Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Eu quero saber - Faça suas perguntas aqui!

M

Mauricio

Visitante
Abri esse tópico para que vocês coloquem perguntas sobre o que querem saber sobre cultivo em geral.

Então as perguntas, ainda não discutidas, serão analisadas e faremos um resumo para postar aqui:
https://teonanacatl.org/threads/reiniciando-o-início.4869/#post-83545

Com o progresso teremos o tópico, do link acima, com todas as questões, assim é fácil apontá-lo para um membro novato que tiver as mesmas dúvidas.

A vantagem é não congestionar o forúm com perguntas repetidas, que quase sempre têem o caminho da lixeira.

Dúvidas ?
 
pessoal, o fato de fazer um cultivo no balde e ficar tendo que levantar a "tampa" para poder abanar, não torna os carimbos destes cogumelos contaminados, já que estou abanando com o ar ambiente? e qual a diferença disso e de por uma bombinha de aquário direto?

Balde é justamente pra não passar tanto trabalho, pra deixar os cogumelos se virarem sozinhos ali e você poder relaxar mais. Não tem necessidade dessa bombinha de aquário, e se fizer uns furos e tampar com micropore, nao precisar nem abrir para abanar. Falo isso pelos minhas experiências com balde. Adoro trabalhar com balde no inverno.

Sobre os carimbos proveniente dai contaminarem ou não. É bem relativo.
Já cultivei de carimbos provenientes de balde e não contaminou em nada.
Acredito que um carimbo feito de maneira bem higienizada, bastante assepsia, não há muitos riscos, porque também não há do que bacterias se alimentarem de esporos e alumínio. Até onde eu sei, pelo menos, se alguém tiver algum material que indique esse fato, gostaria de aprender.



tenho uma teoria, gostaria que vocês confirmassem se é possivell ou não:
se eu manter o cultivo em uma temperatura de 27~29° para frutificação e ir prosseguindo assim, os cogumelos futuros de carimbos deste cultivo serão mais tolerantes a calor e irão produzir flushs maiores? estou seguindo a linha de raciocinio pela lei da seleção natural e domesticação. Não sei se falei besteira (provavelmente devo ter falado) mas o que vocês acham?

Daria uma bela tese de biologia. E pelo que eu sei, é um tema em aberto.
 
tenho uma teoria, gostaria que vocês confirmassem se é possivell ou não:
se eu manter o cultivo em uma temperatura de 27~29° para frutificação e ir prosseguindo assim, os cogumelos futuros de carimbos deste cultivo serão mais tolerantes a calor e irão produzir flushs maiores? estou seguindo a linha de raciocinio pela lei da seleção natural e domesticação. Não sei se falei besteira (provavelmente devo ter falado) mas o que vocês acham?
Funciona exatamente assim.
carimbos dos seus cultivos serao mais bem adaptados ao seu meio do que os carimbos vindos de outros cultivadores.
Pesquise tambem sobre ISOLAMENTOS, cultura em graos, cultura liquida e vai ae programando o fungo pra atender melhor sua situacao.
 
Balde é justamente pra não passar tanto trabalho, pra deixar os cogumelos se virarem sozinhos ali e você poder relaxar mais. Não tem necessidade dessa bombinha de aquário, e se fizer uns furos e tampar com micropore, nao precisar nem abrir para abanar. Falo isso pelos minhas experiências com balde. Adoro trabalhar com balde no inverno.
Daria uma bela tese de biologia. E pelo que eu sei, é um tema em aberto.

Eu fico preocupado em relação ao balde por que quando vou abanar sobe uma massa quente, então acho que no meu caso seria sempre necessário abrir o balde para abanar pois tira o "mormaço" que fica dentro do balde.

Funciona exatamente assim.
carimbos dos seus cultivos serao mais bem adaptados ao seu meio do que os carimbos vindos de outros cultivadores.
Pesquise tambem sobre ISOLAMENTOS, cultura em graos, cultura liquida e vai ae programando o fungo pra atender melhor sua situacao.
ok, vou pesquisar mais!
 
Eu fico preocupado em relação ao balde por que quando vou abanar sobe uma massa quente, então acho que no meu caso seria sempre necessário abrir o balde para abanar pois tira o "mormaço" que fica dentro do balde.

!


Voçê disse que quando abana sobe aquele mormaço quente,voçê costuma frutificar seus cogus em temperaturas de 27° a 29°, se for sim.Qualé a strain? e se possivel coloque fotos dos cogumelos.
 
Ae Entmelos meu mono também saiu um `mormaço´ já cheguei medir 30 graus dentro dele oq eu fiz?


Simples parte mais quente do dia coloco uma bacia maior em baixo(com agua e uma garrafa de 600 ml congelada)

,seu balde em cima e pronto seu `mormaço´ vai amenizar muito:)....eu deixo o termometro em cima do mono quando ele chega a 22, 23 graus suponho eu que o mono vai estar uns 25, 26

Meu primeiro flush frutificou no mormaço a 28 graus tranquilo, a pinagem foi até mais rapida com essa temperatura!
 
Na minha opinião estão complicando demais a coisa.

A frutificação tem os seus parâmetros, se seguí-los, terá melhores resultados, mas se fugir deles, nada impede de ter sucesso também.
 
Na minha opinião estão complicando demais a coisa.

A frutificação tem os seus parâmetros, se seguí-los, terá melhores resultados, mas se fugir deles, nada impede de ter sucesso também.


Sim. Algumas raças, por exemplo, frutificam mesmo em temperaturas bem acima do recomendado.

Já consegui frutificar Matias Romero até no verão carioca, sem grandes aparatos, apenas deixando o terrário em um lugar fresco da casa.

Mas pode dar errado também.
 
Voçê disse que quando abana sobe aquele mormaço quente,voçê costuma frutificar seus cogus em temperaturas de 27° a 29°, se for sim.Qualé a strain? e se possivel coloque fotos dos cogumelos.

Ae Entmelos meu mono também saiu um `mormaço´ já cheguei medir 30 graus dentro dele oq eu fiz?


Simples parte mais quente do dia coloco uma bacia maior em baixo(com agua e uma garrafa de 600 ml congelada)

,seu balde em cima e pronto seu `mormaço´ vai amenizar muito:)....eu deixo o termometro em cima do mono quando ele chega a 22, 23 graus suponho eu que o mono vai estar uns 25, 26

Meu primeiro flush frutificou no mormaço a 28 graus tranquilo, a pinagem foi até mais rapida com essa temperatura!

Deem uma olhadinha no meu diário de cultivo, começaram agora os pins desse cultivo. https://teonanacatl.org/threads/cambodian-só-com-alpiste.7034/#post-102603

Se alguém tiver uma sujestão para o meu problema em relação a temperatura será muito bem vinda.
 
Coloquei a sugestão lá, a solução são as garrafas mesmo,mas se voçê tiver sempre flush's lindos com temperatura de 27° a 29° graus,então,esqueçe as garrafinhas.
 
eu acho que o melhor no meu caso seria procurar strains mais adaptáveis ao calor mesmo, como as mexicanas por ex.. li que a MDK é bem adaptável a condições adversas.
 
eu acho que o melhor no meu caso seria procurar strains mais adaptáveis ao calor mesmo, como as mexicanas por ex.. li que a MDK é bem adaptável a condições adversas.

Não sei pessoal, eu vejo que isso ai, fica tudo no campo da teoria mesmo. Não é regra.

Por exemplo, eu tenho um cultivo de MDK aqui no Sul que não está frutificando a 29ºC
Enquanto meu amigo tem um cutlivo de MDK no Norte que está frutificando a 29ºC

E ai José?
 
Não sei pessoal, eu vejo que isso ai, fica tudo no campo da teoria mesmo. Não é regra.

Por exemplo, eu tenho um cultivo de MDK aqui no Sul que não está frutificando a 29ºC
Enquanto meu amigo tem um cutlivo de MDK no Norte que está frutificando a 29ºC

E ai José?

Mas ai depende de como você e ele estão fazendo.
você deixa a temperatura em 29° para frutificar?
 


Mas ai depende de como você e ele estão fazendo.
você deixa a temperatura em 29° para frutificar?

Pode até ser, mas nem sempre vai ser, entende?
É ai que eu quero chegar, a umidade pode estar batendo a mesma lá e aqui. E, mesmo assim,
um pode ter resultados e o outro não. Todos com os parâmetros iguais. E acontece, pode escrever.
EU, não entendo mais somente como parametros físicos, químicos e biológicos.
Já viram uma foto kirlian de um cogumelo? Ele tem um campo bioeletromagnético, assim como as plantas,
ou energia vital, como queiram chamar. Então, tem sim, muito mais "parâmetros" atuando em um cultivo
do que somente, temperatura, humidade, etc.
 
Carimbando alguns cogumelos percebi que alguns ficaram meio molhados, dei uma lida por aqui e alguem disse para por silica na hora que estiver carimbando. Mas a silica não vai dessecar e matar os esporos?
 
Os esporos são bem resistentes à falta de umidade.

É até um fator de conservação guardá-los em um lugar bem seco.
 
Back
Top