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Eu quero saber - Faça suas perguntas aqui!

M

Mauricio

Visitante
Abri esse tópico para que vocês coloquem perguntas sobre o que querem saber sobre cultivo em geral.

Então as perguntas, ainda não discutidas, serão analisadas e faremos um resumo para postar aqui:
https://teonanacatl.org/threads/reiniciando-o-início.4869/#post-83545

Com o progresso teremos o tópico, do link acima, com todas as questões, assim é fácil apontá-lo para um membro novato que tiver as mesmas dúvidas.

A vantagem é não congestionar o forúm com perguntas repetidas, que quase sempre têem o caminho da lixeira.

Dúvidas ?
 

Como é feito um Dunk/Cold Shock eu sei, gostaria de saber especificamente para um casing feito em uma marmita, afinal acredito (Posso está errado, por isso estou perguntando) que mesmo após o período de incubação do casing após feito todas as camadas ainda restaram partes soltas não colonizadas, tornando inviável simplesmente retirar o casing da marmita e mergulha-lo em um dunk com água. Ou não?

Minhas dúvidas pertinentes são:
1º É preciso tirar o casing da marmita para mergulha-lo na água?
2º É possivel realmente fazer esse manuseio sem contaminações?
3º O casing não poderia quebrar/partir pelo tamanho?
4º "Formas alternativas" de fazer o Dunk/Cold Shock
 
Como é feito um Dunk/Cold Shock eu sei

Você perguntou se poderia fazer um dunk em um casing, e no verbete tem essa frase: "Técnica de submergir em água um Bolo ou Casing por várias horas".

Agora, quanto aos detalhes, ou um exemplo, tem que procurar. Eu me lembro de ter lido algo a respeito pelo fórum, mas não me lembro onde.

Se você está inseguro em tirar o casing do recipiente faça o dunk sem tirá-lo de lá. Só pense em algum meio de evitar que o casing saia fora do recipiente.

Se é possível fazer sem contaminação? Sempre é possível. Depende do seu cuidado com a assepsia.
 
Você perguntou se poderia fazer um dunk em um casing, e no verbete tem essa frase: "Técnica de submergir em água um Bolo ou Casing por várias horas".

Agora, quanto aos detalhes, ou um exemplo, tem que procurar. Eu me lembro de ter lido algo a respeito pelo fórum, mas não me lembro onde.

Se você está inseguro em tirar o casing do recipiente faça o dunk sem tirá-lo de lá. Só pense em algum meio de evitar que o casing saia fora do recipiente.

Se é possível fazer sem contaminação? Sempre é possível. Depende do seu cuidado com a assepsia.

Agora sim você deu uma resposta realmente esclarecedora e que agregará em algo no meu conhecimento :ler:, Venho lendo à um bom tempo atrás dessa informação no fórum e venho colhendo o máximo de conhecimento possível para o exito, mas ainda não encontrei algo especifico, tem uns que comentam, outros não, ja vi outras técnicas de Dunk como colocar o casing na geladeira enrolado em um saco preto, mas não é especificamente o que procuro.

Continuarei procurando a forma realmente correta de hidratar o casing sobre imersão em água sem prejudicar o bolo e as camadas em si.
Muito obrigado pelo incetivo de responder :feliz:.

Paz e luz.
 
gostaria de saber especificamente para um casing feito em uma marmita, afinal acredito (Posso está errado, por isso estou perguntando) que mesmo após o período de incubação do casing após feito todas as camadas ainda restaram partes soltas não colonizadas, tornando inviável simplesmente retirar o casing da marmita e mergulha-lo em um dunk com água. Ou não?

Embora muitos cultivadores já tiveram sucesso em dunkar casings e no passado eu também já tive sucesso. Hoje em dia eu não recomendo. Por quê? Porque além de aumentar as chances de contaminações, boa parte do casing vai embora junto com o dunk. Repor uma nova camada de casing após o dunk não é recomendável porque isso forçará que o micélio mude do estado reprodutivo para o estado vegetativo, ou seja, um desperdício de energia e tempo e maior susceptibilidade à contaminação. Então qual é a solução? Manter a umidade ideal e constante, evitar abrir o terrário desnecessariamente (por curiosidade ou para ficar tirando fotos o tempo todo), borrifar água diretamente no casing quando notar que o mesmo está com aparência seca.

Cold shock não é necessário em cultivo de P. cubensis.
 
que mesmo após o período de incubação do casing após feito todas as camadas ainda restaram partes soltas não colonizadas, tornando inviável simplesmente retirar o casing da marmita e mergulha-lo em um dunk com água. Ou não?

Se resta parte não colonizada de grão ou outro substrato nutritivo, ai é um problema que não deveria ocorrer. Se for parte não colonizada do casing mesmo não há problema. Você remove toda essa parte leve para o dulk e depois faça uma nova camada casing.
Quanto a não estar totalmente firme com partes soltas, apartir do primeiro flush fica tudo bem firme bem parecido com um bolo PF. Você percebe que apos o 1º flush o casing vai se contrair diminuindo de tamanho. Remova-o, com cuidado claro, e faça o processo de imersão na agua.

Repor uma nova camada de casing após o dunk não é recomendável porque isso forçará que o micélio mude do estado reprodutivo para o estado vegetativo, ou seja, um desperdício de energia e tempo e maior susceptibilidade à contaminação.

Eu discordo dessa parte @Cosmik . O micélio não sai do estado reprodutivo por uma renovação de camada casing. O que eu observo é o contrario. A renovação acelera o processo de frutificação no entreflush.
 
Última edição:
Você remove toda essa parte leve para o dulk e depois faça uma nova camada casing.

Sobre essa parte eu discordo me baseando na maioria das opiniões de sites estrangeiros. Se tiverem dúvidas, sugiro pesquisar por "dunk casing", ou "re-casing" ou palavras similares.

Por tabela encontrei um comentário interessante do RR (http://www.shroomery.org/forums/showflat.php/Number/6767942#6767942):

You need to be thinking about more than the casing. That's just the non-nutritive top layer that is over the substrate. It's the substrate that needs to get rested and recuperated prior to the next flush, not the casing.

After you pick a flush, it's best to let the cased substrate sit idle for a few days without misting or anything else. Let it just sit and dry out a bit. During this time, the mycelium will 'rest' so to speak, so don't do anything to try to force it to fruit again. After four or five days, you can soak the whole thing by filling the tray up with water, and either let it sit in water for a few hours, or preferably, allow the faucet to gently run into the tray, overflowing it for a few hours. The running water is superior to still water because it hydrates the substrate better and also washes away contaminant spores that may be present.

After the soak period, you can fill in any divots you created while picking, but don't re-case the whole substrate. Now, place back into fruiting conditions and watch the pins explode. Crappy second flushes are often caused by trying to force a substrate right back into fruiting mode as soon as a flush is picked, which is bad procedure.


Aproveito para reforçar a ideia do casing: não se deve usar substratos nutritivos e muito menos esperar que o micélio colonize a camada, pois isso derruba o propósito do mesmo. Leiam mais sobre casing e revejam os seus conceitos.
 
Por tabela encontrei um comentário interessante do RR (http://www.shroomery.org/forums/showflat.php/Number/6767942#6767942):

Traz boa informação, mas não foi exatamente o que estamos falando. Inclusive ele aconselhou repor o casing.

Sobre essa parte eu discordo me baseando na maioria das opiniões de sites estrangeiros.
Vou pesquisar sobre essas opiniões. Realmente nunca li nada a respeito. Mas reparo que tem dado certo, pelo menos pra mim.
 
Aproveito para reforçar a ideia do casing: não se deve usar substratos nutritivos e muito menos esperar que o micélio colonize a camada, pois isso derruba o propósito do mesmo. Leiam mais sobre casing e revejam os seus conceitos.

@Cosmik No caso o casing iria direto para o terrário sem ates passar pela incubadora?
Então todo aquele processo de cobrir o casing com alumínio, fazer furos e cobrir com micropore é descartável?
Será que não seria necessário alguns dias de incubação após a montagem do cassing? se sim, quantos dias recomenda?
 
Então todo aquele processo de cobrir o casing com alumínio, fazer furos e cobrir com micropore é descartável?

Não é totalmente descartável, você pode seguir com esse processo normalmente, mas não é necessário esperar o micélio colonizar o casing. Dependendo do volume, no máximo uns 5 dias é mais do que suficiente.

Há cultivadores que colocam bulk/spawn no terrário logo após a adição do casing. Inclusive eu penso em fazer assim nos meus próximos cultivos, dá menos trabalho e penso que de qualquer forma o micélio continuará no estado vegetativo por alguns dias mesmo dentro do terrário.

Uma dica extra, o uso de hidróxido de cálcio para elevar o pH eu acho essencial em casings. Fungos e bactérias preferem um pH ácido, mas os P. cubensis conseguem tolerar bem um casing com pH alcalino.

Ah, e também evite esterilizar o casing. Pasteurizar é mais benéfico porque os micro-organismos ajudam no controle de outros contaminantes. Entretanto, novatos podem ter dificuldade em encontrar o ponto certo de pasteurização.
 
Comentário citado pelo @Cosmik
Fast translation on the thighs:

Você precisa pensar mais do que no casing. Ele é apenas a camada superior não-nutritiva que está sobre o substrato. É o substrato que precisa descansar e se recuperadar antes do próximo flush, não a 'caixa'!

Depois de colher um flush, é melhor deixar o substrato em repouso por alguns dias, sem humidificação ou qualquer outra coisa. Deixá-lo apenas sentar e secar um pouco. Durante este tempo, o micélio irá "descansar", por assim dizer, portanto, não faça nada para tentar forçá-lo a frutificar novamente. Depois de quatro ou cinco dias, você pode mergulhar tudo enchendo a bandeja com água, e assentando-o por algumas horas, ou, de preferência, deixe a torneira a correr suavemente para dentro da bandeja, transbordando por algumas horas. A água corrente é superior à água parada, pois hidrata o substrato melhor e também lava esporos contaminantes que possam estar presentes.

Após o período de estabilização, você pode preencher eventuais lacunas deixadas pela última colheira, mas não remonte o casing inteiro por todo o substrato!
Agora, coloque de volta em condições de frutificação e assista os pins explodirem. Segundos flushs de baixa qualidade são muitas vezes causados por tentar forçar um substrato de volta para o modo de frutificação, logo depois que um flush é colhido, o que é um mau procedimento.
 
Última edição por um moderador:
@PsychoEvie, @Cosmik Realmente era sobre isso que eu falava "dunk casing" (Submergir o cassing diretamente na água) o que acham do seguinte procedimento:

• Após o Spraw 100% Colonizado hidratarei o bolo PF de forma usual 12-24 horas (Dunk - Cold Shok)
• Após o Dunk desmontarei o Spraw e criarei o Casing (Com o Spraw ainda molhado, será que aumenta muito as chances de contaminação?)
• Após a montagem do Casing > incubadora 2-5 dias > terrário
• Após o primeiro Flush farei o Dunk diretamente no Casing, já que esse estará mais firme como um bolo

Assim não exponho o Casing ainda frágil á submersão à água para que o mesmo não desmonte, o que acham?

Ah, e também evite esterilizar o casing. Pasteurizar é mais benéfico porque os micro-organismos ajudam no controle de outros contaminantes. Entretanto, novatos podem ter dificuldade em encontrar o ponto certo de pasteurização.

Qual método de pasteurização você mais recomenda para quem não possui micro-ondas? Apenas panela de pressão
Acredito também que não seja necessário pasteurização caso o Casing seja feito apenas de Vermiculita, correto?
 
• Após o Spraw 100% Colonizado hidratarei o bolo PF de forma usual 12-24 horas (Dunk - Cold Shok)
• Após o Dunk desmontarei o Spraw e criarei o Casing (Com o Spraw ainda molhado, será que aumenta muito as chances de contaminação?)
• Após a montagem do Casing > incubadora 2-5 dias > terrário
• Após o primeiro Flush farei o Dunk diretamente no Casing, já que esse estará mais firme como um bolo

O dunk é desnecessario nessa fase. Pode criar logo o casing. O casing já irá fornecer a agua necessaria para o micélio.
Despedace bem o bolo PF. Se montar com pedaços grandes, o casing tende a desmontar quando você mover para o dunk apos o primeiro flush. Esse é o segredo.

Qual método de pasteurização você mais recomenda para quem não possui micro-ondas?
E desde quando o micro-ondas é recomendado para pasteurização?

Apenas panela de pressão
Acredito também que não seja necessário pasteurização caso o Casing seja feito apenas de Vermiculita, correto?
Se não houver material nutritivo podeser esterilizado. Ai sim pode se usar o microondas.
 
Qual é finalmente a diferença especifica entre um Bulk nutritivo pausterizado e Casing não nutritivo esterilizado em termos de montagem para frutificação? Afinal pelo que sei ambos vão ser colocados em camadas acima do Spraw como um casing, confere?

Falo em termos de montagem, pois a diferença entre eles é que o Bulk realmente proporciona muito mais vigor para o micélio, ocasionando num cultivo mais forte e nutritivo. E quanto mais nutritivo maior a concentração de pisilocibina. Confere?
 
E quanto mais nutritivo maior a concentração de pisilocibina. Confere?

Não. É claro que um meio com os nutrientes mínimos é necessário, mas nem sempre mais nutrientes significa mais alcalóides.

Deve aparecer gente aqui discordando mas, eu tenho sérias desconfianças sobre a potência desses cogumelos grandes de bulks e casings. Acho que ficam muito mais fibrosos, e nesse processo a energia disponível é usada de forma prioritária para providenciar sustentação, ao invés de ficar disponível para ser utilizada na síntese de psilocina, psilocibina e outros alcalóides.

E, por outro lado, as receitas PF Tek padrão, aquelas com FAI e vermiculita, 1:2, por exemplo, fornecem cogumelos pequenos e bem potentes. Basta cuidar bem deles.

Não se sabe exatamente a função da psilocina e psilocibina nos cogumelos, então não há uma técnica para provocar o aumento dos alcalóides controlando uma ou outra variável do ambiente.
 
Última edição:
"Absolem disse:
E quanto mais nutritivo maior a concentração de pisilocibina. Confere?"

@Ecuador Essa era a opnião de menos valia, apenas considerei por li algo à respeito no forum, o que eu considerava era: A forma como é montando um Bulk em comparação à um Casing, mas acredito ter chegado à uma conclusão:

Casing é uma camada sobre o Spraw, e Bulk é uma mistura com o Spraw
 
Uma outra maneira de entender isso pode ser focar menos no "oque é", e mais no "pra quê serve".
Qual a finalidade de cada técnica?
Eu posso misturar meu spawn de milho com vermiculita, e acho que ele ainda assim não será um bulk. O micélio não colonizará a vermiculita.
A ideia do bulk é expandir a colonização do micélio, adicionando/misturando com algo nutritivo. O casing, não.
 
Uma outra maneira de entender isso pode ser focar menos no "oque é", e mais no "pra quê serve".
Qual a finalidade de cada técnica?
Eu posso misturar meu spawn de milho com vermiculita, e acho que ele ainda assim não será um bulk. O micélio não colonizará a vermiculita.
A ideia do bulk é expandir a colonização do micélio, adicionando/misturando com algo nutritivo. O casing, não.

Você me deu um Cold Shok de consciência e me trouxe pra realidade das coisas, todas as informações eu já tinha, só faltava organizar-las e encainxar cada uma em seu lugar. Obrigado.

Ps.: Na verdade acredito que você tenha selado com chave toda a explicação que me carecia para entender como funciona um cultivo de diferentes maneiras. Realmente abriu minha mente.
 
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