Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Eu quero saber - Faça suas perguntas aqui!

M

Mauricio

Visitante
Abri esse tópico para que vocês coloquem perguntas sobre o que querem saber sobre cultivo em geral.

Então as perguntas, ainda não discutidas, serão analisadas e faremos um resumo para postar aqui:
https://teonanacatl.org/threads/reiniciando-o-início.4869/#post-83545

Com o progresso teremos o tópico, do link acima, com todas as questões, assim é fácil apontá-lo para um membro novato que tiver as mesmas dúvidas.

A vantagem é não congestionar o forúm com perguntas repetidas, que quase sempre têem o caminho da lixeira.

Dúvidas ?
 
Se o ar passa pelos cogumelos e sai, então creio que seja funcional, não? Testa aí, depois nos diga se funcionou ou não.
 
eu acredito que funcione sim, tem a mesma função de um túnel de vento..
ah, eu estou testando o alpiste, no entanto achei que o substrato ficou muito compacto apenas com alpiste. o ideal seria um grão maior mesmo. acho que centeio é a melhor opção para iniciantes em grãos, já que o milho muito bem falado por aqui possui certas complicações peculiares.
@Lupelius, eu fiz os furos. mas se furar de mais a sacola fica mexendo adoidado.
 
O alpiste solta uma gosma, assim como outros grãos de pássaros, e acaba compactando o substrato.
eu percebi em 5 copos =/ ainda usei uns clones que fiz de outro cultivo meu. mas vou deixar lá para ver no que dá.
 
Olá cogumelísticos de plantão, uma tarde iluminada para todos..

Estou a anos pesquisando sobre o cultivo de cubensis e agora estou com os esporos na mão e começarei finalmente =))))))))))))))))))) Nao posso expressar minha felicidade aq, mas é imensa.

Estou com uma dúvida, gostaria de saber se posso utilizar um nebulizador para troca de ar no terrário, sendo que eu o ligaria algumas vezes por dia. O objetivo é deixa-lo conectado ao lado, fazendo papel de uma bombinha de aquário, com um tubo que vá até o fundo do terrário, que por ser de vidro, a unica entrada para o tubo seria na parte superior, e o ar velho tbm teria que sair pela parte de cima, passivamente. Sera que o Nebulizador funcionaria para este propósito?? Eu pretendo deixá-lo submerso na água que fica sob a perlita.

Pretendo ligá-lo várias vezes por dia, por cerca de 30 minutos cada vez. O nebulizador eh da marca "InalaMax", inalador de ar comprimido.

É muito ruim fazer me terrário de vidro?? é o único que tenho e não tenho dinheiro extra para gastar no momento. EU leio bastante o fórum mas nao consegui achar resposta para esta minha pergunta.

Desde já agradeço a quem tiver a boa vontade de me ajudar nessa questão.

Luz para todos.
 
Entao eh melhor comprar uma bomba de aquário e utilizar somente ela né?

E to pensando em investir uma grana e comprar uma caixa dessas de plástico pra fazer de terrário. Fazer bastante furos nela e proteger com gase ou fita microporo. Assim a ventilação seria melhor e a bomba de aquario ajudaria na troca do CO2 acumulado no interior. Corrija-me se estive errado por favor.

Gostaria de uma forma bem simples de fazer o terrário. Mas quero manter o cultivo estéril pra tirar alguns carimbos para guardar e utilizar em cultivos posteriores.

Eu já lí que contamina muito ficar abrindo e abanando, por isso estou procurando uma alternativa.

Grato.
 
Fala galera!
Dois dos meus 5 potes com milho deram contamination, porém os 3 que restaram estão saudáveis e dois estão quase 100%, o outro está 40% ou 50%, coloquei os potes contaminados com uma mistura de água com água sanitária e derramei água fervendo em cima dos dois, creio que seja suficiente para acabar com a contaminação.
Está quase na hora de preparar o terrário para receber os casings, aí então me surgiu uma dúvida
É necessário ter extremo cuidado com a assepsia? E com os buracos com a troca de ar insetos não invadirão a fortaleza?
É foda, mas é meu primeiro cultivo e não quero que algo dê errado por falta de atenção ou descuido meu, sou muito grato à vocês da comunidade! ;D
 
... E to pensando em investir uma grana e comprar uma caixa dessas de plástico pra fazer de terrário. Fazer bastante furos nela e proteger com gase ou fita microporo. Assim a ventilação seria melhor e a bomba de aquario ajudaria na troca do CO2 acumulado no interior. Corrija-me se estive errado por favor ...
Não precisa de tantos furos, uns 4 grande ou 8 a 12 pequenos é suficiente, veja os terrários dos membros que já tiveram sucesso na seção diário de cultivo.
... Eu já lí que contamina muito ficar abrindo e abanando, por isso estou procurando uma alternativa. ...
Uma vez que os bolos estão 100% colonizados (ou bulk/casing pasteurizados corretamente), eles tornam-se dominante do meio, é difícil contaminar. Se você mantem o ambiente limpo, não há problema abrir para abanar.
... É necessário ter extremo cuidado com a assepsia? E com os buracos com a troca de ar insetos não invadirão a fortaleza? ...
Extremo não, mas uma assepsia básica; lavar as mãos, manter o ambiente em volta limpo, evitar abrir o terrário desnecessariamente, etc. É só usar a lógica!
Alguem sabe a lua cheia ´influencia´ os cogumelos?
Devido à dificuldade de isolar estruturalmente fatores que poderiam influenciar os hábitos de frutificação do cogumelo, eu acho que nunca saberemos. Eu focaria em parâmetros mais óbvios, tais como umidade, temperatura e circulação de ar. Tenha em mente que a maioria das espécies necessitam de alguns dias de boas condições (independente da lua cheia!) antes de começar a frutificação; a evolução lhes ensinou muito.
 
HAUHAHUHA
Quando se trata de cultivar é melhor prevenir do que remediar
Água quente nos bolos não parceiro, no copo que tava contaminado (e obviamente vazio), parece que não descrevi tão bem
Não consigo encontrar a lã acrílico aqui na minha cidade, qual seria a melhor substituição para cobrir esses furos aí?
 
parece que não descrevi tão bem
Não consigo encontrar a lã acrílico aqui na minha cidade, qual seria a melhor substituição para cobrir esses furos aí?

ainda bem né que não jogou agua quente com agua sanitaria no micélio seria um crime ambiental!!!

Micropore ou Coador de café....duas alternativas otimas escolhe ai...
 
Uma vez que os bolos estão 100% colonizados (ou bulk/casing pasteurizados corretamente), eles tornam-se dominante do meio, é difícil contaminar. Se você mantem o ambiente limpo, não há problema abrir para abanar.



Muito Obrigado COSMIK pelas dicas. =)))
Quanto a contaminar, eu me refiro a produção de carimbos. Penso que se abanar, as lamelas agregariam contaminantes comuns do ar, e o carimbo não mais seria estéril. Estou correto ou isso não influencia tanto assim????

Sendo que esse é o meu primeiro cultivo, talvez eu não devesse tirar carimbos, para ir me acostumando com o andar da carruagem. Pretendo cultivar sempre de agora em diante, estou muito feliz com essa minha nova etapa.

Já aprendi muito com os cubensis dos pastos, agora terei a chance de com as próprias mãos, proporcionar o ambiente adequado para novas vidas surgirem. Isso pra mim é muito importante, pois a anos estudo enteógenos, e a cada dia a vida fica melhor, mais empolgante e mais tranquila.

Paz e luz para todos.... e muito obrigado pela consideração.
 
... Estou correto ou isso não influencia tanto assim????
É como eu disse, mantenha o ambiente limpo, e tudo vai dar certo! :)
Recomendo que use a bomba de aquário ao invés de abanar, além do cultivo ficar praticamente "automático", diminui consideravelmente as chances de contaminarem.
 
É como eu disse, mantenha o ambiente limpo, e tudo vai dar certo! :)
Recomendo que use a bomba de aquário ao invés de abanar, além do cultivo ficar praticamente "automático", diminui consideravelmente as chances de contaminarem.

Cara, sabe que eu faço um sistema de filtro no meio da mangueira de ar, na parte que fica fora do aquário, pra tentar reter os contaminantes antes que fiquem alojados na pedra que fica dentro do aquário...
 
Opa pessoal, se puderem me responder com rapidez isso eu agradeceria, então, acabei de montar meu terrário aqui, fiz todos procedimentos e já tenho substrato sendo colonizado, agora minha dúvida é a seguinte, o único cômodo onde posso colocar minha estufa é no meu quarto, onde durante a noite acendo e apago a luz do teto sem horário pré-definido, a minha estufa está do lado da janela para pegar luz do sol, mas ela acaba sendo iluminada pela luz do teto nos mais variados horários, isso interfere com o crescimento e frutificação dos cogumelos? Como já está montada a estufa, já lá no meu quarto agradeceria se me respondessem rápido pois não quero perder meu cultivo dessa forma.

Grato.
 
Back
Top