Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Eu quero saber - Faça suas perguntas aqui!

M

Mauricio

Visitante
Abri esse tópico para que vocês coloquem perguntas sobre o que querem saber sobre cultivo em geral.

Então as perguntas, ainda não discutidas, serão analisadas e faremos um resumo para postar aqui:
https://teonanacatl.org/threads/reiniciando-o-início.4869/#post-83545

Com o progresso teremos o tópico, do link acima, com todas as questões, assim é fácil apontá-lo para um membro novato que tiver as mesmas dúvidas.

A vantagem é não congestionar o forúm com perguntas repetidas, que quase sempre têem o caminho da lixeira.

Dúvidas ?
 
A questão do milho é que o micélio se desenvolve nele, mas não irá frutificar se não colocar uma camada de casing ou semelhante - utilizado como spawn.
Em 5 dias é possível aparecer sinal, mas não é regra.
Diria que uns 7/10 dias seria o padrão (depende da temperatura), porém, pode levar um pouco mais e ainda sim colonizar normalmente.
Poderia colocar foto do milho para entender melhor, pois o difícil dele é conseguir a umidade correta e ela conseguir atingir até o centro do milho. (tindalizar)

Fala irmãozão !!! obrigado pela participação novamente...nesse caso o milho é picado...não chega a ser canjiquinha...são pedaços um pouco maiores não uniformes...mas mesmo assim pequenos...bem similar ao arroz integral triturado...vou aguardar mais um período...assim que chegar am casa tiro uma foto pra colocar aqui...abraço !!!
 
Milho requer outra preparaçao. !
Nao e a melhor tentativa uma" pf tek de milho"..
Vai na receita certa comprovada e simples...
Abz
 
Estava fazendo as seringas de esporos e a pazinha do potinho coletor caiu dentro da solução de água e esporos, vou ter algum problema? E posso esterilizar um bolo PFtek um dia depois da confecção dele? Sobrou substrato não queria desperdiçar e fiz outro mas não coube na pp então penso em esterilizar amanhã, tudo bem se fizer isso?
 
Estava fazendo as seringas de esporos e a pazinha do potinho coletor caiu dentro da solução de água e esporos, vou ter algum problema? E posso esterilizar um bolo PFtek um dia depois da confecção dele? Sobrou substrato não queria desperdiçar e fiz outro mas não coube na pp então penso em esterilizar amanhã, tudo bem se fizer isso?
Se a pazinha tava corretamente esterilizada e a tuas luvas tb pode seguir na frente.

Pode esterilizar no dia seguinte sempre e quando vc faça novamente teste de retençao do substrato e procurar o ponto novamente..

Geralmente perdem um pouco de umidade ate u outro dia.
Abz
 
O que fazer quando seu bolo dá mais pins embaixo do que em cima e ou até nos lados? ?

O do terrario de garrafa?
Existem vários fatores que incentivam a pinagem apenas na parte inferior, o melhor jeito de ajudar é acompanhando um diário de cultivo.
Mas como postou foto da garrafa, a primeira coisa que eu diria é FAE, pois a perlita é muito boa em manter umidade (apesar da sua foto parecer que ela está um pouco seca)
Tem feito a ventilação manual?
Como faz a iluminação? esta vindo de cima?

---
Edit: Fui ver a foto para lembrar, o bolo está em contato direto com a perlita?
 
Última edição:
O do terrario de garrafa?
Existem vários fatores que incentivam a pinagem apenas na parte inferior, o melhor jeito de ajudar é acompanhando um diário de cultivo.
Mas como postou foto da garrafa, a primeira coisa que eu diria é FAE, pois a perlita é muito boa em manter umidade (apesar da sua foto parecer que ela está um pouco seca)
Tem feito a ventilação manual?
Como faz a iluminação? esta vindo de cima?

---
Edit: Fui ver a foto para lembrar, o bolo está em contato direto com a perlita?
Não é que esteja pinando apenas na parte inferior, é que tem mais pins embaixo do que no topo. Agora tem pin pra todo lado, o que é ótimo, mas acho curioso como tem bastante sob o bolo.
A iluminação é natural, eu deixo pegando luz indireta do sol.
Ventilação manual eu faço 2-3x por dia, sempre que borrifo.
Os bolos não estão em contato direto com a perlita. Eu pus um pedaço de papel alumínio entre eles.
 
Galera, comecei um cultivo de thai na muang, e tô na dúvida se já dá pra colher.. pq fazem apenas 12 dias que coloquei pra frutificar. Ainda tem alguns pins surgindo, mas a maioria me parece ok
segue foto
 

Anexos

  • WhatsApp Image 2019-07-23 at 09.46.03.jpeg
    WhatsApp Image 2019-07-23 at 09.46.03.jpeg
    80.3 KB · Visualizações: 27
Galera, comecei um cultivo de thai na muang, e tô na dúvida se já dá pra colher.. pq fazem apenas 12 dias que coloquei pra frutificar. Ainda tem alguns pins surgindo, mas a maioria me parece ok
segue foto

Ja estão passando da hora ideal.

Tem duas alternativas, você colhe apenas os que já romperam o véu ou colhe todos.
Eu pessoalmente gosto de colher todos juntos para ter menos trabalho secando.

Mas se colher separado também não dá problema e da mais tempo dos menores crescerem. O problema é determinar quando termina um flush e deve ir pro dunk.

Outra coisa é cuidar para não deixar esporularem no bolo, isso impede o crescimento de novos pins naquele local.
Como eles tão bem abertos pode ser que aconteça.

----

12 dias é o tempo médio (10-15).
Em até 5 dias de colocar para frutificar aparecem os pins, entre 3-7 rompem o véu.
Apenas uma média/noção.
 
Ja estão passando da hora ideal.

Tem duas alternativas, você colhe apenas os que já romperam o véu ou colhe todos.
Eu pessoalmente gosto de colher todos juntos para ter menos trabalho secando.

Mas se colher separado também não dá problema e da mais tempo dos menores crescerem. O problema é determinar quando termina um flush e deve ir pro dunk.

Outra coisa é cuidar para não deixar esporularem no bolo, isso impede o crescimento de novos pins naquele local.
Como eles tão bem abertos pode ser que aconteça.

----

12 dias é o tempo médio (10-15).
Em até 5 dias de colocar para frutificar aparecem os pins, entre 3-7 rompem o véu.
Apenas uma média/noção.
Mto Obrigada!!
 
Então galera, sou iniciante na arte do cultivo, e há 4 dias atrás eu inoculei 4 bolos PF tek dentro de uma SAB que eu construí, sendo 4 furos em cada bolo, e antes de fazer cada furo eu flambei a agulha até ficar vermelha, esperei uns 5 segundos pra dar uma esfriada e depois inoculei, fiz isso com todos os 4 bolos, utilizando luvas, jaleco, máscara, com a casa fechada e de banho tomado.

A procedência da seringa é de um desses sites aí que vendem seringas de esporos, comprei da raça B+, e pra cada furo injetei aproximadamente 0,4 ml, ou seja, cada bolo ficou com mais ou menos 1,6 ml de solução de esporos.

Só que hoje, domingo à noite, exatamente 4 dias depois, ainda não percebi sinal do micélio, acabei de verificar os 4 bolos e eles estão "puros", só vi uma manchinha bem pequena em um dos furos, mais nada. Minha incubadora é uma caixa de isopor de 28 litros e tem um aquecedor de aquário de 100w numa garrafa de 1,35 ml de suco, e antes tava regulado em 28°C, só que quando eu abri a caixa agora há pouco pra inspecionar, coloquei em 32°Cpq eu não senti nada diferente na temperatura interna da caixa (sendo que a temperatura ambiente está cerca de 17°C). Penso que o calor esteja se dissipando na água e também na garrafa, e não esteja aquecendo o ambiente efetivamente à 28°C, mas é só uma suposição.

Enfim, resumindo, será que eu devo inocular os bolos novamente, ou espero mais alguns dias (quantos??) pra ver se o micélio dá as caras?

E quanto ao aquecedor, devo deixar em 32°C (de forma a compensar o calor dissipado), ou reduzo de volta pra 28°C?
 
Última edição:
E quanto ao aquecedor, devo deixar em 32°C (de forma a compensar o calor dissipado), ou reduzo de volta pra 28°C?


Volte para 28 graus. Um pouco de frio não vai prejudicar o cultivo, só atrasar a colonização. Mas calor em excesso pode matar tudo.

Espere. Quatro dias é pouco. Espere no umas duas semanas. E se não der certo faça novos bolos. Não vale a pena o risco de re-utilizar os antigos.

E tente controlar a ansiedade. Geralmente é o pior inimigo de quem está começando.
 
Volte para 28 graus. Um pouco de frio não vai prejudicar o cultivo, só atrasar a colonização. Mas calor em excesso pode matar tudo.

Espere. Quatro dias é pouco. Espere no umas duas semanas. E se não der certo faça novos bolos. Não vale a pena o risco de re-utilizar os antigos.

E tente controlar a ansiedade. Geralmente é o pior inimigo de quem está começando.

Coloquei o termostato para 28°C novamente, e vou esperar o prazo que você disse, no mais qualquer problema volto a perguntar aqui no tópico.

Realmente, a ansiedade tá sendo minha pior inimiga.

Obrigado pela resposta!
 
Galera, comecei um cultivo de thai na muang, e tô na dúvida se já dá pra colher.. pq fazem apenas 12 dias que coloquei pra frutificar. Ainda tem alguns pins surgindo, mas a maioria me parece ok
segue foto
Bela Strain !
Vc consegue fazer carimbo ?

Recomendo tb as veces esperar um poico mais fazer uma media.. e colher todo junto..
Facilita o secado.. economiza energia do ventilador .. etc.
Abz
 
Eu aniversariei meus bolos já fazem 5 dias, mas apenas dois deles estão pinando, é possível eu fazer um casing com alguns deles para obter mais aproveitamento, mesmo já tento aniversáriado os bolos?
 
é possível sim, mas pq vc não espera para ver se dá certo a sua tentativa? Pode te valer em aprendizado. Espera para ver se vão frutificar e se não, descubra pq.
 
Eu estava com um problema de temperatura no terrario, aí resolvi jogar água quente em baixo pra dar uma elevado no calor, mas sem querer deixei cair em alguns bolos e o micélio ficou machuco e azulou, e alguns pins que estavam crescendo tbm, qual a melhor coisa a fazer nessa situação, devo tirar o bolo do terrario ou ele ainda tem alguma chance de frutificar ou de contaminar por conta de está machuca ?
 
Última edição:
Eu estava com um problema de temperatura no terrario, aí resolvi jogar água quente em baixo pra dar uma elevado no calor, mas sem querer deixei cair em alguns bolos e o micélio ficou machuco e azulou, e alguns pins que estavam crescendo tbm, qual a melhor coisa a fazer nessa situação, devo tirar o bolo do terrario ou ele ainda tem alguma chance de frutificar ou de contaminar por conta de está machuca ?

Todo o micélio se azulou ou só parte dele?
Eu esperaria um pouco mais pra ver se ele consegue se regenerar do estresse causado pela água quente, mas nesse meio tempo você tem que inspecionar ele com mais atenção, verificar se algum contaminante vai se desenvolver no micélio em regeneração, e caso positivo, descartar o bolo contaminado (ou enterrar ele e deixar a mãe natureza cuidar do seu destino :unsure:)
 
Back
Top