Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Eu quero saber - Faça suas perguntas aqui!

M

Mauricio

Visitante
Abri esse tópico para que vocês coloquem perguntas sobre o que querem saber sobre cultivo em geral.

Então as perguntas, ainda não discutidas, serão analisadas e faremos um resumo para postar aqui:
https://teonanacatl.org/threads/reiniciando-o-início.4869/#post-83545

Com o progresso teremos o tópico, do link acima, com todas as questões, assim é fácil apontá-lo para um membro novato que tiver as mesmas dúvidas.

A vantagem é não congestionar o forúm com perguntas repetidas, que quase sempre têem o caminho da lixeira.

Dúvidas ?
 
Bom dia, gostaria de saber se não é possível utilizar ferts orgânicos (cha organico feito em casa) no substrato pra permitir novas pinagens após o ultimo flush, evitando assim a necessidade de nova colonização, sei que minerais nao servem, mas ficou a duvida quanto ao organico.
Obrigado desde já e desculpa se a pergunta é muito idiota ou obvia...
 
Bom dia, gostaria de saber se não é possível utilizar ferts orgânicos (cha organico feito em casa) no substrato pra permitir novas pinagens após o ultimo flush, evitando assim a necessidade de nova colonização, sei que minerais nao servem, mas ficou a duvida quanto ao organico.

Não funciona! Primeiro porque fertilizantes orgânicos são ricos em bactérias e fungos, ou seja, contaminará em pouco tempo. Segundo, uma vez que o fungo entra em fase de frutificação, eles passam a se concentrar na digestão de matéria que já foi colonizada.
 
Boa tarde galera, bom, nos procedimentos do cultivo posso utilizar luvas de procedimento (não estéril) ou devo usar a de cirurgia (que é esterilizada) ?
 
Boa tarde galera, bom, nos procedimentos do cultivo posso utilizar luvas de procedimento (não estéril) ou devo usar a de cirurgia (que é esterilizada) ?
Sim, realize a assepsia das luvas depois de calçadas usando álcool!
 
Olá, hoje fui em um peat shop atrás de alguns grãos (sementes para passaros) e encontrei apenas Alpiste e Painço, poderia estar fazendo um spawn utilizando apenas estes dois grãos tranquilamente? ou deveria acrescentar mais tipo: Linhaça, niger...?
 
encontrei apenas Alpiste e Painço, poderia estar fazendo um spawn utilizando apenas estes dois grãos tranquilamente? ou deveria acrescentar mais tipo: Linhaça, niger...?

Não. Alpiste e painço são suficientes.
 
Boa tarde,

Moro em Salvador, em um bairro super distante de casas de jardinagem, e fui presenteado por um amigo europeu com diversos tipos de esporos, de vários países, algumas seringas já prontas para a inoculação e até mesmo um saco no sistema mushbag com o centeio dentro!
Tive uma dificuldade enorme para achar centeio em forma de grãos, já que o comum aqui é a farinha de centeio e por isso me concentrei só nisso. Consegui!
Só que a vermiculita, está sendo outro problema, pelo fato de ele querer me ajudar nesses primeiros passos, e já estar indo embora amanhã a noite!

Posso substituir a vermiculita por outro material?
Pensei em argila com esmectita.
Grato!
 
Na mesma proporção da vermiculita, ou seja 20% da quantidade do centeio. Isso?
Depende da finalidade, se for Bolo PF a proporção de vermiculita é 2/4 da receita medido em volume ml, considere que o restante da receita é 1/4 de grãos e 1/4 de agua . Mas se for pra absorver excesso de umidade dos grãos basta de uma a duas colheres de sopa que já resolve, se bem que isso é relativo vai depender da quantidade de grãos.
 
Última edição:
Lembrando que se for bolo PF a fibra ou pó de coco deve ser umedecido antes, seja deixando de molho seja fervendo, senão tende a ficar muito seco.
Sempre misturei tudo sem previamente deixar de molho ou ferver e nunca tive problemas, após esterilização em panela de pressão a umidade infiltra o pó de coco assim como nos grãos, mas obviamente a proporção de água podera variar de acordo com a granulometria e umidade do pó de coco utilizado. Acho que o que você citou se refere a grãos pre-cozidos, mas cuidado tem que remover o excesso de umidade do po de coco como por exemplo espremendo em um pano.
 
mas cuidado tem que remover o excesso de umidade do po de coco como por exemplo espremendo em um pano.

Eu só deixei em um escorredor. Aliás antes fervi a fibra de coco picotada junto com os grãos.

A fibra de coco que usei me parece bem seca, e quando na primeira tentativa misturei-a direto com grãos cozidos, na mesma proporção que uso no caso da vermiculita seca, pareceu-me que ela absorveu muita umidade dos grãos. No final deu certo, após um dunk, roll e muitas borrifadas nos bolos no terrário.

Aí passei a usar o método da primeira linha.
 
Eu só deixei em um escorredor. Aliás antes fervi a fibra de coco picotada junto com os grãos.

A fibra de coco que usei me parece bem seca, e quando na primeira tentativa misturei-a direto com grãos cozidos, na mesma proporção que uso no caso da vermiculita seca, pareceu-me que ela absorveu muita umidade dos grãos. No final deu certo, após um dunk, roll e muitas borrifadas nos bolos no terrário.

Aí passei a usar o método da primeira linha.

Gente vou ser bem sincero:
Tenho que ler atentamente o guia que vcs elaboraram, para novos membros!
Acho uma super falta de consideração, ser auxiliado e não poder agradecer e comentar o quanto se absorveu da informação, e para isso tenho que conhecer o significado de palavras e termos!
Atualmente, estou tocando minha loja sozinho, mas estou tentando me organizar e assim ganhar mais tempo.
Vou conseguir!
 
Última edição por um moderador:
fui presenteado por um amigo europeu com diversos tipos de esporos, de vários países, algumas seringas já prontas para a inoculação e até mesmo um saco no sistema mushbag com o centeio dentro!

esporos de cubensis colonizam com sucesso diversos tipos graos.

Tive uma dificuldade enorme para achar centeio em forma de grãos, já que o comum aqui é a farinha de centeio e por isso me concentrei só nisso.

Voce nao deve ficar preocupado em conseguir centeio, pode usar arroz ou milho de pipoca que é muito facil encontrar e muito mais barato.

Consegui!
Só que a vermiculita, está sendo outro problema, pelo fato de ele querer me ajudar nesses primeiros passos, e já estar indo embora amanhã a noite!

Vermiculita é utilizada para fazer bolo PF, porém é possivel iniciar o cultivo com um casing que nao precisa de vermiculita.

Posso substituir a vermiculita por outro material?
Pensei em argila com esmectita.

Bolos PF com po de coco ficam mais compacto, para usa-lo deve misturar fibra de coco ou palha picotada, assim aumenta o volume em relacao a massa.
 
Pessoal, existe aqui no fórum algum tópico de identificação de cogumelos em geral, que não sejam psicoativos?
Dei uma pesquisada mas só achei aquele "identificando seus cogumelos", mas é votado pra identificação de psicoativos e não quero postar lá pra não desvirtuar o tópico.

valeu!
 
Pessoal, existe aqui no fórum algum tópico de identificação de cogumelos em geral, que não sejam psicoativos?

Clique no link do quote abaixo:

Prezados, gostaria de saber se existe um tópico para identificação de especies que não sejam psicoativos.

Não. Pode mandar por aqui mesmo. Só que as espécies que a grande maioria do pessoal conhece e consegue opinar são as psicoativas.
 
Vcs acham que esses abortos podem ser consumidos depois de secos ou devo descartá-los? eles não tinham cheiro estranho, mas olhando a foto em detalhe um deles me parece meio :oque:
 

Anexos

  • IMG_4440.JPG
    IMG_4440.JPG
    145.4 KB · Visualizações: 26
Back
Top