- Como vocês fazem para esterilizar o ar ou criar um ambiente que seja o mais estéril possível para procedimentos de cultivo, especialmente os mais sensíveis como a inoculação e manuseio dos
bolos? Não consegui achar nenhum spray desinfetante na minha cidade, apenas odorizadores (bom ar e afins).
Limpo com lysoform puro (depende qual comprar) em pano reutilizável, aqueles semi-descartáveis.
O spray é o lysol, nos mercados fica tanto na área de limpeza quanto na de limpeza de animais de estimação.
É mais caro essa versão, uns 25 reais. O lysoform é 9.
Meu local de inoculação é dentro de um armário com um plastico preto separando uma parte para isso
Fecho todas as janelas e portas do quarto.
Borrifo água uns 5min antes dos procedimentos para reduzir o numero de organismos suspensos no ar.
O Mais recomendo é fazer uma Still Air Box.
Sempre utilizar selo de
vermiculita, protege bastante.
- Comprei uma
caixa organizadora opaca com tampa translúcida no intuito de direcionar luz solar indireta dentro do
terrário,
medindo 21 (A) x 61 (C) x 41 (L). O que vocês acham dessas dimensões? Muita baixa?
É Baixa, com a argila mais a altura dos bolos pode ser que com frutos maiores chegue na tampa.
Mas dá para usar sem problemas para um primeiro cultivo e em outros tipos.
- Vou usar a técnica
PFTEK, porém com farinha de arroz integral bem fina ao invés de grãos triturados em uma moagem mais grossa, a ideia é revestir toda a vermiculita, provendo assim um ambiente rico em nutrientes e de fácil absorção para o
micélio.
Isso facilita a compactação do substrato e pode ter o efeito contrário.
A recomendação é seguir exatamente a receita nos primeiros cultivos e depois testar e aprender.
- Vou usar
argila expandida e água no fundo do terrário para controlar a
umidade. Não disponho de higrômetro para medir a umidade/temperatura com precisão. Alguma dica?
Posso pensar em adquirir um caso seja realmente necessário.
- Devo evitar
contato direto dos
bolos com a
Argila? Como? A Argila deve ser
esterilizada? Como?
Veja pela condensação de água nas laterais e na tampa.
FAE é importante, mas tem que ser em conjunto com os níveis de umidade.
O Cubensis tolera um boa margem de erro, apenas diminui um pouco a produção.
Alguns cultivadores deixam em contato, mas isso facilita contaminação.
Por enquanto utilize pratos, pratos plásticos, alumínio para não deixar encostado.
Tem vários tópicos de como esterilizar a argila aqui.
Higrômetros digitais são inuteis aqui, caso tenha interesse, adquira um analógico. Mas não é necessário.
- Li algumas opiniões sobre possibilitar ou não a
troca gasosa durante a incubação. Fato é, com a troca gasosa, o micélio se desenvolve mais rápido. Vocês lacram completamente os potes?
Alguns cultivadores experientes dizem deixar aberto os furos de inoculação, mas como já diz, são experientes e tem um ambiente bem controlado.
Recomendo vedar os furos de inoculação pelo menos até o micélio ficar visível ou 10 dias.
Depois fazer outros furos e tampar com micropore. Tirar a fita dos outros pode fazer com que rasgue o alumínio.
Não é o modo mais rápido, mas é mais seguro.
- Vocês reutilizam as seringas esterilizando-as para outras inoculações? Como?
Eu pessoalmente não. No máximo quando sobra liquido na seringa eu troco a agulha para outros bolos.
Tem bastante no fórum de pessoas que reutilizam. Basta procurar.
A maioria utiliza água quente, ainda existe as de vidros, que para reutilização são melhores.