Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Eu quero saber - Faça suas perguntas aqui!

M

Mauricio

Visitante
Abri esse tópico para que vocês coloquem perguntas sobre o que querem saber sobre cultivo em geral.

Então as perguntas, ainda não discutidas, serão analisadas e faremos um resumo para postar aqui:
https://teonanacatl.org/threads/reiniciando-o-início.4869/#post-83545

Com o progresso teremos o tópico, do link acima, com todas as questões, assim é fácil apontá-lo para um membro novato que tiver as mesmas dúvidas.

A vantagem é não congestionar o forúm com perguntas repetidas, que quase sempre têem o caminho da lixeira.

Dúvidas ?
 
Sei, por experiência própria, que na agricultura existe alguma influência das fases da lua sobre o plantio... principalmente hortaliças.

Notei que, no cultivo de cubensis, existe certa 'recorrência' em inocular bolos/CL e fazer o casing na lua nova, principalmente por aqueles que são mais experientes ou que colhem bons frutos (veja: Completo - Cultivo strain PES AMAZONIA).

Dúvida: existe mesmo essa influência da lua sobre os cubensis, inoculação, casing, etc.? Se existir, como posso tirar proveito disso (fontes e links por favor)?
.
 
Pessoal, alguém aí já usou água de coco para fazer CLs?
Eu faço com água de coco verde, misturo com água mineral, cerca de 80% água de coco e 20% água mineral, levo pra PP por 20 min e está pronto. Pode-se ou pingar uma solução multiesporos ou fazer clone daquele cogumelo grandão colocando um pequeno pedaço do seu tecido interno na solução :)
 
Legal @Mitopilubare ! Só uma pergunta, você já testou apenas com a água de coco? E outra, vc já testou água de caixinha? Vlw
Nunca testei com a de caixinha, mas já vi aqui pelo fórum que são boas sim, tem umas que tem na caixinha dizendo que são esterilizadas que dizem já ser pronta pra fazer a CL.
Eu gosto de fazer com a do coco verde por que gosto mais da água dele para beber e por que reutilizo a fibra do coco no meu próprio cultivo.
A questão de adicionar água mineral ao meio é somente para ter uma solução mais nítida visto que muitas vezes após o processo da PP a água de coco fica amarelada.
Vai que é sucesso :)
 
@Mitopilubare .. Estou aqui pensando, queria fazer uma coisa que não sei se é legal. Estava querendo criar uma CL de apenas 10 ml?

Olha a minha ideia, era de colocar nestes frascos, ele deve ser bom para deixar estéril. É viável? :teo_seta_direita:
IMG_20180725_210835.jpg
 
@Mitopilubare .. Estou aqui pensando, queria fazer uma coisa que não sei se é legal. Estava querendo criar uma CL de apenas 10 ml?

Olha a minha ideia, era de colocar nestes frascos, ele deve ser bom para deixar estéril. É viável? :teo_seta_direita:
Essa ideia é muito válida! Os frascos são ótimos :)
Eu só acho 10ml muito pouco, mas visto que já da um bom rendimento. Imagina-se que irás usar 1 ou 2ml de uma solução multi-esporos para render 10ml de CL o que renderá inoculação de alguns bolos, da mesma forma que com esses mesmos 1 ou 2ml pode-se fazer uma CL de 100ml. Então vai mais da sua necessidade.
 
Pra fechar o bate e volta @Mitopilubare . A quantidade de seringas de CL a ser injetada é a mesma para MultiEsporos? 0.25ml?

Valeuuuu!
Sim. Você deixa a CL desenvolver bem aí quando for puxar para a seringa você agita bem antes. Eu gosto de deixar alguns dias na seringa ainda até inocular para desenvolver bem dentro daquela quantidade e quando inocular poder usar poucos ml's.
É uma honra compartilhar conhecimento, abraço! :)
 
Ae pessoal, estou com uma dúvida.. Sou iniciante e sei que fazer casing assim de cara não é recomendado.. Mas inoculei vários PFs de FAI+Vermiculita, nem todos poderei aniversariar por causa da boca do pote.

A questão é: Estou vendo que existe várias receitas para casing, mas duas me chamam atenção por causa dos materiais acessíveis.

Posso basicamente colocar uma camada de vermiculita úmida no fundo, o spawn e mais uma camada de vermiculita? Basicamente isso seria um casing? E a terra vegetal, é viável? Caso positivo, faço isso e ponho em um ziplock ate colonizar?Da uma moral aí @Anão hahahaha.

Muito obrigada!
 
Ae pessoal, estou com uma dúvida.. Sou iniciante e sei que fazer casing assim de cara não é recomendado.. Mas inoculei vários PFs de FAI+Vermiculita, nem todos poderei aniversariar por causa da boca do pote.

A questão é: Estou vendo que existe várias receitas para casing, mas duas me chamam atenção por causa dos materiais acessíveis.

Posso basicamente colocar uma camada de vermiculita úmida no fundo, o spawn e mais uma camada de vermiculita? Basicamente isso seria um casing? E a terra vegetal, é viável? Caso positivo, faço isso e ponho em um ziplock ate colonizar?Da uma moral aí @Anão hahahaha.

Muito obrigada!

Sim, isto seria um casing. Não é necessário colocar em ziplock, a vermiculita não tem valor nutritivo, e se feito corretamente, o spawn estará completamente colonizado, de forma que a chance de contaminar é nula. Caso apareça alguma contaminação, é porque já estava no copo.

Terra vegetal, por outro lado, seria um BULK, pois tem valor nutritivo e teria que ser pasteurizado. É consideravelmente mais complicado. Na verdade, a terra vegetal em si não terá nenhum nutriente que o fungo possa aproveitar, portanto não é utilizável em cultivos de cogumelo, basicamente. Recomendaria que caso não consiga remover o bolo PF inteiro, faça um casing e continue estudando. Boa sorte.
 
Última edição:
Salve pessoal, será que o micélio de uma cl tem psilocibina?

Não a psilocibina é produzida somente na frutificação!

Edit: Na real tem psilocibina em uma quantidade ínfima, acredito que sua pergunta se relacione a algo do tipo: posso comer o micélio? Somente com a frutificação vc consegue quantidades necessárias para uma trip!
 
Última edição:
Não a psilocibina é produzida somente na frutificação!

Edit: Na real tem psilocibina em uma quantidade ínfima, acredito que sua pergunta se relacione a algo do tipo: posso comer o micélio? Somente com a frutificação vc consegue quantidades necessárias para uma trip!
Não sei se entendi bem. No caso, o micélio que produziu frutos também estará carregado de psilocibina :?:
 
Não a psilocibina é produzida somente na frutificação!

Edit: Na real tem psilocibina em uma quantidade ínfima, acredito que sua pergunta se relacione a algo do tipo: posso comer o micélio? Somente com a frutificação vc consegue quantidades necessárias para uma trip!
sim! obrigado mano, fiquei vendo minha mãe fazer kefir na água e fiquei imaginando, c a água de uma cl n daria uma trip... kkkkkkk
 
Não sei se entendi bem. No caso, o micélio que produziu frutos também estará carregado de psilocibina :?:
O micélio em desenvolvimento tem uma quantidade pequena de psilocibina, acredito que mesmo depois da fruticação também, mas aí são doses homeopáticas.
sim! obrigado mano, fiquei vendo minha mãe fazer kefir na água e fiquei imaginando, c a água de uma cl n daria uma trip... kkkkkkk
Já pensou se funcionasse assim? Seria bom demais né? Então seguimos nos desafios e na arte da produção ou da coleta kkkk!
 
O micélio em desenvolvimento tem uma quantidade pequena de psilocibina, acredito que mesmo depois da fruticação também, mas aí são doses homeopáticas.

Já pensou se funcionasse assim? Seria bom demais né? Então seguimos nos desafios e na arte da produção ou da coleta kkkk!
sim, ia ser ótimo né kkkkkk, só q tbm é legal cultivar e ver o micélio crescer e frutificar, o ciclo de vida das plantas e fungos me fascina!

Tava pensando cmg msm, será q c eu bater o milho no liquidificador eu posso eliminar parte do processo de tindalização do milho?
 
Última edição:
Xeente, fiz uma CL aqui pela primeira vez, inoculei a partir de spawn (conforme a tek descrita aqui no forum).

Coloquei imediatamente na geladeira... mas fiquei na duvida se o micelio se desenvolve na geladeira ou se eu deveria ter colocado na incubadora, e somente depois de desenvolvido guardo na geladeira.

Outra duvida, tenho q deixar um furo pra "respiro"? Ou o ar dos 2/3 livres do pote sao suficientes?
 
Back
Top