Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Eu quero saber - Faça suas perguntas aqui!

M

Mauricio

Visitante
Abri esse tópico para que vocês coloquem perguntas sobre o que querem saber sobre cultivo em geral.

Então as perguntas, ainda não discutidas, serão analisadas e faremos um resumo para postar aqui:
https://teonanacatl.org/threads/reiniciando-o-início.4869/#post-83545

Com o progresso teremos o tópico, do link acima, com todas as questões, assim é fácil apontá-lo para um membro novato que tiver as mesmas dúvidas.

A vantagem é não congestionar o forúm com perguntas repetidas, que quase sempre têem o caminho da lixeira.

Dúvidas ?
 
@VaiPikachu, pode ser utilizado posteriormente, mas não muitos dias depois... (já inoculei copos com 5 dias depois de esterilizados)
Pois quanto mais rápido for a corrida micélial menor as chances de contaminantes.
 
Na verdade eu ainda não iniciei meu cultivo. Tenho essa dúvida pois quero produzir uma boa quantidade de cogumelos e deixa-los estocados.

Pô, se ainda nem cultivou, então gaste o seu tempo pesquisando o fórum. Outra dica é ler os diários de cultivo dos outros membros, há informações preciosas.

Bons estudos! :ler:
 
Pensando em uma incubadora de baixo custo, pensei na panela de pressão usada na esterilização num lugar escuro, limpo e quentinho. Alguém já utilizou este método?
Oi Auriel,
Eu já usei uma caixa de papelão e alguns panos como incubadora.
Consegui manter a temperatura adequada desse jeito.
Claro que se você mora num lugar bem mais frio, talvez isso não seja suficiente.
 
Oi Auriel,
Eu já usei uma caixa de papelão e alguns panos como incubadora.
Consegui manter a temperatura adequada desse jeito.
Claro que se você mora num lugar bem mais frio, talvez isso não seja suficiente.
Então, já incubei dois potes com o método da caixa de papelão, e eles contaminaram. Minha assepsia na inoculação foi ótima. Não confio mais. Já que a panela de pressão vai estar internamente esterilizada, além de ser muito prático, pensei em utilizar isso ao meu favor. De qualquer forma valeu, @Champis.
 
Então, já incubei dois potes com o método da caixa de papelão, e eles contaminaram. Minha assepsia na inoculação foi ótima. Não confio mais. Já que a panela de pressão vai estar internamente esterilizada, além de ser muito prático, pensei em utilizar isso ao meu favor. [/USER].


Auriel, os copos estavam totalmente lacrados? Se estavam não importa que sejam incubados em um lugar não estéril, porque nada entra nem sai.

Eu não acho a panela de pressão prática. Primeiro porque é um utensílio de uso frequente na casa, para cozinhar mesmo. Depois, qual o tamanho da sua panela de pressão? Quantos copos vão caber nela?
 
Não, eu usei potes de vidro que têm furinhos de respiração na tampa, olhei agora, quase que imperceptível, não tinha notado esse detalhe.

Mas pensando melhor, eu adoro inventar uma moda! Vou incubar numa caixa de papelão mesmo, agora, com potes apropriados.
 
Olá pessoal,
Meu terrário fica na lavanderia aqui de casa, recebe apenas uma leve claridade do sol durante o dia e a noite é iluminada por uma pequena lâmpada de 9w, acontece que os meus primeiros cogumelos estão nascendo em direção as laterais, desde ontem a noite resolvi colocar uma pequena lâmpada direta no terrário e hoje para minha surpresa os bolos que estavam estagnados começaram a pinar. A questão é a seguinte, os cogumelos quando crescem tendem a conhecer o espaço que ocupam ou costumam a se chocar com as paredes ou bolos localizados nas laterais?
 
A questão é a seguinte, os cogumelos quando crescem tendem a conhecer o espaço que ocupam ou costumam a se chocar com as paredes ou bolos localizados nas laterais?

É um caso de pinagem precoce, @SiriusII? Por isso você ressuscitou um tópico de 2010?

Quanto à sua pergunta, os cogumelos podem sim se chocar com as paredes e com os bolos.
 
Última edição:
A questão é a seguinte, os cogumelos quando crescem tendem a conhecer o espaço que ocupam ou costumam a se chocar com as paredes ou bolos localizados nas laterais?

Embora eles se choquem, geralmente eles se adaptam seguindo a fonte de luz.
 
Desculpe amigo, tenho ressuscitado bastante ultimamente, tenho que me acostumar a dar uma olhadinha na lateral, coisa de novato. Aproveitando a deixa, notei também, um crescimento praticamente duplicado depois que coloquei a luz direta no terrário, acho que no máximo em 3 dias vou colher os primeiros.
 
Aproveitando a deixa, notei também, um crescimento praticamente duplicado depois que coloquei a luz direta no terrário, acho que no máximo em 3 dias vou colher os primeiros.


Movi suas mensagens para este tópico, mais apropriado.

Quanto à pinagem e a esse crescimento mais acelerado depois que você colocou a luz, pode ser somente coincidência.
 
Acho que tenho cometido esse erro porque me acostumei a puxar os tópicos direto pelo google, antes de entrar para comunidade passei um bom tempo me dedicando a pesquisa em todas as direções, para só depois aprender que aqui no CM tinha tudo o que eu queria saber.
obrigado.
 
Segui o conselho abrindo mais vezes para troca de ar, modifiquei a posição dos bolos e notei que a pinagem aumentou bastante de ontem pra hoje, amanhã posto umas fotos, colhi o meu primeiro cogumelo gigante hoje bem cedo e mandei direto pro túnel de vento, gostaria de saber se posso ir colhendo e ir juntando em um recipiente fechado na geladeira uma quantidade mais significativa para uma futura secagem de maior quantidade?
 
gostaria de saber se posso ir colhendo e ir juntando em um recipiente fechado na geladeira uma quantidade mais significativa para uma futura secagem de maior quantidade?


Após o túnel de vento, que já tira boa parte da água, é melhor secá-lo logo em sílica gel até o ponto de ficar cracker-dry.
 
gostaria de saber se posso ir colhendo e ir juntando em um recipiente fechado na geladeira uma quantidade mais significativa para uma futura secagem de maior quantidade?

Sim, é possível. Mas não deixe passar mais de 10 dias na geladeira, caso contrário, começarão estragar.
Como o @Ecuador disse acima, é melhor secar o quanto antes. :)
 
Back
Top