila na garrafa colocar a mesma de molho em água mineral + água sanitária durante 24h, posteriormente ficará de molho 1h em água oxigenada 3%, tendo feito isso ainda será necessário acrescentar água no fundo da garrafa ?
4- A água oxigenada 3%, também é encontrada como água oxigenada 10Volumes em lojas de produtos para salão de beleza, essa água oxigenada encontrada em lojas para salão de beleza é inadequada para os fins de cultivo ?

Muito obrigado galera.
:ler::blackalien::)
 
Back
Top