Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Eu quero saber - Faça suas perguntas aqui!

M

Mauricio

Visitante
Abri esse tópico para que vocês coloquem perguntas sobre o que querem saber sobre cultivo em geral.

Então as perguntas, ainda não discutidas, serão analisadas e faremos um resumo para postar aqui:
https://teonanacatl.org/threads/reiniciando-o-início.4869/#post-83545

Com o progresso teremos o tópico, do link acima, com todas as questões, assim é fácil apontá-lo para um membro novato que tiver as mesmas dúvidas.

A vantagem é não congestionar o forúm com perguntas repetidas, que quase sempre têem o caminho da lixeira.

Dúvidas ?
 
Bom dia meus caros!
Então, aqui na minha região tá bem frio (12°C/18°C). Eu estou usando na incubadora um aquecedor de aquário com termostato, e ontem abri a caixa pra conferir a temperatura interna estava em 18°C. Não sei o que aconteceu pois 4 dias atrás ela estava na temperatura correta, acredito que talvez tenha se desligado sozinho. Será que tem algum problema, pode ter matado o micelio? Segue foto dos copos hj com 16 dias de incubação
IMG-20180516-WA0014.jpg IMG-20180516-WA0013.jpg IMG-20180516-WA0012.jpg IMG-20180516-WA0010.jpg
 
Essa fixa de temperatura não é mortal para o micélio. O máximo que pode acontecer é o crescimento do mesmo ser muito lento, e um crescimento muito lento do micélio pode abrir espaço para competidores.
 
Última edição por um moderador:
Temperatura baixa não mata o micelio assim não, apenas para o crescimento. Fica até como dica caso algum dia você precise guardar um bolo colonizado é só guardar na geladeira.
Agora o que eu não sei é se favorece algum contaminante se o bolo não estiver 100% colonizado...
 
Última edição por um moderador:
boa noite galera ! bom gostaria de saber se posso usar a vermiculita triturada com arroz integral para o bolo, a vermiculita que tenho aqui e triturada ! ou se devo usar outro ingrediente como aveia, milho, etc ?
namaste !!
Pode usar sem problema, uma dica que eu dou é você não triturar tanto o arroz, não precisa deixar uma farinha exatamente, vai te dá uma melhor aeração do substrato e evitar que ele fique muito compacto.
 
Salve irmãos!! Preciso de uma luz, quem puder ajudar serei grata!
Há nove dias atrás (16/06) inoculei quatro bolos PF, dois de um cambojano e dois de um peruano (ta bem étnico meu cultivo hahaha), mas hoje abri pra ver o desenvolvimento dos micélios e a incubadora estava com muita água. Deixei uma garrafa pet com o termostato dentro, e creio que uma pequena quantidade da água da garrafa tenha evaporado. Isso pode atrapalhar o cultivo? Como pode ser evitado?
Pelo que vi até agora, o micélio do Cambojano já está bem desenvolvido, o peruano que não deu as caras, e isso me preocupou.

De qualquer forma, abrirei meu diário de cultivo para detalhar o procedimento e assim fica mais fácil identificar possíveis falhas.

Gratidão :feliz:
Tudo de bom!
 
@LuaAzul primeiramente avalie isto:
Se você não mora numa região onde há muita oscilação de temperatura, onde a mesma possa cair abaixo do 23 graus, não é preciso usar incubadora. Neste caso guarde tudo num local protegido da luz do sol, de corrente de ar e protegido do calor excessivo.

A região onde você mora é muito frio? Se não, não use termostato. Se o termostato é realmente necessario, é bom que você o coloque em um recipiente que possa ser bem vedado pois é realmente comum que haja muita umidade e pode ajudar a desenvolver contaminantes na incubadora.
 
Li um relato de um usuário do fórum que adicionou Jurema Preta (Mimosa tenuiflora/hostilis = rica em triptamina) a dieta/bolo do cubensis e... não tenho formação em química.

Tive acesso a triptaminas como 4-AcO-DET, 4-HO-MIPT, 4-HO-MET e 4-Ho-McPT... (fumarato) e li um relato sobre a adição de triptaminas ao meio de crescimento (Dr. A. Shulgin ver: Ask Dr. Shulgin Online) onde os corpos de frutificação geraram compostos hidroxilados 'estranhos' aos cogumelos (4-hidroxi-DPT ou 4-hidroxi-DIPT) em vez de psilocina .


Acredito que sem uso de cromatografia seria difícil quantificar o produto final, mas tenho algumas dúvidas:
  1. Alguém tentou algo semelhante?
  2. Quais foram os resultados?
  3. Houve diferença na potência observada em relação ao cogumelo alimentado sem triptamina em sua dieta?
  4. edit. Existiria alguma possibilidade de mudança genética permanente nos cogumelos PCs saturando-os com triptamina durante algumas gerações?
 
Última edição:
Alguém tentou algo semelhante?
Suponho que só o cientista citado no artigo original tenha feito uma tentativa válida.
Sugiro procurar o paper do estudo realizado por ele...

Resumindo a resposta à última pergunta, "não"... Mudar a genética de qualquer coisa não é nada trivial, e tentar fazer isso sem um grande conhecimento tanto em química, quanto biologia, além de acesso a um laboratório e cromatógrafo, será apenas um desperdício de triptaminas.
 
Salve irmãos!

Depois de um longo tempo do meu primeiro cultivo, resolvi fazer meu segundo. Como tive um bom rendimento com casing e andei lendo que o Bulk rende mais frutos vou optar por esta técnica, tentarei a frutificação em terrário com controle de umidade e temperatura e também na técnica do balde. Como substrato de crescimento optarei pelo milho de pipoca.

Minha dúvida é a seguinte: no bulk, usarei vermiculita, esterco bovino, pó de fibra de coco e algum alcalinizador mineral. Posso optar por esterelizar o substrato ou realmente só funciona com a pasteurização? Nas pesquisas que fiz só vejo a recomendação da pasteurização.

Grato!
 
Salve irmãos!

Depois de um longo tempo do meu primeiro cultivo, resolvi fazer meu segundo. Como tive um bom rendimento com casing e andei lendo que o Bulk rende mais frutos vou optar por esta técnica, tentarei a frutificação em terrário com controle de umidade e temperatura e também na técnica do balde. Como substrato de crescimento optarei pelo milho de pipoca.

Minha dúvida é a seguinte: no bulk, usarei vermiculita, esterco bovino, pó de fibra de coco e algum alcalinizador mineral. Posso optar por esterelizar o substrato ou realmente só funciona com a pasteurização? Nas pesquisas que fiz só vejo a recomendação da pasteurização.i

Grato![
O melhor é a pasteurização mesmo já que irá usar esterco e pretende fazer um bulk. Esterilizar esterco não rola... Tem que ser pasteurizado por que você matará boa parte dos competidores e ainda restará micro-organismos beneficientes para o bulk, ao menos é isso que entendo quando se fala do esterco :)
 
O melhor é a pasteurização mesmo já que irá usar esterco e pretende fazer um bulk. Esterilizar esterco não rola... Tem que ser pasteurizado por que você matará boa parte dos competidores e ainda restará micro-organismos beneficientes para o bulk, ao menos é isso que entendo quando se fala do esterco :)

Obrigado Mitopilubare! Vou então bolar um pasteurizador para ver se tenho sucesso com a técnica!

Em suma a intenção então da pasteurização é manter uma microbiota benéfica no substrato do bulk e o processo da pasteurização elimina boa parte dos possíveis competidores correto? Com a esterilização o meio sem uma microbiota pré existente facilitaria a proliferação de microorganismos maléficos uma vez que é altamente nutritivo?

Gratidão!
 
Obrigado Mitopilubare! Vou então bolar um pasteurizador para ver se tenho sucesso com a técnica!

Em suma a intenção então da pasteurização é manter uma microbiota benéfica no substrato do bulk e o processo da pasteurização elimina boa parte dos possíveis competidores correto? Com a esterilização o meio sem uma microbiota pré existente facilitaria a proliferação de microorganismos maléficos uma vez que é altamente nutritivo?

Gratidão!
Já tá sabendo mais que eu :roflmao:
 
Salve salve!

Estou voltando aos meus estudos, como eu tinha uns carimbos de Cambodiam do meu primeiro e até então último cultivo, decidi testar algumas combinações de cultura líquida para observação, e ver se os esporos ainda estariam válidos.

Vamos lá, fiz 5 soluções, sendo:
1- 50% Água mineral + 50% Água de coco
2- 50% Água mineral + 50% Água de coco + 4% mel
3- 50% Água mineral + 50% Água de coco + 4% glucose
4- 100% Água mineral + 4% glucose
5- 100% Água mineral + 4% mel

Todos as soluções foram feridas por 10minutos e posteriormente fiz uma esterilização em panela de pressão por 10 minutos. Fiz uma seringa de esporos com água para injeção estéril (não aguardei a hidratação) e dentro de uma gloove box fiz a inoculação de 1ml das seringas em 4 potes.
O procedimento foi realizado em 18/7/18.
A única solução a apresentar alteração até então foi a número 3-50% Água mineral + 50% Água de coco + 4% glucose .
Algo cresceu vigorosamente dentro do frasco, tanto que o fungo que ali está, projeta-se até a parte superior da solução com aspecto de teia de aranha, seria cobweb?

Segue foto:
IMG_20180722_120855.jpg

Peço desculpas pela qualidade da imagem, mas foi o que consegui!
 
Salve salve!

Estou voltando aos meus estudos, como eu tinha uns carimbos de Cambodiam do meu primeiro e até então último cultivo, decidi testar algumas combinações de cultura líquida para observação, e ver se os esporos ainda estariam válidos.

Vamos lá, fiz 5 soluções, sendo:
1- 50% Água mineral + 50% Água de coco
2- 50% Água mineral + 50% Água de coco + 4% mel
3- 50% Água mineral + 50% Água de coco + 4% glucose
4- 100% Água mineral + 4% glucose
5- 100% Água mineral + 4% mel

Todos as soluções foram feridas por 10minutos e posteriormente fiz uma esterilização em panela de pressão por 10 minutos. Fiz uma seringa de esporos com água para injeção estéril (não aguardei a hidratação) e dentro de uma gloove box fiz a inoculação de 1ml das seringas em 4 potes.
O procedimento foi realizado em 18/7/18.
A única solução a apresentar alteração até então foi a número 3-50% Água mineral + 50% Água de coco + 4% glucose .
Algo cresceu vigorosamente dentro do frasco, tanto que o fungo que ali está, projeta-se até a parte superior da solução com aspecto de teia de aranha, seria cobweb?

Segue foto:
View attachment 102294

Peço desculpas pela qualidade da imagem, mas foi o que consegui!
Não consegui identificar a foto muito bem, mas o micélio cresce assim mesmo, parece uma teia que vai até a superfície, espera 1 semana a mais e ver como vai ficar, mas eu aconselharia 20 min na PP para esterilização :)

Acho que todos aí irão apresentar resultado, pode estar demorando devido ao tempo dos carimbos...
 
Não consegui identificar a foto muito bem, mas o micélio cresce assim mesmo, parece uma teia que vai até a superfície, espera 1 semana a mais e ver como vai ficar, mas eu aconselharia 20 min na PP para esterilização :)

Acho que todos aí irão apresentar resultado, pode estar demorando devido ao tempo dos carimbos...

Bem vou aguardar, quando digo que está até à superfície, na real o fungo ultrapassou a superfície e está aéreo, vou observando de todo modo, espero que tenha sucesso, muito embora fui infeliz na escolha dos potes.

Segue uma foto mais nítida

IMG_20180722_165321-01.jpeg
 
Consecutivas passagens grain to grain degradam o micelio ? Ou meu parou de dar esporos, tem como eu "regenerar" essa capacidade novamente ?
Veja bem, se você tem uma genética já trabalhada, fazendo um carimbo você estará perdendo aquela cepa já trabalhada geneticamente já que um carimbo sempre será multiesporos. Por que você não tenta fazer uma clonagem? Pega um cogumelo bem robusto, o maior da colheita, prepara uma solução de 80% água de coco + 20% água mineral fervidos 20 min na PP e depois de esfriar você joga um pedaço pequeno do cogumelo na solução, sempre em ambiente mais limpo e estéril possível, dessa forma você terá uma CL de uma clonagem que te renderá inúmeras inoculações mantendo aquela genética. Espero ter ajudado :) e espero estar certo também :p
 
Back
Top