Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Eu quero saber - Faça suas perguntas aqui!

M

Mauricio

Visitante
Abri esse tópico para que vocês coloquem perguntas sobre o que querem saber sobre cultivo em geral.

Então as perguntas, ainda não discutidas, serão analisadas e faremos um resumo para postar aqui:
https://teonanacatl.org/threads/reiniciando-o-início.4869/#post-83545

Com o progresso teremos o tópico, do link acima, com todas as questões, assim é fácil apontá-lo para um membro novato que tiver as mesmas dúvidas.

A vantagem é não congestionar o forúm com perguntas repetidas, que quase sempre têem o caminho da lixeira.

Dúvidas ?
 
Existe a possibilidade de guardar o pote com substrato inoculado? Se sim, como e por quanto tempo? Aumentam as chances de contaminações?

Desculpe se tem no forum, eu não achei onde tirasse todas minhas dúvidas, obrigado desde já.
 
Existe a possibilidade de guardar o pote com substrato inoculado?

A sua pergunta é muito vaga. Depende de vários fatores, como; temperatura, tipo de pote, quantidade/qualidade do substrato, tipo de espécie/strain, etc.

Baseando-se nas minhas experiências, o máximo que deixei over-incubando foi 1 mês ou mais, não lembro exatamente. Aparentemente o micélio estava lindo e saudável, pois consegui muitos frutos. :geek:
 
Só pra acrescentar, se deixar mais tempo do necessario apos o completamento da colonizacao os riscos de frutificarem dentro do copo aumentam bastante, o que significa que apos frutificar os cogumelos podem apodrecer dentro do pote dando perda total ao substrato.

Nao recomendo ninguem a guardar potes 100% colonizados por muito tempo.
 
Existe a possibilidade de guardar o pote com substrato inoculado? Se sim, como e por quanto tempo? Aumentam as chances de contaminações?


Alguém daqui, acho que o Mortandello, já guardou potes ou bolos colonizados no freezer ou na geladeira por um bom tempo.

Dê uma pesquisada por esses termos ou tente perguntar a ele.
 
cada dia na geladeira a 5 graus corresponde a 4 dias de envelhecimento fora da geladeira a 28 graus.
nao aconselho atrasar muito o bolo, porem isso eh perfeitamente possivel e viavel.
tem gente que gosta de fazer 20 ou 30 bolos ao mesmo tempo e ir frutificando de 4 em 4 bolos, deixando estes sobressalentes dentro da geladeira (sem agua gelada dentro!) num saco preto na prateleira pra verduras.
 
cada dia na geladeira a 5 graus corresponde a 4 dias de envelhecimento fora da geladeira a 28 graus.
nao aconselho atrasar muito o bolo, porem isso eh perfeitamente possivel e viavel.
tem gente que gosta de fazer 20 ou 30 bolos ao mesmo tempo e ir frutificando de 4 em 4 bolos, deixando estes sobressalentes dentro da geladeira (sem agua gelada dentro!) num saco preto na prateleira pra verduras.

Acha que daria certo se eu colocasse um pote 100% colonizado de TKSSS no substrato de milho dentro do freezer por quase 1 mês? São boas as chances?

Valeu morta!
 
Acha que daria certo se eu colocasse um pote 100% colonizado de TKSSS no substrato de milho dentro do freezer por quase 1 mês? São boas as chances?

Se não sabe o que fazer com os potes, deixa eles sossegados em temperatura ambiente. Por favor, vamos usar mais o raciocínio lógico e pesquisar mais.
 
Só to com medo de estragar, daqui umas 3 semanas vou viajar, minha faculdade entrou em greve e vou ficar um mês fora mais ou menos, não quero voltar e ver todos os potes perdidos entende?

Quero uma maneira de conservar os potes com o menor risco possível.
 
Quero uma maneira de conservar os potes com o menor risco possível.

Você se deu o trabalho de ler/entender o que eu e o Mortandello escrevemos logo acima?

Baseando-se nas minhas experiências, o máximo que deixei over-incubando foi 1 mês ou mais, não lembro exatamente. Aparentemente o micélio estava lindo e saudável, pois consegui muitos frutos. :geek:
cada dia na geladeira a 5 graus corresponde a 4 dias de envelhecimento fora da geladeira a 28 graus.

O pote que deixei mais de um mês incubando é o meu recém cultivo "Ianomâmi", que ficaram entre 25 e 27 graus.

E posso saber a razão do seu "discordar"? É sobre a minha dica "deixar os potes sossegados em temperatura ambiente" ou sobre usarem o raciocínio e pesquisarem mais?
 
Acha que daria certo se eu colocasse um pote 100% colonizado de TKSSS no substrato de milho dentro do freezer por quase 1 mês? São boas as chances?

Valeu morta!
nunca fiz a experiencia com graos, muito provavelmente vai estragar tudo.
to falando de pf-tek que tem vermiculita (isolante termico/deposito de nutrientes e umidade) sem isso nao sei o que pode acontecer.
 
E posso saber a razão do seu "discordar"? É sobre a minha dica "deixar os potes sossegados em temperatura ambiente" ou sobre usarem o raciocínio e pesquisarem mais?

Sim, discordo de você, eu pesquisei mas não consegui tirar a minha dúvida, afinal pra que serve esse tópico? E outra, qual seria o raciocínio lógico para mim, um iniciante, que não tenho experiência nenhuma a não ser pelos relatos que li, e que são poucos sobre esse assunto? Estou fazendo o melhor que posso, pensando e perguntando antes de agir, lendo e tentando descobrir possíveis dúvidas antes mesmo de começar o cultivo, para que eu possa obter o meu sucesso, assim como você obteve o seu... aposto que você não nasceu cultivando cogumelos certo? Enfim discordo.

nunca fiz a experiencia com graos, muito provavelmente vai estragar tudo.
to falando de pf-tek que tem vermiculita (isolante termico/deposito de nutrientes e umidade) sem isso nao sei o que pode acontecer.

Obrigado novamente Morta, você é uma das pessoas que mais ajudam esse fórum a ter o prestígio que ele tem, mesmo apesar das inúmeras brincadeiras.
 
Fico feliz que está se esforçando, Raulzito. Porém, lembre-se que o CM não é o único meio de informação. Por exemplo, há o google (que é uma bela ferramenta de busca), fóruns como o Shroomer, Mcotopia, e infinitos outros meios de informações. :)

Dedique-se, informe-se, e o mundo será seu. :eek:h:
 
Fico feliz que está se esforçando, Raulzito. Porém, lembre-se que o CM não é o único meio de informação. Por exemplo, há o google (que é uma bela ferramenta de busca), fóruns como o Shroomer, Mcotopia, e infinitos outros meios de informações. :)

Dedique-se, informe-se, e o mundo será seu. :eek:h:

Tirando a ironia, muito obrigado, não tinha pensado em conhecer outros forums sobre cogumelos, uma boa dica. Vai ajudar a aumentar meu leque.
 
Pesquisei bastante a respeito achei diversas opiniões porém a minha dúvida permanece, gostaria de dar uma clareada antes de fazer a parte prática. seria o seguinte irmãos:

Para a montagem de um terrário, eu tenho em mãos um coller que não estou usando ( seria para a entrada de ar no terrário, ficaria na parte de fora óbviamente e com alguns furos para a troca de ar na parte superior)

Mais como li por aqui o coller jogando ar pra dentro tira um pouco ou bastante a úmidade do terrário. aí que está a minha dúvida... Tenho a minha disposição 2 bombas de aquario uma maior e outra menor. será que teria a necessidade de eu colocar as 2 pra funcionar e compensar a perda de úmidade gerada pelo coller? ou talvez uma bomba com a pedra porosa borbulhando no fundo para a úmidade e a outra bomba para jogar ar pra dentro do terrário.

Obrigado desde já,principalmente quem tiver a prestatividade para compartilhar e solucionar a dúvida do irmão! abraço a todos :)
 
... Mais como li por aqui o coller jogando ar pra dentro tira um pouco ou bastante a úmidade do terrário. aí que está a minha dúvida... Tenho a minha disposição 2 bombas de aquario uma maior e outra menor. será que teria a necessidade de eu colocar as 2 pra funcionar e compensar a perda de úmidade gerada pelo coller? ou talvez uma bomba com a pedra porosa borbulhando no fundo para a úmidade e a outra bomba para jogar ar pra dentro do terrário ...

Fiquei uns 5 minutos (brincadeira!) tentando descobrir o que é "coller", até pensei: "será colher?", mas uma voz do além disse: "Não... é COOLER!"

Bom, vamos ao que interessa. Na minha opinião, não é necessário duas bombas, é melhor investir em um timer (temporizador) e programá-lo bem para controlar o cooler.

Não sei lhe informar o tempo exato On/Off, isso você precisa descobrir aí, monitorando (temp., U.R., RPM, etc.) com dedicação o seu terrário, pelo menos por alguns dias. Um ponto de partida seria deixar o cooler uns 15 minutos On e 2/3 horas Off.
 
Fiquei uns 5 minutos (brincadeira!) tentando descobrir o que é "coller", até pensei: "será colher?", mas uma voz do além disse: "Não... é COOLER!"

Bom, vamos ao que interessa. Na minha opinião, não é necessário duas bombas, é melhor investir em um timer (temporizador) e programá-lo bem para controlar o cooler.

Não sei lhe informar o tempo exato On/Off, isso você precisa descobrir aí, monitorando (temp., U.R., RPM, etc.) com dedicação o seu terrário, pelo menos por alguns dias. Um ponto de partida seria deixar o cooler uns 15 minutos On e 2/3 horas Off.

Valeu Cosmik :) 5 minutos ?? ta feia a coisa. hahahha

Na real eu já tenho as bombas de aquário e cOOler. então não precisaria investir em nada. mais vou analisar a possibilidade do timer.

Obg a prestatividade. :D
 
Alguém sabe me dizer se qualquer termostato é capaz de abaixar a temperatura?

E alguma sugestão de onde eu poderia comprar um bom pela internet?
 
Back
Top