Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

• Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Eu quero saber - Faça suas perguntas aqui!

M

Mauricio

Visitante
Abri esse tópico para que vocês coloquem perguntas sobre o que querem saber sobre cultivo em geral.

Então as perguntas, ainda não discutidas, serão analisadas e faremos um resumo para postar aqui:
https://teonanacatl.org/threads/reiniciando-o-início.4869/#post-83545

Com o progresso teremos o tópico, do link acima, com todas as questões, assim é fácil apontá-lo para um membro novato que tiver as mesmas dúvidas.

A vantagem é não congestionar o forúm com perguntas repetidas, que quase sempre têem o caminho da lixeira.

Dúvidas ?

dentro de potes de coletas de exmes de fezes e urina, encontrados em laboratorios
sempre dentro dos potes tem uma parzinha esteril, o material dele da ate pra ferve sem problema.

eu considero esses dois materiais perfeitos pra fazer, vc pode usar o potinho pra colocar a agua e a pazinha pra raspar os esporos e ambos os materiais são bem esterilizados. É perfeito!:) e barato

Mano, água mineral contaminando na garrafa?

Água nunca contamina sozinha, não é um material orgânico. Principalmente se estiver em uma garrafa lacrada!

Ele perguntou após o uso do copinho de água mineral, Rain. E entrando ar entram esporos de contaminantes no mesmo.

Fora isso a questão da água mineral em garrafa não é tão simples. Ela pode vir do fabricante já contaminada por microrganismos . Ou se aberta pode ser contaminada por esporos do ar.

Por isso eu prefiro ferver bem a água mineral, de copinhos, garrafas e garrafões. Aí é certeza de esterilização! :blackalien:

Ferver a água não a esteriliza. Para esterilizar a água use panela de pressão (no mínimo 30 minutos) ou autoclave (15 minutos).

E aparentemente a água mineral de copinho é envasada por um processo que a deixa estéril, ou praticamente estéril. Dá para utilizar sem problemas. Só é arriscado usar uma vez e guardar para usar mais vezes.

Ferver a água não a esteriliza. Para esterilizar a água use panela de pressão (no mínimo 30 minutos) ou autoclave (15 minutos).

E aparentemente a água mineral de copinho é envasada por um processo que a deixa estéril, ou praticamente estéril. Dá para utilizar sem problemas. Só é arriscado usar uma vez e guardar para usar mais vezes.

Ecuador, com 30min na pressão estereliza água, neste caso o recipiente deve ter uma mínima passagem de ar, ou é 100% vedado? e a própria água pela temperatura esteriliza? ou seja (tenho problema em formular perguntas), o uso de vapor úmido teoricamente deve fluir pelo objeto a ser esterilizado, no caso da água isso não se faz necessário certo? Mas água de copinho é 0,90 centavos, compensa muito mais encher 5 seringas de uma vez só com a água dos copinhos enrolar em alumínio e guardar na geladeira, e quando for usar tá praticamente pronto.:feliz:

Eu já usei água mineral de copinho, am de dois litros e am de galão. Tenho fervido as águas, que sei que este procedimento esteriliza sim a água, nem a necessidade de esterilização à pressão. O sistema tem dado certo, e agora estou me dedicando à pasteurização de solos de bulk... Vai dar certo, quero promover flushes como os do Professor Anatman. Há controvérsias.

Eu já usei água mineral de copinho, am de dois litros e am de galão. Tenho fervido as águas, que sei que este procedimento esteriliza sim a água, nem a necessidade de esterilização à pressão. O sistema tem dado certo, e agora estou me dedicando à pasteurização de solos de bulk... Vai dar certo, quero promover flushes como os do Professor Anatman. Há controvérsias.

mano, você ferve 1 min. 5 min 10 min? e suga a água ainda fervente com a seringa? um camarada me ensinou assim, oque acha?

:teo_seta_direita: Eu quero saber:

Dente todos os procedimentos para cultivar os mágicos, alguém tem um palpite sobre qual deles é o mais delicado? o que mais tem abertura a riscos e fracassos ou onde mais comumente se falha?

(carimbo-seringa-inoculação-incubação-esterilização-pasteurização-assepsia da estufa, materiais)

sei que tem que ter um capricho e atenção especial em todos os processos,
mas vale a orientação dos maestros ai;)

Ecuador, com 30min na pressão estereliza água, neste caso o recipiente deve ter uma mínima passagem de ar, ou é 100% vedado?

Deve ter passagem para o ar e vapor.

Tenho fervido as águas, que sei que este procedimento esteriliza sim a água, nem a necessidade de esterilização à pressão.
(...)
Há controvérsias.

Fervura não esteriliza a água. Isso é certo. Por isso o uso de autoclaves para isso. Sempre lembrando que há a possibilidade de mais de uma fervura seguida de resfriamento - tindalização.

Se há controvérsias só pode ser se há microrganismos prejudiciais às culturas de cogumelos (contaminantes como fungos, bactérias ou suas formas vegetativas) resistentes à fervura.

Se não existirem você pode estar até poupando tempo. Mas se existirem esporos de microrganismos prejudiciais capazes de sobreviver na água ou nas paredes do recipiente você pode estar jogando com a sorte.

Por outro lado, se você está abrindo copinhos de água mineral para depois ferver a água deles está perdendo tempo.

Sim, acho ótimo. Assim como também reutilizo seringas e agulhas esterilizadas. Eu fervo a água mineral por alguns minutos, cubro e levo pro laboratório. Deixo esfriar à temperatura ambiente antes de usar. As seringas, eu separo a agulha, a tampa e o corpo, e fervo por uns 3min. Depois instalo a agulha na seringa e sugo e expulso a água fervente por 3 vezes, sempre dando um tempinho com a água fervente dentro do seringa. Aí sim, pelo menos é minha experiência.

Os cogumelos precisam apenas de carboidratos? Eu estou vendo aqui e existe um grão chamado Sagu, originalmente feito de palmeiras, aqui onde moro geralmente vendem o sagu de mandioca, e o valor nutricional dele em relação a carboidratos é maior que centeio, trigo, arroz, e milho. no entanto na relação de proteínas o valor é 0.

Os cogumelos precisam apenas de carboidratos? Eu estou vendo aqui e existe um grão chamado Sagu, originalmente feito de palmeiras, aqui onde moro geralmente vendem o sagu de mandioca, e o valor nutricional dele em relação a carboidratos é maior que centeio, trigo, arroz, e milho. no entanto na relação de proteínas o valor é 0.

Se tiver pouca gordura acho que vale a tentativa...
Como são esses grãos? Retem umidade?

Se tiver pouca gordura acho que vale a tentativa...
Como são esses grãos? Retem umidade?

Esse sagu de mandioca é um preparado à base de amido de mandioca, como a tapioca.

Se cozinhar mesmo vai ficar grudento e aí só colocando muita vermiculita ou fibra de coco para deixar o meio aerado.

Realmente, o sagu fica extremamente grudento e molenga quando cozido. O micélio tem dificuldade para colonizar substratos que estejam assim.

a ideia é que seja triturado e adicionado a vermiculita mesmo.. Quando cozinha ele parece bolinhas de silica, muito gostoso por sinal. Ele em seu estado natural parede perlita, só que bem redondinho.
Vou tentar utilizar triturado com vermiculita, se der certo, abro um diário.
Em uma pesquisa rápida que eu fiz, ele tem gorduras 0%

Vou tentar utilizar triturado com vermiculita, se der certo, abro um diário.
Em uma pesquisa rápida que eu fiz, ele tem gorduras 0%

Como já dissemos, não aconselho. É melhor tentar com um grão que depois de esterilizado permaneça seco do que tentar com um que talvez não dê certo, fazendo com que você perca tempo.

Começar pelo básico, sem inventar muito... ;)

Nada, estou numa fase mais experimental mesmo. Tenho cultivos em paralelos com o "básico" tudo correndo bem. Mas se eu posso experimentar e buscar substratos melhorados, por que não?

"Quem não arrisca nada, perde tudo."

Acho que o intuito dessa comunidade, alem de ensinar pessoas a cultivar cogumelos, é melhorar as técnicas, facilitando/melhorando cada vez mais nossos flushes.
Um exemplo disso é a fibra/pó de casca de coco, pois não tinha achado vermiculita em minha região e fica caro comprar de fora por conta do frete. Se não fossem experimentadores de erro/acerto com a fibra de coco, eu ficaria sem cultivar.

Nada, estou numa fase mais experimental mesmo. Tenho cultivos em paralelos com o "básico" tudo correndo bem. Mas se eu posso experimentar e buscar substratos melhorados, por que não?

Ah, mas daí sim! Você tem um "backup", feito do jeito clássico.

Experimentar sempre é bom, mas claro, com um bom planejamento!

Back