Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Eu quero saber - Faça suas perguntas aqui!

M

Mauricio

Visitante
Abri esse tópico para que vocês coloquem perguntas sobre o que querem saber sobre cultivo em geral.

Então as perguntas, ainda não discutidas, serão analisadas e faremos um resumo para postar aqui:
https://teonanacatl.org/threads/reiniciando-o-início.4869/#post-83545

Com o progresso teremos o tópico, do link acima, com todas as questões, assim é fácil apontá-lo para um membro novato que tiver as mesmas dúvidas.

A vantagem é não congestionar o forúm com perguntas repetidas, que quase sempre têem o caminho da lixeira.

Dúvidas ?
 
Gostaria de saber se tem algum problema deixar o bunker com esporos da colheita anterior?

Bunker? Seus cogumelos estão em guerra?

Desculpe a piada, mas realmente não entendi o que você quis dizer.

Os esporos, durante o cultivo, não devem nem se apresentar. Eles prejudicam a superfície micelial. Por isso é recomendável colher antes da abertura do chapéu, logo após rompimento do véu. Já deixei um casing esporular e nunca mais foi o mesmo.

Teoricamente, se pode "raspar" os esporos de cima da superfície. Se você dunkar com os esporos, é possível que eles saiam também do micélio. Mas não sei se era esta sua pergunta.

Pra resumir: esporos só no último flush se você quiser carimbar. Antes disso não deixe os cogumelos produzirem esporos.
 
Bunker? Seus cogumelos estão em guerra?

Desculpe a piada, mas realmente não entendi o que você quis dizer.

Os esporos, durante o cultivo, não devem nem se apresentar. Eles prejudicam a superfície micelial. Por isso é recomendável colher antes da abertura do chapéu, logo após rompimento do véu. Já deixei um casing esporular e nunca mais foi o mesmo.

Teoricamente, se pode "raspar" os esporos de cima da superfície. Se você dunkar com os esporos, é possível que eles saiam também do micélio. Mas não sei se era esta sua pergunta.

Pra resumir: esporos só no último flush se você quiser carimbar. Antes disso não deixe os cogumelos produzirem esporos.
Kkkkkkk desculpe pela ignorância..
É meu primeiro cultivo que deu certo, fiz o bunk com esterco e pó de coco.
Oq ocorreu quando isso aconteceu com vc? A produção parou?

Obrigado pela atenção
 
Kkkkkkk desculpe pela ignorância..
É meu primeiro cultivo que deu certo, fiz o bunk com esterco e pó de coco.
Oq ocorreu quando isso aconteceu com vc? A produção parou?

Obrigado pela atenção

Entendi melhor. O termo correto é "bulk".

Sim, a produção parou. As partes onde ficaram cobertas de esporos, por um erro meu (achei que ia levar mais para que eles crescessem completamente, quando voltei do fim de semana, já estavam todos de chapéu aberto) não cresceu mais nada e era apenas o segundo flush.

Talvez se eu tivesse raspado teria produzido novamente. De qualquer forma, não é recomendável deixar que os chapéus abram a não ser que você não pretenda mais tirar nenhum flush deste bulk.
 
Quão rigoroso deve ser o controle de temperatura nas fases de incubação e de frutificação?

A razão de minha dúvida é pela dificuldade que tenho encontrado para controlar as máximas e mínimas que onde moro estão variando entre 11.6ºC (madrugada) e 32,2ºC (durante o dia), conforme descrevo nesse tópico: Em Andamento - Trigo p/ kibe, arroz, painço, alpiste, niger e vermiculita p/ Cultivo MDK .

Embora acredite que uma variação de 2ºC acima da máxima e até 4ºC abaixo da mínima não seja tão prejudicial... ficaria contente em saber o quanto meu cultivo será afetado, o que pode acontecer em matéria de produção, ambiente propício a contaminantes, influência sobre a quantidade de flush, etc.
Agradeço pela informação.

.
 
Imagine assim: aos 28° graus o Micelio se desenvolve em uma velocidade, aos 16° ele se desenvolve em outra (bem mais lento, ou simplesmente para o crescimento).

A variação das condições de crescimento afetam a velocidade que as reações químicas que promovem o crescimento acontecem. Existem limites máximos, que vão de fato congelar este crescimento, mas oscilações pequenas não serão tão prejudiciais assim. Basta lembrar que em geral no decorrer no dia há grande variação de temperatura na natureza.
 
Depende do que você vai fazer.

É pra resfriar ou pra esquentar?

O termostato usará o quê pra alterar a temperatura? Aquecedor de aquário? Pastilha Peltier? Cooler? Serpentina?


Nesse momento seria para esquentar...mas, em outro momento teria que resfriar...É possível?

Com, relação a segunda pergunta, não tenho idéia...você sugere algum?
Até queria tentar esclarecer, a diferença entre termostato e termohigrometro...e, entender qual o grau de necessidade deles, no caso, para a região de São Paulo...
 
Termostato é um dispositivo que se mede a temperatura e tem uma saída onde se conecta um outro dispositivo que irá resfriar/aquecer. No termostato você configura um intervalo de temperatura onde ele vai ativar o dispositivo ligado, até alcançar uma outra temperatura e desligá-lo. Ou seja, termostato é um sinônimo para controlador de temperatura. Sim, ele pode ser configurado para resfriar ou esquentar. A maioria só vai permitir uma configuração por vez, então basta mudar o dispositivo e alterar a configuração para resfriar ou esquentar.

O termohigrometro é um dispositivo que mede a temperatura e a umidade relativa do ar.

Sobre qual dispositivo você vai usar pra quê... bem... Essa é uma pergunta cuja resposta você pode resolver facilmente pesquisando e planejando o seu terrário. Utiliza os instrumentos de pesquisa do fórum e do google e com base nisso determine qual é a melhor configuração pras suas necessidades.
 
Saudações, irmãos!
Gostaria, se possível, de recomendações quanto ao tipo de termostato ideal para um primeiro cultivo pf tek.
Agradeço uma luz nessa questão!
Valeu!
Ola, como vc vai usa-lo dentro de uma garrafa de vidro, pode ser um de 25w ou ate menos.
 
Tenho uma caixa de isopor (24 litros) que será usada como terrário, que após a colocação de vermiculita + água + bolos terá 16,5 litros de ar.

Para troca gasosa usarei uma bomba/borbulhador de aquário com vazão de 1,5 litros/minuto...

Estou pensando em fazer a renovação de ar (via timer/borbulhador) ajustado para 40 litros de ar a cada 6 horas (4 x ao dia), ou seria melhor aumentar/fracionar a troca gasosa? Existe alguma diferença na necessidade de oxigênio (aumentada ou diminuída) nos períodos de luz e escuro ou seria indiferente?

Tenho uma dúvida: qual seria a melhor configuração de trabalho para troca de ar, sem prejudicar o nível de umidade?
.
 
Tenho uma caixa de isopor (24 litros) que será usada como terrário, que após a colocação de vermiculita + água + bolos terá 16,5 litros de ar.

Para troca gasosa usarei uma bomba/borbulhador de aquário com vazão de 1,5 litros/minuto...

Estou pensando em fazer a renovação de ar (via timer/borbulhador) ajustado para 40 litros de ar a cada 6 horas (4 x ao dia), ou seria melhor aumentar/fracionar a troca gasosa? Existe alguma diferença na necessidade de oxigênio (aumentada ou diminuída) nos períodos de luz e escuro ou seria indiferente?

Tenho uma dúvida: qual seria a melhor configuração de trabalho para troca de ar, sem prejudicar o nível de umidade?
.

Adorei as perguntas. Não tenho as respostas definitivas, mas tenho alguns comentários.

16,5 litros livres, significa que você está fazendo a mesma coisa que eu: usando um isopor muito maior do que você precisa. Não seria legal diminuir o isopor? Isso facilita tudo: melhor manutenção da temperatura, umidade e trocas de ar mais rápidas.

Colocar o borbulhador no copo ajuda a perdemos menos umidade usando a bomba de ar. Eu simplesmente deixei o meu ligado toda hora, o que é um desperdício. Mas vou manter assim até chegar o aparelho que discutimos em outro tópico. Em todos os lugares vejo recomendações de 3 a 4 trocas de ar diárias. Isso significa que o seu setup está mais do que o suficiente.

Eu nunca vi nada relacionado a necessidade de maior troca de ar em contingentes de claro/escuro. Excelente pergunta.
 
16,5 litros livres, significa que você está fazendo a mesma coisa que eu: usando um isopor muito maior do que você precisa. Não seria legal diminuir o isopor?

A caixa de isopor/terrário tem 38 comprimento x 18 largura x 35 altura.

Concentrando-se na altura: considerando que no fundo/piso terei aproximadamente 3 a 4 cm de água+argila expandida, p/ manter umidade, e após colocar os bolos/casing (acondicionado em 3 potes de sorvete 10x16x11 cm.) devo subtrair mais 5 a 6 cm ocupado pelo substrato; terei uma altura final/útil de 28 cm.

Bem... já vi frutas alcançarem 81 gramas com até 23 cm de altura no fórum http://mycotopia.net/; são casos raros mas vai que dou sorte!

Acredito que usando essa caixa/terrário estou dentro do limite. Também é o único recipiente que tenho disponível no momento.
.
 
Última edição:
A caixa de isopor/terrário tem 38 comprimento x 18 largura x 35 altura.

Concentrando-se na altura: considerando que no fundo/piso terei aproximadamente 3 a 4 cm de água+perlita, p/ manter umidade, e após colocar os bolos/casing (acondicionado em 3 potes de sorvete 10x16x11 cm.) devo subtrair mais 5 a 6 cm ocupado pelo substrato; terei uma altura final/útil de 28 cm.

Bem... já vi frutas alcançarem 81 gramas com até 23 cm de altura no fórum http://mycotopia.net/; são casos raros mas vai que dou sorte!

Acredito que usando essa caixa/terrário estou dentro do limite. Também é o único recipiente que disponível.
.

Um isopor de 8L tem 20cm de altura como espaço interno. Tirando 10cm dos que você falou que iria usar (calculados de intervalo máximo), tu ficaria somente com 10.

Ainda sim, vale lembrar que os cogumelos não crescem verticalmente, eles crescem na direção da luz. Então pondo o a luz na direção correta você consegue chegar a uns 15, 16 cm.

Como se diz no meu estado: sorte é o carai de asa. Tu tá pensando em controlar todos esses parâmetros é pra conseguir os melhores resultados. Pelo menos é o que eu penso de mim. Mantendo o mesmo esforço conseguir os Gigashrooms é questão de tempo.
 
Pessoal, existe algum problema em consumir duas strains diferentes ao mesmo tempo? Tipo 1g de uma 1g de outra?
 
Como se diz no meu estado: sorte é o carai de asa.
Minha preocupação é o tempo que seria gasto para cuidar manualmente do terrário... não disponho desse tempo.

Então @WoD, voltando a refrigeração...
Ainda não encomendei o sistema, foi bom que pude pesquisar mais.

Não tenho conhecimentos de eletrônica ou refrigeração, um ponto negativo ao tomar a decisão de qual sistema deveria usar para automatização.

Estava decido a comprar esta peltier de 180 W por US $39.48 (Aproximadamente R$ 167,33 em 21/08/2018), até tinha impresso o boleto, porem pesquisando mais um pouco fiquei confuso porque muitos posts dizem que a eficiência peltier raramente ultrapassa 25%... estou desconfiado, o que me diz? O sistema parece robusto, dois coolers + radiador com serpentinas de cobre dão a impressão que o sistema alcançaria grande eficiência.

Considerando a perda energética de 75% para baixar de 30C para 25C a temperatura de 20 litros de água circulante, precisaria de um sistema peltier de 280W ligado por 30 minutos sem considerar outros fatores como perdas por furos/frestas, temperatura externa, perdas na circulação, + despesas de bombas + controladores de temperatura, etc.

Então tropecei nesse chiller de 70 W por US $51.44 (Aproximadamente R$ 218,02 em 21/08/18) com controle de temperatura máxima/mínima. Estou inclinado a mudar da peltier para o chiller... vou pesquisar mais.

Então, dá umas ideias aí @WoD
Qual você escolheria se fosse começar agora, do zero?

.
 
Pessoal, existe algum problema em consumir duas strains diferentes ao mesmo tempo? Tipo 1g de uma 1g de outra?

As diferentes strains ainda são da mesma raça (psilocybe cubensis), então você estará comendo cogumelos do mesmo tipo que contém as mesmas substâncias. Talvez fosse um problema se você comesse de espécies diferentes, como Cubensis + Amanyta. Isso porque você estaria misturando substâncias químicas diferentes, o que não é desejável dentro de uma perspectiva de redução de danos.
 
Última edição:
Minha preocupação é o tempo que seria gasto para cuidar manualmente do terrário... não disponho desse tempo.

Então @WoD, voltando a refrigeração...
Ainda não encomendei o sistema, foi bom que pude pesquisar mais.

Não tenho conhecimentos de eletrônica ou refrigeração, um ponto negativo ao tomar a decisão de qual sistema deveria usar para automatização.

Estava decido a comprar esta peltier de 180 W por US $39.48 (Aproximadamente R$ 167,33 em 21/08/2018), até tinha impresso o boleto, porem pesquisando mais um pouco fiquei confuso porque muitos posts dizem que a eficiência peltier raramente ultrapassa 25%... estou desconfiado, o que me diz? O sistema parece robusto, dois coolers + radiador com serpentinas de cobre dão a impressão que o sistema alcançaria grande eficiência.

Considerando a perda energética de 75% para baixar de 30C para 25C a temperatura de 20 litros de água circulante, precisaria de um sistema peltier de 280W ligado por 30 minutos sem considerar outros fatores como perdas por furos/frestas, temperatura externa, perdas na circulação, + despesas de bombas + controladores de temperatura, etc.

Então tropecei nesse chiller de 70 W por US $51.44 (Aproximadamente R$ 218,02 em 21/08/18) com controle de temperatura máxima/mínima. Estou inclinado a mudar da peltier para o chiller... vou pesquisar mais.

Então, dá umas ideias aí @WoD
Qual você escolheria se fosse começar agora, do zero?

.

Cara peltier de 180W tu resfriaria um freezer de picolé. Estou conseguindo bons resultados com a minha e estou usando dela só 75W. Talvez até menos.

Essa potência é alterada por:
  • Voltagem
  • Corrente
  • Resfriamento do lado quente.

Então, no primeiro eu achei que a cabecinha por onde a água circula parece ser muito pequena. Ou seja, água passa pouco tempo em contato com a superfície fria. Essa cabecinha teria que ficar pra dentro do terrário, porque assim aproveitaria o frio que vazar do sistema. Dá pra aliviar usando uma serpentina de cobre condutora. Mas não sei se seria o sistema mais eficiente. Em resumo, o princípio de funcionamento é bom, mas eu não compraria esse negócio por esse preço não. Mas acho que essa cabecinha aí deve ser coisas de 5 reais, das mais caras. Vou até pesquisar porque se for, quando migrar pra serpentina talvez eu use uma dessa.

Eu comprei minha peltier de 50 reais, 2 dissipadores num ferro velho por 20 conto (muito caro!!! Mas tava em falta na cidade), os dois coolers eu já tinha, mas poderia ter comprado no ferro velho também. Acho que por cima eu teria gastado 100 conto. Incluindo a placa mdf e os amarra-gatos que eu usei pra prender. Não sei se tu precisa comprar esse equipamento de fora do país. Digo isso porque, acho que tu encontra no mercado nacional mais barato.

Quanto ao chiler, eu procurei o manual mas não encontrei. Honestamente eu acho que os dois sistemas provavelmente são iguais. Dentro do chiller deve ter uma peltier, só que a diferença é que o segundo é mais fechadinho e bonitinho. A vantagem dele é que já vem com um controlador de temperatura embutido né? O que é massa, mas eu ainda sentiria fala de algo em relação a umidade.

Se eu tivesse na sua pele, assistiria esse video e usaria ele como base para construir um sistema parecido com o primeiro dos itens que você mostrou, só que ligando naquela cabecinha ali que passa as duas águas. Acho que sairia mais trabalhoso, mas eu particularmente gosto desse trabalho. Com certeza sairia mais barato.

Dei uma pesquisada aqui e me assustei com o preço das bombas de água. Mas aí eu descobri que se eu usar palavras chave que desemboquem em resultados relacionados a sistemas de refrigeração pra pc os valores ficam de 150 pra cima. Mas olha só esses resultados, dá pra encontrar bomba por menos de vinte conto. Se a bomba for fraca, a água não vai rodar tão rápido assim e vai acabar ficando mais tempo em contato com o sistema de refrigeração. Só vi vantagens. Enfim, a pesquisa foi rápida então preciso pensar melhor sobre essas coisas. Provavelmente vou fazer a migração pra serpentina e vou montar o sistema na mão mesmo.

Mas cara, se tu tá com pressa, não gosta do trabalho e grana não é problema, eu continuaria pesquisando por sistemas semelhantes a esse daí, mas mais baratos. Inclusive em comércio nacional. Acho que tu tá na direção certa, mas precisa continuar pesquisando.

Foi mal se ficou confuso, amanhã releio. Enquanto escrevo essa mensagem estou bem cansado.
 
Galera, um dos meus potes que estão colonizando, e que está ainda em uns 90%, começou a pinar.

O que eu faço com ele? Deixo os pins crescerem para ver se a colonização completa ou aniversário?
 
Galera, um dos meus potes que estão colonizando, e que está ainda em uns 90%, começou a pinar.

O que eu faço com ele? Deixo os pins crescerem para ver se a colonização completa ou aniversário?

Na minha experiência pessoal, quando eles pinam cedo, é sinal de algum tipo de contaminação. Não recomendaria aniversariar, mas se for aniversariar, que seja separado dos outros bolos.
 
Back
Top