Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Eu quero saber - Faça suas perguntas aqui!

M

Mauricio

Visitante
Abri esse tópico para que vocês coloquem perguntas sobre o que querem saber sobre cultivo em geral.

Então as perguntas, ainda não discutidas, serão analisadas e faremos um resumo para postar aqui:
https://teonanacatl.org/threads/reiniciando-o-início.4869/#post-83545

Com o progresso teremos o tópico, do link acima, com todas as questões, assim é fácil apontá-lo para um membro novato que tiver as mesmas dúvidas.

A vantagem é não congestionar o forúm com perguntas repetidas, que quase sempre têem o caminho da lixeira.

Dúvidas ?
 
Galerita experiente em CL's, tô com algumas se desenvolvendo bem na incubadora, a quase 1 mes, e aparentemente sem contaminação.

Minha dúvida é se o micélio chega a colonizar 100% (ou quase isso) do líquido, ou se coloniza apenas uma parte e sobra um tanto de liquido.

To com receio de deixa-las muito tempo na incubadora, esperando uma master colinizaçao, e elas estragarem.

Qual seria o maximo de tempo que posso deixar na incubadora antes de armazena-la na geladeira?
 
Galerita experiente em CL's, tô com algumas se desenvolvendo bem na incubadora, a quase 1 mes, e aparentemente sem contaminação.

Minha dúvida é se o micélio chega a colonizar 100% (ou quase isso) do líquido, ou se coloniza apenas uma parte e sobra um tanto de liquido.

To com receio de deixa-las muito tempo na incubadora, esperando uma master colinizaçao, e elas estragarem.

Qual seria o maximo de tempo que posso deixar na incubadora antes de armazena-la na geladeira?
Pri, o máximo de tempo eu não sei exato, mas a primeira CL que eu fiz ainda uso ela com muito sucesso, aquela lá do meu primeiro diário, tem uns 3 meses já. Aparentemente o micélio não coloniza todo líquido não, mas aí você vai mexendo pra ele misturar...
 
Quais são as opções que voces utilizam como filtro para os furos na tampa do pote?

- quais vocês utilizam para PF-Tek?
- quais vocês utilizam para Spawn?
 
Quais são as opções que voces utilizam como filtro para os furos na tampa do pote?

- quais vocês utilizam para PF-Tek?
- quais vocês utilizam para Spawn?

Vc diz na fase de colonização do micélio?

Eu uso fita microporo para spawn, e fazia o mesmo com pf-tek.

Mas ai depois eu descobri aqui no fórum que não rola troca gasosa significativa nessa fase, então em tese nao precisaria dos furos nas tampas (mas eu ja furei todas, hahaha então uso microporo).

Pro pf-tek faz sentido pq c vai ter q furar o papel aluminio do copo pra injetar os esporos ne.
 
Muito obrigado Pri!
Sim, seria na fase de colonização.
Acho que no pote que eu fiz com flocão enchi demais o pote, agora botei micropora no furo de inoculação.

Mais uma pergunta, preparei placas com Agar: botei o agar nas placas na minha CAF (caixa de ar firme),
depois eu selei elas com papel filme.

Dessas 10 placas, peguei 4 e inoculei elas com um carimbo de esporos (usando um anel de inoculação).
Depois de inoculadas, selei elas de novo com papel filme.
Isso está certo? Ou eu teria que deixar elas sem nenhum selo?

Outra pergunta, minha incubadora é um isopor, vazio com os potes (não tem agua nem nada), só os potes,
as placas de petri, etc...
Quando eu utilizei ele primeiro, borrifei ele com uma solução de agua e agua sanitaria e ele ainda
tem um pouco de cheiro de agua sanitaria.
Vocês acham que isso poderia atrasar o crescimento do micelio?

Abraço
 
Depois de inoculadas, selei elas de novo com papel filme.
Isso está certo? Ou eu teria que deixar elas sem nenhum selo?

Ta certo. Se vc não selar elas ressecam e ficam mais suscetíveis à contaminação.

tem um pouco de cheiro de agua sanitaria.
Vocês acham que isso poderia atrasar o crescimento do micelio?

Não, ta suave. Tb limpo minha incubadora com água sanitária. C falou me veio até o cheiro dela, haha, hj em dia água sanitária é como perfume para meu olfato.
Me dá uma paz, e aquela sensação de ambiente estéril propício pros coguzitos. Até arrepia hahaha
 
Bom dia galera, cultivo cogumelos a algum tempo e bem recentemente entrei para o forum, ainda não tive tempo de criar nenhum diário mas pretendo em breve, estou postando aqui hoje fotos de um novo terrário maior que fiz pois aumentei a produção do cogus. A minha dúvida é quanto ao umidificador, devido ser maior esse terrário fiquei na paranoia de não segurar umidade e instalei o umidificador pela primeira vez mas tenho medo de deixar a umidade alta demais ou ocorrer algum tipo de contaminação, enfim deixo algumas fotos do novo terrario para que avaliem e possa me ajudar com dicas e responder a essas perguntas. Quero deixar claro que não irei deixa-lo ligado permanentemente pois ai já seria demais, mas iria substituir as ventiladas e as borrifadas ligando ele por algum periodo algumas vezes por dia. Outro duvida é se posso colocar água oxigenada no umidificador.
desde ja agradeço a todxs.
 

Anexos

  • WhatsApp Image 2018-09-16 at 10.18.53.jpeg
    WhatsApp Image 2018-09-16 at 10.18.53.jpeg
    63.5 KB · Visualizações: 12
  • WhatsApp Image 2018-09-16 at 10.18.54 (1).jpeg
    WhatsApp Image 2018-09-16 at 10.18.54 (1).jpeg
    51.4 KB · Visualizações: 12
  • WhatsApp Image 2018-09-16 at 10.18.55 (1).jpeg
    WhatsApp Image 2018-09-16 at 10.18.55 (1).jpeg
    67.6 KB · Visualizações: 12
  • WhatsApp Image 2018-09-16 at 10.18.56 (2).jpeg
    WhatsApp Image 2018-09-16 at 10.18.56 (2).jpeg
    69.6 KB · Visualizações: 12
  • WhatsApp Image 2018-09-16 at 10.18.57 (2).jpeg
    WhatsApp Image 2018-09-16 at 10.18.57 (2).jpeg
    82 KB · Visualizações: 12
  • WhatsApp Image 2018-09-16 at 10.18.57 (1).jpeg
    WhatsApp Image 2018-09-16 at 10.18.57 (1).jpeg
    77.8 KB · Visualizações: 12
  • WhatsApp Image 2018-09-16 at 10.18.56.jpeg
    WhatsApp Image 2018-09-16 at 10.18.56.jpeg
    69.6 KB · Visualizações: 12
  • WhatsApp Image 2018-09-16 at 10.18.57.jpeg
    WhatsApp Image 2018-09-16 at 10.18.57.jpeg
    82 KB · Visualizações: 12
  • WhatsApp Image 2018-09-16 at 10.18.58 (1).jpeg
    WhatsApp Image 2018-09-16 at 10.18.58 (1).jpeg
    45 KB · Visualizações: 10
  • WhatsApp Image 2018-09-16 at 10.18.59.jpeg
    WhatsApp Image 2018-09-16 at 10.18.59.jpeg
    61.1 KB · Visualizações: 10
@edwbarbosa


Lembrando que grande parte dos cultivadores (que tem considerável experiência) conseguem controlar umidade/troca de ar/ temperatura manualmente, porem isso exige vigilância continua do terrário e tempo para ficar monitorando.

Depois...
Faltou algumas informações, básicas em sua dúvida. Existem umidificadores com vazão variando de 30 ml/hora até 250 ml/hora

Qual o volume cúbico do terrário?
Qual a vazão/hora do umidificador?
Por qual motivo você irá usar água oxigenada? Qual a intenção?

O mais indicado seria adquirir um higrômetro (eu teria dois: um analógico e outro digital), para acompanhar/controlar a umidade. Mas ainda assim o controle não seria totalmente preciso, pois a umidade interna poderia ser influenciada pela umidade externa, sendo assim acredito que seria conveniente automatizar a umidificação usando um Controlador de umidade que seria responsável por dosar/ligar/desligar seu umificador.

Veja esse controlador de chocadeira que poderia ser adaptado para um terrário, com:
• Controle de temperatura,
•Controle de umidificação e desumidificação,
•Controle de troca de ar,
•Controle de iluminação,
•Nó de saída de alarme
•E outras funções.

Se for usar água oxigenada, convém usar o mínimo: algo em torno de 0,009% até 0,018%, de 3 ml até 6 ml/litro (10 volume/3%).

Boa sorte em seu cultivo.
.
 
Última edição:
Bom dia novamente galera, hoje pela primeira vez um de meus bolos quase 100% colonizado apresentou uma contaminação que eu ainda não tinha visto de cor preta, estou postando as fotos do bolo que apesar dessa contaminação apresenta um micélio lindo e rizomorfico, após observar a contaminação venho acompanhando mais detalhadamente o desenvolvimento desse pote no qual eu já isolei dos outros, o que observo e que o micélio avancae parece estar vencendo a batalha. Qual a opinião de vcs? Deixo o micélio vencer a batalha e aniversário o bolo? Elimino o bolo? Esterelizo uma colher e removi essa pequena parte do bolo
 

Anexos

  • WhatsApp Image 2018-09-16 at 12.04.28 (1).jpeg
    WhatsApp Image 2018-09-16 at 12.04.28 (1).jpeg
    121.1 KB · Visualizações: 14
  • WhatsApp Image 2018-09-16 at 12.04.27.jpeg
    WhatsApp Image 2018-09-16 at 12.04.27.jpeg
    138.1 KB · Visualizações: 13
  • WhatsApp Image 2018-09-16 at 12.04.28.jpeg
    WhatsApp Image 2018-09-16 at 12.04.28.jpeg
    133.9 KB · Visualizações: 14
  • WhatsApp Image 2018-09-16 at 12.04.29.jpeg
    WhatsApp Image 2018-09-16 at 12.04.29.jpeg
    131 KB · Visualizações: 13
Qual a opinião de vcs?

Eu não correria o risco de contaminar outros bolos, levaria esse pote para um local ao ar livre e deixaria a natureza cuidar dele. Pra ser sincero, nem abriria o pote.

Dependendo do estágio da contaminação, somente abrir o pote na mesma sala do terrário é suficiente para que milhões de esporos contaminantes seja lançados ao ar... e dependendo de como você irá descartar o bolo (condições do vento, etc.) já e suficiente para alguns esporos "pegarem uma carona" em sua roupa.
.
 
Boa noite galera, estou voltando para mostrar um pote que havia tido uma contaminação mas venceu a batalha e o micélio parece estar bem forte e saudável, porém devia a contaminação não quis arriscar por no terrario e estou pela primeira vez utilizando garrafa pet, quero que vocês deem uma olhada no meu projetinho pet e me falem se esta tudo ok!! Fiz com pet de 3L, no fundo tem argila expandida com um pouco de água, o bolo esta sob papel aluminio dobrado duas vezes e tem vermiculita úmida em cima, fiz uma abertura grande lateral e fechei com fltro de café e tb utilizei outro para vedar em cima, enfim é isso.. apos 7H de dunk fiz o roll com vermiculita fina e lancei no miniterrario, espero que esteja tudo OK. gratidão
 

Anexos

  • WhatsApp Image 2018-09-16 at 12.04.28 (1).jpeg
    WhatsApp Image 2018-09-16 at 12.04.28 (1).jpeg
    121.1 KB · Visualizações: 18
  • WhatsApp Image 2018-09-16 at 12.04.29.jpeg
    WhatsApp Image 2018-09-16 at 12.04.29.jpeg
    131 KB · Visualizações: 18
  • WhatsApp Image 2018-09-17 at 13.07.12.jpeg
    WhatsApp Image 2018-09-17 at 13.07.12.jpeg
    69.8 KB · Visualizações: 19
  • WhatsApp Image 2018-09-17 at 19.55.13 (1).jpeg
    WhatsApp Image 2018-09-17 at 19.55.13 (1).jpeg
    124.5 KB · Visualizações: 20
  • WhatsApp Image 2018-09-17 at 19.55.13.jpeg
    WhatsApp Image 2018-09-17 at 19.55.13.jpeg
    65.8 KB · Visualizações: 19
  • WhatsApp Image 2018-09-17 at 19.55.14.jpeg
    WhatsApp Image 2018-09-17 at 19.55.14.jpeg
    61.6 KB · Visualizações: 19
Bom dia galera, apos dois dias no terrario pet o bolo apresenta essas protuberancias em aspecto de nuvem branca em toda base do bolo, seria o inicio dos pin ou devo me preocupar com uma possivel contaminação? desde já agradeço
 

Anexos

  • WhatsApp Image 2018-09-19 at 08.48.04.jpeg
    WhatsApp Image 2018-09-19 at 08.48.04.jpeg
    62.2 KB · Visualizações: 20
seria o inicio dos pin ou devo me preocupar com uma possivel contaminação?

Fala cara, parabéns pelo sucesso até agora.

Sobre a pergunta, nem um nem outro kkkk. Pelo que eu percebi na foto é só o micélio crescendo mesmo. Eu percebo isso acontecendo nos meus cultivos quando tem pouca aeração nos bolos. Não sei a explicação pra isso, talvez alguém chegue com a resposta aqui.

Não precisa se preocupar, logo vai pinar, mas talvez no próximo seria bom voce usar um filtro que passe mais ar nas garrafas pet, por exemplo usar aquelas toucas brancas descartáveis, ou TNT. Eu uso uma redinha fina, que os furos são até maiores que TNT e não tenho problemas com contaminação.
 
Fala cara, parabéns pelo sucesso até agora.

Sobre a pergunta, nem um nem outro kkkk. Pelo que eu percebi na foto é só o micélio crescendo mesmo. Eu percebo isso acontecendo nos meus cultivos quando tem pouca aeração nos bolos. Não sei a explicação pra isso, talvez alguém chegue com a resposta aqui.

Não precisa se preocupar, logo vai pinar, mas talvez no próximo seria bom voce usar um filtro que passe mais ar nas garrafas pet, por exemplo usar aquelas toucas brancas descartáveis, ou TNT. Eu uso uma redinha fina, que os furos são até maiores que TNT e não tenho problemas com contaminação.

Bem observado, o crescimento de micélio após o aniversário indica umidade relativa do ar muito alta, o que o micélio identifica como condições de colonização e não de frutificação. Em particular, pela imagem, é difícil de dizer se é exatamente o caso, mas pode ser. Utilize a boca da garrafa como um sifão para trocar o ar, ou faça trocas manuais.
 
Última edição:
Ola bom dia, moro no sul (Paraná), estou querendo sai a caça de cogumelos, porem o clima aqui anda muito chuvoso(muito mesmo:unhas:), la de vez em quando faz uns 2 dias de sol, ai a chove o resto da semana.
Minha pergunta é: Vale a pena ir caçar cogumelos em tempo assim? ou só vou me frustrar devido as condições climáticas:cry:?
Obrigado!;)
 
Última edição:
Olá @Maths_cubensis !
Então, acredito que se sair a caça, terá algum êxito, e se não encontrar nada, pelo menos fez algo diferente, além de curtir uma boa caminhada!

Não se esqueça de identifica-los corretamente.

Segue alguns tópicos para vc estudar antes de ir a caça.

Importante - Identificando seus cogumelos!

Tutorial - Caçando, identificando e colhendo os Cogumelos

Tutorial - Dez Mandamentos do Catador de Cogumelos

Abraços e boa sorte!
Olá @I3th3 Muito obrigado pela dica, dei uma boa lida nos post desses tópicos, em breve quando sai um sol kkkk irei a procura deles...
Abrçss
 
Olá fórum! tenho uma dúvida. Se eu isolar uma monocultura em placas petri uma strain, e posteriormente tirar um carimbo de esporos a partir dos frutos gerados dessa monocultura eu perco qualidade genética? como faço para gradualmente incrementar a genética da strain? li alguns textos, tanto nesse fórum quanto nos gringos, mas não consegui compreender direito ainda como funciona.
 
Última edição:
Back
Top