Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Eu quero saber - Faça suas perguntas aqui!

M

Mauricio

Visitante
Abri esse tópico para que vocês coloquem perguntas sobre o que querem saber sobre cultivo em geral.

Então as perguntas, ainda não discutidas, serão analisadas e faremos um resumo para postar aqui:
https://teonanacatl.org/threads/reiniciando-o-início.4869/#post-83545

Com o progresso teremos o tópico, do link acima, com todas as questões, assim é fácil apontá-lo para um membro novato que tiver as mesmas dúvidas.

A vantagem é não congestionar o forúm com perguntas repetidas, que quase sempre têem o caminho da lixeira.

Dúvidas ?
 
Que eu saiba a lã acrílica/perlon tb não vãi filtrar microrganismos. Ambos atuam como filtro mas a nível macroscópico, contra fuligem, poeira, insetos etc.
Quanto a técnica, o recomendado para os iniciantes realmente é a Pf Tek, mas se tiver espaço no seu terrário nada impede de montar um casing tb. VLW
 
Eu iniciei com casings, meus primeiros cultivos foram em casing... não considero uma técnica complicada, consegui frutificar meus casings sem bomba nem nada, só botei eles numa caixa de isopor grande, água e perlita no fundo, depois tampei com um pedaço de vidro transparente e frutificou, com trocas de ar manuais.

Respeito a opinião de quem recomenda Pf Tek, pois é uma ótima técnica também, mas eu considero cultivo em balde muito mais simples.

Se você tiver muitos copos Moe, creio que não custa nada tentar mais de uma técnica.

Boa sorte no cultivo!

:)
 
Concordo com vc MangueBeat quando diz que o cultivo em balde é prático e eficiente, porém temos que lembrar que devido a sazonalidade do Brasil, existem regiões com climas extremos, nestes locais só é possivel cultivar com baldes em determinadas épocas do ano, devido a variação térmica.
VLW
 
Prezados,

faltam pouquíssimos itens para fechar minha checklist de produtos necessários.
Como dito uns posts atrás, inicialmente iria fazer um terrário com meu umidificador acoplado, porém ao estudar mais e ler opiniões dos colegas, vi que talvez seja melhor para o primeiro cultivo um terrário com argila expandida + bomba aquário.

Ao pesquisar sobre bombas de aquário, vi colegas dizendo que a bomba deve ser para um aquário com o dobro de volume (minha caixa organizadora é de 36L). Vi em um post do amigo Mortandello, ele comentar que a bombinha com mangueiras e pedras porosas não sai nem R$20,00. Porém em minhas pesquisas, só achei bombas de aquário para este tamanho na faixa de R$70,00. As mais baratas pelo que vi, são bombinhas submersas.

A pergunta é: eu estou pesquisando como 'bomba para aquário', este é de fato o termo correto para descrever o equipamento? Compressor de ar para aquário seria a mesma coisa? Pelo que vi nos terrários dos colegas, o aparelho fica do lado de fora do aquário, aparentando ser como este:
http://produto.mercadolivre.com.br/...-ar-para-aquario-cx1000-100v-bomba-de-ar--_JM

A medida destes compressores é em x litros de ar / minuto. Quantos L/m seriam necessários para uma caixa de 36L?

Abraços a todos,

Jah Bless!
 
O aparelho a ser usado é este mesmo, ele fica do lado de fora do terrário, dentro do terrário ficam sómente a mangueira e a pedra porosa (para evitar a contaminação vinda do ar coloque 1 colher de chá de água sanitária junto a água onde esta a argila expandida). Quanto a potencia da bombinha eu não poderei te ajudar, pois quando montei o meu eu fui até uma loja de aquários e pedi uma bombinha para 100l (meu terrário tem aproximadamente 60l) aqui sempre funcionou bem.
Obs: paguei 35 reais na bombinha !
 
Estou atento a conversa sobre montagem do terrário pois espero que esta seja minha preocupação em breve.:sneaky:

Porém minhas strains chegaram de Manaus hoje :) e estou com algumas dúvidas :question:. Chegaram dois carimbos... um Colorado datado de 11/2010... e um TKSSS sem data. Li por aqui que, não sei porque, que a TKSSS é strain 'do momento'.

Então, as dúvidas:
i) 11/2010, não é muito tempo para um carimbo estar guardado?
ii) Faço seringas de esporos com as duas na mesma tentativa de cultivo? Ou faço seringas com uma de cada vez?
iii) Se for para fazer com uma de cada vez, onde é o melhor local para guardar a outra??

IMG_0572.JPG

Uma dúvida com relação à colheita: a base, obviamente, sai com bastante terra... antes de ingeri-los, ou de iniciarem o processo de secagem, vocês apenas lavam essa base ou a cortam????

Agradeço se puderem me ajudar.

Abs a todos!
 
i) 11/2010, não é muito tempo para um carimbo estar guardado?
ii) Faço seringas de esporos com as duas na mesma tentativa de cultivo? Ou faço seringas com uma de cada vez?
iii) Se for para fazer com uma de cada vez, onde é o melhor local para guardar a outra??

Uma dúvida com relação à colheita: a base, obviamente, sai com bastante terra... antes de ingeri-los, ou de iniciarem o processo de secagem, vocês apenas lavam essa base ou a cortam????

i) não é. Faça uma cultura líquida, que eu recomendo até para carimbos novos.
ii) se fizer uma seringa de esporos, logo tem que usar, não pode guardar.
iii) não guarda-se

eu corto sutilmente a base com um estilhete ou lâmina cirúrgica que é estéril. Separando assim a vermiculita do fruto que você vai estudar.
 
Beleza.. essa semana foi dureza.. várias badzinhas para resolver.. mas neste próximo fds terá um feriado e vou ter tempo para iniciar o meu primeiro cultivo. Montar minha glovebox, fazer seringa de esporos com parte de um carimbo e uma cultura líquida com parte do outro, como Tupy sugeriu.

eu limpo com um pincel duro e ja era.
vermiculita eh limpinha perto dos coguzao quase podre de bosta de vaca qu eeu peguei no passado.

Acho que vou fazer isso também.. fico pensando que é um pedaço considerável sendo descartado... tomara que não dê um revertério estomacal.. rsrsrs...

Mais uma coisa.. estava pensando em inocular as duas strains.. depois tem algum problema elas co-habitarem em um terrário?

Valeu a todos pela ajuda.. estou ansioso para chegar o fds logo e pôr em prática o que venho estudando. Com a ajuda de vocês e persistência eu chego lá!
 
cogumelos de kits nao sao confiaveism vc pode espalhar uma falsa strain por ai e colocar todo um trabalho a perder...

Não tchescko, eu recebi duas strains da PróFungos (Colorado e TKSSS).. são delas que estava falando. Apesar de ter intenção de carimbar o que tenho aqui também.. não faria minha primeira tentativa com as mesmas.

É porque imagino emanar uma energia não muito boa de algo que foi vendido.. como ainda não tenho muita confiança, não quero deixar brechas... mas um dia ainda tentarei inoculá-los também. Me pareceram bem sadios... o que acham?

IMG_0571.JPG

Porém, na minha opinião, não vejo problema algum. Nos meus cultivos, sempre são duas strains por terrário. Mas é importante tomar cuidado para não deixar esporular demais, ou misturar os carimbos durante a sua confecção.

Se vocês estão dizendo.. tá tranquilo.. vou acabar 'mixando' também. Mas acho que para essa primeira vez não vou dar passos largos.. vou abrir os processos para uma só. De qualquer forma.. valeu!
 
uma dúvida sobre os carimbos: os cuidados que devo ter com eles é a nível inoculação ou montagem de casing? em relação a asspessia entendem?

por que na hora de uma inoculação tudo tem que estár estéril. mas na montagem de casings tudo tem que estár limpo.

eu sei que é uma dúvida besta, mas é um pouco de paranóia minha, e eu não queria ter trabalho extra desnecessário.

abraços.
 
Acho que pelo que sei até o momento, em relação a asspessia, ela é extremamente fundamental em qualquer parte do processo. ainda mais se tratando do carimbo.
abraço
 
por que eu vi algumas fotos no forum que as carimbadas foram feitas sem ser em uma glovebox. mas ai acho que só vai influenciar em ter sucesso ou não com o carimbo. por que de qualquer forma o cogumelo entra em contato com o ar livre antes de ser carimbado, até mesmo o terrário não é estéril.
 
por que eu vi algumas fotos no forum que as carimbadas foram feitas sem ser em uma glovebox. mas ai acho que só vai influenciar em ter sucesso ou não com o carimbo. por que de qualquer forma o cogumelo entra em contato com o ar livre antes de ser carimbado, até mesmo o terrário não é estéril.

Mantenha o foco em um trabalho "limpo", não manuseie o cogumelo com as mãos, use luvas, máscara e touca.

segue algumas dicas importantes:
https://teonanacatl.org/threads/produção-de-carimbos-de-esporos.6003/
https://teonanacatl.org/threads/segurança-com-seus-carimbos.1906/
 
Back
Top