Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Eu quero saber - Faça suas perguntas aqui!

M

Mauricio

Visitante
Abri esse tópico para que vocês coloquem perguntas sobre o que querem saber sobre cultivo em geral.

Então as perguntas, ainda não discutidas, serão analisadas e faremos um resumo para postar aqui:
https://teonanacatl.org/threads/reiniciando-o-início.4869/#post-83545

Com o progresso teremos o tópico, do link acima, com todas as questões, assim é fácil apontá-lo para um membro novato que tiver as mesmas dúvidas.

A vantagem é não congestionar o forúm com perguntas repetidas, que quase sempre têem o caminho da lixeira.

Dúvidas ?
 
... na verdade montei uns mini-bulks com esterco em quentinhas e o micélio começou a aparecer na superfície após 10 dd, sei que devo aniversaria-los só com a colonização total, o meu grande problema e a temperatura alta e o tempo de colonização que parece ser muito longo, não existe alguma forma de acelerar esse processo?

Como você montou os mini-bulks? Em minha experiência, fazer camadas de spawn e outras camadas de bulk demoram mais para colonizar. Então prefiro quebrar os grãos/spawn e misturo bem ao bulk. Somente na parte superior é que adiciono uma leve camada de bulk apenas para não deixar os grãos expostos ao ar livre.
 
Acho que vc tem razão Cosmik, fiz com 50% pó de coco + 50% vermiculita, misturei os bem os dois e fiz uma esterilização fracionada no microondas, pausando e revirando a mistura a cada 3 minutos, montei os mini-bulk com um bolo cansado para cada quentinha, coloquei uma primeira camada, espedacei o bolo e fiz a segunda camada e separado fiz uma mistura de 1 colher de sopa de esterco + vermiculita ao qual espalhei uma fina camada sobre o substrato colonizado e cobri com a mistura de verm+pó de coco, sei que não segui os procedimentos corretos, mas os bolos pf após o segundo flush estavam no fim, era arriscar ou jogar fora,optei pelo risco pensando na possibilidade de aprender mais um pouco.
 
Dando uma retornada ao assunto do dunk com café: Mesmo que não favorecesse contaminantes, não creio que seja um procedimento válido, pois o micélio está na fase de frutificação, onde o metabolismo digestivo não está tão ativo assim. Digamos que ele está na "fase final".

Um substrato mais nutritivo durante a colonização é melhor! :)
 
Inoculei 4 bolos quando ainda estavam quentes, queria saber se a temperatura alta matou os esporos... :confused:


Esporos de cubensis são sensíveis ao calor. Então se os bolos estavam realmente quentes é muito provável que tenham morrido.

Faz quanto tempo que inoculou? E de onde veio essa idéia de inocular bolos quentes?
 
Esporos de cubensis são sensíveis ao calor. Então se os bolos estavam realmente quentes é muito provável que tenham morrido.

Faz quanto tempo que inoculou? E de onde veio essa idéia de inocular bolos quentes?

Inoculei os bolos no dia 4, ate agora nada de micelio... O problema foi que eu tava com pouco tempo entao nao deu pra esperar os bolos esfriarem por completo, sem contar tambem que estou na minha primeira tentativa de cultivo, sou um principiante.
 
Inoculei os bolos no dia 4, ate agora nada de micelio... O problema foi que eu tava com pouco tempo entao nao deu pra esperar os bolos esfriarem por completo, sem contar tambem que estou na minha primeira tentativa de cultivo, sou um principiante.


Então ainda podem germinar, se não foram mortos pelo calor.

Agora, principalmente por ser um principiante você deve se ater bem ao lado básico dos guias de cultivo. Tente controlar a ansiedade, a tendência a querer fazer tudo muito rápido e a tentação de pular etapas.

O desfecho de querer fazer de modo rápido pode ser o contrário. Você pode levar muito mais tempo para concluir um cultivo com sucesso do que se fosse com calma e concentração.
 
Inoculei os bolos no dia 4, ate agora nada de micelio... O problema foi que eu tava com pouco tempo entao nao deu pra esperar os bolos esfriarem por completo, sem contar tambem que estou na minha primeira tentativa de cultivo, sou um principiante.

Se estava com pouco tempo era só esperar! Como por exemplo, deixar os bolos dentro da própria panela de pressão até o dia seguinte.

Devore a biblioteca e as falhas podem diminuir drasticamente. :ler:
 
Olá pessoal,
Vou inocular 4 copos com essa CL hoje, gostaria de saber dos amigos mais experientes se ela está no ponto certo?

Sim, já pode usar.
Não esqueça de usar uma agulha de seringa "mais grossa", com diâmetro maior, as agulhas padrão sempre entopem.
 
Alguem sabe quanto tempo demora para o micelio da strain Pink Buffalo aparecer? Inoculei no dia 4 e ate agora nada, estou mantendo os bolos dentro de um isopor, a temperatura fica em +25 celcius e o substrato foi de 25% arroz integral, 25% agua mineral e 50% vermiculita. Acho que a temperatura alta deve ter matado mesmo os esporos. Vale a pena esperar mais ou jogo fora o substrato?

Encomendei agora uma outra strain chamanda Mexican Dutch King, vi que essa strain se adapta melhor as diferentes situacoes de cultivo, por isso uma strain mais adequada para iniciantes, alguem teria algo a dizer sobre isso?

Obrigado
 
Alguem sabe quanto tempo demora para o micelio da strain Pink Buffalo aparecer?



Espere até uns quinze dias, se não aparecer micélio descarte os copos.

E não existe nenhuma diferença definida de algumas strains germinarem antes ou depois de outras. O prazo de 4 a 15 dias vale para todas as strains. O estado dos esporos deve ser o principal fator a influenciar a velocidade da germinação. Esporos velhos ou mal conservados levam mais tempo para germinar.

Quanto à facilidade de cultivo, todas as strains se equivalem, exceto algumas bem exóticas, como a Penis Envy. O resto é propaganda de vendedor de esporos.
 
Alguem sabe quanto tempo demora para o micelio da strain Pink Buffalo aparecer?

https://teonanacatl.org/threads/quanto-tempo-leva-para-os-primeiros-sinais-de-micélio-aparecerem.200/

Acho que a temperatura alta deve ter matado mesmo os esporos. Vale a pena esperar mais ou jogo fora o substrato?

Ainda é cedo, sugiro esperar mais 2 semanas.

Encomendei agora uma outra strain chamanda Mexican Dutch King, vi que essa strain se adapta melhor as diferentes situacoes de cultivo, por isso uma strain mais adequada para iniciantes, alguem teria algo a dizer sobre isso?

https://teonanacatl.org/pages/racas/

Ler a biblioteca também evita-se perguntas/dúvidas repetidas e ajuda manter o fórum organizado. :)
 
Uma dúvida..chegou meu carimbo aqui, farei 3 seringas (só vou usar uma), tem problema deixar seringas com esporos por tempo indeterminado (2~6 meses) FORA da geladeira? (motivo: sou de maior, mas moro com meus pais, não dá pra deixar lá).

Caso não tenha problema, dá pra deixar numa gaveta, ou algo assim, por exemplo? Sugestões?
 
Uma dúvida..chegou meu carimbo aqui, farei 3 seringas (só vou usar uma), tem problema deixar seringas com esporos por tempo indeterminado (2~6 meses) FORA da geladeira?



Acho que fora da geladeira, por esse tempo, elas vão se deteriorar.

Melhor fazer uma seringa só e conservar o que restar do carimbo fora da geladeira, em um recipiente hermeticamente fechado, com um dissecante junto, só para garantir.
 
Melhor fazer uma seringa só e conservar o que restar do carimbo fora da geladeira, em um recipiente hermeticamente fechado, com um dissecante junto, só para garantir.


Então se eu, com muito cuidado, cortar só o pedaço de carimbo que vou usar com uma tesoura esterilizada, e em seguida dobrar o resto do carimbo de volta e deixar guardado, tem menos problema? Parece mais razoável fazer isso, né...?
 
Então se eu, com muito cuidado, cortar só o pedaço de carimbo que vou usar com uma tesoura esterilizada, e em seguida dobrar o resto do carimbo de volta e deixar guardado, tem menos problema? Parece mais razoável fazer isso, né...?

Por que cortar o carimbo? Não há necessidade. Para a confecção das seringas basta raspar um pouco de esporos. Depois é só dobrar os carimbos e guardá-los, como o @Ecuador recomendou acima. Leia o fórum com atenção.
 
Inoculei uns recipientes hoje, mas teve um que não sei qual esporo foi, então quando os cogumelos crescerem, como posso diferenciá-los ?
Eu tava olhando umas fotos na comunidade e o australian tem uns pontinhos brancos no chapéu, já o B+ tem algo branco saindo do meio do chapéu de alguns.

Australian
australia02.jpg
B+
B-plus-kartyac-Mycotopia-100_2157.jpg
 
Back
Top