Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Eu quero saber - Faça suas perguntas aqui!

M

Mauricio

Visitante
Abri esse tópico para que vocês coloquem perguntas sobre o que querem saber sobre cultivo em geral.

Então as perguntas, ainda não discutidas, serão analisadas e faremos um resumo para postar aqui:
https://teonanacatl.org/threads/reiniciando-o-início.4869/#post-83545

Com o progresso teremos o tópico, do link acima, com todas as questões, assim é fácil apontá-lo para um membro novato que tiver as mesmas dúvidas.

A vantagem é não congestionar o forúm com perguntas repetidas, que quase sempre têem o caminho da lixeira.

Dúvidas ?
 
poxa, algumas vezes acontece comigo do micélio não aparecer, nem contaminante, nada! será que minha esterelização está comprometendo o substrato? já aconteceu com vários carimbos, de datas recentes e até mesmo com um de Tupy (corumbá) que é bem confiável, fiz um bolo com fai(vermelho) + verm. desde dia 18 e não aparece nada. nem mesmo contaminante.
 
abra um diário Entmelos, ai podemos te ajudar melhor. Detalhando os teus passos de cultivo, desde a preparação do inoculante a confecção dos substratos, etc.
 
Nos meus casings os pins surgem e começam a se desenvolver APENAS na parte externa do substrato, vindos lá de baixo. Ou seja COMPRIMIDOS entre o substrato propriamente dito e a parede do pote utilizado.

NENHUM pin surgiu na superfície do casing. Todos vieram se espremendo lá de baixo, de perto dos grãos, buscando caminho até a superfície.

Por que isso acontece? Não sei o que fazer. Os frutos não conseguem se desenvolver direito assim.
 
poxa, algumas vezes acontece comigo do micélio não aparecer, nem contaminante, nada! será que minha esterelização está comprometendo o substrato? já aconteceu com vários carimbos, de datas recentes e até mesmo com um de Tupy (corumbá) que é bem confiável, fiz um bolo com fai(vermelho) + verm. desde dia 18 e não aparece nada. nem mesmo contaminante.

Isso acontece cara, é meio imprevisível. Tive esse problema nos três últimos carimbos usados, consecutivamente. Provável que suas técnicas estejam corretas. O jeito é conseguir mais um carimbo e começar tudo novo.
Mas siga a dica do tupy para minimizar as chances de erro.
boa sorte.
 
Nos meus casings os pins surgem e começam a se desenvolver APENAS na parte externa do substrato, vindos lá de baixo. Ou seja COMPRIMIDOS entre o substrato propriamente dito e a parede do pote utilizado.

NENHUM pin surgiu na superfície do casing. Todos vieram se espremendo lá de baixo, de perto dos grãos, buscando caminho até a superfície.

Por que isso acontece? Não sei o que fazer. Os frutos não conseguem se desenvolver direito assim.

Não aplique a camada de casing, trabalhe sem ela. E em outro recipiente, igual, de preferência, aplique a camada de casing, ai você verá os resultados. É provável que a camada que voce aplicou ficou muito saturada de água, ai vai criar uma barreira mesmo, impedindo as primórdias de se desenvolverem. Outra, as paredes do recipiente devem ser de cor escura, se for transparente ou cores claras é por ali que as primórdias terão preferência.
Mas... a exposição de luz pelas laterais geralmente é o causa desse seu problema.
Ainda, o substrato tende a encolher um pouco, a massa micelial se concentra, abrindo espaço nas laterais, espaço esse, perfeito para as primórdias se formarem, enquanto que no centro do seu casing, o micélio ainda luta para ultrapassar a barreira que voce criou com a vermiculita.
 
Última edição:
Valeu tupy.

Vou observar um pouco mais. Acabei de colher um cogumelo grande que saiu lá de baixo e removi uns abortos. Com o encolhimento do substrato e a remoção do gigante, talvez os outros pins tenham mais espaço para se desenvolver. Vou deixar eles crescerem e depois ver como vai ser o segundo flush.

Notei que num dos casings (que tem também muitas primordias saindo das laterias), tem alguns pins surgindo no centro. Espero que no segundo flush nasçam mais no meio. Vamos ver.
 
meus copos inoculados após 5 semanas.
(bolo de verm+FAI)
não cresceram completamente.
nada de contaminação.
apos abrir eles, percebi que eles estavam enchercados de agua.
pois metade do tempo, eles passaram em uma incubadora ruim, onde a umidade ficava acima de 90%
lavei os bolos, retirei a parte com vermiculita encharcada.
dunkei os.
roleis os.
agora coloquei no terrario.
alguem acredita que isso vá dar certo?
já comecei copos novos, mas para não desperdiçar estes bolos sequelados, oq devo fazer?
veio na minha cabeça, casing....
 
meus copos inoculados após 5 semanas.
(bolo de verm+FAI)
não cresceram completamente.
nada de contaminação.
apos abrir eles, percebi que eles estavam enchercados de agua.
pois metade do tempo, eles passaram em uma incubadora ruim, onde a umidade ficava acima de 90%
lavei os bolos, retirei a parte com vermiculita encharcada.
dunkei os.
roleis os.
agora coloquei no terrario.
alguem acredita que isso vá dar certo?
já comecei copos novos, mas para não desperdiçar estes bolos sequelados, oq devo fazer?
veio na minha cabeça, casing....

não fecharam em 100% a colonização do substrato? isso, faça uma camada de casing neles, e coloque em condições de incubação, mantenha troca de ar, observe eles, devem se recuperar em 1 semana provavelmente. Depois aplica mais uma camadinha bem fina de vermiculita e coloca no terrário pra frutificar.
 
hmmm, entao só pode ter sido no processo de esterizacao...
fiz sem ser na panela de pressao...


Tanto faz na panela de pressão ou em outra panela.

Se você deixar furos ou a tampa frouxa o suficiente para a água entrar e colocar água suficiente na panela para que a mesma alcance o topo dos copos vai encharcar.

E geralmente dá para ver logo depois da esterilização que está encharcado.
 
a ideia é que quanto menos demorar melhor, pois não dá chance de desenvolver contaminantes.

um mês e alguns dias é um tempo razoavelmente bom, mas já tive um exemplo de colonização total em 2 meses sem nenhum problema, e outras mais frequentes que estavam quase 100% e demorando para terminar que acabou contaminando. acho que se não colonizar logo ou é por que ta muito compacto, temperatura muito baixa/alta ou é por que já tem contaminante competindo território.
 
Boa Noite Pessoal,

Sou um novato e estou aprendendo mmmmmmmmmuuuuuuuuuuuuuuuuito aqui no CM, primeiramente gostaria de parabenizar todos que ajudam e tornaram esta comunidade a mais completa que já vi!

Indo á minha dúvida, o que ocorre é o seguinte, não sei se é normal mas o tempo aqui onde eu moro anda meio seco , então eu rego com um borrifador os meus cogus que ainda não abriram , quando eles estão secos a aparência deles é normal , branquinho branquinho, mas depois que rego aonde estão os respingos dagua ficam com uma aparencia esverdeada, mas depois que secam ficam branquinhos denovo, é normal?

Obriigadooooo!
DSC_0599.jpg
 
Back
Top