Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Eu quero saber - Faça suas perguntas aqui!

M

Mauricio

Visitante
Abri esse tópico para que vocês coloquem perguntas sobre o que querem saber sobre cultivo em geral.

Então as perguntas, ainda não discutidas, serão analisadas e faremos um resumo para postar aqui:
https://teonanacatl.org/threads/reiniciando-o-início.4869/#post-83545

Com o progresso teremos o tópico, do link acima, com todas as questões, assim é fácil apontá-lo para um membro novato que tiver as mesmas dúvidas.

A vantagem é não congestionar o forúm com perguntas repetidas, que quase sempre têem o caminho da lixeira.

Dúvidas ?
 
Fala galera, consegui um autoclave, sei que é melhor que a panela de pressão pra esterelizar os copos do PFTEK.

Porem, gostaria de saber como faco isso, qual temperatura e tempo devo deixa-los la ?
 
Salve pessoal, em meio a essa pandemia quis iniciar meu cultivo dessas maravilhas mágicas. É o meu primeiro cultivo, e fui correr atras de de estudos e experientes do ramo, olhei vários tópicos aqui no forum, videos na internet, e decidi que queria começar logo pelo osso, ao inves de começar casing. Após diversos tópicos, surgiu muitas dúvidas, com o bulk, substrato, spawn e do terrário, pois vi em tópicos se eu fizer com arroz integral não é legal para um bulk etc. Queria fazer em uma caixa organizadora, porem, os micélios não se desenvolvem muito a luz do sol, e eu teria que pintar ou cobrir com algo escuro certo ?
Agradeço demais a todos, pois não aguento mais caçar !!
Segue abaixo como eu queria montar o meu bulk:

Obs: Minha ceringa de esporos é um golden teacher, não sei se é relevante falar das strains rsrs.
 

Anexos

  • fc39925aeb10817c5397ca5a24ce9398.jpg
    fc39925aeb10817c5397ca5a24ce9398.jpg
    34.3 KB · Visualizações: 18
  • source.jpg
    source.jpg
    30.5 KB · Visualizações: 18
Salve amigo, eu estava com o mesmo pensamento, quis aproveitar a quarentena pra produzir os cogus. Vou te dar um concelho, estava com o mesmo pensamento, mas vi como poderia ser dificutoso, eu fiz o metodo tradicional com 4 copos, e ainda assim perdi 3 por contaminação, claro nao quero dizer que você possa ser tão ruim quanto eu a ponto de perder cultivo como eu. Mas o princípio é aprender o basico pra avançar, agora que vi os frutos do meu primeiro cultivo em quarentena aprendi muito sobre o cultivo, ate pretendo avançar nos bulks da vida. Espero ter ao menos sanado um pouco de sua duvida
 

Anexos

  • 20200518_121035.jpg
    20200518_121035.jpg
    561.9 KB · Visualizações: 6
Muito cedo pra aniversariar?

Bolo com fibra de coco e arroz.
Moçada, estou com 2 copos na incubadora a uma semana. Um deles está encharcado (virou dentro da panela) e o outro muito seco. Tem como consertar?

o primeiro é o seco e as outras duas molhado
View attachment 113034View attachment 113035View attachment 113036

Tenho copos que apresentaram esse aspecto, eu separei pra jogar fora e quando fui ver estavam criando hifas. E o copo mais seco, que eu pensei que ia dar mais certo, contaminou com duende Verde.

O jeito é esperar e ver o que acontece.
 

Anexos

  • 20200520_002833.jpg
    20200520_002833.jpg
    688.2 KB · Visualizações: 21
  • 20200520_002825.jpg
    20200520_002825.jpg
    683.9 KB · Visualizações: 22
Última edição:
Muito cedo pra aniversariar?

Bolo com fibra de coco e arroz.


Tenho copos que apresentaram esse aspecto, eu separei pra jogar fora e quando fui ver estavam criando hifas. E o copo mais seco, que eu pensei que ia dar mais certo, contaminou com duende Verde.

O jeito é esperar e ver o que acontece.
Via de regra é bom esperar uma semana depois que o bolo está completamente colonizado. Deu 100%? Espere 1 semana para aniversariar. (Na minha opinião os bolos estão com um aspecto bom)

Amigo @notwhatseem , no meu caso o bolo estava ALAGADO 😂. Dava pra ver água além da conta, então descartei.

Você já descartou os bolos? No meu cultivo aconteceu uma coisa curiosa, que meu bolo contaminado eu achei que era duende verde mas não era. E agora o micélio está vencendo a contaminação. Depois vê -> Em Andamento - 2° Cultivo - PF TEK - Cambodian Gold- 01101OK! (Cultivo Secreto)
 
Via de regra é bom esperar uma semana depois que o bolo está completamente colonizado. Deu 100%? Espere 1 semana para aniversariar. (Na minha opinião os bolos estão com um aspecto bom)

Amigo @notwhatseem , no meu caso o bolo estava ALAGADO 😂. Dava pra ver água além da conta, então descartei.

Você já descartou os bolos? No meu cultivo aconteceu uma coisa curiosa, que meu bolo contaminado eu achei que era duende verde mas não era. E agora o micélio está vencendo a contaminação. Depois vê -> Em Andamento - 2° Cultivo - PF TEK - Cambodian Gold- 01101OK! (Cultivo Secreto)

Imagino que ainda nao esteja 100%. O fundo do copo ainda tem restos de arroz não colonizado.


Descartei hoje alguns copos que deram sinais claros de contaminação. Mas os que estão muito molhados mas ainda sim com o micelio se desenvolvendo (pra minha surpresa) ainda nao descartei. De 5 copos, esse da foto foi o que se desenvolveu mais rápido e melhor. Estou com medo de que de errado depois que eu aniversarie :c

Vou ver.
 
Camaradas, tô retomando meus cultivos, tinha uma seringa de 5ml de 2018 de Xapuri aqui na geladeira e com ela inoculei 4 bolos PFtek com chafé no lugar da água e a colonização tá indo bem até aqui. Tinha tb alguns carimbos de Xapuri, F albino e TKSSS que eu mesmo fiz tb em 2018 e pra não perdê-los fiz 14 seringas e isso deu um trampo danado. Eu tô querendo fazer da forma mais simples possível, vou frutificar os bolos mesmo, sem case nem bulk, inoculei na boca do fogão, confeccionei as seringas no banheiro vedado e limpo, mas sem glove e enquanto relia o site todo e fuçava uns vídeos, ví um brother que colhia uns selvagens, enchia uma bandeja de alumínio de chapéus e um tempo depois os retirava. Com a bandeja cheia de carimbos ele jogava água, misturava com a mão mesmo e com o caldo roxo que resultava ele enchia os borrifadores para, segundo ele, ativar o pasto. Com a ideia de simplificar meu trampo, me ocorreu que se eu fizesse algo parecido em boas condições de assepcia, tipo colocar alguns chapéus em um tupperware esterilizado, encher uma mamadeira com água mineral e esterilizar na panela de pressão, despejar essa água nos carimbos, misturar com uma colher esterilizada e jogar a solução de volta na mamadeira eu poderia armazenar a solução na geladeira e quando precisasse, bastaria colher um pouco da solução com uma seringa e agulha esterilizada pelo bico mesmo, inocular novos bolos, e voltar com a mamadeira pra geladeira. Alguém já fez isso, será que pode dar certo, ou eu tô viajando demais ?

Ah, e desculpa se a pergunta for repetida, eu procurei e não achei nada parecido, mas não sei se procurei o suficiente.
Saudações Vascaínas !
 
Salve amigo, eu estava com o mesmo pensamento, quis aproveitar a quarentena pra produzir os cogus. Vou te dar um concelho, estava com o mesmo pensamento, mas vi como poderia ser dificutoso, eu fiz o metodo tradicional com 4 copos, e ainda assim perdi 3 por contaminação, claro nao quero dizer que você possa ser tão ruim quanto eu a ponto de perder cultivo como eu. Mas o princípio é aprender o basico pra avançar, agora que vi os frutos do meu primeiro cultivo em quarentena aprendi muito sobre o cultivo, ate pretendo avançar nos bulks da vida. Espero ter ao menos sanado um pouco de sua duvida
Vlw ai mano pela dica, hoje mesmo fiz meu spawn de milho, pois, não tinha no mercado arroz integral. fiz todo o processo de esterilização tomara que de certo.
 
E ai, galera...

Iniciei meu primeiro cultivo de 3 bolos PF Tek, já estão em um terrário com a lamina de água, argila expandida, bombinha de aquario, furos cobertos com micropore.
Os bolos já estão ficando um pouco algodoados.

Enquanto isso, já coloquei mais 2 bolos PF Tek para colonizar, e tenho mais 3 potes com trigo quase colonizados.

Eu, particularmente, gosto de fazer vários testes e já tenho um outro terrário pronto para fazer esses novos testes.
Nesse novo terrário não terei a bomba de aquário.
Inclusive pretendo utilizar um bolo PF num terrário de PET tbm para ver como se comporta e poder recomendar a amigos que não queiram/possam estruturas maiores.

Estava pensando em fazer um bulk no balde com um dos potes de trigo.
Fiquei com diversas dúvidas sobre como fazer com o balde.
Vi alguns defenderem que a ideia do bulk com esterco no balde simularia um outdoor, sendo assim eu precisaria "tampar" o balde ou deixar aberto na fase de frutificação?
Creio que deixar aberto tornaria mais fácil a contaminação, mas... vou esperar a resposta dos experientes.

Dai pensei em fazer um bulk em pote de sorvete dentro do terrário de testes, e me perguntando "qual seria a grande diferença disso para o casing"? Apenas a camada "inerte"?

Não sei se consegui ser claro quanto as minhas dúvidas, acabei colocando muita coisa no mesmo tópico.
 
Eai, tudo bem? Planejo inocular milho de pipoca, e vi algumas pessoas utilizando água sanitária para esterilizar, tudo bem fazer isso? Não corro o risco de prejudicar o crescimento do micélio com isso?
Cara, para falar a verdade pensei do mesmo jeito. Tem um tópico que é um tutorial de esterelização do milho de pipoca.
E respondendo sua pergunta, no tópico tinha falando para ferver apos deixar de molho na água sanitária, para retirar a acidez.
Nome do tópico: Milho de Pipoca - Substrato para Casing
 
Eai, tudo bem? Planejo inocular milho de pipoca, e vi algumas pessoas utilizando água sanitária para esterilizar, tudo bem fazer isso? Não corro o risco de prejudicar o crescimento do micélio com isso?
Se seguir a TEK com certeza vai dar certo. Como a água sanitária vai vir antes do processo de esterilização, não vai prejudicar o micelio. O grão passa por vários enxagues.

Tem essa outra TEK aqui na Biblioteca também: Guia Básico de Cultivo em Milho
 
Pessoal, me tirem uma duvida. Queria me aventurar com cubensis albino A+, e quando fui comprar me deparei com a CL e seringa multiesporos. Sei a diferença de cada uma delas, porem, a CL ta mais barata, e queria saber se existe uma diferença notável no cultivo da mesma em comparação a seringa.
 
Oi @Kewel. Não tem grande diferença de um pro outro. O bom da CL é que não vai precisar esperar o tempo de germinação dos esporos, já que o micelio está ali vivo pronto para ser inoculado.

Veja como vai vir a CL, se vai vir na seringa com agulha ou em um recipiente. Se vier em um recipiente, você vai ter que comprar uma agulha de calibre maior para poder sugar o micelio. (Eu por exemplo tenho dificuldade de achar essa agulha).

No mais, é bem parecido.
 
Resolvi nessa pandemia iniciar meu primeiro cultivo de cogumelos. Todo ano colho cogumelos nos pastos aqui (moro num sítio) mas resolvi iniciar o cultivo pra poder passar melhor o tempo.

Infelizmente, creio que já comecei dando uma mancada monstra :(

Ao realizar a inoculação utilizei água mineral mas pulei uma etapa de extrema importância: não fervi a água. Fiz tudo na maior assepsia, taquei álcool 70 em tudo, ambiente esterilizado e sem circulação de ar e dou mancada logo nisso. Acredito que pela ansiedade pulei essa parte(mancada) :(
Estou bastante preocupado de dar errado por conta disso. Alguém sabe me dizer se existe a possibilidade de não ocorrer contaminação sem ter fervido a água?

Caso tenha contaminação, seria possível retirar nem que seja um pedacinho de alguma parte sadia do micélio é fazer um G2G para um novo copo (estou usando grão de milho) e tentar formar um novo bolo? Mesmo que atrase todo o processo, se ainda for viável essa última alternativa irei tranquilizar mais esse coração 💔

Alguém poderia me dar um norte?
 
Oi @Kewel. Não tem grande diferença de um pro outro. O bom da CL é que não vai precisar esperar o tempo de germinação dos esporos, já que o micelio está ali vivo pronto para ser inoculado.

Veja como vai vir a CL, se vai vir na seringa com agulha ou em um recipiente. Se vier em um recipiente, você vai ter que comprar uma agulha de calibre maior para poder sugar o micelio. (Eu por exemplo tenho dificuldade de achar essa agulha).

No mais, é bem parecido.
Vlw mano, meu grande problema era saber isso mesmo. obri
 
Bom dia galera, por conta da correria do trabalho acabei deixando esse bolo hidratando por quase 72h. Queria saber se esse bolo tá contaminado? Já tive problema com contaminação, mas esse não sei dizer.
IMG_20200525_104152.jpg IMG_20200525_104202.jpg
 
Alguem ? hoje to com tempo livre, ja queria recomecar meu cultivo


Autoclave é mais eficiente que panela de pressão.

Você pode deixar o mesmo tempo recomendado que vai esterilizar.
 
Back
Top