Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Eu quero saber - Faça suas perguntas aqui!

M

Mauricio

Visitante
Abri esse tópico para que vocês coloquem perguntas sobre o que querem saber sobre cultivo em geral.

Então as perguntas, ainda não discutidas, serão analisadas e faremos um resumo para postar aqui:
https://teonanacatl.org/threads/reiniciando-o-início.4869/#post-83545

Com o progresso teremos o tópico, do link acima, com todas as questões, assim é fácil apontá-lo para um membro novato que tiver as mesmas dúvidas.

A vantagem é não congestionar o forúm com perguntas repetidas, que quase sempre têem o caminho da lixeira.

Dúvidas ?
 
Boa tarde!
Gostaria de saber como vcs colhem seus bulks, pq toda vez q colho o meu, vem muito substrato junto deles e acaba destruindo e deixando aberta a parte superficial do msm.
Estou fazendo errado?

Uma colheita suave de cogumelos em geral se faz com um suave torção do cogumelo ao mesmo tempo em que o puxa suavemente (haja suavidade kkk). Isso não muda de um tipo de cultivo pro outro.

Agora, onde você tirar o cogumelo, irá ficar exposto o micélio, pouco importa também o método de cultivo. Afinal, o fruto se conecta diretamente ao bloco micelial.

Então tudo normal. :)

Mas... sobre o que fazer pra tapar esse local exposto, ou se precisar fazer algo, aí já não sei dizer, porque não faço bulk. Mas sobre o que perguntou, é normal sim.
 
O momento exato para retirar o chapéu e fazer o carimbo?

Toda vez que a colheita está próxima, eu fico a postos para pegar um cogumelo e fazer carimbo, mas sempre quando chego, o véu já se desprendeu e os esporos desceram. Qual conselho podem me dar para conseguir chegar a tempo?

Não tem problema o chapéu começar a esporular, irmão.

Ele esporula de forma consecutiva por 72h tranquilamente.

A idéia e colocar ele por 8h pra carimbar, e após isso, passar para outro alumínio e ir pro segundo.

Lembrando que o alumínio que já tem o carimbo deve ficar por 24h com o copo por cima, para secar o print.
 
O momento exato para retirar o chapéu e fazer o carimbo?

Toda vez que a colheita está próxima, eu fico a postos para pegar um cogumelo e fazer carimbo, mas sempre quando chego, o véu já se desprendeu e os esporos desceram. Qual conselho podem me dar para conseguir chegar a tempo?
Complementando o amigo @BlueMushroom, basta esperar que comece a esporular antes de retirar o cogumelo, pois fora da rede micelial ele não receberá o sinal pra soltar os esporos.

Eu particularmente gosto de colher quando os chapéu já está bem aberto, um pouco antes de deixar de ficar côncavo. Assim o carimbo fica o mais aberto possível.
 
Olá, iniciei meu primeiro cultivo, utilizando o método de casing.
No entanto, utilizei proporção de 1 para 1 de spaw e substrato( verm e pó de fibra).
Gostaria de saber se essa proporção vai dar algum problema, visto que normalmente de ultiliza 1 para 2
 
Olá, iniciei meu primeiro cultivo, utilizando o método de casing.
No entanto, utilizei proporção de 1 para 1 de spaw e substrato( verm e pó de fibra).
Gostaria de saber se essa proporção vai dar algum problema, visto que normalmente de ultiliza 1 para 2
Não tenho certeza se entendi direito o que você fez, mas se você seguiu a tecnica do casing corretamente, tanto vermiculita como pó de fibra de coco podem ser utilizados para fazer a cobertura do casing.
O casing é considerado uma técnica um pouco mais complexa que o Pf-Tek por envolver mais passos e em geral um processo também um pouco mais demorado, se tiver algum problema no seu cultivo tente com Pf-Tek de arroz e vermiculita que é um pouco mais fácil.
 
Eu utilizei para fazer o casing 500ml de spaw de milho e 500ml de substrato.
Normalmente se utilizaria 1000ml de substrato para essa quantidade de spaw
Meu casing já tá colonizado, mas gostaria de saber se essa proporção que utilizei vai se de alguma forma prejudicial? Ou vai frutificar normalmente? Obs: aniversário dia 25/04/22
 
Eu utilizei para fazer o casing 500ml de spaw de milho e 500ml de substrato.
Normalmente se utilizaria 1000ml de substrato para essa quantidade de spaw
Meu casing já tá colonizado, mas gostaria de saber se essa proporção que utilizei vai se de alguma forma prejudicial? Ou vai frutificar normalmente? Obs: aniversário dia 25/04/22
Proporção de 1:1 é suave, vai colonizar rapidão e vai dar certo a frutificação sim.
 
Alguém sabe se é possível substituir a palha de trigo pela palha de madeira no substrato bulk de panaeolus cyanescens?
Procurei em todos os cantos da internet e simplesmente não achei e palha de trigo, liguei em algumas lojas de agro aqui da minha cidade e eles não tinham também. Caso a palha de madeira não sirva, quais são outros substratos que podem substituir ela? Valeu.
 
Alguém sabe se é possível substituir a palha de trigo


Pó de fibra de coco.

Palha de qualquer outro grão.

Se procurar pelo fórum deve achar outras alternativas.

Palha de trigo pode ser útil, mas não é um ingrediente mágico que garanta, por si só, isso e aquilo no cultivo.
 
Pó de fibra de coco.

Palha de qualquer outro grão.

Se procurar pelo fórum deve achar outras alternativas.

Palha de trigo pode ser útil, mas não é um ingrediente mágico que garanta, por si só, isso e aquilo no cultivo.
Obrigado pela resposta!
Bom saber que pó de fibra de coco serve.
Eu li em algumas teks o pessoal falando que palha é importante porque pans é uma espécie "grass loving" e que o rendimento é supostamente melhor quando se usa palha no substrato (se isso é realmente verdade eu não sei).
A palha de madeira que eu me refiro é essa aqui:
1651600306850.png
É a o único tipo de palha que consegui achar. Sabe dizer se ela serve pra adicionar no substrato do bulk?
Qualquer coisa eu me viro com pó de coco mesmo, já que eu tenho bastante sobrando aqui.
 
É a o único tipo de palha que consegui achar. Sabe dizer se ela serve pra adicionar no substrato do bulk?
Qualquer coisa eu me viro com pó de coco mesmo, já que eu tenho bastante sobrando aqui.
Sempre que a gente começa um cultivo novo é normal querer fazer tudo perfeito, mas fica tranquilo e segue o caminho mais fácil que vai dar certo tbm!

Como o @Ecuador mencionou, pra um cultivo pequeno com aquisição do material pela internet, a fibra de coco é a mais conveniente.
A palha do milho e até o bagaço de cana triturado já se mostraram eficientes, sendo as escolhas mais baratas.
Por fim, existe até uma receita de "PFTek" modificado pelo pessoal do shroomery pra cyanescens que dispensa o uso de bulk e só vai farrinha de arroz, esterco e vermiculita.

Eu não usaria essa palha de madeira da Shopee. Apesar do label "natural", a maioria é vendida pra servir como enfeite e/ou enchimento e tende a ser tratada com colas e produtos antifúngicos. Vai de pó de coco e depois posta as fotos do resultado!
 
Obrigado pela resposta!
Bom saber que pó de fibra de coco serve.
Eu li em algumas teks o pessoal falando que palha é importante porque pans é uma espécie "grass loving" e que o rendimento é supostamente melhor quando se usa palha no substrato (se isso é realmente verdade eu não sei).
A palha de madeira que eu me refiro é essa aqui:
View attachment 204657
É a o único tipo de palha que consegui achar. Sabe dizer se ela serve pra adicionar no substrato do bulk?
Qualquer coisa eu me viro com pó de coco mesmo, já que eu tenho bastante sobrando aqui.
cara se quiser insistir em usar madeira, compre aqueles pellets pra sanita de gatos/hamster que não tem tratamento.
ou palha para fundo de gaiola para hamster.
 
Boa noite,
fui molhar as laterais do terrario com o borrifador, dai formou uma gota que escorreu e caiu dentro do bolo. Isso representa algum problema?
Obrigado!
 
Salve.
Já li recomendação de mexer nos grãos quando atingem cerca de 30% da colonização, espalhando e favorecendo o desenvolvimento total do micelio.
Minha dúvida é se esse estresse na rede micelial também traria algum benefício durante a colonização do substrato final.
 
Mesclei o post de vocês 2 aqui porque são dúvidas bastante discutidas no fórum.
Que achei que mais um tópico exclusivo seria apenas confuso.

Boa noite,
fui molhar as laterais do terrario com o borrifador, dai formou uma gota que escorreu e caiu dentro do bolo. Isso representa algum problema?
Obrigado!
Não
Salve.
Já li recomendação de mexer nos grãos quando atingem cerca de 30% da colonização, espalhando e favorecendo o desenvolvimento total do micelio.
Minha dúvida é se esse estresse na rede micelial também traria algum benefício durante a colonização do substrato final.
Não e não é mexer, é chacoalhar os grãos
 
Dá sim irmao, mas nao recomendo pois o papel aluminio é mto fragil, na hora de inocular com a seringa se der mole rasga legal.
Sobre isso aqui queria só deixar uma dica pois esse era um problema constante na minha vida kkkk
O que eu comecei a fazer foi cortar quadradinhos de fita isolante e pregar em cima do copos nos pontos que eu for fazer o furo. Isso facilitou TANTO a minha vida que eu nunca mais precisei me preocupar com a possibilidade de rasgar o papel :D
 
Boa noite a todos, estou começando meu cultivo e fiz a inoculação (com cultura líquido) e a incubação do meu casing hoje. Porém estou em dúvida, pois não sei oq fazer após a colonização do micélio, eu teria que aniversariar ele igual um pf tek ou existe outro método para levá-lo até o terrário e começar a frutificação?
Bom dia @Yoholuli pode aniversariar ele normalmente igual o pftek. Se ver que o casing está muito seco, pode ser feito o dunk.

Da uma olhada nesse post Casing | Como iniciar o pinning num casing?

E boa sorte na colheita irmão.
 
Back
Top