Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Eu quero saber - Faça suas perguntas aqui!

M

Mauricio

Visitante
Abri esse tópico para que vocês coloquem perguntas sobre o que querem saber sobre cultivo em geral.

Então as perguntas, ainda não discutidas, serão analisadas e faremos um resumo para postar aqui:
https://teonanacatl.org/threads/reiniciando-o-início.4869/#post-83545

Com o progresso teremos o tópico, do link acima, com todas as questões, assim é fácil apontá-lo para um membro novato que tiver as mesmas dúvidas.

A vantagem é não congestionar o forúm com perguntas repetidas, que quase sempre têem o caminho da lixeira.

Dúvidas ?
 
Estou estudando no momento pra passar a utilizar grãos, aparentemente não seria tão complicado. Mas só testando pra saber. Ai no caso os potes dos vidros teriam furos pra pressão não estourar?

Furos ou apenas deixando a tampa sem rosquear.
O furo com perlom/micropore é bom porque deixa o micélio respirar durante a colonização

Recomendo fazer pelo menos umas 3x pftek antes de passar pra grãos.
Depois que se habitua que passa pra grão.
Gosto da técnica que estou fazendo com painço:

Ela é simples, não precisa de experiência, só seguir a receita.
WhatsApp Image 2021-08-19 at 00.21.06.jpeg
 
Não, você precisa de algo para impedir a entrada de agua condensada no final da esterilização.
Se deixar, vai pingar dentro dos copos e encharcar.

O que pode fazer, é usar aluminio mais grosso e reutilizar.
Assim não tem o trabalho de ficar cortando ou gastando.

Depois que pegar pratica, parte pra grão e usa copos/potes com tampa (pode ser de conserva que sobrou em casa ou parecido, desde que vidro ou pp).
AI a tampa faz o papel do aluminio, só que mais facil
Esses potes não servem pra PFTEK porque a boca é menor que o corpo, ai não sai inteiro.
a fita micro porosa da certo não? tipo coloca o papel alumínio e faz um furo e coloca fita micro porosa
 
a fita micro porosa da certo não? tipo coloca o papel alumínio e faz um furo e coloca fita micro porosa

Dá certo sim.
Eu prefiro fazer sem porque o princípio da esterilização por calor úmido depende da circulação do vapor no substrato e a fita micropore pode restringir essa circulação.

Se deixar sem fita, tem toda a abertura entre o alumínio e o copo.

Na prática do cultivo de cogumelo não parece fazer diferença, já que é uma coisa mais simples mesmo.

Vai do que preferir, eu sempre aconselho assim pela teoria.
 
Oi! uma pergunta, coloquei os bolos no terrário há 4 dias, os bolos tinham gotas de água dentro do copo e quando os tirei não pareciam secos mas estavam um pouco duros, não sei comparar para saber se o bolo estava seco ou molhado, aí eu só fiz um roll de vermicuita e coloquei no terrário. Precisaba de un dunk?
Ou eu só preciso esperar agora?
 
Oi! uma pergunta, coloquei os bolos no terrário há 4 dias, os bolos tinham gotas de água dentro do copo e quando os tirei não pareciam secos mas estavam um pouco duros, não sei comparar para saber se o bolo estava seco ou molhado, aí eu só fiz um roll de vermicuita e coloquei no terrário. Precisaba de un dunk?
Ou eu só preciso esperar agora?

O dunk não é fundamental. Só faria antes do aniversário se o bolo estivesse muito seco, o que consequentemente atrasaria até mesmo a própria colonização. Se a colonização foi normal e inclusive tinha sinal de condensação dentro no copo, sem problemas. O bolo fica firme mesmo, isso inclusive é um sinal de que está saudável.

O importante agora é manter a umidade e troca de ar. Logo os primeiros pins aparecerão.
 
Oi! uma pergunta, coloquei os bolos no terrário há 4 dias, os bolos tinham gotas de água dentro do copo e quando os tirei não pareciam secos mas estavam um pouco duros, não sei comparar para saber se o bolo estava seco ou molhado, aí eu só fiz um roll de vermicuita e coloquei no terrário. Precisaba de un dunk?
Ou eu só preciso esperar agora?
Mano é o correto, mais eu tive bolos que pintou dentro da incubadora, e nunca fiz o roll por falta de vermiculita, o importante é manter 100% da umidade que eles pinam aí dentro de 7 a 10 dias
 
Boa...
Vai de Shoebox ?
Exelente eleição!

Cada substrato vai ter a sua retenção...
Para encontrar qual e a sua quantidade de água tem que fazer assim.
Pega 100 grs de substrato e coloca 300 cm3 de agua...

Mistura bem....

Pega uma porçao e exprime de leve com a mão. pinga agua ?
Aposto que não...
Exprima com toda a sua força agora...
Pinga umas quantas gotas de agua ?
Ainda acho que não mais pode ser...

Entre 3.5 a 5 veces agua que da quantidade de substrato.(pode variar a absorção por as diferentes fabricantes. )
E nessa proporção que vc tem que procurar..
Multiplica as veces agua por a tua quantidade de substrato.

Pingando muito quando apertas com bastante força e muita agua
Pingando umas gotas esta bem o ponto se retençao..

Saludos..
Fala mais da tua ideia de shoebox..
Abre um diario...
Saludos 😎😎😎
 
Última edição:
Boa...
Vai de Shoebox ?
Exelente eleição!

Cada substrato vai ter a sua retenção...
Para encontrar qual e a sua quantidade de água tem que fazer assim.
Pega 100 grs de substrato e coloca 300 cm3 de agua...

Mistura bem....

Pega uma porçao e exprime de leve com a mão. pinga agua ?
Aposto que não...
Exprima com toda a sua força agora...
Pinga umas quantas gotas de agua ?
Ainda acho que não mais pode ser...

Entre 3.5 a 5 veces agua que da quantidade de substrato.(pode variar a absorção por as diferentes fabricantes. )
E nessa proporção que vc tem que procurar..
Multiplica as veces agua por a tua quantidade de substrato.

Pingando muito quando apertas com bastante força e muita agua
Pingando umas gotas esta bem o ponto se retençao..

Saludos..
Fala mais da tua ideia de shoebox..
Abre um diario...
Saludos 😎😎😎
eu faço desse mesmo geito só que sem calculo kkkk eu uso o mesmo recipiente que coloco o arroz e a vermiculita para colocar agua mais nao coloco tudo vou aos poucos ate espremer com muita força e sair alguma gota de agua
 
Tenho visto algumas pessoas coletando esporos com swab de coleta( aquelas hastes para coletar amostras para exame), a duvida é, e melhor que carimbo no alumínio, e como preparar a seringa usando haste? Alguem ja usou ou usa essa técnica?
 
Uma vantagem que vejo no carimbo é que a quantidade de esporos depositados vai ser bem maior.

Essa técnica de coleta "localizada" pode funcionar, desde que feito com a assepsia correta.

Com swab de coleta eu nunca vi, mas tem algo parecido com cotonetes, para strains que produzem poucos esporos: Carimbos - Esfregaços de Esporos com Cotonotes, para Strains com Problemas na Liberação de Esporos
Humm, estava imaginando que por ser uma coleta mais rápida, conseguiria fazer varias sem esperar por pelo 12h, tipo ao invés de um carimbo fazer 12 amostras e se cada amostra der uma seringa não é ruim. O problema de a assepsia teóricamente os swabs ja vem esterilizados e pronto para o uso, so nao tenho ctz se a fibra na posta da haste segura os esporos por tanto tempo qto ao alumínio.
 
Humm, estava imaginando que por ser uma coleta mais rápida, conseguiria fazer varias sem esperar por pelo 12h, tipo ao invés de um carimbo fazer 12 amostras e se cada amostra der uma seringa não é ruim. O problema seria a assepsia, pois nao tenho ctz se a fibra na posta da haste segura os esporos por tanto tempo qto ao alumínio

Um carimbo rende várias seringas, um grande da pra fazer até 20 seringas, apesar de ser difícil precisar de tanta seringa.

Não teria muito benefício fazer assim, além do risco muito aumentado de contaminação.

E continuaria sendo multi esporos.
Melhor fazer cultura líquida se quer rendimento.
 
Olá amigos!
Tenho tudo pro meu terrario mas meu compressor de aquário é muito fraco, e como não consigo abanar manualmente, preciso de um potente. Alguém já usou esse modelo da foto? Teriam algum outro modelo para indicar?
 

Anexos

  • 16316339544576066274616977033701.jpg
    16316339544576066274616977033701.jpg
    4.9 MB · Visualizações: 5
Gente o terrário que fiz não tá segurando umidade. Não vejo sinal de condensação nas paredes. Antes mesmo deu começar a por garrafa de gelo já estava assim. Estou borrifando água, mas 3 vezes ao dia é muito pouco, pois rapidamente as gotículas de água somem.
É de boa borrifar mais de 3 vezes?
20210914_194244.jpg20210914_193324.jpg20210914_194244.jpg
 
Gente o terrário que fiz não tá segurando umidade. Não vejo sinal de condensação nas paredes. Antes mesmo deu começar a por garrafa de gelo já estava assim. Estou borrifando água, mas 3 vezes ao dia é muito pouco, pois rapidamente as gotículas de água somem.
É de boa borrifar mais de 3 vezes?
View attachment 201539View attachment 201538View attachment 201540

Não necessariamente precisa de condensação para estar com umidade relativa alta.

Esses pedaços gigantes de TNT são um furo gigante?
Para terrário precisam ser muitos furinhos e não poucos furos gigantes.
 
Tenho visto algumas pessoas coletando esporos com swab de coleta( aquelas hastes para coletar amostras para exame), a duvida é, e melhor que carimbo no alumínio, e como preparar a seringa usando haste? Alguem ja usou ou usa essa técnica?
recomendo mais para tirar esporos dos cogu, que não tem esporos visíveis a olho nu. tipo os TAT fora isso acho o carimbo melhor ate pra usar de novo.
 
Olá a todos, eu fui esquentar meu cultivo a+ albino q já estava pinando porém sem querer eu esqueci o aquecedor ligado enquanto jogava mobile legends, quando voltei tava assim, era como se tivesse crescido um pouco e depois queimado, oque eu quero saber é se esse primeiro flush vai stagnar ou vai render normal.
 

Anexos

  • 20211020_005813.jpg
    20211020_005813.jpg
    1 MB · Visualizações: 21
Back
Top