Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

• Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Eu quero saber - Faça suas perguntas aqui!

M

Mauricio

Visitante
Abri esse tópico para que vocês coloquem perguntas sobre o que querem saber sobre cultivo em geral.

Então as perguntas, ainda não discutidas, serão analisadas e faremos um resumo para postar aqui:
https://teonanacatl.org/threads/reiniciando-o-início.4869/#post-83545

Com o progresso teremos o tópico, do link acima, com todas as questões, assim é fácil apontá-lo para um membro novato que tiver as mesmas dúvidas.

A vantagem é não congestionar o forúm com perguntas repetidas, que quase sempre têem o caminho da lixeira.

Dúvidas ?

Prezados, comprei um Kit de cultivo(meu primeiro) com aquecedor, porém acabei de descobrir apenas agora quando vou montar que precisa do termostato para eu não sair queimando com tudo, a dúvida é, um aquecedor de 10w eu consigo controlar a temperatura com um Dimer ou preciso montar o termostato externo para funcionar e não ferrar com tudo?

Posso cultivar cogumelo numa floreira vertical ao ar livre (minha janela)?

Coloque os bolos colonizados pra casing dentro da floreira vertical com uma camada de casing de vermiculita embaixo e outra em cima. Quebre o bolo em pedaços e bote pra preencher a camada do meio - eles vão formar um bloco único que vai frutificar os cogumelos.

Espargir água 3x ao dia. Umidecer a camada inferior de vermiculita antes de adicionar o micélio quebrado ajudará.

É uma tek outdoor de casing. Em outras palavras, casing fora de terrário. Umidifique mas não se preocupe com troca gasosa.

Desencanei, vou comprar um termostato completo com aquecedor
Me reencanei e comprei um temporizador analógico de tomada, consigo por intervalos personalizados para ligar - porém, é bem tranquilo só o aquecedorzinho de 10w na garrafinha de água a temperatura interna não passou de 26 graus, me afobei/preocupei precocemente atoa e o temporizador evita o trabalhinho de corno que eu vinha tendo de ir de tempos em tempos checar a temperatura e tirar/colocar na tomada.
A quem interessar o que adquiri foi um desse: 1595695866511.png

Me reencanei e comprei um temporizador analógico de tomada, consigo por intervalos personalizados para ligar - porém, é bem tranquilo só o aquecedorzinho de 10w na garrafinha de água a temperatura interna não passou de 26 graus, me afobei/preocupei precocemente atoa e o temporizador evita o trabalhinho de corno que eu vinha tendo de ir de tempos em tempos checar a temperatura e tirar/colocar na tomada.
A quem interessar o que adquiri foi um desse: View attachment 116506

Funciona pra diminuir temperatura tb? Aqui onde moro tá batendo 28°. Osso pra frutificar, não?

Boa tarde galera. Queria pedir um help pra galera mais experiente em CL. Tô na minha segunda CL, e queria saber se tá saudável.
São duas CL.
CL de dextrose:
250ml água mineral fervida
2g de dextrose pura
1IMG_20200726_120438.jpg e 2IMG_20200726_120607.jpg
Quem puder ajudar agradeço.

Amigos, uma dúvida aqui no meu cultivo, li da literatura existente do forum mas por ser marinheiro de primeira viagem não sei o que esperar de tamanhos, atualmente meus meninos estão nesse estágio do lado 'mais quentinho' do terrário: 1596484129093.png

Outro ângulo: 1596484146672.png

Comparei com a foto constante no tópico: Tempo certo para colheita e aos meus leigos olhos a turma desse lado(ao menos os mais proeminentes) estão entre o nivel 2/3 !? ( Foto paradigma do ref. tópico: 1596484223066.png )
Seria esse o momento ideal da colheita? Ainda que apenas desse grupo?!
Os retardatários do outro lado estão em passo mais vagaroso - suspeito que pela distância do aquecedor/entrada de ar maior - 1596484308054.png

Obrigado !

Última edição:
Prezados irmãos...

Se eu aumentar a quantidade de argila e água no fundo do terrário .... terei mais umidade?
Fala mano, não sei te dizer isso pois nunca testei a quantidade, mas sei que o nível de água não pode estar ultrapassando as bolinhas, tipo fazendo elas boiarem, tem que ser mais ou menos na metade, o papel da argila expandida é estar em contato com a água e o ar juntos, pra umedecer ele. Espero que ajude.

Seria esse o momento ideal da colheita? Ainda que apenas desse grupo?!
Fala @krust , tão lindos esses frutos ! eu diria que estão mais pro 2 estágio, não se preocupe tanto com isso, se amadurecer mais não tem problemas, para tirar carimbo o ideal é deixar até amadurecer mesmo, pra ele esporular. agora voltando ao assunto do momento ideal da colheita, dizem que é assim que eles rompem o véu, os seus na foto ainda não romperam.

um exemplo do momento em que o véu se rompe:
IMG_20200522_230438_380.jpg

Bom cultivo!

Habla Hermanos ...

Vi outro dia em algum lugar a respeito da coleta de carimbos ... mas não estou achando para confirmar mas me parece que dizia que pode tirar 3 carimbos em 12/24/36h ... ou seja de 12 em 12 horas ...

Confere???

Dunk no Casing? alguma sugestão pra mó de nós avaliar???

Obrigado!

Fala mano, não sei te dizer isso pois nunca testei a quantidade, mas sei que o nível de água não pode estar ultrapassando as bolinhas, tipo fazendo elas boiarem, tem que ser mais ou menos na metade, o papel da argila expandida é estar em contato com a água e o ar juntos, pra umedecer ele. Espero que ajude.

Top, faz sentido ... é por isso que as partes que ficam acima do nível permanecem sempre molhadas, que sorte quase que eu cobri tudo ... kkk ... valeu!!!

Coloquei mais argila (1kg) e um tanto a mais de água e aumentou bastante a umidade, as paredes rapidinho choveu ... antes de 24h os pins pareciam pipoca pulando na panela ... varios pins ... no final consegui muita eficiencia na umidade e passou um pouco do limite ... mas deu tudo certo ... farei melhorias entre o descanso para o 2ºflush (amanhã) e ficarei atento pra controlar melhor isso.

Valeu!!!

Última edição:
Amigos, apenas passando pra dizer que colhi as crianças hoje, 48g in natura, a julgar a friaca que enfrentamos aqui e de eles terem dormido umas duas noites com um aquecedor a óleo no quarto pra ajudar rendeu bem. No terceiro dia de cultivo parei de borrifar agua dentro ja que a tampa do terrário estava mais suada que aquela canelinha de pedreiro da sexta as 18h foi no abano e no amor <3

1596542513455.png

Dunk no Casing? alguma sugestão pra mó de nós avaliar???
Acabei de tirar da 'marmita' e coloquei na geladeira dentro de um refratário previamente higienizado, com água mineral e um pratinho pequeno para fazer 'peso' em cima dele.
Lavei a marmita e vou reutilizar novamente a noite após o 'sono de beleza' de 12h ao qual serão submetidos , aí 'vermiculitarei-lo-ei' e voltarão para o chalé do terrário para a nova rodada
1596551868068.png1596551964697.png

Última edição:
Amigos, apenas passando pra dizer que colhi as crianças hoje, 48g in natura, a julgar a friaca que enfrentamos aqui e de eles terem dormido umas duas noites com um aquecedor a óleo no quarto pra ajudar rendeu bem. No terceiro dia de cultivo parei de borrifar agua dentro ja que a tampa do terrário estava mais suada que aquela canelinha de pedreiro da sexta as 18h foi no abano e no amor <3

View attachment 116890
Qual a strain, amigo?

Back