Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Eu quero saber - Faça suas perguntas aqui!

M

Mauricio

Visitante
Abri esse tópico para que vocês coloquem perguntas sobre o que querem saber sobre cultivo em geral.

Então as perguntas, ainda não discutidas, serão analisadas e faremos um resumo para postar aqui:
https://teonanacatl.org/threads/reiniciando-o-início.4869/#post-83545

Com o progresso teremos o tópico, do link acima, com todas as questões, assim é fácil apontá-lo para um membro novato que tiver as mesmas dúvidas.

A vantagem é não congestionar o forúm com perguntas repetidas, que quase sempre têem o caminho da lixeira.

Dúvidas ?
 
quais as condiçoes do seu cultivo?
temperatura, umidade, troca de ar? seus cogus parecem estar sofrendo, pode ser contaminante tbm, se possivel fala como é seu terrario.(furos)
Então vou mandar algumas fotos mas, é basicamente uma caixa de 40lt, com 3 furos frente e verso, e 1 furo em cada lateral, os furos tem mais ou menos 2cm de diâmetro, está com fundo de água e argila expandida, eu não tive condições de comprar o termo hidrômetro ainda, coloquei um borbulhador de aquário, e um termostato para dar uma aquecida, as vezes pq a temperatura média aqui em casa tá 15°.

Bem eu não sei se isso pode ter influenciado mas depois de uns 4 dias que os pins estavam crescendo, eu liguei o aquecedor e ficou umas 4horas direto por que não estava em casa pra desligar, acho q pode ter esquentado um pouco a mais esse dia, logo em seguida eles já abriam o chapel porém sem deixar aquele anel sabe?!

Na dúvida resolvi colher-los hoje pra ver se iria azular, e ficou bem azul, mas tenho medo de ter contaminado ou não ser o cubensis..

Vou mandar as fotos...
 

Anexos

  • IMG_20210712_204958.jpg
    IMG_20210712_204958.jpg
    5.6 MB · Visualizações: 12
  • IMG_20210712_204950.jpg
    IMG_20210712_204950.jpg
    5.5 MB · Visualizações: 12
  • IMG_20210712_204946.jpg
    IMG_20210712_204946.jpg
    5.7 MB · Visualizações: 15
  • IMG_20210712_202257.jpg
    IMG_20210712_202257.jpg
    1 MB · Visualizações: 14
  • IMG_20210712_202253.jpg
    IMG_20210712_202253.jpg
    1.1 MB · Visualizações: 13
Na dúvida resolvi colher-los hoje pra ver se iria azular, e ficou bem azul, mas tenho medo de ter contaminado ou não ser o cubensis..

São cubensis. Aspecto um pouco atípico, e pode ser devido ao calor extra. Podem ser aproveitados.

Cuidado com esse aquecedor. Acidentes com superaquecimento são mais comuns que efeitos realmente deletérios do frio.
 
Então vou mandar algumas fotos mas, é basicamente uma caixa de 40lt, com 3 furos frente e verso, e 1 furo em cada lateral, os furos tem mais ou menos 2cm de diâmetro, está com fundo de água e argila expandida, eu não tive condições de comprar o termo hidrômetro ainda, coloquei um borbulhador de aquário, e um termostato para dar uma aquecida, as vezes pq a temperatura média aqui em casa tá 15°.

Bem eu não sei se isso pode ter influenciado mas depois de uns 4 dias que os pins estavam crescendo, eu liguei o aquecedor e ficou umas 4horas direto por que não estava em casa pra desligar, acho q pode ter esquentado um pouco a mais esse dia, logo em seguida eles já abriam o chapel porém sem deixar aquele anel sabe?!

Na dúvida resolvi colher-los hoje pra ver se iria azular, e ficou bem azul, mas tenho medo de ter contaminado ou não ser o cubensis..

Vou mandar as fotos...
então mano 15º e frio pra ele. tenta manter numa temperatura de pelo menos 25º- 26º aqui em casa as vezes faz 23 o frio da uma atrasada mais não deforma.
como @Ecuador disse, pode ter sido calor de +.
outra coisa que você pode fazer e que ira melhorar a qualidade da troca gasosa e usar lã acrílica . essas fitas vedão de + e segue os furos que você fez em baixo faz na parte de cima do terrário mais não é na tampa.
não vi a tampa na foto mais imagino que vc tenha se nao tem q arruamr uma tampa
 
então mano 15º e frio pra ele. tenta manter numa temperatura de pelo menos 25º- 26º aqui em casa as vezes faz 23 o frio da uma atrasada mais não deforma.
como @Ecuador disse, pode ter sido calor de +.
outra coisa que você pode fazer e que ira melhorar a qualidade da troca gasosa e usar lã acrílica . essas fitas vedão de + e segue os furos que você fez em baixo faz na parte de cima do terrário mais não é na tampa.
não vi a tampa na foto mais imagino que vc tenha se nao tem q arruamr uma tampa
A então tem tampa sim, não fiz nenhum furo na tampa, vou comprar um termômetro pra ter melhor controle da temperatura. Estou terminando de secar os que eu colhi ontem, eles ficaram feios mais tá bom kkkkk, coloquei o bolo na geladeira com água pra frutificar de novo, hj coloco na estufa novamente, vou prestar mais atenção na temperatura agora. Muito obrigado ☺️🖖🏻
 
A então tem tampa sim, não fiz nenhum furo na tampa, vou comprar um termômetro pra ter melhor controle da temperatura. Estou terminando de secar os que eu colhi ontem, eles ficaram feios mais tá bom kkkkk, coloquei o bolo na geladeira com água pra frutificar de novo, hj coloco na estufa novamente, vou prestar mais atenção na temperatura agora. Muito obrigado ☺️🖖🏻
não fura a tampa não viu? da ruim furos na tampa porque muitas coisas caem em cima na tampa, faz uns furos na parte de cima da caixa não precisa ser muito grande. 1 a 2 cm já basta. boa colheita mano
 
abano no mínimo três vez e borrifo água no bolo

depois que eu borrifei agua no bolo os meus tbm ficaram assim, muitos abortam. não sei se é aborto no seu caso. mais aconteceu comigo.

O problema não está justamente em borrifar água no bolo?

Pelo que entendi, não se deve borrifar água diretamente no bolo (muito menos se já tem pins ou cogumelos), apenas nas laterais. Isso se for necessário, na verdade. Aqui no meu terrário eu uso argila expandida no fundo com uma camada de água, nunca borrifo agua nas laterais e a umidade nunca caiu para menos de 90%, mesmo com as abanadas pra troca de ar.
 
Boa noite, estou fazendo três copos pfek de 500 ml eu acho, mas agora estou com uma duvida: fazer um bulk ou colocar o copos para frutificação?. Fazer bulk parece fácil e com muito mais rendimento, estou a umas semanas de aniversariar. A colonização esta rápida remais para mim 😄
 

Anexos

  • photo_2021-07-18_15-13-34.jpg
    photo_2021-07-18_15-13-34.jpg
    65.5 KB · Visualizações: 14
  • photo_2021-07-18_15-13-35 (2).jpg
    photo_2021-07-18_15-13-35 (2).jpg
    76.3 KB · Visualizações: 16
O problema não está justamente em borrifar água no bolo?

Pelo que entendi, não se deve borrifar água diretamente no bolo (muito menos se já tem pins ou cogumelos), apenas nas laterais. Isso se for necessário, na verdade. Aqui no meu terrário eu uso argila expandida no fundo com uma camada de água, nunca borrifo agua nas laterais e a umidade nunca caiu para menos de 90%, mesmo com as abanadas pra troca de ar.
eu borrifo pq só uso lamina de agua não uso mais nada mesmo assim sempre me renderam ótimas colheitas, mas é verdade não se deve borrifar agua no bolo que deforma ou os pins sofre.
 
Boa noite, família!

Tenho uma dúvida quanto à colheita:

Posso ir colhendo os cogumelos individualmente conforme atingirem o ponto ideal? Ou preciso colher todo o flush ao mesmo tempo?

Aqui nos meus bolos, por exemplo, tem um caso que dois cogumelos despontaram na frente e ja até abriram os chapeus, enquanto todo o resto do bolo está ainda desenvolvendo, pois os véus ainda não estão tão esticados.

Nos outros bolos existem diferenças menos discrepantes no desenvolvimento, mas ainda presentes.
 
Boa noite, família!

Tenho uma dúvida quanto à colheita:

Posso ir colhendo os cogumelos individualmente conforme atingirem o ponto ideal? Ou preciso colher todo o flush ao mesmo tempo?

Aqui nos meus bolos, por exemplo, tem um caso que dois cogumelos despontaram na frente e ja até abriram os chapeus, enquanto todo o resto do bolo está ainda desenvolvendo, pois os véus ainda não estão tão esticados.

Nos outros bolos existem diferenças menos discrepantes no desenvolvimento, mas ainda presentes.

Pode, mas eu prefiro colher tudo.
Menos trabalho que ficar secando aos poucos.
 
Grato pela resposta, @Texugo

Percebi que, mesmo em tamanhos diferentes, os cogus meio que chegaram juntos no mesmo estágio agora, com os chapeus aberto e quase abrindo. Vou colher todos, mesmo.

Só que agora fiquei com uma outra questão... hehehehe

Percebi que alguns abriram o suficiente para soltarem os esporos em cima dos outros cogus e consequentemente em cima do casing. Como proceder em relação a isso? Preciso limpar os esporos? O Cold Dunk já resolveria isso?
 
Grato pela resposta, @Texugo

Percebi que, mesmo em tamanhos diferentes, os cogus meio que chegaram juntos no mesmo estágio agora, com os chapeus aberto e quase abrindo. Vou colher todos, mesmo.

Só que agora fiquei com uma outra questão... hehehehe

Percebi que alguns abriram o suficiente para soltarem os esporos em cima dos outros cogus e consequentemente em cima do casing. Como proceder em relação a isso? Preciso limpar os esporos? O Cold Dunk já resolveria isso?
essa tbm é minha duvida tive 3 bolos aqui que cairam esporos em cima deles como era meu ultimo flush n sei se ia nascer de novo tbm n esperei pra ver, me falaram que onde cai esporos n nasce, queria que alguém confirmasse isso ai.
 
Quero saber?
Para a automação de um terrário, usar um controlador de temperatura e umidade.
Oque é melhor usar com o controlador de temperatura e umidade.
Para aquecimento:
Aquecedor de aquário, lâmpada de cerâmica de aquecimento ou placa de aquecimento.
Para umidade:
Umidificador de ar, vaporizador .
 
Salve salve!

Já aconteceu com algum de vocês de no processo de esterilização na panela os papéis aluminio mesmo colado com fita isolante se soltarem? Não continham furos, estavam completamente selados. Estou no meu primeiro ciclo de cultivos e quando aconteceu fiquei preocupado, mas realizei a inoculação e frutificaram muito bem, já passei pro terrário inclusive.
Mas quero evitar pras próximas vezes não voltar a se repetir né.
 
Salve salve!

Já aconteceu com algum de vocês de no processo de esterilização na panela os papéis aluminio mesmo colado com fita isolante se soltarem? Não continham furos, estavam completamente selados. Estou no meu primeiro ciclo de cultivos e quando aconteceu fiquei preocupado, mas realizei a inoculação e frutificaram muito bem, já passei pro terrário inclusive.
Mas quero evitar pras próximas vezes não voltar a se repetir né.

É exatamente por estar selado/ colado com a fita que soltaram.

A água em forma de vapor tem mais volume do que na forma líquida.
Você esquentar o copo com substrato selado, a água "expande" e pode estourar ou remover o alumínio.

O certo é passar a fita depois que sai da panela, não antes.
 
É exatamente por estar selado/ colado com a fita que soltaram.

A água em forma de vapor tem mais volume do que na forma líquida.
Você esquentar o copo com substrato selado, a água "expande" e pode estourar ou remover o alumínio.

O certo é passar a fita depois que sai da panela, não antes.
Valeu Texugo!! imaginei que fosse algo relacionado à isso, como fiz baseado em um vídeo pensei que era algo que tinha feito errado.
Daria pra fazer sem alumínio também?
 
Valeu Texugo!! imaginei que fosse algo relacionado à isso, como fiz baseado em um vídeo pensei que era algo que tinha feito errado.
Daria pra fazer sem alumínio também?

Não, você precisa de algo para impedir a entrada de agua condensada no final da esterilização.
Se deixar, vai pingar dentro dos copos e encharcar.

O que pode fazer, é usar aluminio mais grosso e reutilizar.
Assim não tem o trabalho de ficar cortando ou gastando.

Depois que pegar pratica, parte pra grão e usa copos/potes com tampa (pode ser de conserva que sobrou em casa ou parecido, desde que vidro ou pp).
AI a tampa faz o papel do aluminio, só que mais facil
Esses potes não servem pra PFTEK porque a boca é menor que o corpo, ai não sai inteiro.
 
Não, você precisa de algo para impedir a entrada de agua condensada no final da esterilização.
Se deixar, vai pingar dentro dos copos e encharcar.

O que pode fazer, é usar aluminio mais grosso e reutilizar.
Assim não tem o trabalho de ficar cortando ou gastando.

Depois que pegar pratica, parte pra grão e usa copos/potes com tampa (pode ser de conserva que sobrou em casa ou parecido, desde que vidro ou pp).
AI a tampa faz o papel do aluminio, só que mais facil
Esses potes não servem pra PFTEK porque a boca é menor que o corpo, ai não sai inteiro.

Estou estudando no momento pra passar a utilizar grãos, aparentemente não seria tão complicado. Mas só testando pra saber. Ai no caso os potes dos vidros teriam furos pra pressão não estourar?
 
Back
Top