Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Eu quero saber - Faça suas perguntas aqui!

M

Mauricio

Visitante
Abri esse tópico para que vocês coloquem perguntas sobre o que querem saber sobre cultivo em geral.

Então as perguntas, ainda não discutidas, serão analisadas e faremos um resumo para postar aqui:
https://teonanacatl.org/threads/reiniciando-o-início.4869/#post-83545

Com o progresso teremos o tópico, do link acima, com todas as questões, assim é fácil apontá-lo para um membro novato que tiver as mesmas dúvidas.

A vantagem é não congestionar o forúm com perguntas repetidas, que quase sempre têem o caminho da lixeira.

Dúvidas ?
 
@Cosmik seria shotgun se eu usasse também ventiladores para trocas de ar? Ao inves de fazer vários furos.
Estava pensando no seguinte setup:
Caixa de 31L, sem furos com 2 ventiladores, um para entrada e outro para saida. Ambos com filtro de cafe.
Dai para umidade usar perlita umida (tem que ficar jogar agua com o tempo para manter umida correto?).

na dúvida vou comprar uma bomba de aquario msm :S fazer o que neh!
Só mais um duvida pessoal essa bomba/compressor de aquario gera bolhas na agua em que a argila fica, correto? Por que isso faz aumentar a umidade?

muito obrigado pela ajuda!
 
Caixa de 31L, sem furos com 2 ventiladores, um para entrada e outro para saida. Ambos com filtro de cafe.
Dai para umidade usar perlita umida (tem que ficar jogar agua com o tempo para manter umida correto?).

Cuidado pro terrário não ficar seco demais por causa da ventilação em excesso (a troca de ar diminui a umidade). Vá medindo a umidade, mas se não tiver higrômetro, sugiro evitar ventiladores. Basta quatro furos, dois no nível da perlita/argila expandida e dois no nível da tampa, cobertos com lã acrílica. 1 camada somente.

Só mais um duvida pessoal essa bomba/compressor de aquario gera bolhas na agua em que a argila fica, correto? Por que isso faz aumentar a umidade?

Aí que tá a questão, ao invés dos ventiladores, o pessoal usa a bomba de aquário com uma pedra porosa na ponta. Ao mesmo tempo em que joga ar novo para dentro do terrário, as bolhas ajudam a elevar a umidade.
 
@cusicans, já que você vai comprar a bomba de aquário, então nem precisa usar as ventoinhas. Quer dizer, você até pode usá-las, mas para iniciantes não recomendo. As ventoinhas podem facilmente levar a umidade embora. Deixe para se aventurar nessa área quando tiver mais experiência. E para ser sincero, até hoje ainda não tive razão para usá-las. Sempre tive ótimos resultados com bomba de aquário + argila expandida + 8 furos.

Lembre-se que cogumelos não são como as plantas que precisam de troca de ar constante. Tanto é que nas técnicas clássicas, o recomendado é abanar manualmente umas 3x ao dia.

Só mais um duvida pessoal essa bomba/compressor de aquario gera bolhas na agua em que a argila fica, correto? Por que isso faz aumentar a umidade?

Exatamente. Mas para melhorar o resultado, use uma pedra porosa adequada para o seu tipo de bomba de aquário.
 
Olá pessoal , por favor o pó de pinus seria a serragem mesmo? ou somente a casca? dá pra usar o xaxim também? grata

Somente da casca.

O xaxim está ameaçado de extinção. Pesquise e saberá porque.
 
Por favor, gostaria de tirar uma dúvida referente a produção da Seringa. Sou iniciante, porém estou tentando seguir todos os tutoriais do fórum.

Esterilizei o ambiente, a água, mãos, a ponta da agulha na seringa, utilizei luva e tudo....
Dúvida: Apliquei cerca de 1/3 do carimbo (Mexican Tapalpa) em somente 40ml de água, porém quase não dá para ver nada, apenas alguns pontinhos parecendo "Pó", a maioria aparentando ter coloração branca.
É isso mesmo, está correto ficar assim, dá para aproveitar? Ou será que usei muita água? Ou talvez o carimbo tinha poucos esporos...

Pergunto isso por quê Os tutoriais do ********************* diziam que deveria aparecer bastantes pontinhos pretos visiveis na água e em alguns casos até mudar a tonalidade da mesma. Porém li uma postagem do Mortandello em um tópico antigo que dizia que não era necessário vê-los na água, que se der para ver bastantes pontinhos pretos era "Esporos a mais da conta".

Desde já, agradeço!!!
 
Dúvida: Apliquei cerca de 1/3 do carimbo (Mexican Tapalpa) em somente 40ml de água, porém quase não dá para ver nada, apenas alguns pontinhos parecendo "Pó", a maioria aparentando ter coloração branca.

Pontos brancos? :cautious:

1/3 do carimbo ja é mais que o suficiente e esses pontinho parecendo "Pó" são os aglomerados de esporos que não conseguiu diluir.
 
Dúvida: Apliquei cerca de 1/3 do carimbo (Mexican Tapalpa) em somente 40ml de água, porém quase não dá para ver nada, apenas alguns pontinhos parecendo "Pó", a maioria aparentando ter coloração branca.

Esporos são microscópicos, impossível vê-los a olho nu. Veja a recomendação do fórum: https://teonanacatl.org/threads/uma-seringa-de-esporos-escura-nem-sempre-é-uma-seringa-de-qualidade.9442/

Sempre que faço seringa ME não consigo ver nenhum esporo, mas eles estão sempre lá. Sempre deram o ar de sua graça. :fome::roflmao:
 
Pessoal, obrigado pelas ótimas respostas! Outra dúvida referente a Vermiculita.

Tanto no tutorial que li no fórum quanto do ******************* utilizaram Vermiculita fina. Ex:
  1. **************************************************
  2. https://teonanacatl.org/threads/qual-receita-devo-usar-para-fazer-os-bolos-pf.217/
Porém, ví nesse outro tópico alguns usuários experientes falando que o correto é utilizar a "Vermiculita Expandida" para fazer os bolos. Ex:
  1. https://teonanacatl.org/threads/vermiculita-expandida.5280/
Dúvidas:
  1. Qual é o correto, Vermicular fina ou a expandida para a produção dos bolos? Fora o tamanho, elas tem muitas diferenças?
  2. A Perlita para controlar a humidade, nos tutoriais também não mencionaram se era "expandida" ou não. Então devo procurar por qual?
Desde já agradeço a atenção!
 
Última edição:
Última edição:
Porém, ví nesse outro tópico alguns usuários experientes falando que o correto é utilizar a "Vermiculita Expandida" para fazer os bolos. Ex:
  1. https://teonanacatl.org/threads/vermiculita-expandida.5280/
Dúvidas:
  1. Qual é o correto, Vermicular fina ou a expandida para a produção dos bolos? Fora o tamanho, elas tem muitas diferenças?
  2. A Perlita para controlar a humidade, nos tutoriais também não mencionaram se era "expandida" ou não. Então devo procurar por qual?


Essa informação passou na época, mas na minha opinião não procede. Tanto a vermiculita fina como a grossa quanto as de granulação intermediária são vermiculita expandida. Tem gente que prefere uma e tem gente que prefere outra. Para mim tanto faz, exceto no caso do selo superior, para o qual eu acho que é melhor a vermiculita fina. Acho que ela pode reter com mais eficiência qualquer esporo ou contaminante que chegue à parte superior do bolo. Mas é só impressão minha.


Já no caso da perlita não sei quais as apresentações que se encontram por aí.
 
:arghh::arghh:Olá Hermanos,
O meu segundo flush demorou 12 dias para só hoje começar a pinar, resisti o que pude para não comprar um borbulhador de aquário, apanhei muito nesses dias em relação a umidade e temperatura, não teve jeito, mais 32 pratas para o borbulhador e mais 40 pratas para um termômetro-higrômetro, me sinto um cultivador falido e feliz ao mesmo tempo com o aparecimento dos pins. A minha pergunta é em relação ao aparacimento irregular dos pins, em um determinado bolo nasceu na base ,em outro no meio e em outro em cima. Não existe a possibilidade de padronização em relação ao nascimento dos pins ou é mesmo assim, tipo samba do crioulo doido?
 
Última edição:
Acredito que a incidência dos pins se deve em relação á luminosidade indireta que o bolo recebeu,em outras palavras,acredito que surgiram pins onde a luz incidisse no bolo.Mas é claro que isso é uma suposição com base nos conhecimentos aqui adquiridos e uma pesquisa mais profunda assim como fotos desse caso, possa auxiliar por demasia o solucionamento desse seu problema meu caro amigo.
 
A minha pergunta é em relação ao aparacimento irregular dos pins, em um determinado bolo nasceu na base ,em outro no meio e em outro em cima. Não existe a possibilidade de padronização em relação ao nascimento dos pins ou é mesmo assim, tipo samba do crioulo doido?
Na teoria o fator que induz pinagem é umidade relativa do ar alta, baixa temperatura, aeração e luminosidade mas isso só acontece na presença de nos hifais logo não temos como controlar o micélio ou dizer aonde ele pode ou não pode, no máximo conseguimos fornecer as condições pra que isso aconteça. Mesmo fornecendo as condições que supostamente seriam as ideais é comum acontecer dos cogumelos saírem das laterais de um belo casing trabalhoso.

Nó Hifal: https://teonanacatl.org/wiki/no-hifal/

Talvez você consiga uniformizar sua produção através de isolamentos ou clonagens.
 
Bom Dia amigos,
Estou com uns bolos inoculados a uma semana e nada de contaminação ou micélio ainda.
Procurei no Glossario por micélio para ver se existe algum tabela com o tempo médio para surgimento e não encontrei ( e busca por micélio retornou diversos diarios de cultivo), vocês poderiam me dizer onde encontrar essa info no forum? Vi uns diarios do Mauricio, e pra ele foi colonização total em 2 semanas... entao estou bem atrasado rs! Meu bolo PF ficou meio seco achei, mais segui a receita 2-1-1. Para inocular usei um carimbo e solução com seringa, coloquei bastante por copo uns 2-3ml por copo.
Estou mantendo eles a 27-28º total escuro. Por um lado estou feliz que ainda não surgiram contaminações pelo menos algo fiz certo, mais 7 dias para surgir micélio é muito não? Não sei se faz diferença, mais a strain é a TKSSS.
 
Última edição:
Procurei no Glossario por micélio para ver se existe algum tabela com o tempo médio para surgimento e não encontrei ( e busca por micélio retornou diversos diarios de cultivo), vocês poderiam me dizer onde encontrar essa info no forum?

O glossário é apenas um resumo dos termos tećnicos. O perguntas frequentes fica na biblioteca:
Estou mantendo eles a 27-28º total escuro. Por um lado estou feliz que ainda não surgiram contaminações pelo menos algo fiz certo, mais 7 dias para surgir micélio é muito não?

Não há razão para se preocupar por enquanto. Ainda está na média do tempo.
 
Poder pode, mas o micélio continuará ativo, tentando colonizar/comer. Consequentemente ficará com fome e morrerá. Por na geladeira é como apertar o botão pause.
Entao,estou com um pote de milho colonizado já tem 2 meses.Se eu quiser guardar por mais tempo,o indicado seria guardar na geladeira?
Posso armazenar um pote em incubação por quanto tempo em media,após 100%?
 
Entao,estou com um pote de milho colonizado já tem 2 meses.Se eu quiser guardar por mais tempo,o indicado seria guardar na geladeira?
Posso armazenar um pote em incubação por quanto tempo em media,após 100%?

Substrato colonizado não dura muito. Uns 2 ou 3 meses no máximo. Com o tempo o micélio começa enfraquecer. Lembre-se que a geladeira é um ambiente muito sujo (um festival de contaminantes), então limpe a parte externa dos potes com álcool, depois cubra-os com plástico filme ou ziplocs ou qualquer outro plástico/recipiente que deixe os potes bem lacrados.

:idea: @Sihvonen, movi o seu post para este tópico. O tópico original que você postou era sobre culturas liquidas. Por favor, procure manter o foco no assunto discutido em cada tópico. Obrigado.
 
Boa tarde galera! De volta ao 'eu quero saber' :D
Fiz uma CL que tinha um pouco de micélio mas vi que o pote começou a ficar meio 'turbulento', ja nao estava mais transparente como as outras CLs que tenho.. entao resolvi joga-lo em uma mistura de esterco curtido + grama seca e cobri com um sanito plastico. A mistura estava umida mais nao molhada, dificilmente sairia uma gota d'agua se eu apertar... bom resumindo, hoje fui ver como estava e deu sinal de micélio.. uma teia branca. Minha dúvida é:
1- Agora eu espero colonizar tudo correto? Mantendo o sanito.
2- Depois que colonizar, para frutificar eu preciso elevar a umidade assim como fazemos nos bolos Pf? Se sim, qual tecnica seria recomendada?

obrigado galera!
 
Back
Top