Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Eu quero saber - Faça suas perguntas aqui!

M

Mauricio

Visitante
Abri esse tópico para que vocês coloquem perguntas sobre o que querem saber sobre cultivo em geral.

Então as perguntas, ainda não discutidas, serão analisadas e faremos um resumo para postar aqui:
https://teonanacatl.org/threads/reiniciando-o-início.4869/#post-83545

Com o progresso teremos o tópico, do link acima, com todas as questões, assim é fácil apontá-lo para um membro novato que tiver as mesmas dúvidas.

A vantagem é não congestionar o forúm com perguntas repetidas, que quase sempre têem o caminho da lixeira.

Dúvidas ?
 
Xeente, fiz uma CL aqui pela primeira vez, inoculei a partir de spawn (conforme a tek descrita aqui no forum).

Coloquei imediatamente na geladeira... mas fiquei na duvida se o micelio se desenvolve na geladeira ou se eu deveria ter colocado na incubadora, e somente depois de desenvolvido guardo na geladeira.

Outra duvida, tenho q deixar um furo pra "respiro"? Ou o ar dos 2/3 livres do pote sao suficientes?
Fala Pri :) então, tem que pôr na incubadora mesmo como você citou aí em baixo hehe
E aqui eu fiz só um furo de uns 2cm no meio da tampa e coloquei uma camada de papel alumínio em cima, folgada mesmo, só pra não cair impurezas em cima já que eu deixei apenas dentro do armário da cozinha....
 
Valeus galera!
Viajei grandão nisso da temperatura mt coisa na cabeça hehe

Deixo completamente vedada.

Msm depois da colonização? Quando finalmente ela vai pra geladeira?
 
Valeus galera!
Viajei grandão nisso da temperatura mt coisa na cabeça hehe



Msm depois da colonização? Quando finalmente ela vai pra geladeira?

Principalmente depois da colonização. O objetivo é que os esporos eclodam e se tornem micélio. Após o micélio consumir o que há na CL, que não é muito, ele não tem mais o que fazer. Não há necessidade nenhuma de troca gasosa.
 
Última edição:
Gente, baseado neste tutorial aqui :teo_seta_direita: Cultura Líquida feita com Spawn colonizado ..Tenho uma dúvida.

O spawn pode ser de FAI+Vermiculita?

Tem como aproveitar o spawn e deixar colonizar novamente?

Depois de feito este procedimento é só armazenar como uma seringa ME normal?

Decidi perguntar pois esta técnica de CL parece ser bem simples e quero saber mais. Abraços!
 
Gente, baseado neste tutorial aqui :teo_seta_direita: Cultura Líquida feita com Spawn colonizado ..Tenho uma dúvida.

O spawn pode ser de FAI+Vermiculita?

Tem como aproveitar o spawn e deixar colonizar novamente?

Depois de feito este procedimento é só armazenar como uma seringa ME normal?

Decidi perguntar pois esta técnica de CL parece ser bem simples e quero saber mais. Abraços!

Acho difícil que funcione com bolo, porque será difícil de quebrar para misturar.

Não entendi a segunda pergunta.

O próprio pote pode ser armazenado completamente vedado e puxar para a seringa apenas quando for usar. A seringa em si pode ser tratada como uma seringa qualquer.

O que se pode fazer com o bolo PF é grão para grão (estou tendo dificuldades pra navegar essa nova biblioteca e o fórum em geral...), que é basicamente tirar um pedaço do micélio e colocar em um substrato pronto ao invés de inocular com seringa. Desta forma, um copo PF completamente colonizado pode gerar micélio para vários outros. Mesmo assim, a PF Tek em geral é feita pra ser o bolo aniversariado, ela já é uma técnica "sintetizada", portanto não permite tanta flexibilidade.
 
Boa tarde galera do forum, tô com algumas dúvidas a serem sanadas aqui..

Bom tô com um casing frutificando aqui,porém só pinaram 2 cogus grandes e tem um monte de cogus pequeninos, só que estão muito devagar (comparados aos grandes) o que devo fazer ? os grandes já abriram o chapéu então vou coletalos ou seja termina aí o primero flush ? Posso dunkalo mesmo com os pequenos cogus pinando ? Eu vou colocar o casing num pote mais largo para ter mais espaço para os pins será se ajuda ? Dá um help galera !
Paz e luz ☮️
 

Anexos

  • IMG_20180806_162437_847.jpg
    IMG_20180806_162437_847.jpg
    754 KB · Visualizações: 20
@Thyagopsy parece ser muita umidade. Verifique como está a coloração dos chapeús dos pins, se estiverem escuras (não consegui ver pela foto), é possível que tenham abortado.

O objetivo durante a frutificação é ter evaporação. O terrário parece não ter furos, a argila expandida por si só costuma deixar a porcentagem relativa do ar próxima aos 100%. Recomendo que tente fazer mais trocas de ar por dia, ou faça mais furos no terrário.
 
@Thyagopsy parece ser muita umidade. Verifique como está a coloração dos chapeús dos pins, se estiverem escuras (não consegui ver pela foto), é possível que tenham abortado.

O objetivo durante a frutificação é ter evaporação. O terrário parece não ter furos, a argila expandida por si só costuma deixar a porcentagem relativa do ar próxima aos 100%. Recomendo que tente fazer mais trocas de ar por dia, ou faça mais furos no terrário.
Salve Anão !
Obrigado pela dica mano, eu fiz o seguinte cortei os cantos do casing para uma melhor oxigenação do mesmo, quando fiz isso notei um líquido amarelado no fundo imagino eu que seja o "xixi micelial" que pode ter sido causado por algum stress.
Se for isso vai ser proveniente dum descuido meu, borrifei muita agua e acabou acumulando a ponto do casing ficar submerso então retirei a água e passei a borrigar uma vez ao dia (pouca agua) dai eles pinaram (só os grandes).
Quanto ao furos o terrário já tem vários tampados com micropore e também um borbulador pra fazer a troca gasosa, estou pensando seriamente num dunk !
Abraco irmao !
 
Salve Anão !
Obrigado pela dica mano, eu fiz o seguinte cortei os cantos do casing para uma melhor oxigenação do mesmo, quando fiz isso notei um líquido amarelado no fundo imagino eu que seja o "xixi micelial" que pode ter sido causado por algum stress.
Se for isso vai ser proveniente dum descuido meu, borrifei muita agua e acabou acumulando a ponto do casing ficar submerso então retirei a água e passei a borrigar uma vez ao dia (pouca agua) dai eles pinaram (só os grandes).
Quanto ao furos o terrário já tem vários tampados com micropore e também um borbulador pra fazer a troca gasosa, estou pensando seriamente num dunk !
Abraco irmao !

Nesta fase do cultivo, a troca é de ar mesmo, não de gases. Portanto o micropore não é necessário.

O dunk apenas após colher o flush e antes de preparar para o próximo. Antes do dunk, remova todos os abortos e cogumelos pois eles irão morrer na água.

Lembre-se de não deixar nenhum "talo" no substrato, pois pode apodrecer e contaminar os próximos flushes.

A água em contato direto com os cogumelos é letal. É possível, então, que sejam sim abortos se não estão crescendo e só estes dois tenham sobrevivido.
 
Nesta fase do cultivo, a troca é de ar mesmo, não de gases. Portanto o micropore não é necessário.

O dunk apenas após colher o flush e antes de preparar para o próximo. Antes do dunk, remova todos os abortos e cogumelos pois eles irão morrer na água.

Lembre-se de não deixar nenhum "talo" no substrato, pois pode apodrecer e contaminar os próximos flushes.

A água em contato direto com os cogumelos é letal. É possível, então, que sejam sim abortos se não estão crescendo e só estes dois tenham sobrevivido.
Entendi ..
Então os pequenos não estão com a ponta escura não pelo contrário clarinha por isso acho que eles ainda podem crescer , mas se caso persistir desse jeito vou fazer o dunk valeu pelo esclarecimento bro !
 
Antes do dunk, remova todos os abortos e cogumelos pois eles irão morrer na água.

É uma boa recomendação.

Mas ja deixei uns pins no dunk (q deu dó tirar) e cresceram normalmente depois.

E ja deixei um micelio no dunk uns 3 dias, tinha colhido e tirado os abortinhos, mas ele pinou na vasilhinha de agua!
 
É uma boa recomendação.

Mas ja deixei uns pins no dunk (q deu dó tirar) e cresceram normalmente depois.

E ja deixei um micelio no dunk uns 3 dias, tinha colhido e tirado os abortinhos, mas ele pinou na vasilhinha de agua!
Irado @Priscillocibina decidi fazer o dunk num vi aborto nenhum vamo vê no que dá !
Mas não vou deixar 3 dias não só 12 hrs mesmo kkk aproveitando a oportunidade vc sabe se é normal eles nascerem ocos ? Colhi um aqui que tava assim !
 
Irado @Priscillocibina decidi fazer o dunk num vi aborto nenhum vamo vê no que dá !
Mas não vou deixar 3 dias não só 12 hrs mesmo kkk aproveitando a oportunidade vc sabe se é normal eles nascerem ocos ? Colhi um aqui que tava assim !

Kkkkk poise, só ficou 3 dias pq eu tava na correria e n deu pra tirar, melhor so 12h msm hehe.

Sobre nascerem "ocos" é normal sim, principalmente os cogus mais volumosos.

Tb sou leiga na "biologia" dos trem, mas a impressão que tenho a partir da experiencia é que os cogus que crescem com maior umidade ficam com os tecidos inchados, ou seja, com um volume maior mas menos densos, podendo ficar com o talo oco. Enquanto que os que crescem em ambiente mais seco ficam mais fibrosos e compactos.
 
Kkkkk poise, só ficou 3 dias pq eu tava na correria e n deu pra tirar, melhor so 12h msm hehe.

Sobre nascerem "ocos" é normal sim, principalmente os cogus mais volumosos.

Tb sou leiga na "biologia" dos trem, mas a impressão que tenho a partir da experiencia é que os cogus que crescem com maior umidade ficam com os tecidos inchados, ou seja, com um volume maior mas menos densos, podendo ficar com o talo oco. Enquanto que os que crescem em ambiente mais seco ficam mais fibrosos e compactos.
Pois é foi o grandão que nasceu com o talo mais oco, bom saber que é normal !
Valeu pela forca !
 
Saudações, irmãos!
Gostaria, se possível, de recomendações quanto ao tipo de termostato ideal para um primeiro cultivo pf tek.
Agradeço uma luz nessa questão!
Valeu!
 
Depende do que você vai fazer.

É pra resfriar ou pra esquentar?

O termostato usará o quê pra alterar a temperatura? Aquecedor de aquário? Pastilha Peltier? Cooler? Serpentina?
 
Back
Top