Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Eu quero saber - Faça suas perguntas aqui!

M

Mauricio

Visitante
Abri esse tópico para que vocês coloquem perguntas sobre o que querem saber sobre cultivo em geral.

Então as perguntas, ainda não discutidas, serão analisadas e faremos um resumo para postar aqui:
https://teonanacatl.org/threads/reiniciando-o-início.4869/#post-83545

Com o progresso teremos o tópico, do link acima, com todas as questões, assim é fácil apontá-lo para um membro novato que tiver as mesmas dúvidas.

A vantagem é não congestionar o forúm com perguntas repetidas, que quase sempre têem o caminho da lixeira.

Dúvidas ?
 
Nao fico claro para mim se vc ja tinha esterilizado e foi quando abriu a tampa o si foi antes de esterlizar..
Si foi antes .. vc coloca novamente aluminio e vai..
Se foi depois de esterlizar .. eu nao utilizaria... faria novamente.
Abç

Logo que eu abri a panela os copos pareceram estufados (o alumínio estava todo estivado pra cima), em todos eles parecia que no meio tinha um furinho bem pequeno. Tirei de lá, coloquei na glove mas não inoculei até agora. Acho que não vou me arriscar e perder minha seringa. Para isso não aocntecer eu poderia colocar dois tampões de alumínio ao invés de 1 só né? Nesse eu coloquei só 1.
 
Logo que eu abri a panela os copos pareceram estufados (o alumínio estava todo estivado pra cima), em todos eles parecia que no meio tinha um furinho bem pequeno. Tirei de lá, coloquei na glove mas não inoculei até agora. Acho que não vou me arriscar e perder minha seringa. Para isso não aocntecer eu poderia colocar dois tampões de alumínio ao invés de 1 só né? Nesse eu coloquei só 1.


A esterilização efetiva via panela de pressão ou autoclave depende do vapor circular pelo meio de cultura, e inclusive de expulsar o ar do mesmo, restando somente vapor d´água. Não basta a temperatura elevada, por volta de 120 graus C.

Então não faz sentido vedar os copos antes de esterilizar.
 
A esterilização efetiva via panela de pressão ou autoclave depende do vapor circular pelo meio de cultura, e inclusive de expulsar o ar do mesmo, restando somente vapor d´água. Não basta a temperatura elevada, por volta de 120 graus C.

Então não faz sentido vedar os copos antes de esterilizar.

Nas vezes em que fiz pftek lacrei antes, eles estufaram mas não rasgaram, e inoculei assim.

Nenhum contaminou, então pra mim deu mt certo.


@Tiono é ... o que abriu n rola de usar nao.
Ou coloca 2, ou não coloca o papel aluminio muito esticado (pra nao rasgar qnd estufar)
 
Última edição:
Nas vezes em que fiz pftek lacrei antes, eles estufaram mas não rasgaram, e inoculei assim.

Nenhum contaminou, então pra mim deu mt certo.


@Tiono é ... o que abriu n rola de usar nao.
Ou coloca 2, ou não coloca o papel aluminio muito esticado (pra nao rasgar qnd estufar)
Eu cubro com um papel alumínio, vedo com fita, faço dois furos, passo micropore nos furos e coloco outro papel alumínio por cima sem vedar com fita antes de esterelizar pra não correr riscos de estufar, mas acredito que só colocando dois papéis alumínio sem vedar com fita não corre o risco de estufar.
 
mas acredito que só colocando dois papéis alumínio sem vedar com fita não corre o risco de estufar.


Não corre risco mesmo.

Faço assim desde 1999.
 
Eles tem que ir fechados pra pp, se você tira eles não vedados corre risco sim de entrar contaminante sim. Não tem risco nenhum em você colocar duas camadas de alumínio por cima do copo e fechar com fita. Não estufa, e se estufa, não estoura. Eu uso fita crepe até, ela resiste a panela de pressão.
 
Última edição:
Você os veda logo após tirá-lo da panela de pressão, quase impossível entrar contaminantes e se tiver selo de vermiculita acho que impossível.


Eu sempre uso selo de vermiculita.

Prefiro o risco de uma contaminação na hora de tirar da panela de pressão, no processo de vedar rapidamente, do que o risco de uma esterilização incompleta.

A contaminação na hora de tirar da panela e vedar pode ocorrer em um ou outro copo. Para ocorrer em todos o ambiente tem que estar muito contaminado. Já em uma esterilização mal feita, quando contamina, é a maior parte ou todo o lote.

Ainda mais que eu logo passei a usar grãos, como arroz integral inteiro, alpiste, millet etc. ao invés de farinhas. Grãos pedem uma esterilização mais rigorosa. Quem usa agar ou qualquer outro meio de cultura em placas de petri também deve pensar com carinho em caprichar na esterilização.
 
Bom dia meus caros colegas, então estou no preparo do meu segundo cultivo de cogumelos, o meu primeiro ocorreu tudo certo, mas agr acho que cometi um erro. Na hora da esterelização eu coloquei pouca água na panela aí parece que secou a água dos potes, o micélio apareceu mas não está querendo se desenvolver e está visível que os copos estão meio secos, a alguma forma de eu reidratar eles sem contaminar ?? Pensei em pegar uma seringa e aplicar água neles, daria certo ? Se alguem poder me informa fico grato.
 

Anexos

  • 15665852413399202443908561097511.jpg
    15665852413399202443908561097511.jpg
    1.2 MB · Visualizações: 12
Bom dia meus caros colegas, então estou no preparo do meu segundo cultivo de cogumelos, o meu primeiro ocorreu tudo certo, mas agr acho que cometi um erro. Na hora da esterelização eu coloquei pouca água na panela aí parece que secou a água dos potes, o micélio apareceu mas não está querendo se desenvolver e está visível que os copos estão meio secos, a alguma forma de eu reidratar eles sem contaminar ?? Pensei em pegar uma seringa e aplicar água neles, daria certo ? Se alguem poder me informa fico grato.
Injetar água não iria hidratar de forma homogênea, o motivo de misturar é principalmente deixar o substrato homogeneamente úmido, eu acho que você não conseguirá fazer muita coisa a respeito desse bolo infelizmente.
 
o micélio apareceu mas não está querendo se desenvolver e está visível que os copos estão meio secos, a alguma forma de eu reidratar eles sem contaminar ??


Esse micélio tem quanto tempo? Como está a temperatura?

A umidade do substrato não tem relação direta com a quantidade de água da panela quando da esterilização, mas sim com a quantidade de água que você misturou diretamente no substrato. Você seguiu que receita?

Um substrato um pouco seco é melhor que um substrato úmido demais. Não injete água. Espere.
 
1) Por quê se usa tampa dupla de papel alumínio?

2) Por quê só se veda a tampa do pote depois da esterilização em panela de pressão?
 
1) Por quê se usa tampa dupla de papel alumínio?

Pra garantir que não vá furar no processo.
Eu utilizo apenas 1 de alumínio heavy duty (um pouco mais grosso) e nunca tive problemas.
Até acho que é mais grosso que duas folhas simples.
Empilho copos com ele e aguenta tranquilo.

2) Por quê só se veda a tampa do pote depois da esterilização em panela de pressão?

O método de esterilização é vapor saturado sob pressão, a circulação do vapor é importante para atingir o substrato que está dentro do copo e garantir a efetividade (apesar de varias pessoas aqui vedarem e não terem problemas com contaminantes).
Então o principal vamos dizer que é para não correr o risco de estourar o alumínio devido a pressão interna dentro do copo, ele sempre fica pelo menos estufado quando é vedado.
Se estourar, tudo perdido.

Deixar os copos sem estarem vedados não aumenta as chances de contaminantes devido ao alumínio atuar como barreira, mesmo não grudado ao copo.
Principalmente por não ter corrente de ar dentro da panela fechada.
Se fizer o manuseio correto, não terá problemas.
Aparentemente vai de preferência e costume.
 
Pra garantir que não vá furar no processo.
Eu utilizo apenas 1 de alumínio heavy duty (um pouco mais grosso) e nunca tive problemas.
Até acho que é mais grosso que duas folhas simples.
Empilho copos com ele e aguenta tranquilo.



O método de esterilização é vapor saturado sob pressão, a circulação do vapor é importante para atingir o substrato que está dentro do copo e garantir a efetividade (apesar de varias pessoas aqui vedarem e não terem problemas com contaminantes).
Então o principal vamos dizer que é para não correr o risco de estourar o alumínio devido a pressão interna dentro do copo, ele sempre fica pelo menos estufado quando é vedado.
Se estourar, tudo perdido.

Deixar os copos sem estarem vedados não aumenta as chances de contaminantes devido ao alumínio atuar como barreira, mesmo não grudado ao copo.
Principalmente por não ter corrente de ar dentro da panela fechada.
Se fizer o manuseio correto, não terá problemas.
Aparentemente vai de preferência e costume.
Muito obrigado! ?

Só mais uma dúvida nesse tema.

3) É possível que a panela de pressão retire o oxigênio de dentro do pote e, com ele vedado, fique uma deficiência de Oxigênio dentro?
 
Muito obrigado! ?

Só mais uma dúvida nesse tema.

3) É possível que a panela de pressão retire o oxigênio de dentro do pote e, com ele vedado, fique uma deficiência de Oxigênio dentro?

Vamos supor que ela tire todo oxigênio, no momento que você furar com a seringa, até você colar fita adesiva, entra ar.

Mas se ele estava vedado, o que tinha lá dentro antes de ir pra panela é o que vai ter na hora que sair, por isso pode diminuir a eficiência da esterilização.

Como para colonizar não precisa de oxigênio, não causaria danos.

Depois dos 10 dias é recomendado furar para entrada de ar, então seria indiferente.
 
olá @Texugo, o ideal é deixar colonizar tudo antes de aniversariar. A camada de casing não é obrigatória, o cube vai frutificar mesmo sem casing. Algumas especies de cogumelos, no entanto, necessitam ou preferem o casing pra frutificar (como os agaricus). Ele acaba servindo no cultivo como uma camada protetora do bulk, dificultando a perda da umidade, dependendo do substrato, se tiver muita palha, manter a umidade é importante. Ele serve também como uma camada nutritiva extra que pode dar mais força ao flush. Se você usar uma camada não nutritiva como vermiculita, ela vai servrir para proteger o bulk e para sustentar a formação de pins de qualquer jeito.
Se você não quiser usar o casing você pode imitar o casing e incentivar a frutificação no próprio bulk depois que tiver colonizado.
Essa dica serve mais pra monotub, em que o substrato ocupa todo o espaço do fundo, mas da pra fazer isso de várias formas. Você pode pegar um pedaço de papel manteiga do tamanho do bulk e cobrir ele. O papel vai criar, nos espaços que ficarem entre ele e o bulk, sem impedir troca de ar, um microclima bem úmido, perfeito para a formação de pins. você deixa, sem borrifar, até começar a formar grupos de pins, isso pode levar uns 3 ou 5 dias. depois você tira. O ideal é que se faça isso logo depois que a colonização tiver completa antes que perca umidade. Bulks, dependendo do substrato e da ventilação, tendem a perder muita água.
 
Agregando a la dedicada explicaçao do colega @Kvasir geralmente sao15 dias para se consolidar mesmo correspondente com a proporcao usada...

Alem da perda da umidade (bom trigger ou gatilho de pinagem) outra dato e que ele gera bastante calor entao tenta incubar ele nos 23 24..

Abç
 
Back
Top