Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Eu quero saber - Faça suas perguntas aqui!

M

Mauricio

Visitante
Abri esse tópico para que vocês coloquem perguntas sobre o que querem saber sobre cultivo em geral.

Então as perguntas, ainda não discutidas, serão analisadas e faremos um resumo para postar aqui:
https://teonanacatl.org/threads/reiniciando-o-início.4869/#post-83545

Com o progresso teremos o tópico, do link acima, com todas as questões, assim é fácil apontá-lo para um membro novato que tiver as mesmas dúvidas.

A vantagem é não congestionar o forúm com perguntas repetidas, que quase sempre têem o caminho da lixeira.

Dúvidas ?
 
Bom dia a todos do fórum!

Primeiramente, estou muito empolgado de estar iniciando meu primeiro cultivo e já gostaria de dizer que ter uma comunidade online como essa é muito estimulante :giggle:.

Vamos direto ao ponto: é meu primeiro cultivo. Li e re-li tutoriais em diversos fóruns e optei por começar com uma técnica mais simples, a PFTEK.

Minhas dúvidas são:

- Como vocês fazem para esterilizar o ar ou criar um ambiente que seja o mais estéril possível para procedimentos de cultivo, especialmente os mais sensíveis como a inoculação e manuseio dos bolos? Não consegui achar nenhum spray desinfetante na minha cidade, apenas odorizadores (bom ar e afins).

- Comprei uma caixa organizadora opaca com tampa translúcida no intuito de direcionar luz solar indireta dentro do terrário, medindo 21 (A) x 61 (C) x 41 (L). O que vocês acham dessas dimensões? Muita baixa?

- Vou usar a técnica PFTEK, porém com farinha de arroz integral bem fina ao invés de grãos triturados em uma moagem mais grossa, a ideia é revestir toda a vermiculita, provendo assim um ambiente rico em nutrientes e de fácil absorção para o micélio.

- Vou usar argila expandida e água no fundo do terrário para controlar a umidade. Não disponho de higrômetro para medir a umidade/temperatura com precisão. Alguma dica? 🧐 Posso pensar em adquirir um caso seja realmente necessário.

- Devo evitar contato direto dos bolos com a Argila? Como? A Argila deve ser esterilizada? Como?

- Li algumas opiniões sobre possibilitar ou não a troca gasosa durante a incubação. Fato é, com a troca gasosa, o micélio se desenvolve mais rápido. Vocês lacram completamente os potes?

- Vocês reutilizam as seringas esterilizando-as para outras inoculações? Como?

Um grande abraço a toda a comunidade.

Luz e Paz 🍄☯🕉


WhatsApp Image 2019-09-14 at 10.06.50.jpeg

WhatsApp Image 2019-09-14 at 10.06.51.jpeg
 
- Como vocês fazem para esterilizar o ar ou criar um ambiente que seja o mais estéril possível para procedimentos de cultivo, especialmente os mais sensíveis como a inoculação e manuseio dos bolos? Não consegui achar nenhum spray desinfetante na minha cidade, apenas odorizadores (bom ar e afins).

Limpo com lysoform puro (depende qual comprar) em pano reutilizável, aqueles semi-descartáveis.
O spray é o lysol, nos mercados fica tanto na área de limpeza quanto na de limpeza de animais de estimação.
É mais caro essa versão, uns 25 reais. O lysoform é 9.

Meu local de inoculação é dentro de um armário com um plastico preto separando uma parte para isso
Fecho todas as janelas e portas do quarto.
Borrifo água uns 5min antes dos procedimentos para reduzir o numero de organismos suspensos no ar.

O Mais recomendo é fazer uma Still Air Box.
Sempre utilizar selo de vermiculita, protege bastante.


- Comprei uma caixa organizadora opaca com tampa translúcida no intuito de direcionar luz solar indireta dentro do terrário, medindo 21 (A) x 61 (C) x 41 (L). O que vocês acham dessas dimensões? Muita baixa?

É Baixa, com a argila mais a altura dos bolos pode ser que com frutos maiores chegue na tampa.
Mas dá para usar sem problemas para um primeiro cultivo e em outros tipos.

- Vou usar a técnica PFTEK, porém com farinha de arroz integral bem fina ao invés de grãos triturados em uma moagem mais grossa, a ideia é revestir toda a vermiculita, provendo assim um ambiente rico em nutrientes e de fácil absorção para o micélio.

Isso facilita a compactação do substrato e pode ter o efeito contrário.
A recomendação é seguir exatamente a receita nos primeiros cultivos e depois testar e aprender.

- Vou usar argila expandida e água no fundo do terrário para controlar a umidade. Não disponho de higrômetro para medir a umidade/temperatura com precisão. Alguma dica? 🧐 Posso pensar em adquirir um caso seja realmente necessário.

- Devo evitar contato direto dos bolos com a Argila? Como? A Argila deve ser esterilizada? Como?

Veja pela condensação de água nas laterais e na tampa.
FAE é importante, mas tem que ser em conjunto com os níveis de umidade.
O Cubensis tolera um boa margem de erro, apenas diminui um pouco a produção.

Alguns cultivadores deixam em contato, mas isso facilita contaminação.
Por enquanto utilize pratos, pratos plásticos, alumínio para não deixar encostado.
Tem vários tópicos de como esterilizar a argila aqui.

Higrômetros digitais são inuteis aqui, caso tenha interesse, adquira um analógico. Mas não é necessário.

- Li algumas opiniões sobre possibilitar ou não a troca gasosa durante a incubação. Fato é, com a troca gasosa, o micélio se desenvolve mais rápido. Vocês lacram completamente os potes?

Alguns cultivadores experientes dizem deixar aberto os furos de inoculação, mas como já diz, são experientes e tem um ambiente bem controlado.
Recomendo vedar os furos de inoculação pelo menos até o micélio ficar visível ou 10 dias.
Depois fazer outros furos e tampar com micropore. Tirar a fita dos outros pode fazer com que rasgue o alumínio.
Não é o modo mais rápido, mas é mais seguro.

- Vocês reutilizam as seringas esterilizando-as para outras inoculações? Como?

Eu pessoalmente não. No máximo quando sobra liquido na seringa eu troco a agulha para outros bolos.
Tem bastante no fórum de pessoas que reutilizam. Basta procurar.
A maioria utiliza água quente, ainda existe as de vidros, que para reutilização são melhores.
 
Obrigado @Texugo ! Vou providenciar uma caixa organizadora maior.

Quanto à receita do PF, realmente, percebi como é fácil de formar uma lama e compactar o bolo. No entanto, decidi ajustar e testar mesmo assim. Os bolos estão sendo esterilizados agora :ROFLMAO:.

Mas estou seguindo ciente dos riscos. Sou paciente e estou disposto a aprender :giggle:.

Vou preparar a seringa hoje a noite e fazer a inoculação amanhã. Devo criar também um diário de cultivo para compartilhar com vocês.

Obrigado!
 
Dependendo da idade do Carimbo pode requerir mais tempo de hidrataçao.
Prepara sempre as seringas antes que os Bolos

Pois é, meu amigo @Gteach! Adquiri de um site que parece ser de confiança. Muitos erros nesses primeiros procedimentos.

Estou considerando criar uma still air box out glove box para a próxima tentativa. Dessa vez terei mais cuidado.

Obrigado!
 
SAB ?ou GB ?
Sao duas coisas bem distintas...
Recomendo :
SAB no caso de um ambente bem fechado e com pouca circulaçao do ar e limpo
Melhor manipulaçao e comodidade...e nao existe o efeito pistao..

Senao vai para GB e trabalha dentro de ela com um pulverizador pequeno dando ums pulverzadas entre manobra e manobra.
Boms Cultivos.
 
Última edição:
Sempre usei Lysoform aerossol para esterilizar minha SAB (Still air box), porém a marca mudou de dono, ou seja outra empresa diferente está fabricando. O mais importante é que mudaram o princípio ativo. Alguém sabe se o produto continua eficaz?
 
Irmão u lysoform era fabricado pela BOMBRIL e usava um princípio ativo tipo amônio quaternário, dimetilbenzeno se não me engano.
O novo Lysoform, que conserva o nome da marca, só mudou o dono da marca, é fabricado pela JC Jhonson e usa como princípio ativo o Ortofenilfenol ou algo assim.
O antigo sei que funcionava, mas o novo como é um princípio ativo diferente não sei se é seguro.

A marca Lysoclin usa o mesmo princípio ativo do lysoform antigo, portante deve funcionar, entretanto não tem na minha cidade.

Segue a pergunta para o povo. O Lysoform aerosol novo funciona para esterilizar a Still air box?
 
reemplaze lysoform por alcool 70 para area de trabalho..

Para SAB so precisa um pulverizador pequeno agua e detergente..

uma gota em 250 ml esta bem.

borrife isso dentro da caixa.. aguarde dois minutos.. trabalhe sobre um nivel elevado do chao da SAB..

Nao e possivel ter um ambente esteril numa SAB..

O mesmo nome de ela ja da indicio de isso

Boms Cultivos
 
Bom dia a todos!

Alguém sabe o que aconteceu com o FSRE? Não consigo acessar o site deles e, pelo o que pesquisei, parece que já está fora a um bom tempo.
 
Olá amigo, quero iniciar meu 1º cultivo e tenho algumas dúvidas.

1- Aqui em Minas já está quente (sempre acima de 30ºC e deve aumentar ainda mais daqui pra frente, preciso de um aquecedor na encubadora e no terrário?

2- Em caso de temperatura elevada, quais as opções para controle da temperatura no terrário?

3- Devo comprar um compressor de ar ou posso abrir o terrário uma vez ao diz para abanar e borrifar água nas paredes? Abri e abanar pode contaminar o bolo?

4- Pelo que entendi a umidade se condensa na tampa e pode pingar nos bolos, qual a melhor solução pra esse problema?

5- Alguma pessoas colocam lâmpada fria, isso é necessário para o crescimento?

6- Vi vários modelos de furos no terrário, alguns grandes outros pequenos. Pelo que entendi a função dos furo é para fazer troca de ar (CO2 e O2) e também manter a umidade (furos grandes demais = perda de umidade). Qual o melhor?

Acho q é só isso...quem puder me ajudar nessas dúvidas vou ficar muito agradecido...
 
Olá @redpill ,

1- Aqui em Minas já está quente (sempre acima de 30ºC e deve aumentar ainda mais daqui pra frente, preciso de um aquecedor na encubadora e no terrário?

Com essa temperatura ambiente, você não precisa de fontes de calor no seu terrário. A temperatura ideal para a incubação gira em torno de 27°C.

2- Em caso de temperatura elevada, quais as opções para controle da temperatura no terrário?

Existem várias soluções, depende de quanto tempo e dinheiro você está disposto a investir. Já vi terrários automatizados com sistema de resfriamento, e soluções mais simples como simplesmente colocar uma garrafa de água congelada dentro do terrário.

3- Devo comprar um compressor de ar ou posso abrir o terrário uma vez ao diz para abanar e borrifar água nas paredes? Abri e abanar pode contaminar o bolo?

Pelo o que eu pude entender até agora, toda e qualquer exposição do micélio pode gerar contaminação, mas não necessariamente. Então, para diminuir riscos, quanto mais automatizado for o seu cultivo, acho que menores as chances de contaminação.

4- Pelo que entendi a umidade se condensa na tampa e pode pingar nos bolos, qual a melhor solução pra esse problema?

Também quero saber hahaha

5- Alguma pessoas colocam lâmpada fria, isso é necessário para o crescimento?

Não. Luz solar indireta já é o suficiente. A lâmpada é uma opção. Pelo o que entendi, a luz é um indicador de direção de crescimento dos cogumelos, não sendo necessária no desenvolvimento nutricional deles. (corrijam-me se estiver errado, por favor)

6- Vi vários modelos de furos no terrário, alguns grandes outros pequenos. Pelo que entendi a função dos furo é para fazer troca de ar (CO2 e O2) e também manter a umidade (furos grandes demais = perda de umidade). Qual o melhor?

Também tenho essa dúvida, meu amigo. Vi um modelo de terrário chamado "shotgun" em um fórum gringo. Era uma caixa organizadora com vários furos pequenos ao invés de alguns grandes. O que aprendi em relação aos furos é que é melhor que eles sejam feitos na parte mais baixa do terrário, já que o CO2 é mais denso que o O2.

Espero ter ajudado!

Luz, Paz e Prosperidade ☯ 🍄 🕉
 
Parabens por sua boa vontade ao responder todas perguntas que ja estao registradas no forum !!
Grande Abç
 
Última edição:
Olá @redpill ,



Com essa temperatura ambiente, você não precisa de fontes de calor no seu terrário. A temperatura ideal para a incubação gira em torno de 27°C.



Existem várias soluções, depende de quanto tempo e dinheiro você está disposto a investir. Já vi terrários automatizados com sistema de resfriamento, e soluções mais simples como simplesmente colocar uma garrafa de água congelada dentro do terrário.



Pelo o que eu pude entender até agora, toda e qualquer exposição do micélio pode gerar contaminação, mas não necessariamente. Então, para diminuir riscos, quanto mais automatizado for o seu cultivo, acho que menores as chances de contaminação.



Também quero saber hahaha



Não. Luz solar indireta já é o suficiente. A lâmpada é uma opção. Pelo o que entendi, a luz é um indicador de direção de crescimento dos cogumelos, não sendo necessária no desenvolvimento nutricional deles. (corrijam-me se estiver errado, por favor)



Também tenho essa dúvida, meu amigo. Vi um modelo de terrário chamado "shotgun" em um fórum gringo. Era uma caixa organizadora com vários furos pequenos ao invés de alguns grandes. O que aprendi em relação aos furos é que é melhor que eles sejam feitos na parte mais baixa do terrário, já que o CO2 é mais denso que o O2.

Espero ter ajudado!

Luz, Paz e Prosperidade ☯ 🍄 🕉
Muito obrigado pelas respostas, embora a gente leia os posts sempre surgem dúvidas, principalmente quando há técnicas diferentes.
 
Leia novamente atentamente a pergunta 1 e com a mão no coraçao me diz principalmente se tem tecnicas distintas para a resposta.

Abç
 
Salve irmãos.
Gostaria de saber se alguém pode indicar proporcoes ou o volume para comprar a caixa organizadora do terrário e pra glovebox...
E quanto que os amigos acham que é importante ter uma GB? Pode ser dispensável?
ABS
 
Salve irmãos.
Gostaria de saber se alguém pode indicar proporcoes ou o volume para comprar a caixa organizadora do terrário e pra glovebox...
E quanto que os amigos acham que é importante ter uma GB? Pode ser dispensável?
ABS

Pelo menos uns 30~35 cm de altura, menos que isso, é baixa. Depende também do tamanho do seu cultivo. Um terrário maior, acomoda mais bolos, por exemplo. Eu diria que, para uma caixa organizadora, 30L estaria bom. Pode ser maior também.

E você também não precisa usar uma caixa organizadora necessariamente. Existem terrários de isopor, caixa de papelão, pote de sorvete, balde, garrafa pet... por aí vai.
 
Back
Top