Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

• Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Eu quero saber - Faça suas perguntas aqui!

M

Mauricio

Visitante
Abri esse tópico para que vocês coloquem perguntas sobre o que querem saber sobre cultivo em geral.

Então as perguntas, ainda não discutidas, serão analisadas e faremos um resumo para postar aqui:
https://teonanacatl.org/threads/reiniciando-o-início.4869/#post-83545

Com o progresso teremos o tópico, do link acima, com todas as questões, assim é fácil apontá-lo para um membro novato que tiver as mesmas dúvidas.

A vantagem é não congestionar o forúm com perguntas repetidas, que quase sempre têem o caminho da lixeira.

Dúvidas ?

Creio que essa variação de temperatura também esta atrapalhando,tenta manter entre 27° e 28°,fasendo isso não da outra,germinação garantida de 4 a 5 dias.

Então tupy... deixei dentro de uma gaveta e sempre verifico o termômetro. Tem variado de 25º à 30º... li que o ideal nesta fase seria 26º a 29º.. então não sei.

Mas quer dizer então que posso continuar tendo esperanças?

Sim o ideal seria essa temperatura, quanto mais oscilar mais vai atrasar.
o negócio é aguardar, tem muitas variantes: temperatura, substrato seco de mais, ou molhado de mais, abertura dos grãos, umidade dentro do copo, esporos, são algumas delas.

Mantenha-nos atualizados do andamento dessa empreitada.
valeu.

Então tup... deixei dentro de uma gaveta e sempre verifico o termômetro. Tem variado de 25º à 30º... li que o ideal nesta fase seria 26º a 29º.. então não sei.

Mas quer dizer então que posso continuar tendo esperanças?

Sugiro que faça CL's daqui para frente. :) Os benefícios são enormes; o micélio é inoculado vivo, colonização extremamente rápida (20 dias em média), serve para testar a "procedência" do carimbo, se estiver contaminando você não irá perder tempo e todos os substratos... Enfim, é tudo de bom! :D

Li que o tempo médio de colonização é de 20 até 60 dias, tô com uns potes de azeitona grande e já tem 20 dias e só tem um pouco de micelio proximo a tampa. como posso fazer para acelerar a colonização dos meus bolos, Gostaria de saber como cada um dos amigos membros do CM utiliza para adiantar a colonização. já ouvi falar que os substratos precisa de 0² e colocar de cabeça para baixo ajuda, quais outras dicas.

Spawn é só chacoalhar pra espalhar o micélio:)

Spawn é chacoalhar? o_O Tem certeza?

Li que o tempo médio de colonização é de 20 até 60 dias, tô com uns potes de azeitona grande e já tem 20 dias e só tem um pouco de micelio proximo a tampa. como posso fazer para acelerar a colonização dos meus bolos, Gostaria de saber como cada um dos amigos membros do CM utiliza para adiantar a colonização. já ouvi falar que os substratos precisa de 0² e colocar de cabeça para baixo ajuda, quais outras dicas.

Errado, durante a fase de colonização do spawn, o micélio precisa de CO2. Em relação a demora, há vários fatores que podem contribuir... seja genética, porcentagem de esporos, quantidade/qualidade do substrato, tipo de inoculação (CL, esporos secos, seringa?), variações na temperatura, etc.

Recomendo que chacoalhe no máximo 5 vezes (eu chacoalho no máximo 3x). Baseando-me na minha própria experiência, chacoalhar várias vezes não é sinônimo de colonização rápida, pelo contrário, o micélio "sofre" para recuperar-se. Seja paciente e respeite o micélio, cada um tem o seu tempo.

Resta saber de que tipo de substrato o tripado está falando.

Ele fala em bolos. Podem não serem grãos. Conforme o substrato não faz sentido chacoalhar.

Qual é o substrato, tripado, por favor?

Última edição:
Recomendo que chacoalhe no máximo 5 vezes (eu chacoalho no máximo 3x). Baseando-me na minha própria experiência, chacoalhar várias vezes não é sinônimo de colonização rápida, pelo contrário, o micélio "sofre" para recuperar-se. Seja paciente e respeite o micélio, cada um tem o seu tempo.
tem um topico meu que a procura nao alcanca - COMO AGITAR CULTURAS DE GRAOS.
se achar, favor linkar pro amigo.
grato.

O substrato dos meus bolos é arroz e vermiculita. fiz assim virei os potes dei uns tapas embaixo do pote até o bolo soltar do vidro e vou deixar 1 semana assim com o vidro virado e depois volto o pote para cima. as vezes os bolos se partem dentro do pote mais depois vai colonizar e virar casing, então nem me preocupo em racha os bolos, o importante é colonizar.

Eu pensava em 0² não em C0². então se abafar os potes é melhor! eu deixo os potes dentro de uma bolsa termica.

Eu acho que o pessoal ta deixando o substrato de vermiculita e arroz integral muito finos e com isso essa demora para as colonizaçoes.Eu me baseio nos grãos de milho,ou seja,são maiores e com isso se tem mas espaço para o micélio percorrer...resumindo,abominei dos meus cultivos usar farinha de arroz com vermi.Prefiro deixar os grãos de arroz inteiros.E quando uso vermiculita proucuro escolher as mas grossas.O pessoal ta colonizando copos americanos de pinga em 15 dias :eek: ,isso é muito tempo.

A respeito do milho. Eu so agitava o copo uma vez,e isso ocorria quando eu acabava de inocular,ai o liguido se espalhava pelo copo tudo, e quando o esporo germinava, ele germinava em todo o pote,fazendo assim se ter micélio na maioria dos grãos.

Colonização até 60 dias? não amigo, isso é muito tempo.A não ser que você esteja colonizando um potão de uns 5 litros.
Para se ter uma colonização não muito demorada não tem mistério.Mantem a temperatura certa,não compactar o substrato se tiver usando vermi e arroz,filtros de café para respiração também é um grande aliado.

O substrato dos meus bolos é arroz e vermiculita.

Se o substrato é arroz e vermiculita então acho que não adianta chacoalhar.

O que pode adiantar é abrir furos para troca gasosa, cobrindo com um filtro, naturalmente.

Mas seus potes são muito grandes, e está mesmo demorando muito tempo. Devia ter muito mais micélio. Pode ser que não dê certo mesmo.

É um conselho batido, mas da próxima vez tente uma receita básica.

Sugiro que faça CL's daqui para frente. :) Os benefícios são enormes; o micélio é inoculado vivo, colonização extremamente rápida (20 dias em média), serve para testar a "procedência" do carimbo, se estiver contaminando você não irá perder tempo e todos os substratos... Enfim, é tudo de bom! :D

É Cosmik.. eu tow ligado nisso.. o tup já tinha me sugerido a mesma coisa. Pretendo em breve comçar a fazer assim.. pelo que vi não é tão difícil.

Mas.... a boa notícia é que 'Habemus Micelium'... rsrsrs.. quer dizer.. quando estiver mais aparente eu tiro fotos para que vocês dêem o veredito e digam se é ou não!!!! O engraçado é que só consegui visualizar desenvolvimento de micélio, por enquanto, nos dois copos que inoculei mais recentimente... exatamente 36 horas depois dos outros dois que ainda não consigo visualizar nada. Bom.. acredito que ainda aparecerá nestes também.

Paciência: tesouro do sábio.

parece que quase ninguem usa arroz e vermiculita, usam mais grãos, será por que? tive flush de grão e só dava cogumelos pequenos depois que comecei a cultivar no arroz e vermiculita só dá cogumelos grande até mesmo depois de secos.

meu atual cultivo foi de arroz e vermiculita em potes pequenos de 250ml e demorou para colonizar, foram quase 45 dias de espera mais colonizaram, se tem micelio e baseado no ultimo cultivo vai demora uns 3meses de espera esse é o ruim a meu ver do substrato de arroz e vermiculita mais dá cada gigante que fico de cara.

Ecuador quando fechei os vidros de azeitonas grande foi com tampa do proprio pote com 4 furos e passei a fita porosa que respira.

grãos é bom que coloniza muito rapido. vou esperar e acreditar no meu substrato.

galera eu assustei alguem com alguma besteira! estou aqui no CM mais para aprender com vcs. o que eu disse é só o que me parece no meu ponto de vista e não uma verdade absoluta, mesmo por que sou novato em cultivo e queria aprender a acelerar os bolos de arroz e vermiculita, olhei agorinha um termômetro que coloquei proximo as potes e tava marcado 26* graus, tá muito frio na cidade. nem o termostato tá conseguindo manter os 30*

galera eu assustei alguem com alguma besteira!

Acho que não tripado. Será que algumas palavras assustariam psiconautas acostumados a morrerem e ressuscitarem, depois de encontrarem com seres de outros planetas tomando café com duendes enquanto vêem a cor emitida pelo som em forma de luz? Acho que não... rs!!!!

... olhei agorinha um termômetro que coloquei proximo as potes e tava marcado 26* graus, tá muito frio na cidade. nem o termostato tá conseguindo manter os 30*

26 graus está mais do que perfeito. Acima disso é improdutivo. Lembremos que o micélio produz calor por si mesmo durante a colonização.

Ontem olhei um dos potes e não tinha nada de presença de micélio e resolvi abri o pote e estava com cheiro de azedo, foi descartado. olhei de novo hoje, os potes, e posso perder mais 2, os potes tem presença de micélio proximo a tampa e nada no restante do bolo, já tem um pouco de cheiro azedo na tampa bem nos furos que tampei com fita porosa. tá um drama esses bolos. o unico que tá salvado é uma travessa que tem micélio e tá se desenvolvendo em outras partes. vou contar 7 dias para esses bolos se desenvolverem, pois vou abrir e ver, e depois vai para o descarte. mais tomará que não esteja azedo, vai ser trabalho jogado fora.

comprei hoje 3 sacos de 500g de milho de pipoca vou fazere um teste amanha, vou inocular em grãos e ver qual é melhor.

se eu ver que vai colonizar rapido e os flush forem melhores vou descarta um saco de 15kg de vermiculita fora, desse saco só vou usar a coberta para o casing e mais nada.

tem relatos de colonização em grãos em 15dias isso eu vou testar.

acontece com vcs esses tipos de perda de pote!

Qual a forma que cada um cultivar sem errar.

Qual a forma preferida de vcs?

Tô batendo muita a kbça no cultivo e vcs vão me orientar com suas respostas.

Ontem olhei um dos potes e não tinha nada de presença de micélio e resolvi abri o pote e estava com cheiro de azedo, foi descartado. olhei de novo hoje, os potes, e posso perder mais 2, os potes tem presença de micélio proximo a tampa e nada no restante do bolo, já tem um pouco de cheiro azedo na tampa bem nos furos que tampei com fita porosa. tá um drama esses bolos. o unico que tá salvado é uma travessa que tem micélio e tá se desenvolvendo em outras partes. vou contar 7 dias para esses bolos se desenvolverem, pois vou abrir e ver, e depois vai para o descarte. mais tomará que não esteja azedo, vai ser trabalho jogado fora.

comprei hoje 3 sacos de 500g de milho de pipoca vou fazere um teste amanha, vou inocular em grãos e ver qual é melhor.

se eu ver que vai colonizar rapido e os flush forem melhores vou descarta um saco de 15kg de vermiculita fora, desse saco só vou usar a coberta para o casing e mais nada.

tem relatos de colonização em grãos em 15dias isso eu vou testar.

acontece com vcs esses tipos de perda de pote!

Qual a forma que cada um cultivar sem errar.

Qual a forma preferida de vcs?

Tô batendo muita a kbça no cultivo e vcs vão me orientar com suas respostas.

isso é experiência adquirida tripado, parabéns até aqui.

Back