Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

• Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Eu quero saber - Faça suas perguntas aqui!

M

Mauricio

Visitante
Abri esse tópico para que vocês coloquem perguntas sobre o que querem saber sobre cultivo em geral.

Então as perguntas, ainda não discutidas, serão analisadas e faremos um resumo para postar aqui:
https://teonanacatl.org/threads/reiniciando-o-início.4869/#post-83545

Com o progresso teremos o tópico, do link acima, com todas as questões, assim é fácil apontá-lo para um membro novato que tiver as mesmas dúvidas.

A vantagem é não congestionar o forúm com perguntas repetidas, que quase sempre têem o caminho da lixeira.

Dúvidas ?

É possível eu secar o cogumelo completamente deixando ele no ventilador por 24h ?? Se não qual a maneira mais eficiente de desidratalo ?? Eu pensei em secar com um secador de cabelo acho que ar quente constante seria melhor, quem puder me ajudar agradeço, bom dia a todos

É possível eu secar o cogumelo completamente deixando ele no ventilador por 24h ?? Se não qual a maneira mais eficiente de desidratalo ?? Eu pensei em secar com um secador de cabelo acho que ar quente constante seria melhor, quem puder me ajudar agradeço, bom dia a todos

Bom dia.
Você poderia deixar 1 semana no ventilador, mas ele absorveria a umidade do ar novamente, por isso é necessário utilizar dissecantes (cloreto de cálcio/sílica).
Secar com ar quente, principalmente sem controle de temperatura bem provavelmente oxidará o principio ativo. Qualquer coisa acima de 60C é ruim. Não sei fazer a bolinha de grau no meu teclado

A mais eficiente eu diria que é o desidratador de alimentos, mas tem um custo mais elevado e não testei para afirmar se perde potencia também.
Por falta de certeza, recomendo sempre secar a frio.

O melhor jeito é 24-48 hr no ventilador ou túnel de vento sem iluminação natural, depois saco com dissecante e vedado. (Importante estar vedado/bem fechado).
Depois disso ainda leva um tempo para ficar cracker-dry.
Em 24hr no ventilado os meus ficam apenas molengos.

Mas como o @Poeiraviva citou recentemente, seca apenas com cloreto e funciona bem.
Sim eu faço a colheita e vai direto pro zip com o antimofo. Eu tiro a tampa e coloco um filtro de café entre a tampa e o pote pra nenhum cogu cair dentro. Em 1 semana estão crack dry, mas isso depende de quanto vc colocar dentro de cada pacote. Eu tenho colocado cerca de 20g Frescos em cada zip com 2 antimofos.

Também acho que é melhor ir pro ventilador antes apesar de estar fazendo dessa forma. Tenho gatos aqui em casa e a coisa que eles mais curtem é algo balançando ao vento heheheh.View attachment 107776

Resumindo, a escolha é a que servir para você.

24 no ventilador .(ARNO de 6 pa e tem dois anos na garantina extendida.rssss)

Ate perder 80 por cento da umidade.

Logo na Silica Laranja (atoxica)..
10 grs secas e o esperado entao coloca 100 grs de silica...
100 grs de secos e o esperado entao vai com 1 kilo de silica.

Terminou de usar a silica ?
Coloca no forno 20 minutos a 180 graus..
Deixa esfriar e pronto...lista para usar !
Abz

Bom dia.
Você poderia deixar 1 semana no ventilador, mas ele absorveria a umidade do ar novamente, por isso é necessário utilizar dissecantes (cloreto de cálcio/sílica).
Secar com ar quente, principalmente sem controle de temperatura bem provavelmente oxidará o principio ativo. Qualquer coisa acima de 60C é ruim. Não sei fazer a bolinha de grau no meu teclado

A mais eficiente eu diria que é o desidratador de alimentos, mas tem um custo mais elevado e não testei para afirmar se perde potencia também.
Por falta de certeza, recomendo sempre secar a frio.

O melhor jeito é 24-48 hr no ventilador ou túnel de vento sem iluminação natural, depois saco com dissecante e vedado. (Importante estar vedado/bem fechado).
Depois disso ainda leva um tempo para ficar cracker-dry.
Em 24hr no ventilado os meus ficam apenas molengos.

Mas como o @Poeiraviva citou recentemente, seca apenas com cloreto e funciona bem.

Resumindo, a escolha é a que servir para você.
Muito obrigado pela ajuda mano, esse antimofo que o poeiraviva citou seria a o cloreto de cálcio?

Muito obrigado pela ajuda mano, esse antimofo que o poeiraviva citou seria a o cloreto de cálcio?
É esse mesmo mano. Estou adquirindo a silica pra mudar o processo, mas funciona e a potência se manteve. Acho que, se vc puder, pelo menos coloque antes no ventilador e depois no dissecante seja ele qual for. Abraço mano. PAAZ.
Detalhe importante do antimofo: Não encoste os cogus diretamente nele!!!

Boas vibrações a todos!

Essa é para os mais experientes do ramo fungi, sobre os esporos, depois de colher os mágicos e colocar pra secar em um túnel de vento, esses frutos continuam esporulando enquanto secam?

Por que eu faço essa pergunta, é pelo fato de eu ter imaginado a seguinte situação, o minusculo esporo viaja no ar assim como as sementes de orquídeas?

Pois se este derradeiro pesamento for real, eu direcionando o túnel de vento pra fora de casa, em direção ao pasto, eu estarei instigando a continuidade do ciclo do cubensis na minha região?

*Detalhe é que os frutos a serem secos neste túnel são de cultura domesticada.

Faço isto com os bulbos das minhas orquídeas, na expectativa de aumentar a população ao redor.

Grato!!!

Salve família! Sou novo na comunidade e fico muito feliz por fazer parte da mesma, só conhecimento.
Vamos ao que interessa! Comecei o meu primeiro cultivo recentemente com as strain A+ e TPB, inoculei através de seringas de esporos 8 bolos(4 de cada) feitos com arroz integral, vermiculita e água, fazem exatos 8 dias desde que coloquei eles na incubadora, tenho 3 bolos colonizando e 1 aparentemente todo colonizado, sem nem um sinal de contaminação, a temperatura tá em torno de 28°/30° em dias de frio chega a 26°/28° dentro da incubadora, mas consigo segura bem a temperatura interna, o que mais me impressionou foi a rápida colonização, e a minha pergunta é; É comum uma germinação de esporos assim tão rápida?
O que fazer com esse super micelio colonizador nato? Penso em clonar essa genética que no caso foi do Albino A+..
Seringas de Micelio é seguro? Qual líquido usar? Grain to Grain é uma boa? Conta com a ajuda dos mais experientes, ainda não falo muito bem a linguagem da maioria, então não sei o que é dunk, flush e outros pá de nomes, só tenho uma ótima noção sobre o que cada um seja, fica a dica de um dicionário para o fórum.
Desde já Gratidão irmãos e irmãs!

Seja Bemvindo !

Vc tem fotos ?

Se for um crescinento assim aguardaria ao primer fruto que esse bolo de para clonar e garantir um genetica de "rapido crescimento "

Os 28 /30 graus tao no limite lembrando que dentro dos bolos faz calor tb.
As veces da certo mais tem mais probabilidades de contaminar por bacterias.

E seu primeiro cultivo...
As veces oensar em muitas opcoes atrapalha o resultado..
R.S.O
Relaxe Sentese Observe.

O seu foco principal e conseguir chegar ao fim do ciclo e gerar carimbos...
Se vc conseguir isso vc deu um gran avanzo no seu aprendizado.

Abz

Gratidão pela a resposta e orientação, vou fazer isso mesmo, da uma relaxada e esperar pra fazer carimbo, é a ansiedade do primeiro cultivo que move a gente
Hahahahaha
Foto 1 é Thai Pink Buffalo colonizando..
Foto 2 Albino A+
Os dois foram incubados ao mesmo tempo e na mesma incubadora, como disse mais cedo, 8 dias deste a inoculação dos esporos

Anexos

• 20190815_200322.jpg
    20190815_200322.jpg
    1.3 MB · Visualizações: 21
  • 20190815_200412.jpg
    20190815_200412.jpg
    1,011.5 KB · Visualizações: 20
Sim. realmente a A+ evoluiu bem.

Deixa consolidar mais uma semana e vai pensando no terrario para eles...

Se quisier abre um Diario de Cultivo..
A gente se encontra la.

Abz

Última edição:
Estou voltando ao cultivo e tenho uma dúvida: Quando eu for esterilizar meu substrato (PF-Tek: Vermiculita e arroz), devo colocar três tampas de papel alumínio. As duas que serão permanentes eu já passo a fita isolante antes de entrar na panela de pressão? Eu devo furar essas tampas em algum canto para esterilizar?

Salve galera, estou indo em direção ao meu primeiro cultivo. Eu inoculei quatro bolos, porém só um está apresentando o micélio, os outros bolos não apresentam nada. Eles estão todos dentro de uma bolsa térmica com o termostato ligado, alguns deles tem até micro bolhas de água. O que eu posso fazer para adiantar o processo em algum deles? Segue algumas fotos, me ajudem por favoor, não quero perder esses bolos pois são os únicos que eu tinha.

Anexos

• WhatsApp Image 2019-08-19 at 07.40.14.jpeg
    WhatsApp Image 2019-08-19 at 07.40.14.jpeg
    140.3 KB · Visualizações: 10
  • WhatsApp Image 2019-08-19 at 07.40.14 (1).jpeg
    WhatsApp Image 2019-08-19 at 07.40.14 (1).jpeg
    189.4 KB · Visualizações: 10
  • WhatsApp Image 2019-08-19 at 07.40.15.jpeg
    WhatsApp Image 2019-08-19 at 07.40.15.jpeg
    210.9 KB · Visualizações: 11
  • WhatsApp Image 2019-08-19 at 07.40.15 (1).jpeg
    WhatsApp Image 2019-08-19 at 07.40.15 (1).jpeg
    200.4 KB · Visualizações: 10
Salve galera, estou indo em direção ao meu primeiro cultivo. Eu inoculei quatro bolos, porém só um está apresentando o micélio, os outros bolos não apresentam nada. Eles estão todos dentro de uma bolsa térmica com o termostato ligado, alguns deles tem até micro bolhas de água.

Para poderem ajudar precisa dar mais informações.
Quando foi inoculado?
Colocou algum aditivo no substrato ou apenas FAI?
Strain?

O que eu posso fazer para adiantar o processo em algum deles? Segue algumas fotos, me ajudem por favoor, não quero perder esses bolos pois são os únicos que eu tinha.
Manter a temperatura na faixa ideal. É isso e esperar.
Pode procurar mais informações na biblioteca ou lendo diários de cultivo.

Para poderem ajudar precisa dar mais informações.
Quando foi inoculado?
Colocou algum aditivo no substrato ou apenas FAI?
Strain?

Manter a temperatura na faixa ideal. É isso e esperar.
Pode procurar mais informações na biblioteca ou lendo diários de cultivo.
Salve irmão, a inoculação foi feita dia 09/08. É uma strain de kit que dizem ser o B+, porém acho mais válido dizer que é strain de kit.
Eu to mantendo a temperatura do termostato a 28 graus.

Os potes de kit tem marca registrada..
Sao em formato cubo e sua tampa e particular...
Tem rolado bastante na comunidade.
(Foto de outro post de um kit)
Screenshot_2019-08-19-10-30-31.png

Galera, estou no momento de inocular o substrato agora! O problema foi que a tampa do papel alumínio fez um pequeno furo quando foi esterilizar na panela de pressão; já era esse substrato ou posso inocular na mesma?

Galera, estou no momento de inocular o substrato agora! O problema foi que a tampa do papel alumínio fez um pequeno furo quando foi esterilizar na panela de pressão; já era esse substrato ou posso inocular na mesma?

Nao fico claro para mim se vc ja tinha esterilizado e foi quando abriu a tampa o si foi antes de esterlizar..
Si foi antes .. vc coloca novamente aluminio e vai..
Se foi depois de esterlizar .. eu nao utilizaria... faria novamente.
Abç

Última edição:
Back