Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Eu quero saber - Faça suas perguntas aqui!

M

Mauricio

Visitante
Abri esse tópico para que vocês coloquem perguntas sobre o que querem saber sobre cultivo em geral.

Então as perguntas, ainda não discutidas, serão analisadas e faremos um resumo para postar aqui:
https://teonanacatl.org/threads/reiniciando-o-início.4869/#post-83545

Com o progresso teremos o tópico, do link acima, com todas as questões, assim é fácil apontá-lo para um membro novato que tiver as mesmas dúvidas.

A vantagem é não congestionar o forúm com perguntas repetidas, que quase sempre têem o caminho da lixeira.

Dúvidas ?
 
Baseado em que experimentos? (poi so que eu afirmei eu mesmo comprovei)
e o passo correto seria bolo - casing - colonizacao - aniversario.


Baseado nas vezes em que esperei outro bolo colonizar para por todos no mesmo casing, e das vezes que não esperei. Vi que os flushes foram maiores quando pego o bolo após colonizar e faço o casing (realmente espero uns 3~5 dias para o casing colonizar antes de por no terrário) e ainda temos vários "gurus" aqui do fórum que defendem a tese de perca de vitalidade do micélio quando posto na geladeira por tempo prolongado, se não me engano RainSpirit já informou isso aqui no fórum.

Posso até estar errado, mas não acho legal ficar estressando o micélio dessa forma, sem pelo menos uma razão aceitável. Pois se ele pode fazer o casing, esperar colonizar e por no terrário, pra que esperar outro bolo e arriscar perder força? Fora que se eles foram inoculados na mesma época e um está 80% e outro 30%, ou compactou muito o substrato do 2° ou ele nem vai terminar de colonizar, e dai será inútil ter colocado o bolo na geladeira quando ele já poderia estar no terrário gerando carimbos para outros cultivos.
 
Ola pessoal
4 dias seguidos de muuuuita chuva + uns 3 dias de sol e baixas temperaturas todos os dias
eh propicio para amanitas? ou eh preciso ter esse alternação de chuva para sol, sol para chuva?
obrigado
 
Ola pessoal
4 dias seguidos de muuuuita chuva + uns 3 dias de sol e baixas temperaturas todos os dias
eh propicio para amanitas? ou eh preciso ter esse alternação de chuva para sol, sol para chuva?
obrigado
amanitas precisam de chuva 2 - 3 meses antes da frutificacao, depois disso o ideal eh voce esperar 4 - 5 dias de frio constante (de 0 a 14 graus) e alta umidade.
nem precisa chover, assim que sair um sol elas frutificam, e 2 dias depois ja podem ser colhidas pra consumo.
confirmei novamente este ano este procedimento e deu certinho. hoje mesmo ta cheio aqui no ABC paulista.
 
Minha maior duvida atualmente é como pasteurizo de forma facil mas eficiente o casing??

Algum problema se for no Microondas? Vi em um outro topico que o microondas pode afeta as moleculas de alguma forma etc...

Pasteurizar em banho-maria é muito fácil e eficiente. Embora, para quem tem preguiça tudo é difícil. Já usou a busca?

Sobre o micro-ondas, você mesmo já respondeu.
 
Minha maior duvida atualmente é como pasteurizo de forma facil mas eficiente o casing??

Algum problema se for no Microondas? Vi em um outro topico que o microondas pode afeta as moleculas de alguma forma etc...


No microondas você nao vai conseguir pasteurizar nada.

Pasteurizacao se da aos 60-70°C(no caso da fibra de coco p.ex) e o microonda eleva a temperaturas bem maiores que isso...

Microondas serve somente pra esterelizacao, de ALGUNS substratos..
 
Pasteurizar em banho-maria é muito fácil e eficiente. Embora, para quem tem preguiça tudo é difícil. Já usou a busca?

Dificuldade não é a palavra certa. Achei demorado!
Vi o Mauricio falando em repetir o processo por 3 dias... Queria algo mais rapido.
 
Dificuldade não é a palavra certa. Achei demorado!
Vi o Mauricio falando em repetir o processo por 3 dias... Queria algo mais rapido.



Se você estiver pasteurizando esterco, o melhor é pasteurizar por 3 dias mesmo...

No caso da fibra de coco nao acho preciso a pasteurizacao por 3 dias repetidos.

Tive otimos resultados com 1 pasteurizacao de 2 horas a 60-70°C...

afinal de contas, o que você quer pasteurizar?
 
Insider ahhh era isso então. Ele falava justamente de esterco na composição do casing...

Meu casing seria simples (vermiculita + Fibra de coco), com um pouco de Borra de café com corretivo de PH.

E outra... Termometro é essencial para monitorar a temp.?
Ou há um metodo para eu verificar o ponto certo??
 
Insider
E outra... Termometro é essencial para monitorar a temp.?
Ou há um metodo para eu verificar o ponto certo??

Termometro é o unico metodo que eu conheco...

Mas já pasteurizei fibra de coco sem termometro e deu certo tambem, nao diria que é essencial mas é recomendavel usar termometro(pelomenos no caso da fibra de coco), subir demais ou baixar de menos a temperatura pode ser contra-produtivo.

Ja pasteurizacoes mais longas de esterco, onde podem ser varias sessoes de 4 horas, ai já é essencial ter um controle mais preciso.

boa sorte.
 
Insider ahhh era isso então. Ele falava justamente de esterco na composição do casing...

Meu casing seria simples (vermiculita + Fibra de coco), com um pouco de Borra de café com corretivo de PH.

E outra... Termometro é essencial para monitorar a temp.?
Ou há um metodo para eu verificar o ponto certo??

dá uma lida na biblioteca para pegar alguns conceitos...

Casing você deve ESTERELIZAR.

camada casing não deve ser nutritiva, ou seja, não utilize esterco.

Se for fazer um bulk com palha ou humus você pode pasteurizar somente uma vez. 90 minutos a 70-75C
 
Li o contrario disso.
leu onde? aqui no forum?
Utilizam esterco para ativar a pinagem com a rapida colonização do casing. Geralmente na proporção de 1/10 de esterco. Sendo 1 de vermiculita e 1 de Fibra de coco.


não sei se entendi essa proporção. Você tá dizendo pra fazer camada casing com 1 parte de vermiculita e 10(DEZZ) partes de ESTERCO?
estamos falando da mesma coisa?
 
leu onde? aqui no forum?

Já postei o adendo acima

não sei se entendi essa proporção. Você tá dizendo pra fazer camada casing com 1 parte de vermiculita e 10(DEZZ) partes de ESTERCO?
estamos falando da mesma coisa?

Proporção básica... Aprendi na 4ª serie do fundamental (atualmente 5º ano)
1 parte significa por exemplo 10 gramas
Então 10 gramas de vermiculita e 10 gramas de PC
1/10 de Esterco seria :
10 gramas (já que 1 = 10 gramas) sobre 10 = 1 grama

Espero que tenha entendido, sou pessimo pra explicar geralmente
 
Já postei o adendo acima



Proporção básica... Aprendi na 4ª serie do fundamental (atualmente 5º ano)
1 parte significa por exemplo 10 gramas
Então 10 gramas de vermiculita e 10 gramas de PC
1/10 de Esterco seria :
10 gramas (já que 1 = 10 gramas) sobre 10 = 1 grama

Espero que tenha entendido, sou pessimo pra explicar geralmente



ahhh só...to bêbado e acho que li o inverso.

O post do mauricio é praticamente a tradução do que o Stamets diz. Tem sua razão de ser, mas, aumenta as chances de contaminação. Se for usar dessa tek, pasteurize somente o humus/esterco. Esterelize o resto (vermiculita, pó de coco)
Mas, mesmo assim, já tentou casing com vermiculita + pó de coco? Esterelize por 10 minutos no microondas. É seu primeiro cultivo? não inventa moda cara, faz o normal.

Já usei humus na camada casing, e os resultados não foram diferentes de uma camada casing normal. Inclusive tenho um diário aqui relatando.

PS: Se usar uma camada casing sem matéria nutritiva você pode esterelizar.
 
Mas, mesmo assim, já tentou casing com vermiculita + pó de coco? Esterelize por 10 minutos no microondas. É seu primeiro cultivo? não inventa moda cara, faz o normal.

Legal saber disso, é até mais facil....
Mas eu realmente queria usar a borra de café pq li em um tópico relatos que o café potencializa o cultivo e ainda diminui chances de contaminação.

Só que eu acho q o micélio (corrija se eu estiver errado) não metaboliza a cafeína, nesse caso teria que ser pasteurizado. E ai??? :p
 
Legal saber disso, é até mais facil....
Mas eu realmente queria usar a borra de café pq li em um tópico relatos que o café potencializa o cultivo e ainda diminui chances de contaminação.

Só que eu acho q o micélio (corrija se eu estiver errado) não metaboliza a cafeína, nesse caso teria que ser pasteurizado. E ai??? :p

tem um post do Mortandello que relata bem o uso do café. Acho que o título é algo como as maravilhas do café, ou coisa do tipo. Faz uma busca ai.
Ao contrário do que você disse, café AUMENTA as chances de contaminação, e bastante. Se for usar café, use necessariamente um tamponador. Café é bastante acido.

felizmente o micélio não metaboliza cafeina né? Dá até medo do contrário....
chá de café (fraco) pode ser esterelizado.
 
Tá ok tá ok.... Você me convenceu em ser mais conservador no metodo.
Não vou tentar inovar muito não.
Valeu pelas dicas ;)

Não leve a mal cara. Iniciantes têm uma tendência para tentar coisas fora do normal. Eu já fui assim, e já tive muitos copos contaminados. Mas o que você tem que compreender é que as tek básicas já estão ai há vários anos. Testadas e testadas por 3 gerações com sucesso. Comece pelas teks que já são unanimes, depois comece os experimentos. Cultivo de cogus é algo trabalhoso e que exige tempo. Se você fracassar nas primeiras tentativas pode desanimar e desistir....
 
Dificuldade não é a palavra certa. Achei demorado!
Vi o Mauricio falando em repetir o processo por 3 dias... Queria algo mais rapido.

Acha mesmo que 3 dias é muito tempo?
O tempo dedicado à um cultivo é, em média, dois meses. Desses dois meses você vai dedicar no máximo 4 dias de trabalho manual, pois o resto quem faz é o micélio. Isso quando trata-se de bulk ou casing.

Se está com tanta pressa, fique com a PFTek, que exige no máximo 2 horas de trabalho manual.
 
O tempo dedicado à um cultivo é, em média, dois meses. Desses dois meses você vai dedicar no máximo 4 dias de trabalho manual, pois o resto quem faz é o micélio. Isso quando trata-se de bulk ou casing.

Pois é, concordo. Só que quanto mais rapido for o trabalho manual, mais rapido começará o trabalho do micélio...E não é?
 
Back
Top