Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Eu quero saber - Faça suas perguntas aqui!

M

Mauricio

Visitante
Abri esse tópico para que vocês coloquem perguntas sobre o que querem saber sobre cultivo em geral.

Então as perguntas, ainda não discutidas, serão analisadas e faremos um resumo para postar aqui:
https://teonanacatl.org/threads/reiniciando-o-início.4869/#post-83545

Com o progresso teremos o tópico, do link acima, com todas as questões, assim é fácil apontá-lo para um membro novato que tiver as mesmas dúvidas.

A vantagem é não congestionar o forúm com perguntas repetidas, que quase sempre têem o caminho da lixeira.

Dúvidas ?
 
Se for da silica azul, certo? ou laranja, se for da branca, não tem como reutilizar. Ou estou enganado?
Microondas também faz o serviço.


Todas são reutilizáveis após secagem.

Só que a branca não tem marcador, o que torna mais difícil ver quando ela está seca.
 
Última edição:
Da branca eu coloco junto da azul. Quando a azul fica rosa é indicador que a branca também está saturada.
 
Bom dia, pessoal. Este é a minha segunda tentativa de cultivo. Na primeira os copos não colonizaram nem 70% em três meses, desisti, enterrei o micélio e mesmo assim não nasceu nada. Agora estou com dois copos grandes de FAI 100% colonizado. Eu iria frutificar nos bolos, o mais simples possível. Os bolos já estavam no terrario, eu notei que estavam ficando ressecados, por isso resolvi fazer um casing com um dos bolos. Não se via gotículas na parede do terrario (caixa organizadora de 30 lts com perlita). Comprei uma compressor de aguario, coloquei como mostra na foto e mesmo assim creio que a humidade está vazando. Descobri que a tapa nao fecha perfeitamente (hermeticamente), isso atrapalha no crescimento??
afbcdn_sphotos_e_a.akamaihd.net_hphotos_ak_frc1_t1_1604510_676998902351085_1836409641_n.jpg
 
Última edição:
Da branca eu coloco junto da azul. Quando a azul fica rosa é indicador que a branca também está saturada.


Algumas lojas já vendem sílica branca com a colorida misturada. Essa mistura geralmente é um pouco mais barata que a sílica colorida.
 
Bom dia, pessoal. Este é a minha segunda tentativa de cultivo. Na primeira os copos não colonizaram nem 70% em três meses, desisti, enterrei o micélio e mesmo assim não nasceu nada. Agora estou com dois copos grandes de FAI 100% colonizado. Eu iria frutificar nos bolos, o mais simples possível. Os bolos já estavam no terrario, eu notei que estavam ficando ressecados. Não se via gotículas na parede do terrario (caixa organizadora de 30 lts com perlita). Comprei uma compressor de aguario, coloquei como mostra na foto e mesmo assim creio que a humidade está vazando, isso atrapalha no crescimento.
View attachment 64208

Talvez seja o calor? Ai se não vai conseguir essa umidade toda que precisa. O que pode ajudar são garrafas com gelo. Parece que seu terrário não tem furos para saída de ar. Ou tem?
 
Os bolos já estavam no terrario, eu notei que estavam ficando ressecados. Não se via gotículas na parede do terrario (caixa organizadora de 30 lts com perlita). Comprei uma compressor de aguario, coloquei como mostra na foto e mesmo assim creio que a humidade está vazando, isso atrapalha no crescimento.


Os bolos parecem bem cercados por vermiculita. Estão Está azulados ou brancos? A vermiculita está úmida? Se estiver o arranjo me parece satisfatório. Os bolos estão está aí há quantos dias?

O compressor de aquário bombeia ar para dentro do terrário, então é óbvio que a mesma quantidade de tem que sair ar do mesmo. Nem sempre um compressor jogando ar para dentro do terrário significa um aumento significativo de umidade. O terrário tem falhas na vedação? A perlita está com a quantidade recomendada de água? Você pode tentar alternativas como borrifar água algumas vezes por dia.
 
Última edição:
Ecuador, os bolos estavam brancos com algumas áreas com um branco um pouco cinza. Eles ficaram 3 dias sem vermiculita. E nisso, abri pra dar uma olhada, notei que estavam secos, então comprei um compressor pequeno de aquário e o coloquei no terrário, coloquei vermiculita no bolo (tentei fazer roll mas a vermiculita não estava pregando no bolo) e fiz um casing com o segundo bolo.

tupy, o meu terrario tem 3 furos com micropore, mas foi em vão, levando em conta que a tampa não veda completamente. A caixa organizadora é de pessima qualidade. A tampa deixa uma brecha de uns 3 milimitros de abertura. Quando chegar em casa vou colocar uma garrafa com gelo pra e esperar pra ver o resultado.

Talvez a unica solução seja comprar outro terrário, o que não posso fazer agora.
 
Ecuador, os bolos estavam brancos com algumas áreas com um branco um pouco cinza. Eles ficaram 3 dias sem vermiculita.

E há quantos dias o bolo está no terrário desde o aniversário? Se não está azulado a umidade atual provavelmente será suficiente para a pinagem.

E uma fita em volta da tampa, embora dispendioso, pode ajudar a diminuir a perda de umidade.
 
Seis dias, desde o aniversário. Então colocarei a fita e abrirei a cada 3 dias para borrifar agua.



SOMENTE seis dias? Tente controlar a ansiedade, pois a pinagem em um bolo pode demorar mais alguns dias antes de você começar mesmo a se preocupar. Se demorar mais do que quinze dias após o aniversário voltamos a conversar. Continue os esforços para aumentar a umidade.

Boa sorte.

 
Fala galera, estou na duvida de como proseguir:

estou com um pote de uma strain selvagem mas apareceu uma contaminaçao, como devo proceseguir? descarto esse pote?
DSC00290.jpg

esta e uma outra foto do micelio:
DSC00291.jpg

parece bem agressivo, em relaçao ao contaminaçao a ft fiko pessima pq foi de celular, mas pra mim parece Bolor rosa (Pink Mold) - Neurospora ou Bolor azul-esverdeado (Blue-green Molds) - Penicillium spp.

bom toda ajuda é bem vinda! boa tarde a todos.
 
Boa tarde,

Alguém conhece na zona da Beira Alta alguma empresa ou particular que venda madeira para o fim de cultivo de cogumelos (eucalipto, carvalho)?

Obrigado.
 
Posso substituir a perlita por fibra de coco , algodão ou ate mesmo a vermiculita?

Primeiro: pra quê? Você está querendo fazer um substrato ou ajudar na umidificação do terrário? Algodão???

Segundo: Sugiro que pesquise melhor o fórum usando a ferramenta de busca, os diários de cultivo, biblioteca, etc...
 
Última edição:
Ola , e para umidificação do terrário , na minha cidade não vende perlite , ja pesquisei sobre a substituição porem não achei nada =(

Lhe recomendo usar argila expandida que é vendida em grandes floriculturas.
Eu estou fazendo um teste com dolomita em pedra, à venda em lojas de artigos pra aquário, e parece estar funcionando bem. Mas não fiz nenhuma medição com higrômetro nem nada. Apenas tenho visto que a parede do terrário está com bastante gotículas.
 
Lhe recomendo usar argila expandida que é vendida em grandes floriculturas.
Eu estou fazendo um teste com dolomita em pedra, à venda em lojas de artigos pra aquário, e parece estar funcionando bem. Mas não fiz nenhuma medição com higrômetro nem nada. Apenas tenho visto que a parede do terrário está com bastante gotículas.
nossa valeu mesmo *--* , achei em um PDF aqui da comunidade segue o link para quem estiver pesquisando https://teonanacatl.org/threads/cultivo-básico-e-simples-ilustrado.8227/ , em que ele cita que pode ser usado tanto vermiculita quanto fibra de coco como humidificador
 
Back
Top