Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Eu quero saber - Faça suas perguntas aqui!

M

Mauricio

Visitante
Abri esse tópico para que vocês coloquem perguntas sobre o que querem saber sobre cultivo em geral.

Então as perguntas, ainda não discutidas, serão analisadas e faremos um resumo para postar aqui:
https://teonanacatl.org/threads/reiniciando-o-início.4869/#post-83545

Com o progresso teremos o tópico, do link acima, com todas as questões, assim é fácil apontá-lo para um membro novato que tiver as mesmas dúvidas.

A vantagem é não congestionar o forúm com perguntas repetidas, que quase sempre têem o caminho da lixeira.

Dúvidas ?
 
Senhores, uma dúvida em relação a essa última questão.
Existe algum problema em só furar o alumínio com a própria seringa no momento da inoculação?

Jah Bless!

não há problema, há vários métodos. Eu, particularmente, coloco só uma folha de alumínio, aperto ela nos copos (nao passo fita). Na hora de inocular, retiro a tampa, inoculo, e recoloco a tampa, passando agora a fita.
 
Olá Tupy,

primeiramente agradeço sua prestatividade. Só para confirmar se entendi, você utiliza então apenas uma folha e sem nenhum furo? No seu método a inoculação é feita sem tampa, injetando diretamente no bolo? Faz isso dentro de uma GB?

Se não há problema em furar com a própria seringa no momento da inoculação, qual o motivo do pessoal furar antes de ir para panela?

Abraços!
 
Olá Tupy,

primeiramente agradeço sua prestatividade. Só para confirmar se entendi, você utiliza então apenas uma folha e sem nenhum furo? No seu método a inoculação é feita sem tampa, injetando diretamente no bolo? Faz isso dentro de uma GB?

Isso, apenas uma folha, sem nenhum furo. Injeto os esporos diretamento no substrato (bolo), faço sim, dentro de uma glovebox.
 
Porra.. acho que deu merda pessoal!:poop:

Preparei o milho do jeitinho que o tupy explica... processo de 3 dias. Coloquei na panela de pressão apenas dois copos de 300ml (era o que cabia)!:sick:

Fiquei de 15 em 15 minutos a partir do momento que pegou pressão.. colocava o ouvido para tentar ouvir se os copos estavm batendo.. chequei com 45min e estava ok, então pensei que chegaria até o fim (1h) numa boa. Com uns 52min comecei a sentir um cheiro de quimado.. apaguei o fogo.. mas acho que deve ter secado a água e de alguma maneira queimado o pano de prato que coloquei no fundo para proteger.

:teo_seta_direita: Pergunta óbvia (no estilo fogueteiro do morro): deu ruim?

Deixei lá esfriando.. queria inocular amanhã...:fumar:
 
:teo_seta_direita: Pergunta óbvia (no estilo fogueteiro do morro): deu ruim?

Deixei lá esfriando.. queria inocular amanhã...:fumar:

Resposta óbvia: não temos cogumelo de cristal. O futuro é o mistério vivo, aguarde e descobrirá.

Na próxima, já sabe... Mais água!
 
Meu, a altura dos copos de 300ml é muito pequena, então, para ficar com água até a metade, você acaba colocando pouca, resultando nesse churasco aí.

Use potes de conserva, aqueles grandões, ou PF JARS (já varri o RS e o RJ inteiro e não achei esses benditos). Com uma altura maior, a água vai durar uma hora e ainda vai sobrar um pouquinho.
 
Porra.. acho que deu merda pessoal!:poop:

Preparei o milho do jeitinho que o tupy explica... processo de 3 dias. Coloquei na panela de pressão apenas dois copos de 300ml (era o que cabia)!:sick:

Fiquei de 15 em 15 minutos a partir do momento que pegou pressão.. colocava o ouvido para tentar ouvir se os copos estavm batendo.. chequei com 45min e estava ok, então pensei que chegaria até o fim (1h) numa boa. Com uns 52min comecei a sentir um cheiro de quimado.. apaguei o fogo.. mas acho que deve ter secado a água e de alguma maneira queimado o pano de prato que coloquei no fundo para proteger.

:teo_seta_direita: Pergunta óbvia (no estilo fogueteiro do morro): deu ruim?

Deixei lá esfriando.. queria inocular amanhã...:fumar:

Ou sua panela de pressão está escapando a pressão pelas laterais, reparou algo do tipo? Se estiver escapando pressão pelas laterais (problemas na borracha de vedação, tampa torta, etc) vai sair mais água (vapor) que o comum.
 
Ou sua panela de pressão está escapando a pressão pelas laterais, reparou algo do tipo? Se estiver escapando pressão pelas laterais (problemas na borracha de vedação, tampa torta, etc) vai sair mais água (vapor) que o comum.


Ou ele está deixando o fogo no máximo todo o tempo. Isso também provoca maior saída de vapor.
 
se queimou o pano que havia colocado com certeza a panela está toda preta e cheia de ´´crostas´´ por dentro também. falo por expêriencia própria... não com cultivo de cogumelos, mais em outra ocasião ja aconteceu isso comigo. abs
 
Bom eu sempre apanhei de várias formas das panelas de pressão, até que um dia eu guardei uma graninha e comprei uma igual a da foto abaixo, problemas resolvidos, ela é larga, alta e a tampa fexa por fora não precisa fazer akela manobra com a tampa e os copos pra conseguir fexar !



Ps: paguei 80 mangos !
panela pressao.jpg
 
Bom eu sempre apanhei de várias formas das panelas de pressão, até que um dia eu guardei uma graninha e comprei uma igual a da foto abaixo, problemas resolvidos, ela é larga, alta e a tampa fexa por fora não precisa fazer akela manobra com a tampa e os copos pra conseguir fexar !

View attachment 35461

Ps paguei 80 mangos !

é um investimento básico e necessário para cultivadores. :)
 
Ou sua panela de pressão está escapando a pressão pelas laterais, reparou algo do tipo? Se estiver escapando pressão pelas laterais (problemas na borracha de vedação, tampa torta, etc) vai sair mais água (vapor) que o comum.

É.. não tá não.. eu reparei! Acho que o problema foi mais por aqui:

Ou ele está deixando o fogo no máximo todo o tempo. Isso também provoca maior saída de vapor.

Eu até baixei o fogo um pouco depois que pegou pressão. Mas não muito. Poderia ter ajustado para o mínimo?

se queimou o pano que havia colocado com certeza a panela está toda preta e cheia de ´´crostas´´ por dentro também. falo por expêriencia própria... não com cultivo de cogumelos, mais em outra ocasião ja aconteceu isso comigo. abs

É.. estava.. rsrs.. mas passei um bombril e ficou tudo certo!

De qualquer forma, está decidido, vou seguir a sugestão do meu caro BrOkEnToY e comprar uma panela dessas. Viva o cartão de crédito!

De qualquer forma.. inoculei.. com cerca de 1,25ml por copo (divididos em 4 furos). Foi bom para poder aprender com alguns erros.. se estes copos vingarem vou fazer um bulk como descrito pelo tupy.

Com minha nova panela de pressão vou preparar substrato de arroz integral+vermiculita para preparar bolos.

Obrigado a todos. Fico muito feliz com a ajuda de vocês.
 
Eu até baixei o fogo um pouco depois que pegou pressão. Mas não muito. Poderia ter ajustado para o mínimo?


Se continuar a sair vapor de forma perceptível, sim.
 
Comprei uma panela de pressão de 7 litros.:p
Mas não deu para ser dessas que tem o travamento sem precisar enfiar a tampa primeiro.. estavam caras demais.. paguei R$90,00 nessa e assim dei um bom upgrade no meu material de cultivo.

Agora.. sem mais blá, blá, blá.. na explicação que eu li do tupy para esterilização do milho, ele faz a ressalva de que é muito importante secar bem o milho no final do processo, pois assim ajuda a acelerar a colonização.

Sequei bem, porém quando retirei os copos da panela de pressão, os mesmos estavam suados por dentro.. imaginei ser normal.. mas como não li nada a respeito, gostaria de confirmar: isso é normal? Se não for, o que deve ser feito?

Valeu!
 
Comprei uma panela de pressão de 7 litros.:p
Mas não deu para ser dessas que tem o travamento sem precisar enfiar a tampa primeiro.. estavam caras demais.. paguei R$90,00 nessa e assim dei um bom upgrade no meu material de cultivo.

Agora.. sem mais blá, blá, blá.. na explicação que eu li do tupy para esterilização do milho, ele faz a ressalva de que é muito importante secar bem o milho no final do processo, pois assim ajuda a acelerar a colonização.

Sequei bem, porém quando retirei os copos da panela de pressão, os mesmos estavam suados por dentro.. imaginei ser normal.. mas como não li nada a respeito, gostaria de confirmar: isso é normal? Se não for, o que deve ser feito?

Valeu!

é normal, eles vão secar, é umidade que vai ser "sugada" novamente pelo grão.
 
É normal os copos ficarem assim, é exatamente por isso que se deve secar mto bem o milho, pois ele já vai absorver essa umidade dos copos.
 
Então pessoal...

Hoje estão completando 8 dias que inoculei 2 copos maiores e 6 dias de inoculação de 2 copos menores.

Olhei a dois dias atrás e não havia nenhum sinal de micélio.:( Vou olhar hoje de novo e aí pergunto: caso ainda não perceba desenvolvimento de micélio devo esperar ainda mais? Lembro de ter lido que há esperança até uns 15 dias a partir da data de inoculação.. correto? Alguém sugeriria uma reinoculação?

Desde já, agradeço!:)
 
Então pessoal...

Hoje estão completando 8 dias que inoculei 2 copos maiores e 6 dias de inoculação de 2 copos menores.

Olhei a dois dias atrás e não havia nenhum sinal de micélio.:( Vou olhar hoje de novo e aí pergunto: caso ainda não perceba desenvolvimento de micélio devo esperar ainda mais? Lembro de ter lido que há esperança até uns 15 dias a partir da data de inoculação.. correto? Alguém sugeriria uma reinoculação?

Desde já, agradeço!:)

Se a temperatura não estiver no que pede os p. cubensis, vai demorar mesmo.
Re-inoculação, não aconselho, nunca deu derto, até onde eu sei, se alguém tiver um exemplo bem sucedido de re-inoculação, até gostaria de arquivar.
 
Então tupy... deixei dentro de uma gaveta e sempre verifico o termômetro. Tem variado de 25º à 30º... li que o ideal nesta fase seria 26º a 29º.. então não sei.

Mas quer dizer então que posso continuar tendo esperanças?
 
Back
Top