Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Eu quero saber - Faça suas perguntas aqui!

M

Mauricio

Visitante
Abri esse tópico para que vocês coloquem perguntas sobre o que querem saber sobre cultivo em geral.

Então as perguntas, ainda não discutidas, serão analisadas e faremos um resumo para postar aqui:
https://teonanacatl.org/threads/reiniciando-o-início.4869/#post-83545

Com o progresso teremos o tópico, do link acima, com todas as questões, assim é fácil apontá-lo para um membro novato que tiver as mesmas dúvidas.

A vantagem é não congestionar o forúm com perguntas repetidas, que quase sempre têem o caminho da lixeira.

Dúvidas ?
 
Talvez facilidade, porque achar arroz integral é bem mais fácil que achar farinha de arroz integral.
 
Legal, brothers, esclareceu muito! Se conseguir colonizar um pote com sucesso inicio um diário de cultivo. Por hora estou só pesquisando a parte do bolo e analisando as deficiências no meu terrário. Está muito quente por aqui, hoje o termohigrometro marcou 33º graus, vou ver se arrumo uma placa de peltier porque só garrafinha com gelo não está rolando.
 
Em relação à esterilização da argila expandida para o terrário com solução de água sanitária, ela não evapora e prejudica o fungo?
 
Em relação à esterilização da argila expandida para o terrário com solução de água sanitária, ela não evapora e prejudica o fungo?

Depende da quantidade de água sanitária. Primeiro esterilize a argila expandida, enxague, depois coloque a argila no terrário e adicione a água com 2 gotas de hipoclorito de sódio por litro d'água.
 
Alguém sabe quais são os tropismos dos psylocybes? Parece que luz lateral induz um crescimento horizontal, mas a gravidade também não produz efeito? Eu sei que é uma pergunta que parece sem utilidade, mas é interessante....
 
Alguém sabe quais são os tropismos dos psylocybes? Parece que luz lateral induz um crescimento horizontal, mas a gravidade também não produz efeito? Eu sei que é uma pergunta que parece sem utilidade, mas é interessante....

Aqui tem uma boa matéria sobre isso em inglês: http://www.mykoweb.com/articles/mycomorphology_2.html

Talvez alguém possa fazer uma pequena tradução. Mas te respondendo por alto.. Sim, de certa forma a gravidade produz efeito! Porem os micologistas não saber dizer exatamente como eles sabem qual sentido prosseguir, se é "Pra baixo" ou "Pra Cima". Os micologistas deduzem que os cogumelos usam o mesmo mecanismo de animais e plantas que produzem algum tipo de estatólito. O estatólito, atraído pela força da gravidade, pressiona e estimula as células sensoriais que entram em contato com ele.

Estatocistos

Alguns celenterados (medusas), diversos moluscos, diversos anelídeos e a maioria dos artrópodos possuem órgãos de equilíbrio, denominados estatocistos, cuja função é perceber o sentido em que a força da gravidade está agindo no corpo. Um estatocisto é, basicamente, uma bolsa interna forrada por células estatorreceptoras, dotadas de pêlos sensoriais. Dentro dessa bolsa está uma estrutura chamada estatólito, formada por uma ou mais pedrinhas aderidas entre si. O estatólito, atraído pela força da gravidade, pressiona e estimula as células sensoriais que entram em contato com ele.
Quando o animal altera a sua posição, as células em contato com o estatólito mudam, é essa alteração no padrão de estimulação que permite ao sistema nervoso reconhecer a mudança de posição do animal.
 
Pintou outra dúvida aí gurizada..
Devo fazer o dunk em temperatura ambiente ou é melhor fazer com o cold shock colocando na parte inferior da geladeira?
Não sei onde li que não é necessário colocar na geladeira e mesmo assim vejo muita gente colocando
O.õ

Assim que vejo minha geladeira: um portal para o mundo da contaminação
 
Pintou outra dúvida aí gurizada..
Devo fazer o dunk em temperatura ambiente ou é melhor fazer com o cold shock colocando na parte inferior da geladeira?
Não sei onde li que não é necessário colocar na geladeira e mesmo assim vejo muita gente colocando
O.õ

Assim que vejo minha geladeira: um portal para o mundo da contaminação

Por favor, como já foi dito aqui pelo @Insider, o tópico "eu quero saber" não é uma espécie de helpdesk. Já não é a primeira e nem segunda vez que pedimos para você ter paciência e pesquisar mais, @Hendrixdude.

Em menos de 2 minutos veja o que achei usando as palavras "dunk+geladeira":
https://teonanacatl.org/threads/discussão-de-o-que-é-dunk-and-roll-da-biblioteca.6684/#post-80266
https://teonanacatl.org/threads/inicante-mesmo.5680/#post-80026
https://teonanacatl.org/threads/choque-térmico-cold-shock.638/#post-6704
 
Estou com uma dúvida chatinha.. é que após de organizar uns casings deixei eles dentro de um isopor para poderem colonizar e finalmente serem expostos a um ambiente para frutificação. O problema é que depois de dois dias fui ver como estava o andamento e notei que estava muito quente no isopor, não sei a qual temperatura mas aqui onde moro a temperatura está ficando entre 28~30°, então eu montei o terrário e logo deixei uma garrafa pet de 1 litro congelada pra dar o choque térmico para induzir a frutificação. gostaria de saber se agi correto e se tem risco do micélio ter morrido.
 
Estou com uma dúvida chatinha.. é que após de organizar uns casings deixei eles dentro de um isopor para poderem colonizar e finalmente serem expostos a um ambiente para frutificação. O problema é que depois de dois dias fui ver como estava o andamento e notei que estava muito quente no isopor, não sei a qual temperatura mas aqui onde moro a temperatura está ficando entre 28~30°, então eu montei o terrário e logo deixei uma garrafa pet de 1 litro congelada pra dar o choque térmico para induzir a frutificação. gostaria de saber se agi correto e se tem risco do micélio ter morrido.
Doixou so dois dias e ja deu choque termico?

Agiu errado, tinha que esperar mais, agora que ja aniversariou deixa eles la entao EVITE MUDANCAS BRUSCAS DE AGORA EM DIANTE.

Tenta manter o mais estavel possivel, mesmo que a temperatura ambiente esteja acima da media.

Variacoes grandes durante o dia/noite prejudicam mais do que uma alta constante ou uma baixa constante.
boa sorte.
 
Estou com uma dúvida chatinha.. é que após de organizar uns casings deixei eles dentro de um isopor para poderem colonizar e finalmente serem expostos a um ambiente para frutificação. O problema é que depois de dois dias fui ver como estava o andamento e notei que estava muito quente no isopor, não sei a qual temperatura mas aqui onde moro a temperatura está ficando entre 28~30°, então eu montei o terrário e logo deixei uma garrafa pet de 1 litro congelada pra dar o choque térmico para induzir a frutificação. gostaria de saber se agi correto e se tem risco do micélio ter morrido.
Não se preucupe que não tem risco do micélio ter morrido,não acho que dentro do isopor seja tão quente assim...
 
Doixou so dois dias e ja deu choque termico?

Agiu errado, tinha que esperar mais, agora que ja aniversariou deixa eles la entao EVITE MUDANCAS BRUSCAS DE AGORA EM DIANTE.

Tenta manter o mais estavel possivel, mesmo que a temperatura ambiente esteja acima da media.

Variacoes grandes durante o dia/noite prejudicam mais do que uma alta constante ou uma baixa constante.
boa sorte.
Então pretendo deixar mais frio que quente. acho que consigo manter uns 20~23° revezando garrafas pet congeladas. não sei é só um palpite de quanto fica a temp quando elas estão lá.
Não se preucupe que não tem risco do micélio ter morrido,não acho que dentro do isopor seja tão quente assim...
dificilmente o meiscelio morreu, da uma conferida com cuidado pra ver como ta...
alguem sabe qual seria a temperatura máxima e minima que o micélio aguenta?
 
Então pretendo deixar mais frio que quente. acho que consigo manter uns 20~23° revezando garrafas pet congeladas. não sei é só um palpite de quanto fica a temp quando elas estão lá.


alguem sabe qual seria a temperatura máxima e minima que o micélio aguenta?
max 42 graus, max pra manter viabilidade 35 graus (testes pessoais)

min 16, max 29 para manter a producao tambem (quanto mais quente maior aeracao necessaria/menor tempo de pinagem./frutificacao, tende a dar cogumelos de base mole que carimbam ate antes de romper o veu.)
 
Olá pessoal gostaria de saber do pessoal que mora na região sul, se vcs utilizam terrário e se sim como e com que material construíram, para superar o frio de quase zero graus que vivemos por aqui no inverno.
Até hj não consegui manter um terrário com temperatura estável naqueles dias de lascar.

Desde já obrigado !
 
Olá pessoal gostaria de saber do pessoal que mora na região sul, se vcs utilizam terrário e se sim como e com que material construíram, para superar o frio de quase zero graus que vivemos por aqui no inverno.
Até hj não consegui manter um terrário com temperatura estável naqueles dias de lascar.

Desde já obrigado !

Voçê pode usar como terrário caixas de isopor,topware de plasticos 40 litros,ou ate mesmo aquários.Para manter a temperatura alta, o seu caso é usar aquecedor de aquário,pesquise nos diários de cultivos que voçê vai encontrar vários exemplos sobre o assunto.
 
Então kleber, no inverno de 2010 eu montei um terrário em uma caixa de isopor com aquecedor de aquário (aqueles com termostato embutido) e etc, porém acho que cometi o equivoco de colocar um vidro mto grande na tampa, creio que por isso obtive dificuldades em manter uma temperatura estável.

Me desculpe pelos erros ortográficos, realmente é um problema que eu tenho. Porém se vc puder apontar os erros ficarei contente em poder arrumar.
 
Última edição por um moderador:
pessoal, o fato de fazer um cultivo no balde e ficar tendo que levantar a "tampa" para poder abanar, não torna os carimbos destes cogumelos contaminados, já que estou abanando com o ar ambiente? e qual a diferença disso e de por uma bombinha de aquário direto?

tenho uma teoria, gostaria que vocês confirmassem se é possivell ou não:
se eu manter o cultivo em uma temperatura de 27~29° para frutificação e ir prosseguindo assim, os cogumelos futuros de carimbos deste cultivo serão mais tolerantes a calor e irão produzir flushs maiores? estou seguindo a linha de raciocinio pela lei da seleção natural e domesticação. Não sei se falei besteira (provavelmente devo ter falado) mas o que vocês acham?
 
Back
Top