Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Eu quero saber - Faça suas perguntas aqui!

M

Mauricio

Visitante
Abri esse tópico para que vocês coloquem perguntas sobre o que querem saber sobre cultivo em geral.

Então as perguntas, ainda não discutidas, serão analisadas e faremos um resumo para postar aqui:
https://teonanacatl.org/threads/reiniciando-o-início.4869/#post-83545

Com o progresso teremos o tópico, do link acima, com todas as questões, assim é fácil apontá-lo para um membro novato que tiver as mesmas dúvidas.

A vantagem é não congestionar o forúm com perguntas repetidas, que quase sempre têem o caminho da lixeira.

Dúvidas ?
 
montei uma incubadora com uma caixa de isopor.
coloquei um recepiente com agua e um aquecedor de aquario dentro dela.
o termo hidrometro lá dentro tá marcando 30ºC, OK.
e humidade muito alta mais de 90%

tem algum problema essa humidade estar tão alta?
o que vcs me recomendam?
eu passei fita isolante nos copos para não entrar muita humidade neles.

aqui vai uma foto de alguns copos, :)

afbcdn_sphotos_a_a.akamaihd.net_hphotos_ak_ash4_s480x480_418706_4085529092456_1041329199_n.jpg
 
montei uma incubadora com uma caixa de isopor.
coloquei um recepiente com agua e um aquecedor de aquario dentro dela.
o termo hidrometro lá dentro tá marcando 30ºC, OK.
e humidade muito alta mais de 90%

tem algum problema essa humidade estar tão alta?
o que vcs me recomendam?
eu passei fita isolante nos copos para não entrar muita humidade neles.

beraldo, 30°C é muito quente. A temperatura dentro dos copos está geralmente alguns graus acima da temperatura fora deles. Mantenha 27°C ou um pouco menos.
 
Boa noite ! Sou novo no forum, e o que me atraiu foi uma recente experiencia com cogumelos. Já dei uma boa olhada por aqui, e vou fazer a pf tek.

Ficou uma duvida quanto a mistura do bolo. Vermiculita+ farinha de arroz+ agua. Porem, ví um topico dizendo sobre onde a vermiculita deveria ficar. Em cima ou em baixo do pote. Isso me deixou confuso, porque ate entao, tudo se misturava. Alguem sabe me explicar isso?

Valeu desde já!
 
tem algum problema essa humidade estar tão alta?
o que vcs me recomendam?
eu passei fita isolante nos copos para não entrar muita humidade neles.


Se os copos estão lacrados não entra nem sai água deles. Então tanto faz a umidade externa.

Mas é bom baixar a temperatura um ou dois graus, pois o micélio gera calor.
 
Boa noite ! Sou novo no forum, e o que me atraiu foi uma recente experiencia com cogumelos. Já dei uma boa olhada por aqui, e vou fazer a pf tek.

Ficou uma duvida quanto a mistura do bolo. Vermiculita+ farinha de arroz+ agua. Porem, ví um topico dizendo sobre onde a vermiculita deveria ficar. Em cima ou em baixo do pote. Isso me deixou confuso, porque ate entao, tudo se misturava. Alguem sabe me explicar isso?

Valeu desde já!

Duendi

De uma olhada nestes links e pesquise que vai encontrar respostas para muitas das tuas perguntas.

https://teonanacatl.org/biblioteca
https://teonanacatl.org/guia-de-racas
https://teonanacatl.org/manual
https://teonanacatl.org/termos
https://teonanacatl.org/regras

De resto

Bem vindo.
 
Ficou uma duvida quanto a mistura do bolo. Vermiculita+ farinha de arroz+ agua. Porem, ví um topico dizendo sobre onde a vermiculita deveria ficar. Em cima ou em baixo do pote. Isso me deixou confuso, porque ate entao, tudo se misturava. Alguem sabe me explicar isso?


Você está confundindo o selo de vermiculita com a vermiculita usada na mistura do substrato.

Pesquise mais e veja o Glossário.
 
olá, gostaria de fazer uma consulta.
comecei meu primeiro cultivo agora.
fiz duas seringas de esporos diferentes.
uma contendo esporos da strain B+, e outra contendo esporos de cogumelos selvagens(arriscando uma domesticação)
não diz placas petri para "limpar" os esporos dos selvagens.
apenas inoculei o maior numero de copos possiveis, jogando na sorte, de que algum copo não seria contaminado.

EIS que, os copos com o B+, já deram sinal de micelio saudavel e sem contaminações. :)
e os copos com os selvagens, nada ainda, acredito que tenho que esperar mais, e mais.
retomando alguns procedimentos, lembrei que não tomei nenhum cuidado com a conservação do spore print dos selvagens que usei para inocular os copos.(eles foram expostos a altas temperaturas)
Logo, acredito que eles morreram, como fiz corretamente os procedimentos de acepsia, nada contaminou ainda.
minha ideia é aproveitar os copos com verm+f.arroz, e inocula-los novamente, só que dessa vez, com esporos vivos e saudáveis da strain B+ , já citada acima.
então trago algumas questões:
até quando devo esperar apos a inoculação para ter certeza de que não tem mais chances de crescimento micelial?
tudo bem eu apenas injetar uma nova solução multi-esporo nos copos, apos ter certeza de que eles não vão dar certo?

grato desde já :)
 
tudo bem eu apenas injetar uma nova solução multi-esporo nos copos, apos ter certeza de que eles não vão dar certo?


Se não germinar em até duas semanas, é muito pouco provável que estejam viáveis.

Mas é melhor esterilizar os copos novamente.

Algum micro-organismo que você ainda não consegue ver pode estar crescendo lá, e fazer fracassar a sua segunda tentativa.
 
e outra contendo esporos de cogumelos selvagens(arriscando uma domesticação)
não diz placas petri para "limpar" os esporos dos selvagens.
apenas inoculei o maior numero de copos possiveis, jogando na sorte, de que algum copo não seria contaminado.

Isso é total perda de tempo e substrato, as chances são quase nulas se você não fizer um trabalho mais metódico.

retomando alguns procedimentos, lembrei que não tomei nenhum cuidado com a conservação do spore print dos selvagens que usei para inocular os copos.(eles foram expostos a altas temperaturas)

Nem você acreditou que fosse dar certo, por isso deixou ao deus dará.

Diz que deu, diz que dá
Diz que Deus dará
Não vou duvidar, ó beraldo
E se Deus não dá
Como é que vai ficar, ó beraldo
Diz que Deus diz que dá
E se Deus negar, ó beraldo
Eu vou me indignar e chega
Deus dará, Deus dará



Logo, acredito que eles morreram, como fiz corretamente os procedimentos de acepsia, nada contaminou ainda.
minha ideia é aproveitar os copos com verm+f.arroz, e inocula-los novamente, só que dessa vez, com esporos vivos e saudáveis da strain B+ , já citada acima.

Vai cometer outro erro, além de desperdiçar tempo, substrato vai incrementar esporos de B+ saudáveis.


até quando devo esperar apos a inoculação para ter certeza de que não tem mais chances de crescimento micelial?
tudo bem eu apenas injetar uma nova solução multi-esporo nos copos, apos ter certeza de que eles não vão dar certo?

Joga fora e faz tudo direito.
 
Última edição por um moderador:

Valeu! ja dei uma olhada, vi me confundi com selo de vermiculita!

Você está confundindo o selo de vermiculita com a vermiculita usada na mistura do substrato.

Pesquise mais e veja o Glossário.

me confundi mesmo na hora da leitura! depois reparei, mas valeu!
 
pessoal, alguem já tentou usar isso por aqui em um bulk?
2012-08-08 20.02.55.jpg2012-08-08 20.04.26.jpg2012-08-08 20.04.46.jpg
 
Mauricio, vou seguir com estes copos, e fazer o indicado caso não apareça nada.
este é o meu primeiro cultivo.
e nos copos do B+, o micelio tá bem legal e limpo. :)
paz para vcs turminha. logo logo posto mais andamento em algum lugar ai....
não vou abrir um único tópico para um diário, sendo que estou com poucas duvidas....
 
Back
Top