Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Eu quero saber - Faça suas perguntas aqui!

M

Mauricio

Visitante
Abri esse tópico para que vocês coloquem perguntas sobre o que querem saber sobre cultivo em geral.

Então as perguntas, ainda não discutidas, serão analisadas e faremos um resumo para postar aqui:
https://teonanacatl.org/threads/reiniciando-o-início.4869/#post-83545

Com o progresso teremos o tópico, do link acima, com todas as questões, assim é fácil apontá-lo para um membro novato que tiver as mesmas dúvidas.

A vantagem é não congestionar o forúm com perguntas repetidas, que quase sempre têem o caminho da lixeira.

Dúvidas ?
 
Eu comprei um organizador, tubo de pvc, anel de vedação, luva de jardinagem e luva cirúrgica para montar minha glove box. Estou procurando o post que explica a construção de uma glove box com esses materiais mas não estou achando. Alguém pode me ajudar a encontrar?

Vou montar a glove box e preparar minha seringa de esporos hoje. O carimbo não é grande, então gostaria de saber se raspar 50% dele para uma seringa de 20 ml é muito ou pouco!

Se esta proporção for correta, quantos copos de 300 ml posso inocular?

Fazendo 4 furos equidistantes, quantos ml inoculo em cada furo?

Desde já, obrigado!
 
Eu comprei um organizador, tubo de pvc, anel de vedação, luva de jardinagem e luva cirúrgica para montar minha glove box. Estou procurando o post que explica a construção de uma glove box com esses materiais mas não estou achando. Alguém pode me ajudar a encontrar?

Vou montar a glove box e preparar minha seringa de esporos hoje. O carimbo não é grande, então gostaria de saber se raspar 50% dele para uma seringa de 20 ml é muito ou pouco!

Se esta proporção for correta, quantos copos de 300 ml posso inocular?

Fazendo 4 furos equidistantes, quantos ml inoculo em cada furo?

Desde já, obrigado!

fleerer ,

Tente buscar por montagens de terrario, talvez você nao consiga achar EXATAMENTE com esses materiais, basta usar a criatividade baseando-se em outros exemplos que tem porai que da certo.

De uma pesquisada na biblioteca e na sessao terrarios do forum -> https://teonanacatl.org/forums/terrários.30/

Costrua o seu quando tenha dado uma boa lida em outros exemplos de montagem.
 
Se esta proporção for correta, quantos copos de 300 ml posso inocular?

Fazendo 4 furos equidistantes, quantos ml inoculo em cada furo?


A proporção está boa.

Inocule 0,25 ml por furo. Logo, 1 ml por pote. Então uma seringa de 20ml pode servir para inocular 20 potes.

Se tiver comprado duas ou mais seringas use uma para treinar. De início pode ser difícil inocular tão pouco como 0,25ml por furo. Porém essa quantidade é mais do suficiente para uma boa germinação e colonização do pote.
 
Cola um pedacinho de fita-isolante(vai ser onde vc vai furar com agulha para ñ rasgar o aluminio;)) inocula e manda outro pedacinho em cima pronto!...:)
 
poxa, eu fui preparar uma seringa hoje de tks, e quando abri o carimbo ele estava grudado e todo deformado, como se a pessoa tivesse fechado ele ainda molhado, como eu já tava no ato fiz a seringa assim mesmo. Tem algum problema do carimbo ter sido fechado ainda molhado?
 
eu tive uma idéia:
Se na hora de carimbar os cogumelos, ao invés de fazer o processo normal do papel alumínio e etc, você cortar o chapéu em vários pedaços (penso em 4 ou 6 dependendo do tamanho) e espetar alfinetes ou algo assim neles(na parte superior para facilitar a retirada depois) e por dentro de algo como tubos de ensaio, de preferência de 20ml~30ml dai os esporos já vão ficar prontos, só esperando você encher com água e puxar de volta e os tubos de ensaio geralmente vem com uma fechadura a vácuo, que por sinal é muito segura. Fazendo isso, passa a parte que pelo menos eu acho a mais chatinha da inoculação, que é a raspagem dos esporos.
ai você compra aquela água de copinho que é estéril e pronto, nem precisa esterelizar nada. e só pegar a seringa, encher com a agua do copo, por no tubo de ensaio e puxar de volta.

só fica mais difícil em relação a cartinha da próFungos né...

mas o que vocês acham da idéia?
 
Os esporos grudam no vidro do mesmo jeito que grudam no papel alumínio. Experiência própria.
 
Os esporos grudam no vidro do mesmo jeito que grudam no papel alumínio. Experiência própria.
mas independente de grudar, a questão é que eles já vão ficar guardados no mesmo local onde será usado para preparar a seringa. eles irão passar da "inercia" para a seringa, um processo a menos que geralmente é fator de contaminação que é sair do alumínio para um pote para depois ir para a seringa.
 
mas o que vocês acham da idéia?

Tosca! Complicando demais algo tão simples. Se você tem preguiça de fazer seringas, então faça CL ou não faça nada, apenas raspe os esporos dentro dos potes (assim como eu, muitos outros já tiveram sucesso dessa forma).

Princípio K.I.S.S. - Keep It Simple, Stupid!
 
o carim
eu tive uma idéia:
Se na hora de carimbar os cogumelos, ao invés de fazer o processo normal do papel alumínio e etc, você cortar o chapéu em vários pedaços (penso em 4 ou 6 dependendo do tamanho) e espetar alfinetes ou algo assim neles(na parte superior para facilitar a retirada depois) e por dentro de algo como tubos de ensaio, de preferência de 20ml~30ml dai os esporos já vão ficar prontos, só esperando você encher com água e puxar de volta e os tubos de ensaio geralmente vem com uma fechadura a vácuo, que por sinal é muito segura. Fazendo isso, passa a parte que pelo menos eu acho a mais chatinha da inoculação, que é a raspagem dos esporos.
ai você compra aquela água de copinho que é estéril e pronto, nem precisa esterelizar nada. e só pegar a seringa, encher com a agua do copo, por no tubo de ensaio e puxar de volta.

só fica mais difícil em relação a cartinha da próFungos né...

mas o que vocês acham da idéia?


eu pessoalmente acho mais viável o processo normal da seringa, porque se vc cortar o chapéu eem pedaços voçê não vai ter o carimbo puro. 100% . me corrigam se estou falando besteira. mais é que pensei na parte de cima do chapéu.
valeu
 
A maior vantagem que eu vejo em coletar esporos no vidro é que o mesmo é mais resistente à raspagem, visto que não rasga. Pois você vai ter que raspar, já que os esporos grudam do mesmo modo na superfície do material usado, tanto vidro como papel alumínio ou mesmo papel manteiga, se o carimbo estiver bem seco como deve ser.

Em potes rasos, que sempre usei para coletar esporos para uso próprio, é fácil raspar, pois a boca é larga e basta um colher de chá de metal esterilizada. Eu uso um chapéu inteiro e depois raspo só parte dos esporos, então não tenho a vantagem que você aponta.

Não sei é se vai ser assim tão simples raspar um tubo de ensaio fundo e boca fina. Se fizer a experiência conte como foi.
 
Se na hora de carimbar os cogumelos, ao invés de fazer o processo normal do papel alumínio e etc, você cortar o chapéu em vários pedaços (penso em 4 ou 6 dependendo do tamanho) e espetar alfinetes ou algo assim neles(na parte superior para facilitar a retirada depois) e por dentro de algo como tubos de ensaio, de preferência de 20ml~30ml dai os esporos já vão ficar prontos, só esperando você encher com água e puxar de volta e os tubos de ensaio geralmente vem com uma fechadura a vácuo,

:eek: Santo Cristo rapaz! Para que complicar tanto? Nada mais prazeroso do que fazer uma seringa de esporos!

Além disso, as chances de contaminação aumentariam consideravelmente, levando em conta uma maior área de contato com o ambiente externo que o tubo proporcionaria.
 
Eu comprei um organizador, tubo de pvc, anel de vedação, luva de jardinagem e luva cirúrgica para montar minha glove box. Estou procurando o post que explica a construção de uma glove box com esses materiais mas não estou achando. Alguém pode me ajudar a encontrar?

Vou montar a glove box e preparar minha seringa de esporos hoje. O carimbo não é grande, então gostaria de saber se raspar 50% dele para uma seringa de 20 ml é muito ou pouco!

Se esta proporção for correta, quantos copos de 300 ml posso inocular?

Fazendo 4 furos equidistantes, quantos ml inoculo em cada furo?

Desde já, obrigado!
@fleerer
Postado por tupy
https://teonanacatl.org/threads/glovebox-como-construir.6463/
 
A maior vantagem que eu vejo em coletar esporos no vidro é que o mesmo é mais resistente à raspagem, visto que não rasga. Pois você vai ter que raspar, já que os esporos grudam do mesmo modo na superfície do material usado, tanto vidro como papel alumínio ou mesmo papel manteiga, se o carimbo estiver bem seco como deve ser.

Em potes rasos, que sempre usei para coletar esporos para uso próprio, é fácil raspar, pois a boca é larga e basta um colher de chá de metal esterilizada. Eu uso um chapéu inteiro e depois raspo só parte dos esporos, então não tenho a vantagem que você aponta.

Não sei é se vai ser assim tão simples raspar um tubo de ensaio fundo e boca fina. Se fizer a experiência conte como foi.


vou testar depois pra ver, mas eu não prentendo raspar o tubo. por isso vou cortar o chápeu em pedaços, para eles carimbarem somente o necessário para uma seringa de 20ml, ou seja 1/4 do print. dai basta encher o tubo com água e repor na seringa. Vou começar um cultivo para mostrar. depois posto o diário, se der certo claro =]
 
Aí galera.. uma dúvida pontual do meu processo de esterilização do substrato na panela de pressão...:cautious:

Como não tenho um suporte (ou um escorredor de macarrão) para apoiar os copos e, assim, poder pôr mais água, forrarei um pano de prato no fundo. Confirmando: desta forma, ponho água até que o nível chegue à metade dos copos?

Mas, o que realmente fiquei na dúvida é: cubrirei os copos com papel alumínio.. 3 folhas. Em alguns relatos, li que fazem furos no papel alumínio. Em outros, li que apenas não prendê-los com fita crepe nesta etapa já seria o suficiente. Então.. pergunto.. o que faço? Coloco as 3 folhas e faça 4 furos antes de colocá-los na panela, ou apenas cubro com papel alumínio, sem vedar e sem fazer os furos.:huh:

Depois desta etapa darei proseguimento ao meu diário... :geek:

Abs a todos!
 
:teo_seta_direita: Coloca três folhas, e dá só uma apertadinha de leve. Coloque na panela com água até a metade dos copos, dependendo do tamanho da sua panela é claro.

:teo_seta_direita: Quando tirar da panela, aperta bem com as mãos e tudo o mais esterilizado, passando uma fita para prender tudo. Tá pronto.
 
Na verdade funciona das duas formas, veja qual vc se adapta melhor, eu por exemplo já testei as 2 e prefiro prender o papel alumínio com fita isolante (marca tigre ou semelhante, se for de marca ruim ela descola dentro da panela por causa do calor) e faço 3 furos com a ponta de uma caneta no alumínio, depois quando eu for tirar da panela de pressão fecho os furos com fita isolante e ta pronto. Só tem que tomar o cuidado de abrir a panela dentro de uma glovebox ou na tampa do forno, nos meus primeiros cultivos, quando ainda não tinha uma GB, eu sempre fiz na tampa do forno e deu certo.
VLW
 
Senhores, uma dúvida em relação a essa última questão.
Existe algum problema em só furar o alumínio com a própria seringa no momento da inoculação?

Jah Bless!
 
Back
Top