Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Eu quero saber - Faça suas perguntas aqui!

M

Mauricio

Visitante
Abri esse tópico para que vocês coloquem perguntas sobre o que querem saber sobre cultivo em geral.

Então as perguntas, ainda não discutidas, serão analisadas e faremos um resumo para postar aqui:
https://teonanacatl.org/threads/reiniciando-o-início.4869/#post-83545

Com o progresso teremos o tópico, do link acima, com todas as questões, assim é fácil apontá-lo para um membro novato que tiver as mesmas dúvidas.

A vantagem é não congestionar o forúm com perguntas repetidas, que quase sempre têem o caminho da lixeira.

Dúvidas ?
 
entao resolvi joga-lo em uma mistura de esterco curtido + grama seca e cobri com um sanito plastico.

O esterco foi pasteurizado ou esterilizado? Sem uma básica pasteurização, dificilmente o micélio conseguirá colonizar tudo. Pois há muitos competidores mais agressivos no esterco.

1- Agora eu espero colonizar tudo correto? Mantendo o sanito.

Sim, mas o fato de ter "teia branca" (micélio rizomórfico), não quer dizer que é o fungo que você procura. A maioria dos micélios são brancos.
Posta uma foto aí, quem sabe conseguimos identificar alguma coisa.

2- Depois que colonizar, para frutificar eu preciso elevar a umidade assim como fazemos nos bolos Pf? Se sim, qual tecnica seria recomendada?

Depende. Como eu disse acima, se foi um bulk pasteurizado, pode ser que o micélio colonize tudo, então nesse caso é só seguir os procedimentos básicos para frutificação = terrário! Agora, se não houve nenhuma diminuição nos competidores (pasteurização/esterilização), então tente um cultivo outdoor. Pesquise o fórum, há vários tópicos relacionados ao tema.
 
Boa noite!
Obrigado novamente pela resposta Cosmik! Sempre ajudando!
Desculpe não ter mencionado antes, é um outdoor... Não pasteurizei ou esterelizei o esterco.
Fiz da seguinte forma agora (me baseei nos forums de cultivo outdoor):
Cavei um buraco de uns 10cm de profundidade, fiz uma cama de vermiculita umida, dai depois coloquei a mistura de esterco e grama seca (ja inoculado com o que eu suspeito que seja micélio de cubensis) por cima dessa cama e por último coloquei uma fina camada de terra e vermiculita por cima de tudo. Deixei tudo bem 'solto' e bem umido e no momento coberto por um sanito.

Minha dúvida na pergunta anterior se referia aos estagios do cultivo outdoor, pois nos tópicos não vi a galera comentando sobre isso.

Então deixo colonizar, depois que colonizar não preciso fazer nada pois ele sabe quando frutificar? Ou preciso aumentar a umidade ou algo do tipo mesmo sendo outdoor?
 
Então deixo colonizar, depois que colonizar não preciso fazer nada pois ele sabe quando frutificar? Ou preciso aumentar a umidade ou algo do tipo mesmo sendo outdoor?

Isso, a hora de frutificar é com eles. Se notar que o esterco está muito seco, então faça uma rega gentil, não precisa encharcar. Se notar que está secando muito rápido, pode adicionar mais vermiculita, não faz mal aos fungos, pelo contrário, só ajuda.
 
Olá eu queria pedir qual raça eu posso utilizar para consumo estou pensando em pegar psilocybe cubensis Thai Koh Samui Super Strain está no site da profungos em raças se não for a boa me avisa uma boa e que frutifique em pouco tempo pra mim fazer o pedido do carimbo e cultivar sou novo no fórum de eu estiver fazendo algo errado me avise por favor!!! Achei um no pasto tirei o carimbo pra estudos futuros!!
 

Anexos

  • image.jpg
    image.jpg
    74 KB · Visualizações: 13
Olá eu queria pedir qual raça eu posso utilizar para consumo estou pensando em pegar psilocybe cubensis Thai Koh Samui Super Strain está no site da profungos em raças se não for a boa me avisa uma boa e que frutifique em pouco tempo pra mim fazer o pedido do carimbo e cultivar sou novo no fórum de eu estiver fazendo algo errado me avise por favor!!!

Ninguém aqui irá lhe recomendar nenhuma raça para você consumir. Seja adulto e responsável pelas próprias escolhas. Em relação ao tipo de strains, leia essa página: https://teonanacatl.org/pages/racas/
 
Ola, gostaria de saber se esse azulamento desses panaeolus selvagens esta relevante para consumo (forte o suficiente e normal)
A foto mais azul foi tirada dentro de casa e a esverdeada foi tirada fora de casa ,a iluminaçao diferente fez o tom variar!
Obrigado!
 

Anexos

  • CAM00142-1.jpg
    CAM00142-1.jpg
    71.2 KB · Visualizações: 13
  • CAM00134-1.jpg
    CAM00134-1.jpg
    92.7 KB · Visualizações: 13
Ola, gostaria de saber se esse azulamento desses panaeolus selvagens esta relevante para consumo (forte o suficiente e normal)



@gurgumelo, não existe isso de azulamento relevante para consumo (forte o suficiente e normal).

Azulou, demonstrando a oxidação da psilocina e mostrando que é psicoativo, acabou.
 
Olá Pessoal,
Gostaria de saber se alguém já tentou um dunk com bolo pf tek em uma mistura de café e água com a acidez controlada, faço essa pergunta porque tenho 4 bolos colonizados que se mostraram bastante resistente em exposição a contaminantes e também por achar que seria interessante dar uma turbinada com café após o terceiro flush, se estou falando besteira me perdoem, perguntar não ofende.
 
Salve @SiriusII !
Achei um artigo aqui no CM do grande @Mortandello onde ele fala os benefícios do café quando utilizado para os PC:
Prós
rapidez MAIOR de colonizaçao.
maior quantidade de pins
menor numero de abortos
CURA de algumas contaminações
CURA de " machucados" no micelio
menor tempo entre inoculuação-colheita
aumento na resistencia do micelio diante agressoes ou contaminantes.
aumento no numero de flushs(colheitas)
aumento CONSIDERÀVEL no tamanho de frutos
aumento (a comprovar) na potencia dos cogumelos
@NeuroFX diz o seguinte:
o café utilizado com algumas espécies de cogumelos pode fazer com que a produção aumente em mais de 100%.
e também dis isso:
Há tb uma relação de cafeína-produção: quanto mais cafeína houver no substrato, menos ele produz. Uma parte pequena da cafeína é absorvida, mas a grande maioria é perdida.
Dando mais umas lidas aqui e lá achei o comentário que responde perfeitamente sua questão:
Injete e NUNCA use café pra dunkar os bolos.
Se quiser se aprofundar mais nesse rumo:
https://teonanacatl.org/threads/a-maravilha-do-uso-de-café-explicaçoes-e-resultados.860/
 
Última edição:
Amigo obrigado, sei que vc é um estudioso competente, mas não estou me referindo só ao café e água e sim o líquido já misturado com pó de ostras, casca de ovo ou cal, ou seja com o ph no ponto exato.
 
Última edição:
Entendo...
Mas mesmo assim não é recomendado utilizar café mesmo com o PH corrigido para o dunk pois:
acho que entendi jow, mas não é recomendável fazer isso uma vez que material orgânico é porta para contaminantes...
o que o pessoal testou aqui foi o dunk com café, que deu alguns resultados mas foi abandonado por alguns usuários da técnica por aumentar o índice de contaminação dos bolos depois do dunk.
Mais algumas declarações:
O café só é legal como aditivo apos 3 ou 4 flushes.
antes disso, em bolos o risco de contaminar é grande demais pra se arriscar.
e também esse:
ja usei cafe no substrato, fiz oteste.. um casing de thai bht sem cafe e um com cafe.. o com cafe nao vou negar que produziu muito mais frutos no primeiro flush.. porem entre o 2o e o 3o flush contaminou mto contaminado.. hehe.. desde entao venho seguindo o conselho do mortanda.. cafe soh dps de alguns flushes..
Paz
 
Última edição:
Me refiro exatamente sobre a resistência dos bolos em relação contaminantes, expus os meus e eles contaminaram, chegaram a apresentar um odor azedo por 3 dd, dei um banho rápido em uma mistura de água + água oxigenada 10w, coloquei no terrário novamente e o micélio começou a se recuperar novamente, até o odor azedo desapareceu. Ainda pretendo fazer essa tentativa quando o meu esperado carimbo Pesa chegar, esperava que alguém que tivesse tentado me fizesse mudar de ideia.
 
Não use café para dunk , o problema não é o ph! mesmo com o ph corrigido ainda conterá nutrientes os quais são as portas para que os contaminantes se instalem. Tem um diário se não me engano do @Mortandello em que o cultivo contaminou após dunk com café.

Mesmo que seja em pequenas quantidades tem carboidratos suficiente para proliferar contaminantes. Outra coisa não vejo motivo pra fazer isso, se quiser ter uma produção maior aumente a proporção do cultivo e utilize esterco.
 
E por falar em esterco Arcturus, estou com 3 mini-casings colonizando na encubadora há +- 10 dd, há sinais bem visíveis de um micélio promissor na superfície, tens alguma ideia de quanto tempo leva para fechar a colonização em um clima quente como o da minha região?
 
E por falar em esterco Arcturus, estou com 3 mini-casings colonizando na encubadora há +- 10 dd, há sinais bem visíveis de um micélio promissor na superfície, tens alguma ideia de quanto tempo leva para fechar a colonização em um clima quente como o da minha região?
Camada de Casing ou substrato Bulk?

Para casing de 5 a 10 dias ja é mais que o suficiente. camadas de casing não é preciso colonizar-lá por completo acredito que seja um desperdício de comida principalmente se a camada for espeça.

Particularmente eu prefiro optar pelo tempo minimo e mandar para o terrário, porque o micélio continua a colonizar na frutificação.
 
Desculpe Arcturos me enganei, na verdade montei uns mini-bulks com esterco em quentinhas e o micélio começou a aparecer na superfície após 10 dd, sei que devo aniversaria-los só com a colonização total, o meu grande problema e a temperatura alta e o tempo de colonização que parece ser muito longo, não existe alguma forma de acelerar esse processo?
 
Desculpe Arcturos me enganei, na verdade montei uns mini-bulks com esterco em quentinhas e o micélio começou a aparecer na superfície após 10 dd, sei que devo aniversaria-los só com a colonização total, o meu grande problema e a temperatura alta e o tempo de colonização que parece ser muito longo, não existe alguma forma de acelerar esse processo?
Temperatura alta a que ponto?
Esterco bem Pasteurizado não contamina, coloque-os no terrário e procure uma alternativa para baixar a temperatura, uma opção é através de garrafa pet congelada. Calor excessivo e falta de aeração pode levar a contaminação do bulk.

No caso de quentinha 2cm de esterco ja é suficiente se você colocou mais que isso o micélio vai demorar a colonizar. Talvez a colonização esteja atrasando por excesso de água.
 
Amigo aqui tem dia que chega a 34 gr, o terrário já consegui estabilizar em 25gr, o problema é a incubadora de isopor com essa temperatura, se antecipar e colocar logo as quentinhas antes de colonizar total no terrário o risco de contaminação é muito alto?
 
Se a temperatura ai esta alta desse jeito o isopor so vai piorar a situação, tente colocar garrafa Pet congelada dentro da incubadora isso abaixara a temperatura.
se antecipar e colocar logo as quentinhas antes de colonizar total no terrário o risco de contaminação é muito alto?
Pasteurizado corretamente o risco é minimo, agora se foi esterilizado o risco é alto. Se você fez esse Bulk fora de uma glovebox (ao ar livre) e não esta em um recipiente hermeticamente fechado, qual é o problema em colocar no terrário? se tivesse de contaminar ja teria acontecido.

Bulk bem pasteurizado pode ser colocado ate ao ar livre que dificilmente contamina.
 
Back
Top