Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Eu quero saber - Faça suas perguntas aqui!

M

Mauricio

Visitante
Abri esse tópico para que vocês coloquem perguntas sobre o que querem saber sobre cultivo em geral.

Então as perguntas, ainda não discutidas, serão analisadas e faremos um resumo para postar aqui:
https://teonanacatl.org/threads/reiniciando-o-início.4869/#post-83545

Com o progresso teremos o tópico, do link acima, com todas as questões, assim é fácil apontá-lo para um membro novato que tiver as mesmas dúvidas.

A vantagem é não congestionar o forúm com perguntas repetidas, que quase sempre têem o caminho da lixeira.

Dúvidas ?
 
Boa tarde Pessoal,

Estou querendo iniciar um cultivo, mas aqui na minha cidade não encontrei vermiculita em nenhum lugar, e gostaria de saber se há algum substituto para tentar fazer a pf tek.

Obrigado desde já!
 
Fala galera blza?
Me surgiu uma dúvida conforme alguns problemas de temperatura e umidade.
Estava fazendo muito calor esses dias e sem chuva, comecei a colocar uma garrafa pet 2litros com gelo no terrario, temperatura caiu de 26 27 para uma média de 22 trocando 3x por dia a garrafa.
Mas comecei a notar que o Terrario ficou mais seco, com suas paredes quase sem gotas e pins brancos secos. Alguem sabe me dizer se o gelo faz diminuir a umidade do terrario?
Obrigado
 
Fala galera blza?
Me surgiu uma dúvida conforme alguns problemas de temperatura e umidade.
Estava fazendo muito calor esses dias e sem chuva, comecei a colocar uma garrafa pet 2litros com gelo no terrario, temperatura caiu de 26 27 para uma média de 22 trocando 3x por dia a garrafa.
Mas comecei a notar que o Terrario ficou mais seco, com suas paredes quase sem gotas e pins brancos secos. Alguem sabe me dizer se o gelo faz diminuir a umidade do terrario?
Obrigado
Sim, diminui, porque a umidade suspensa condensa na parede da garrafa com gelo e a diminuição da temperatura prejudica a evaporação.
 
Bom dia galerinha...

Fiz uma colheita recentemente, e então coloquei o meu bolo para fazer um dunk e cold shock, coloquei novamente no terrário tem uns dois dias, mas acabei colocando o bolo de cabeça para baixo, por conta dos esporos que ficaram na superfície na última colheita.

Acham que pode dar errado ter colocado ele de "cabeça para baixo"?

1614604876850.png

Me desculpem o improviso na imagem...

Abraço a todos!
 
Bom dia galerinha...

Fiz uma colheita recentemente, e então coloquei o meu bolo para fazer um dunk e cold shock, coloquei novamente no terrário tem uns dois dias, mas acabei colocando o bolo de cabeça para baixo, por conta dos esporos que ficaram na superfície na última colheita.

Acham que pode dar errado ter colocado ele de "cabeça para baixo"?
Bolos não têm esse tipo de orientação ou lado certo.
A parte que estiver exposta às condições corretas de ventilação, umidade e luz tende a frutificar.
 
Boa rapaziada!

Conprei5um Esterco embalado 4L4qLue se diz:
"De gado confinado, sem cheiro, esterelizado e sem ervas daninhas"

Posso confiar de usar sem fazer pasteurização?
Alguém ja usou?

Segue foto.
 

Anexos

  • 20210305_171334.jpg
    20210305_171334.jpg
    1.7 MB · Visualizações: 3
Conprei5um Esterco embalado 4L4qLue se diz:
"De gado confinado, sem cheiro, esterelizado e sem ervas daninhas"

Posso confiar de usar sem fazer pasteurização?
Alguém ja usou?

Olá,

Também comprei para realizar uns testes. Misturei com vermiculita esterilizada e água fervida fria (por 40 min), coloquei em um recipiente limpo e na estufa para verificar se cresce algo. Com isso quero saber se ele é mesmo esterilizado. Já faz duas semanas e até agora não cresceu nada. Um questão que eu esqueci é de medir o ph do substrato (esterco terral).

Também quero saber das experiências do pessoal.

Abraços.
 
Olha, esterco de gado confinado tem uma composição completamente diferente de esterco de boi de pasto. O gado confinado come muito mais ração por exmplo e não pasta, além de receber mais composições artificiais. o esterco de gado solto tem mais propriedades parecidas com as que o cubensis curte na natureza simplesmene pq o gado pode comer o pasto e outras coisas que quiser. Acredito que isso possa sim influenciar na qualidade do cultivo, mas vcs tendo resultado ou não, façam um post.
 
Olha, esterco de gado confinado tem uma composição completamente diferente de esterco de boi de pasto. O gado confinado come muito mais ração por exmplo e não pasta, além de receber mais composições artificiais. o esterco de gado solto tem mais propriedades parecidas com as que o cubensis curte na natureza simplesmene pq o gado pode comer o pasto e outras coisas que quiser. Acredito que isso possa sim influenciar na qualidade do cultivo, mas vcs tendo resultado ou não, façam um post.
Bom dia,
Vindo atualizar sobre o esterco "esterilizado"
O bulk no qual utilizei 200ml de esterco veio a contaminar com trichoderma.
Melhor pasteurizar antes mesmo.
 
Salve galera, antes de qualquer coisa gostaria de agradecer a infinidade de informações compartilhadas pelos membros, o suporte e a dedicação. Nunca vi algo parecido na vida, meus parabéns.
Pergunta:
Devido a lentidão na colonização de alguns copos (Pftek, 500ml) onde já se passaram um mês e meio e estão ainda cerca de 80% colonizados.
(Acredito que o erro tenha sido o tamanho do copo e o substrato razoavelmente compactado)
Daria certo abrir os copos, quebrar o micélio colonizado, misturar com o próprio substrato que não foi colonizado e fazer um casing?
Ficando assim aerado e acelerando o processo?
Agradeço desde já.
 
Salve galera, antes de qualquer coisa gostaria de agradecer a infinidade de informações compartilhadas pelos membros, o suporte e a dedicação. Nunca vi algo parecido na vida, meus parabéns.
Pergunta:
Devido a lentidão na colonização de alguns copos (Pftek, 500ml) onde já se passaram um mês e meio e estão ainda cerca de 80% colonizados.
(Acredito que o erro tenha sido o tamanho do copo e o substrato razoavelmente compactado)
Daria certo abrir os copos, quebrar o micélio colonizado, misturar com o próprio substrato que não foi colonizado e fazer um casing?
Ficando assim aerado e acelerando o processo?
Agradeço desde já.

Se você quebrar e misturar a chance de contaminar é maior.

Você pode deixar o pote de ponta cabeça, tentar descompactar.

As vezes pode ser falta de oxigênio, se tem selo de vermiculita e a camada superior está colonizada, pode deixar uma fresta na tampa.
 
Parabéns pelo tutorial! ficou excelente. Sou completamente amador no assunto então tenho muitas dúvidas, voces poderiam me ajudar?

Primeira: Posso usar um borbulhador pra não precisar ficar abrindo a caixa pra abanar e borrifar?

Segunda: Precisa ser um ambiente bem iluminado, ou pouca iluminação ja serve? A iluminação precisa ser no processo todo?

Terceiro: Caso eu faça isso em um ambiente escuro, posso usar QUALQUER lâmpada para substituir a luz solar? Uma dessa que achei no mercado livre serviria?

Valeu!
 
Comecei uma seleção em petri com o agar:
150ml água
2.5 ração para gato 5g
5g de agar.
Após 2 semanas com inoculação feita. Me deparo com algumas dúvidas. Uma petri surgiu uma mancha branca e não desenvolveu bem o micelio.
O segundo surgiu uma mancha amarelada no princípio e o micelio tomou conta por cima. A 3 parece estar bem saudável.
Sabem me informar se houve contaminação e caso sim de qual tipo seria?


Evolução.
 

Anexos

  • IMG-20210601-WA0016.jpg
    IMG-20210601-WA0016.jpg
    98.4 KB · Visualizações: 9
  • IMG-20210601-WA0018.jpg
    IMG-20210601-WA0018.jpg
    133.6 KB · Visualizações: 8
Última edição por um moderador:
Salve!!!

Gostaria de pedir uma ajuda a vocês, por favor!

a situação é a seguinte:

estou com um bulk completamente colonizado, que aniversariei a 10 dias...ele tava com uma mancha em um dos lados diferente...que parecia uma contaminação...pesquisando por aqui vi que tinha a possibilidade de se somente excremento de micelio...entao resolvi dar uma viradinha na caixa pra escorrer...começou a escorrer...quando ja estava nas ultimas gotas dei aquela ultima viradinha e o micelio quase caiu...na verdade, caiu uns pedaços, e ele quebrou em algumas partes...ficou com 1/3 intacto e o resto em pedaços, que coloquei de volta e tentei ajeitar da melhor forma possivel...
Ainda é possivel salvar esse bulk? pensei em esterelizar um pouco de vermiculita e cobrir o bulk...mas, fico na duvida, se após fazer isso deveria incubar ele ou deixar em no esquema de pinagem!

mó dó...ja tinha um pinzin...

Se puderem da uma luz a questão fico muito grato!
 
Não. O roll geralmente produz resultados melhores, mas não é indispensável.




Não esterilize. Vermiculita é puro mineral. A princípio jpode ser considerada como estéril ou sem contaminantes. E mesmo que tenha algum esporo de contaminante nela o micélio é bem resistente nessa fase já consolidada.
kkkkkkk eu perguntei a mesma coisa num outro topico a 1 minuto acho até q foi pra vc, e você anos atrás já respondeu. essa vibe dos cogumelos é doidera mesmo. eu compro vermiculita a granel e vou fazer o teste sem esterializar. #morrendodemedo
 
Back
Top