Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Eu quero saber - Faça suas perguntas aqui!

M

Mauricio

Visitante
Abri esse tópico para que vocês coloquem perguntas sobre o que querem saber sobre cultivo em geral.

Então as perguntas, ainda não discutidas, serão analisadas e faremos um resumo para postar aqui:
https://teonanacatl.org/threads/reiniciando-o-início.4869/#post-83545

Com o progresso teremos o tópico, do link acima, com todas as questões, assim é fácil apontá-lo para um membro novato que tiver as mesmas dúvidas.

A vantagem é não congestionar o forúm com perguntas repetidas, que quase sempre têem o caminho da lixeira.

Dúvidas ?
 
A temperatura, umidade e oxigenação são os parâmetros que devem ser controlados nessa fase (frutificação).

Temperatura pode variar de 23º a 27º C.
Umidade 98%
Oxigenação para induzir a frutificação.

Soma-se a esses parâmetros a exposição a luz.

Dependendo a região (Norte, Nordeste, Sul, etc.) onde ocorre cultivo, torna-se mais difícil o controle da temperatura.
Muito frio ou muito calor.

Eu resfrio meu terrário dentro do meu quarto quando utilizo o ar condicionado.
Nesse caso o cuidado é para não deixar o ar muito seco.

Numa região fria, deve-se aquecer, uma lâmpada ajuda aquecer e também fornecer a luz para indução de pins.

A umidade pode ser controlada de diversas formas: perlita, vaporizador ultrasonico, etc.

Para oxigenar um coller ou abrir a tampa e abanar.

Os métodos escolhidos devem levar em conta a assepsia no terrário, por isso,
investir num coller, perlita favorecer um ambiente saudável parar os bolos ou casing e garante sucesso no cultivo.
 
Sobre milho,

Vi tutoriais onde o milho é deixado de molho por 24 horas e não utilizam panela de pressão e outros onde ele não fica de molho e vai direto pra panela de pressão por 15 minutos. O motivo do molho seria fazer os esporos de contaminantes germinarem para matá-los em uma segunda fervura.

Qual a opinião de vocês em relação a deixar o milho de molho ou não e usar a PP?

Paz
 
Sobre milho,

Vi tutoriais onde o milho é deixado de molho por 24 horas e não utilizam panela de pressão e outros onde ele não fica de molho e vai direto pra panela de pressão por 15 minutos. O motivo do molho seria fazer os esporos de contaminantes germinarem para matá-los em uma segunda fervura.

Qual a opinião de vocês em relação a deixar o milho de molho ou não e usar a PP?

Paz

É MUITO IMPORTANTE O MILHO NÃO ESTOURAR, SE ISSO ACONTECER PASSOU DO PONTO.

1º dia
Ferva água primeiro, despeje o milho selecionado e lavado, então tampe a panela, espere ferver e desligue o fogo.
Não abra a panela, deixe assim por 24 horas.
2º dia
Ferva água noutra panela, após fervura, despeje o milho previamente escorrido, então tampe espere ferver e desligue o fogo.
Não abra a panela, deixe assim por 24 horas.
3º dia
Ferva água noutra panela, após fervura, despeje o milho previamente escorrido, então tampe espere ferver e desligue o fogo.
Não abra a panela, deixe até esfriar, escorra o milho, deixe no escorredor algumas horas, mantenha coberto.

Observe os grãos, eles não abriram, teste um grão no dente, se estiver macio, porém resistente, está perfeito. A esterilização deixará os grãos mais macios, sem estourar.

O milho está pronto para ser esterilizado, distribua em potes, deixe 2 dedos sem preencher, ponha o tampão duplo de papel alumínio, não passe fita, deixe apenas apertado e ponha na panela de pressão, conte 1 hora, após a pressão se estabelecer.
Espere esfriar totalmente, leve para o local de trabalho, uma glove, retire os potes da panela, aperte o tampão e passe fita durex, lacrando os potes.

Faça copos pequenos, se um ou outro contaminar a perda é pequena.
Eu utilizo copos de requeijão, contém 150 gramas cada, descontando o espaço deixado.
Distribua-os na panela, porem não deixe a água alcança-los, (eles podem ficar retorcidos) ponha uma tampa ou algo para que eles fiquem mais elevados, a água deve chegar até o nível desse calço.

Por que ?

selecionado e lavado - para que só grãos inteiros, sem perfurações, sem bichos e de milho de pipoca sejam aproveitados. Lavar o milho retira o pó fino em que o produto vem envolvido, esse pó prejudica a colonização.

ferva água noutra panela - não ferva a água junto com o milho, isso o amolecerá demais. Sempre ferva primeiro e então despeje o milho.

deixe 2 dedos sem preencher - para haver espaço quando for necessário agitar o pote.

não passe fita- lacrando o pote ou mesmo fazendo furos no tampão, o vapor não circula livremente, entre os grãos, isso diminue, drasticamente, a eficiencia da esterilização a vapor úmido.

espere esfriar totalmente- para que todo vapor condense. Eu só retiro os copos da panela no dia seguinte. Se seguir essa recomendação nenhuma água acumula no fundo do copo.
 
Eu fiz varias tentativas sem deixar de molho o milho.
No meu caso nehuma deu certo..

Eu deixo os tres dias.. o tal vez dois dias e aguardo 12 horas para entrar ma reta final.

Recomendo..Ao menos se vc ta no Brasil...

Abç
 
Eu fiz varias tentativas sem deixar de molho o milho.
No meu caso nehuma deu certo..

Eu deixo os tres dias.. o tal vez dois dias e aguardo 12 horas para entrar ma reta final.

Recomendo..Ao menos se vc ta no Brasil...

Abç

Obrigado por compartilhar sua experiência, irmão! Sabe dizer, por curiosidade, o que muda no milho tupiniquim e no milho de fora do Brasil que não precisa ficar de molho?

Grande abraço!
 
Siceramente nao sei...
(os 200 e poucos agrotoxicos que Brasil permete e em outros paises sao proibidos ???)
So no que video tutorial vc ve.. gringos (americanos) e Europeos.. so deixam de molho a noite anterior... cozen ate o ponto desejado e vao para esterilizar...e aparentemente tem sucesso assim!

Abç
 
Última edição:
(os 200 e poucos agrotoxicos que Brasil permete e em outros paises sao proibidos ???)


Essa história é bem relativa, e tem muito exagero.

Meu chute? Não se preocupe com os agrotóxicos no cultivo se o milho for para consumo humano.
 
Vou dizer que a frase estaba entre (.....) como uma suposiçao minha,um pensamiento, e nao porque seja uma verdade no cultivo ,respeito de porque seria distinto milho de aqui no Brasil de outros...

O tema agrotoxicos usado para alimentos de consumo humano sera que cada um sabe que come o que compra para comer...

Eu si tem T com triangulo amarelo nao compro.. (a maioria agora... na base de amido de milho )

Que Brasil utiliza productos que estao proibidos na Uniao Europea de usar nao sou Eu que falo... pode recurrir a uma base de informaçao NEUTRAL e tire suas proprias conclusoes.

Abç @Ecuador @Kvasir
 
Que Brasil utiliza productos que estao proibidos na Uniao Europea de usar nao sou Eu que falo... pode recurrir a uma base de informaçao NEUTRAL e tire suas proprias conclusoes.


É que a questão não são só os produtos.

E mesmo essa questão de ser liberado aqui e não lá é relativo. A produção de soja na Europa, por exemplo, é bem baixa. Então eles nem precisam liberar produtos que as grandes plantações do EUA, Brasil e Argentina precisam.

Quanto se usa por hectare, por exemplo?



quais exageros há em relação a isso?

Por exemplo, falar que o país usa muito agrotóxico sem considerar também a área plantada. Veja os links que comparam por hectare.



Não precisa se preocupar se câncer n preocupa né.

Esse assunto vai dar polêmica, mas, não há evidência que em consumidores os agrotóxicos causem aumento de risco para cancer. Eu ficaria esperto se trabalhasse na agricultura.

Há muito alarmismo e teoria da conspiração. Mas aí a pessoa que acha que agrotóxico causa cancer ou fuma (qualquer tipo, aspirar fumaça nunca é uma boa ideia), e/ou bebe, e/ou come toneladas de açúcar e carboidratos processados. Aí só resta dizer, então tá.
 
Última edição:
falar que o país usa muito agrotóxico sem considerar também a área plantada.

Isso não justifica o uso de agrotóxicos e nem muda o fato de estarmos enchendo nossa comida de veneno.

Esse assunto vai dar polêmica, mas, não há evidência que em consumidores os agrotóxicos causem aumento de risco para cancer

Já é bem sabido os males que os agrotóxicos causam à saúde e ao meio ambiente. Se não tem evidência é pq falta estudo em humanos n? em laboratório vários agrotóxicos e pesticidas em geral se mostraram cancerígenos em animais. Várias instituições de saúde do mundo tem textos e artigos relacionando câncer ao uso de agrotóxicos, achei um monte.

Nada justifica o uso de agrotóxicos, alternativas agroecológicas sustentáveis já mais do que se provaram serem alternativas mais sustentáveis e rentáveis em todos os sentidos do que o a agricultura convencional. Não faz sentido nenhum usar agrotóxico, só pro bolso de algumas corporações e certos indivíduos.
 
Última edição:
Isso não justifica o uso de agrotóxicos e nem muda o fato de estarmos enchendo nossa comida de veneno.

Mas aí é uma crítica global, correto? Já pensou que, com o conhecimento atual, não dá para produzir o que produzimos sem agrotóxicos?




Se não tem evidência é pq falta estudo em humanos n?

Se há evidências robustas de efeitos deletérios em animais, com níveis de agrotóxicos semelhantes aos permitidos em alimentos, é só enviar.

Os agricultores não estariam correndo para os orgânicos se fossem mesmo mais rentáveis? E olha que orgânico geralmente é vendido a um preço bem mais alto.
 
Mas aí é uma crítica global, correto?
EM parte sim em parte não. É uma critica nacional pq estamos no brasil e temos a prática de usar muitos agrotóxicos. É também uma critica global pq vivemos num mundo globalizado e é um problema também do mundo, não só do brasil.

Se há evidências robustas de efeitos deletérios em animais, com níveis de agrotóxicos semelhantes aos permitidos em alimentos, é só enviar.

Ciência é um negocio engraçado. Ela, ao contrário do que as pessoas pensam, não é neutra. Ela é recheada de intenções politicas. Quando se colocava chumbo na gasolina mesmo que haviam um monte de evidências de envenenamento por chumbo, vários cientistas afirmavam de pé junto que chumbo não fazia mal enquanto componente da gasolina (tinha mto dinheiro envolvido).

Além do mais qualquer dado que faz pesquisa sobre agrotóxicos dentro do limite permitido não são bem aplicáveis à prática pq mts vezes os alimentos tem niveis acima do permitido.

e não é de ontem isso


você ja viu o veneno está na mesa I e II do Silvio Tendler? Os dois estão compilados aqui:

Digamos que os níveis estejam dentro do permitido, são micro doses de veneno, e se você come hortaliça todo dia, é todo dia uma micro dose (caso você não faça o procedimento adequado de limpeza, mas de qualquer jeito melhor se nem tivesse veneno né). Dizer que esses químicos não nos afetam pq não tem evidência seria bastante imprudente diria eu, no minimo.
Não tenho tempo de agora fazer uma pesquisa aprofundada pra levantar artigos relacionados pq encontrei montanhas de artigos e tabelas de agrotóxicos onde vi alguns enquadrados como prováveis cancerígenos. E claro, tudo depende da dose. Aquele que aplica se intoxica muito mais que aquele que consome. Mas essa relação distanciada entre consumidor e produtor literalmente mata trabalhadores rurais que sofrem com as imposições do mercado, que trabalham no sol o dia todo e que se expõem a contratos opressivos de empresas e aos venenos que elas produzem.

Já pensou que, com o conhecimento atual, não dá para produzir o que produzimos sem agrotóxicos?

Esse é um dos mitos mais comuns que escuto e geralmente está relacionado à falta de informação mesmo e vou explicar já já.

Só pq existe uma alternativa melhor não quer dizer que as empresas como a monsanto que lucram com agrotóxicos e sementes alteradas vão ceder o espaço pra práticas sustentáveis né. Pode chamar de teoria da conspiração, mas a quem detêm as informações e os canais de poder mantém as práticas que quiser. Há muito trabalho de conscientização a ser feito.

Os agricultores não estariam correndo para os orgânicos se fossem mesmo mais rentáveis?

Só pq existe alternativa não quer dizer que seja conhecida pelos agricultores (que não conhecem outras alternativas além das que o governo e as empresas apresentam e que geralmente tornam a vida do agricultor, principalmente familiar, uma desgraça). E também não estou falando dos orgânicos que só fazem a substituição dos insumos artificiais por orgânicos mas que seguem ainda sendo uma prática insustentável.

E olha que orgânico geralmente é vendido a um preço bem mais alto.

É vendido a um preço mais alto pq são alternativos né, se toda a comida fosse produzida organicamente o preço abaixaria. Não são mais caros pq a produção é mais cara. Esses produtos acabam sendo elitizados.


Já existem métodos de agricultura desde a segunda guerra que não usam insumo algum pra produzir, produzem mais que o sistema convencional, produzem comida com mais diversidade, mais qualidade, não degradam o solo, contribuem para manutenção de flora e fauna nativas e também melhoram a qualidade de vida de todos envolvidos, desde o produtor ao consumidor.
Essas técnicas trabalham com a recuperação do solo, são técnicas q podem ser adaptadas à praticamente qualquer tipo de solo aumentando em muito a área que pode ser usada pra cultivar, inclusive em áreas de proteção pq não degradam, ao contrário, protegem. Estão inclusive autorizadas por lei a poderem ser aplicadas em áreas de proteção (ja são técnicas conhecidas pelo governo, mas pq será q n fazem um incentivo maior para a sua disseminação?).
Enfim, eu estou falando de sistemas agroflorestais biodiversos, permacultura, agricultura natural do fukuoka e principalmente a agricultura sintrópica desenvolvida por Götsch no Brasil. Somos, graças a certos indivíduos, como o Götsch e seus alunos e algumas ongs, pioneiros no mundo em produção sustentável (não graças ao governo q caminha em direção contrária).
A tecnologia e o conhecimento cientifico não faltam, só falta a boa vontade de quem detêm o poder.
Esses sistemas são tão versáteis que podem até ser misturados com prática pecuária. Sistemas agroflorestais podem ser utilizados junto com pasto pra boi. E um hectare de agrofloresta só, já produz mais dinheiro que um hectare de pasto, sem considerar os outros serviços que esses sistemas fornecem que não podem ser calculados em lucro. Poderíamos recuperar um bom pedaço da mata atlântica, recuperar os 20% destruídos na amazônia. Usar esses recursos que temos de forma inteligente. Estima-se que o que o brasil poderia lucrar, só com tecnologia e patente desenvolvida a partir da biodiversidade que temos, ultrapassa os trilhões. É mais lucrativo, é melhor a longo prazo em todos os sentidos. Melhor ainda é que não usa nenhuma gota nem de fertilizante nem de agrotóxico.
Já foi provado e já foi demonstrado que as técnicas que usamos não são ideais e que há alternativas que podem ser aplicadas em grande escala. Podem inclusive ser o mais importante aliado na luta contra o aquecimento global, a fome e a pobreza. São sistemas extremamente efetivos em sequestrar carbono, produzindo alimentos e renda! E tudo isso já é bem antigo, essas coisas já estão sendo desenvolvidas literalmente há décadas!
Progresso tecnológico não é progresso moral!

Enfim, você mesmo pode dar uma olhada nisso:

< só esse vídeo já resume e demonstra tudo o q falei




 
Última edição:
Salve irmãos!
Queria ver com vocês sábios, algumas dicas pra um iniciante na micologia e no estudo dos cogumelos sagrados, sobre o cultivo...
Vejo muitas informações, muitos terrários, muitas formas de ter um cultivo, queria saber o que me indicariam pra começar...
Pelo que vi comecaria aprendendo com o PFtek, porém fico na dúvida dos equipamentos pra terrário e incubadora etc, são realmente necessários, vale investir?
Eu tenho uma grana guardada,pensando nisso, mas fiquei nessa de eu estar começando agora o que seria melhor....
Lembrando que trabalho fora entao 11 - 12 horas fora
Luz pra todos nós.
 
EM parte sim em parte não. É uma critica nacional pq estamos no brasil e temos a prática de usar muitos agrotóxicos. É também uma critica global pq vivemos num mundo globalizado e é um problema também do mundo, não só do brasil.



Ciência é um negocio engraçado. Ela, ao contrário do que as pessoas pensam, não é neutra. Ela é recheada de intenções politicas. Quando se colocava chumbo na gasolina mesmo que haviam um monte de evidências de envenenamento por chumbo, vários cientistas afirmavam de pé junto que chumbo não fazia mal enquanto componente da gasolina (tinha mto dinheiro envolvido).

Além do mais qualquer dado que faz pesquisa sobre agrotóxicos dentro do limite permitido não são bem aplicáveis à prática pq mts vezes os alimentos tem niveis acima do permitido.

e não é de ontem isso


você ja viu o veneno está na mesa I e II do Silvio Tendler? Os dois estão compilados aqui:

Digamos que os níveis estejam dentro do permitido, são micro doses de veneno, e se você come hortaliça todo dia, é todo dia uma micro dose (caso você não faça o procedimento adequado de limpeza, mas de qualquer jeito melhor se nem tivesse veneno né). Dizer que esses químicos não nos afetam pq não tem evidência seria bastante imprudente diria eu, no minimo.
Não tenho tempo de agora fazer uma pesquisa aprofundada pra levantar artigos relacionados pq encontrei montanhas de artigos e tabelas de agrotóxicos onde vi alguns enquadrados como prováveis cancerígenos. E claro, tudo depende da dose. Aquele que aplica se intoxica muito mais que aquele que consome. Mas essa relação distanciada entre consumidor e produtor literalmente mata trabalhadores rurais que sofrem com as imposições do mercado, que trabalham no sol o dia todo e que se expõem a contratos opressivos de empresas e aos venenos que elas produzem.



Esse é um dos mitos mais comuns que escuto e geralmente está relacionado à falta de informação mesmo e vou explicar já já.

Só pq existe uma alternativa melhor não quer dizer que as empresas como a monsanto que lucram com agrotóxicos e sementes alteradas vão ceder o espaço pra práticas sustentáveis né. Pode chamar de teoria da conspiração, mas a quem detêm as informações e os canais de poder mantém as práticas que quiser. Há muito trabalho de conscientização a ser feito.



Só pq existe alternativa não quer dizer que seja conhecida pelos agricultores (que não conhecem outras alternativas além das que o governo e as empresas apresentam e que geralmente tornam a vida do agricultor, principalmente familiar, uma desgraça). E também não estou falando dos orgânicos que só fazem a substituição dos insumos artificiais por orgânicos mas que seguem ainda sendo uma prática insustentável.



É vendido a um preço mais alto pq são alternativos né, se toda a comida fosse produzida organicamente o preço abaixaria. Não são mais caros pq a produção é mais cara. Esses produtos acabam sendo elitizados.


Já existem métodos de agricultura desde a segunda guerra que não usam insumo algum pra produzir, produzem mais que o sistema convencional, produzem comida com mais diversidade, mais qualidade, não degradam o solo, contribuem para manutenção de flora e fauna nativas e também melhoram a qualidade de vida de todos envolvidos, desde o produtor ao consumidor.
Essas técnicas trabalham com a recuperação do solo, são técnicas q podem ser adaptadas à praticamente qualquer tipo de solo aumentando em muito a área que pode ser usada pra cultivar, inclusive em áreas de proteção pq não degradam, ao contrário, protegem. Estão inclusive autorizadas por lei a poderem ser aplicadas em áreas de proteção (ja são técnicas conhecidas pelo governo, mas pq será q n fazem um incentivo maior para a sua disseminação?).
Enfim, eu estou falando de sistemas agroflorestais biodiversos, permacultura, agricultura natural do fukuoka e principalmente a agricultura sintrópica desenvolvida por Götsch no Brasil. Somos, graças a certos indivíduos, como o Götsch e seus alunos e algumas ongs, pioneiros no mundo em produção sustentável (não graças ao governo q caminha em direção contrária).
A tecnologia e o conhecimento cientifico não faltam, só falta a boa vontade de quem detêm o poder.
Esses sistemas são tão versáteis que podem até ser misturados com prática pecuária. Sistemas agroflorestais podem ser utilizados junto com pasto pra boi. E um hectare de agrofloresta só, já produz mais dinheiro que um hectare de pasto, sem considerar os outros serviços que esses sistemas fornecem que não podem ser calculados em lucro. Poderíamos recuperar um bom pedaço da mata atlântica, recuperar os 20% destruídos na amazônia. Usar esses recursos que temos de forma inteligente. Estima-se que o que o brasil poderia lucrar, só com tecnologia e patente desenvolvida a partir da biodiversidade que temos, ultrapassa os trilhões. É mais lucrativo, é melhor a longo prazo em todos os sentidos. Melhor ainda é que não usa nenhuma gota nem de fertilizante nem de agrotóxico.
Já foi provado e já foi demonstrado que as técnicas que usamos não são ideais e que há alternativas que podem ser aplicadas em grande escala. Podem inclusive ser o mais importante aliado na luta contra o aquecimento global, a fome e a pobreza. São sistemas extremamente efetivos em sequestrar carbono, produzindo alimentos e renda! E tudo isso já é bem antigo, essas coisas já estão sendo desenvolvidas literalmente há décadas!
Progresso tecnológico não é progresso moral!

Enfim, você mesmo pode dar uma olhada nisso:

< só esse vídeo já resume e demonstra tudo o q falei






Ainda bem que tudo començo com um pensamento entre (....)(parentesis)

Grande Abç
 
Salve irmãos!
Queria ver com vocês sábios, algumas dicas pra um iniciante na micologia e no estudo dos cogumelos sagrados, sobre o cultivo...
Vejo muitas informações, muitos terrários, muitas formas de ter um cultivo, queria saber o que me indicariam pra começar...
Pelo que vi comecaria aprendendo com o PFtek, porém fico na dúvida dos equipamentos pra terrário e incubadora etc, são realmente necessários, vale investir?
Eu tenho uma grana guardada,pensando nisso, mas fiquei nessa de eu estar começando agora o que seria melhor....
Lembrando que trabalho fora entao 11 - 12 horas fora
Luz pra todos nós.
é por aí mesmo, pf tek no começo, incubadora com controle de temperatura vai depender do clima de onde vc mora, se fica entre 20-28 graus nem precisa nada, se for mais frio é bom ter aquecimento. o terrario pode ser só um pote com furos ventilados tapados com filtro, como vc fica muito tempo fora é bom por argila expandida pra manter a umidade (além de borrifar agua sempre q puder). Se for investir pense nisso a longo prazo, começe com o basico. Boa sorte!
 
Aoba!

Mauricio,

Não sei se ainda há tempo, mas tenho uma dúvida

A luminosidade, direta ou indireta, é necessária para ocorrer a frutificação?

Gostaria de cultivar em meu quarto (e esse é o único cômodo viável nesse momento rs) e não sei se vai rolar por conta do fator luminosidade. Deixaria tanto a incubadora como o terrário dentro de um móvel. No terrário, instalaria um borbulhador e um copo d'água com termostato dentro. Foi o que imaginei/planejei.

Desde já, obrigado pela sabedoria e desculpe se essa dúvida já foi sanada em outro tópico nesse fórum. Valeu!
 
Aoba!

Mauricio,

Não sei se ainda há tempo, mas tenho uma dúvida

A luminosidade, direta ou indireta, é necessária para ocorrer a frutificação?

Gostaria de cultivar em meu quarto (e esse é o único cômodo viável nesse momento rs) e não sei se vai rolar por conta do fator luminosidade. Deixaria tanto a incubadora como o terrário dentro de um móvel. No terrário, instalaria um borbulhador e um copo d'água com termostato dentro. Foi o que imaginei/planejei.

Desde já, obrigado pela sabedoria e desculpe se essa dúvida já foi sanada em outro tópico nesse fórum. Valeu!
pro cubensis nem precisa luminosidade p induzir frutificaçao, ela só guia eles em uma direçao pra eles nao crescerem tortos, o bom era o termostato dentro de uma garrafa pra incubadora, a incubaçao precisa mais calor q a frutificação, faz um diário aí quando começar essa parada. Tomara q dê boa!
 
Back
Top