Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

• Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Eu quero saber - Faça suas perguntas aqui!

M

Mauricio

Visitante
Abri esse tópico para que vocês coloquem perguntas sobre o que querem saber sobre cultivo em geral.

Então as perguntas, ainda não discutidas, serão analisadas e faremos um resumo para postar aqui:
https://teonanacatl.org/threads/reiniciando-o-início.4869/#post-83545

Com o progresso teremos o tópico, do link acima, com todas as questões, assim é fácil apontá-lo para um membro novato que tiver as mesmas dúvidas.

A vantagem é não congestionar o forúm com perguntas repetidas, que quase sempre têem o caminho da lixeira.

Dúvidas ?

eu pedi pra comprarem argila pra mim, e a figura comprou meio saco daqueles de batata, acho que tinha uns 10kg. Se fosse vermiculita era limpeza, mas o que eu faço com 10kg de argila expandida? kkkkkkkkkkkkk

... o que eu faço com 10kg de argila expandida? kkkkkkkkkkkkk

Tem vasos de planta na sua casa? Joga em cima, faz uma camada, suficiente para cobrir a terra. Diminui a temperatura do solo, evitando que seque muito rápido. :)

Sem dúvida, Rain
Porém não encontrei o que procurava.

Busque direito @Hendrixdude, duvido que vc leu a biblioteca inteira.

Pessoal, só pra lembrar que esse post não é nenhuma especie de helpdesk. Por favor, LEIAM a biblioteca/diario de cultivos/glossário. Não venham dizer que ja leram a biblioteca e não acharam a resposta, pois sei muito bem o que está e o que não está na biblioteca quando a pergunta é basica.

Li em algum lugar neste site sobre limpeza do terrário 1 vez por semana. Poderiam informar o que quer dizer limpar o terráro ( o que se deveria levar em consideração)? E se ele está com bolos que ainda não frutificaram? Como fazer essa limpeza? Precisa tirar os bolos? Colocá-los onde? Trocar a água? Limpar as paredes? Com alcool ou o quê? Se houver algum post com esses detalhes... seria legal a informação.

No meu primeiro cultivo (na parte de produção dos bolos) ocorreu a saída do micélio pelos furinhos do papel alumínio e formou um véu em torno do copo. Não era contaminação pois rendeu inclusive muitos cogumelos.
Infelizmente não tirei fotos.
Alguém sabe explicar?

Li em algum lugar neste site sobre limpeza do terrário 1 vez por semana. Poderiam informar o que quer dizer limpar o terráro ( o que se deveria levar em consideração)? E se ele está com bolos que ainda não frutificaram? Como fazer essa limpeza? Precisa tirar os bolos? Colocá-los onde? Trocar a água? Limpar as paredes? Com alcool ou o quê? Se houver algum post com esses detalhes... seria legal a informação.
pode limpar apos os flushs enquanto da um dunk ou algo assim

No meu primeiro cultivo (na parte de produção dos bolos) ocorreu a saída do micélio pelos furinhos do papel alumínio e formou um véu em torno do copo. Não era contaminação pois rendeu inclusive muitos cogumelos.
Infelizmente não tirei fotos.
Alguém sabe explicar?
normal

se o terrario ficar fechado nao precisa tanta paronoia com limpeza nao,quando estou frutificando em terrario ,limpo uma vez por mes... geralmente e suficiente a nao ser que os cogus tenham esporulado pra todo lado...

se o terrario ficar fechado nao precisa tanta paronoia com limpeza nao,quando estou frutificando em terrario ,limpo uma vez por mes... geralmente e suficiente a nao ser que os cogus tenham esporulado pra todo lado...
ok. Era mais ou menos isso q estava achando. Mas quando vi a colocação, como citei (num post), quis fazer uma checagem e ver o que os veteranos entendiam sobre essa questão de limpeza do terrário.

Eu quero saber se aveia de passaros pode ser usada para um spawn?
e se tem que ser no mesmo esquema do milho?

Obrigado....
Abraços....

Eu quero saber se aveia de passaros pode ser usada para um spawn?
e se tem que ser no mesmo esquema do milho?

Obrigado....
Abraços....

toda essa infromacao vc pode achar na base de dados do forum facil facil, tem tudo repondido lá. Ai vai uns exemplos de 20 segundos de busca:

https://teonanacatl.org/threads/que-tipos-de-grãos-eu-posso-usar.136/#post-960

https://teonanacatl.org/threads/qua...eparar-grãos-para-o-cultivo-de-cogumelos.135/

https://teonanacatl.org/threads/quais-as-melhores-receitas-de-grãos-para-as-diferentes-espécies.134/

Tente usar o buscador com mais paciência, procure por palavras chaves do tipo "aveia de passaros", "sementes" "graos" etc.

E aí Folks!
Apareceu um pequeno ponto avermelhado, muito pequeno mesmo (só olhando com muita atenção pra notar) em dois dos meus bolos de FAI, seria essa porra o terrível Lipstick? Foda é que estavam em torno dos 60% de colonização :/ Aconteceu com alguém aí esse pontinho vermelho?É comum? (creio que não, mas.. vai saber)

Apareceu um pequeno ponto avermelhado, muito pequeno mesmo (só olhando com muita atenção pra notar) em dois dos meus bolos de FAI ...
Cara, usa a lógica. Se você que está aí na frente do bolo tem que olhar com muita atenção para notar o tal ponto vermelho, imagina pra quem está do outro lado da tela. Surreal, não? :confused:

Edita o seu post e adiciona alguma foto em macro, ou espera algum membro paranormal se manifestar, quem sabe ele possa lhe ajudar melhor.

Algum membro X-Men por aí? o_O

Olá pessoal. Espero não tomar nenhuma porrada, hehe. E se estiver no lugar errado, desculpa aí.

Estou ensaiando iniciar meu primeiro cultivo.

Não é bem o primeiro, porque já utilizei um dos "malditos" kits. Sei de todos os contras dos kits, e tudo mais, sei que "joguei dinheiro fora", etc, etc... mas deixa isso pra lá. Bola pra frente agora.

Estou há alguns meses lendo o fórum diariamente e aos poucos estou me acostumando com os termos e as técnicas. Os novatos como eu devem ficar meio perdidos por tanta informação, e às vezes as técnicas se misturam no pensamento... mas acho que tem que ir lendo mesmo até que chega uma hora que as coisas vão fazendo sentido.

Tive o primeiro fluxo do kit e tirei alguns carimbos para então iniciar mesmo um cultivo "decente". Segui o passo-a-passo do post do Mauricio, as 12 horas, higiene do ambiente, etc, só "pulei" a questão do ar-condicionado, porque não tenho. Única coisa estranha: o print ficou muito claro. Nas fotos do Mauricio eles aparecem bem escuros. Será que errei na época da colheita? Quando colhi já tinha abrido o chapéu e muitos esporos cairam no talo (ele ficou meio roxo na parte de cima, até o anel)... ou será que o strain (B+) produz pouco esporo? Como estava muito claro não arrisquei tirar mais de um print por chapéu e botei tudo para secar.

Para secar os cogumelos fiz um tunel de vento com um coler "fodão" que um colega me arrumou e agora estão lá terminando de secar com sílica. Deixei terminando de secar em uma caixinha de isopor daquelas de sorvete embalada por um ziplock e um punhado de silica laranja dentro de um coador de café para ficar como uma "almofada" de sílica, sem contato direto. Os prints também deixei com um pouco de sílica no isopor e na geladeira. Fiz alguma besteira?

Mesmo com o kit preparei um terrário e abandonei as "sacolinhas" com clips. O primeiro terrário permitiu dar o primeiro fluxo, mas em última instância foi um fracasso: usei caixa de isopor e não estava segurando a água. Resultado: tive que colocar um plástico embaixo e periódicamente completar de água o terrário e jogar fora a água que vazava. Segurei as coisas desse jeito até terminar o primeiro fluxo.

Depois fiz o segundo, que estou experimentando desde ontem e parece que está legal, mantendo a temperatura e umidade nos 26.4º e 92% respectivamente.

Estou mandando as fotos do túnel de vento e do segundo terrário (não o de isopor) - não consegui subir pelo site, então tá em servidor externo.

Agora tenho o seguinte: um terrário funcional, carimbos, seringa sem uso, um pote de maionese com furos (que vai facilitar enfiar a seringa para inoculação), vermiculita e farinha de arroz e pretendo fazer a primeira inoculação. Minha dúvida é o seguinte: no kit eles mandam dois potes, o que está com o micélio colonizado e um com uma terra esterelizada, para fazer o casing. No entanto farinha de arroz com vermiculita é para fazer um bolo que não exige casing, correto? Supondo que eu faça a inoculação, não tenha contaminações, etc, na hora de tirar o bolo do pote de maionese, vou poder "quebrar" o micélio como foi feito com o bolo do kit? Ou vou mesmo precisar de um copo de boca larga para tirar o bolo inteirinho? É que vejo em muitos cultivos o bolo inteiro... no entanto gostei da idéia do pote de maionese com furos, porque dá pra deixar esterelizando na panela de pressão com a tampa só cobrindo, sem fechar, e aí quando tirar dá para fechar rapidinho o pote e incular pelos furos, e depois tampar com silvertape só os furos de uma superfície dura (tampa) e não mole como o papel alumínio...

Grana gasta até o momento (tá saindo caro - o que ferra mesmo são os fretes das coisas que se compra pela Internet):

Kit R$ 75 (ow shiiit)

Terrário 1
Caixa de isopor 37 litros: R$ 24 =====> dinheiro jogado fora
Vidro para colocar na parte de cima da caixa de isopor: R$ 15 =====> dinheiro jogado fora
Argila expandida (6kg): R$ 5
Cooler para terrário: R$ 22
Tela de mosquito: R$ 0 - já tinha
Filtro de aquário (para colocar junto com a tela de mosquito e filtrar): R$ 1
Termostato com aquecedor: R$ 0 - investimento de outro colega, apostando no sucesso do cultivo e uma boa viagem :p
Estilete: R$ 8

Terrário 2 (reaproveitei várias coisas do primeiro)
Caixa organizadora 30 litros: R$ 42
Parafusos/porcas para prender termohigrometro e coolers: R$ 10
Termohigrometro: R$ 48
Silvertape para prender algumas coisas, como telas, tampar furos, etc: R$ 6

Agora não está mais transparente esse lado, coloque um papel grudado com papel alumínio para refletir a luz nos lados e segurar um pouco a temperatura - a garrafa pet com termostato tem q ficar meio tombada pq não cabe em pé - mas está bem segura, bem estável
indisp.png

Respirador do terrário com um sanduíche de tela de mosquito com filtro de aquário - colado com silvertape - o gato lá no fundo estava prestando muita atenção e esperando sua dose de erva-do-gato
indisp.png

Abri um buraco para passar os fios do termohigrometro e termostato - vedei a área com silvertape por dentro e por fora
indisp.png

Coler com uma camada de tela e filtro para aquário - failed nisso - a camada de filtro para aquário está muito grossa e ele não está expelindo pouco ar - vou arrumar isso depois - o cooler está preso por parafusos e também segura a tela por dentro - passei uma silvertape para vedar a tela por dentro, fazendo uma "almofada"
indisp.png

Botei um parafuso para segurar o termohigrometro - aqueles fios estão pra fora, apesar de parecer que está dentro
indisp.png

Secagem
Cooler grande para tunel de vento: R$ 0 - investimento de outro colega, apostando no sucesso :p
PVC: R$ 0 - tem muita gente investindo mesmo
Sílica laranja 500g: R$ 15
Ziplock: R$ 0 - já tinha
Caixa de isopor de sorvete para armazenar colheitas e prints: R$ 0 - já tinha
Balança de precisão: R$ 18

O trambolho
indisp.png

Isopor que sobrou quando cortei a tampa do primeiro terrário, coloquei uma rede de mosquito para os cogumelos não voarem pra fora quando ligar - a rede amarela veio numas frutas e é só pra facilitar colocar todos cogumelos de uma vez só
indisp.png

Fiz quatro cortes no pvc e coloquei no fogo para abrir ele como se fosse um quadrado - depois furei com uma furadeira e prendi a base do cooler no pvc com uns parafusos
indisp.png

Entre o cooler e o pvc coloquei uma rede de mosquito para não voar pêlo de gato nos cogumelos que estão secando
indisp.png

Peguei o resto do isopor que sobrou para fazer dois andares de secagem, pena que o primeiro fluxo foi fraco...
indisp.png

Carimbos e afins
Papel alumínio: R$ 0 - já tinha
Solicitação de print profungos: R$ 10

Olá rodrigues!

Sim, os kits são meio problemáticos, tanto na questão monetária quanto na de "afeição" pelos fungos.

Bom, o terrário está ficando bem legal! Você pode até abrir um Diário de Cultivo, quando tiver seus próprios bolos/casings! Já que tem todo o material, é só começar. Você pode utilizar sempre a Biblioteca e a Wiki para sanar suas dúvidas! A maioria delas já está esclarecida!

Boa sorte!

E aí Folks!
Apareceu um pequeno ponto avermelhado, muito pequeno mesmo (só olhando com muita atenção pra notar) em dois dos meus bolos de FAI, seria essa porra o terrível Lipstick? Foda é que estavam em torno dos 60% de colonização :/ Aconteceu com alguém aí esse pontinho vermelho?É comum? (creio que não, mas.. vai saber)

Simples!

Espera dois dias...se o ponto vermelho aumentar pode ter certeza que é contaminação
Ta ligado aquela secreção amarela que o micélio solta de vez em quando?( o xixi e tal) esse vermelhão aí pode ser ele dando um barrigão!, mas se não for,não tem mistério cara.Qualquer coloração colorida nos copos é algum tipo de contaminação.

Substrato com farinha de arroz: vi alguém comentando que com um substrato de farinha de arroz houve perda de potência nos cubensis. Acho que o problema é que era arroz branco e não integral.

Isso procede? Ou podem ter sido outros fatores, como perda natural de potência pelo tempo?

Substrato com farinha de arroz: vi alguém comentando que com um substrato de farinha de arroz houve perda de potência nos cubensis. Acho que o problema é que era arroz branco e não integral.

Isso procede? ...

Sim, há relatos de perda de potência ao utilizarem somente arroz branco. Obviamente, é porque o arroz branco contém menos nutrientes que o arroz integral. :geek:

Sem querer ser chato, mas aproveitando: porque utilizar farinha feita em casa "liquidificador-style" e não essas compradas, que já vem em pó? Para o substrato ficar mais aerado? Vale a pena ou isso é indiferente?

Sem querer ser chato, mas aproveitando: porque utilizar farinha feita em casa "liquidificador-stle" e não essas compradas, que já vem em pó? Para o substrato ficar mais aerado? Vale a pena ou isso é indiferente?

Não é regra utilizar o "liquidificador-stle". Talvez a diferença está no bolso ($$$).
Com tanto que o substrato não fique muito compactado, o micélio come tudo com o maior prazer. :)

Back