Minha preocupação é o tempo que seria gasto para cuidar manualmente do
terrário... não disponho desse tempo.
Então
@WoD, voltando a refrigeração...
Ainda não encomendei o sistema, foi bom que pude pesquisar mais.
Não tenho conhecimentos de eletrônica ou refrigeração, um ponto negativo ao tomar a decisão de qual sistema deveria usar para automatização.
Estava decido a
comprar esta peltier de 180 W por US $39.48 (Aproximadamente R$ 167,33 em 21/08/2018), até tinha impresso o boleto, porem pesquisando mais um pouco fiquei confuso porque muitos posts dizem que a eficiência peltier raramente ultrapassa 25%... estou desconfiado, o que me diz? O sistema parece robusto, dois coolers + radiador com serpentinas de cobre dão a impressão que o sistema alcançaria grande eficiência.
Considerando a perda energética de 75% para baixar de 30C para 25C a temperatura de 20 litros de água circulante, precisaria de um sistema peltier de 280W ligado por 30 minutos sem considerar outros fatores como perdas por furos/frestas, temperatura externa, perdas na circulação, + despesas de bombas + controladores de temperatura, etc.
Então
tropecei nesse chiller de 70 W por US $51.44 (Aproximadamente R$ 218,02 em 21/08/18) com controle de temperatura máxima/mínima. Estou inclinado a mudar da peltier para o chiller... vou pesquisar mais.
Então, dá umas ideias aí
@WoD
Qual você escolheria se fosse começar agora, do zero?
.
Cara peltier de 180W tu resfriaria um freezer de picolé. Estou conseguindo bons resultados com a
minha e estou usando dela só 75W. Talvez até menos.
Essa potência é alterada por:
- Voltagem
- Corrente
- Resfriamento do lado quente.
Então, no primeiro eu achei que a cabecinha por onde a água circula parece ser muito pequena. Ou seja, água passa pouco tempo em contato com a superfície fria. Essa cabecinha teria que ficar pra dentro do terrário, porque assim aproveitaria o frio que vazar do sistema. Dá pra aliviar usando uma serpentina de cobre condutora. Mas não sei se seria o sistema mais eficiente. Em resumo, o princípio de funcionamento é bom, mas eu não compraria esse negócio por esse preço não. Mas acho que essa cabecinha aí deve ser coisas de 5 reais, das mais caras. Vou até pesquisar porque se for, quando migrar pra serpentina talvez eu use uma dessa.
Eu comprei minha peltier de 50 reais, 2 dissipadores num ferro velho por 20 conto (muito caro!!! Mas tava em falta na cidade), os dois coolers eu já tinha, mas poderia ter comprado no ferro velho também. Acho que por cima eu teria gastado 100 conto. Incluindo a placa mdf e os amarra-gatos que eu usei pra prender. Não sei se tu precisa comprar esse equipamento de fora do país. Digo isso porque, acho que tu encontra no mercado nacional mais barato.
Quanto ao chiler, eu procurei o manual mas não encontrei. Honestamente eu acho que os dois sistemas provavelmente são iguais. Dentro do chiller deve ter uma peltier, só que a diferença é que o segundo é mais fechadinho e bonitinho. A vantagem dele é que já vem com um controlador de temperatura embutido né? O que é massa, mas eu ainda sentiria fala de algo em relação a
umidade.
Se eu tivesse na sua pele, assistiria
esse video e usaria ele como base para construir um sistema parecido com o primeiro dos itens que você mostrou, só que ligando naquela cabecinha ali que passa as duas águas. Acho que sairia mais trabalhoso, mas eu particularmente gosto desse trabalho. Com certeza sairia mais barato.
Dei uma pesquisada aqui e me assustei com o preço das bombas de água. Mas aí eu descobri que se eu usar palavras chave que desemboquem em resultados relacionados a sistemas de refrigeração pra pc os valores ficam de 150 pra cima. Mas olha só
esses resultados, dá pra encontrar bomba por menos de vinte conto. Se a bomba for fraca, a água não vai rodar tão rápido assim e vai acabar ficando mais tempo em contato com o sistema de refrigeração. Só vi vantagens. Enfim, a pesquisa foi rápida então preciso pensar melhor sobre essas coisas. Provavelmente vou fazer a migração pra serpentina e vou montar o sistema na mão mesmo.
Mas cara, se tu tá com pressa, não gosta do trabalho e grana não é problema, eu continuaria pesquisando por sistemas semelhantes a esse daí, mas mais baratos. Inclusive em comércio nacional. Acho que tu tá na direção certa, mas precisa continuar pesquisando.
Foi mal se ficou confuso, amanhã releio. Enquanto escrevo essa mensagem estou bem cansado.